Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Muito tem sido falado sobre o estado clínico da atleta do Sporting e de Portugal, mas Sara Moreira surgiu a esclarecer a sua situação, garantido que está em forma para enfrentar a prova, muito embora tenha estado condicionada alguns dias pela lesão sofrida. À porta da Aldeia Olímpica, teve isto para dizer:
«Existiu uma lesão física, uma pequena inflamação na zona do osso da coxa, que me impediu de treinar normalmente durante uma semana. Neste momento as coisas estão a fazer o percurso que tinham de fazer. Tenho cumprido um plano de tratamento, que está a correr bem e estou a treinar sem limitações desde que cheguei ao Brasil.
Defini desde sempre que o meu objetivo é um lugar entre as 8 primeiras e é com esse objectivo que vou partir no amanhã. Não é uma semana – em 10 de preparação – que tive sem correr que fará mudar as metas que estavam inicialmente traçadas. Até porque fiz outro tipo de trabalho nessa semana. O ponto de situação é que me sinto bem, confiante, preparada física e psicologicamente.
Os dias têm estado frios e chuvosos no Rio, mas acho que vai estar muito calor amanhã e preparei-me para isso, até porque tem estado muito quente em Portugal. Quanto à humidade, até tem estado abaixo daquilo que tínhamos previsto. Acredito que o calor fará toda a diferença. E eu normalmente sinto-me bem no calor. De qualquer maneira nunca fiz uma maratona nesta altura do ano e posso até sentir algumas dificuldades. Mas só amanhã vou perceber se vai influenciar.
Nos últimos Jogos Olímpicos, estive nos 10.000 metros e fui 14ª. Tudo o que venha acima disso é melhorar o meu resultado em Jogos. Como é óbvio, tenho de ser sincera, e assumi desde sempre, que o meu objetivo é um lugar entre as oito primeiras e é com esse objetivo que vou partir no domingo. Tudo o que venha acima disso é excelente, mas, da forma como as coisas correram, é o mínimo.
Em Maio passado visitei o Rio para fazer o reconhecimento do percurso, que tem início e final no emblemático Sambódromo carioca. Houve algumas alterações devido a umas obras, mas nada de significativo».
Sara Moreira, de 30 anos, vai cumprir no Rio de Janeiro a sua terceira participação olímpica, depois de ter sido 22.ª nos 3.000 metros obstáculos em Pequim 2008 e 14.ª nos 10.000 metros em Londres.
Boa sorte Sara !
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.