Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Se em grande parte das ocasiões estou de acordo com as ideias de Rúben Amorim, na frase que dá título a este post e que foi proferida na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Gil Vicente, não posso estar.

É apenas impossível ignorar todo o impacto e a melhoria substancial proporcionada pela sua presença na orientação técnica e no planeamento da equipa de futebol profissional do Sporting, a qual é percepcionada e assinalada pela esmagadora maioria dos seus adeptos.

20220215filipeamorim3093.jpg

A relação apaixonada que os adeptos do Sporting estabeleceram com o seu treinador, pela conquista do muito ansiado título de campeão nacional na época passada, certamente não terminou na presente época. Apesar de estarmos no campo das emoções, exacerbadas pela volatilidade que caracteriza o futebol, a memória e a racionalidade dos sportinguistas tem de "garantir" essa relação.

Independentemente da não conquista do campeonato nacional na presente época, quando foi a última vez que a equipa do Sporting conquistou, em épocas consecutivas, o primeiro e o segundo lugares? Há mais de 50 anos, nas épocas 69/70 e 70/71. Entre outros feitos da presente época, a mais do que provável conquista do segundo lugar tem forte relevância no panorama actual.

É óbvio que nem tudo tem sido perfeito na época em curso e certamente Rúben Amorim será o primeiro a reconhecê-lo, mas o actual Sporting dispõe da estrutura, estabilidade e capacidade para, reconhecendo os aspectos menos positivos, os corrigir. E está muito mais preparado para o conseguir e voltar aos sucessos. Não tenho grandes dúvidas que Rúben Amorim aprendeu mais nesta temporada que na anterior e esta experiência, associada à sua inteligência, vai tornar o Sporting muito mais forte.

Caro Rúben Amorim permita-me a "interlocução" directa...

Não valorize comentários que não representam, minimamente, o pensamento do universo sportinguista, nem estes devem servir de base à sua opinião. Haverá, na massa adepta do Sporting, quem não goste de si, mas esses já não gostavam na época passada. Aqueles que gostavam de si não podem ter alterado ou diminuído esse sentimento na presente época, salvo por motivos não relacionados com o sucesso do Sporting CP.

Os adeptos querem a permanente conquista de títulos mas isso não altera a forma como gostam de si, essencialmente porque percebem a importância que teve, e tem, na melhoria e no espírito competitivo do Clube e no modo como os coloca mais próximos da conquista desses títulos. Certo que esta é a realidade, arrisco dizer que ficaram muito agradados com o remate que deu à frase "...mas eu quero ficar no Sporting".

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


45 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel Cunha a 01.05.2022 às 07:07

Esta de andar sempre a fazer reset qd as coisas correm menos mal é pouco esperta. Todos querem apanhar um treinador q tenha uma varinha de condão e faça magia... Pois olhem que esteve lá perto e no ano passado parecia q era verdade. Amorim fartou-se de avisar q as coisas mudam depressa. E q não sabia o que aconteceria se corresse mal. Pois agora já sabe. E não estava preparado para isso, com pena minha. Mas agora já sabe mais do q sabia. E vai melhorar.
Se o Vieira tem despedido o Jesus quando ele perdeu tudo numa semana, não teria ganho os títulos seguintes. E se não tivéssemos despedido o Peseiro da primeira vez, pelo mesmo motivo?
Amorim merece pelo menos mais um ano.
Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 01.05.2022 às 08:14

Se tivéssemos mantido o Peseiro da primeira vez??? Porque de facto reconheço que ele saiu e foi distribuir a sua magia futebolística para outros sítios… E depois “merece mais um ano”??? O RA não merece mais um ano, merece ficar o tempo que ele quiser (e eu espero que seja muito). Nunca na minha vida (que não é assim tão curta) me identifiquei mais com um treinador do Sporting, essencialmente pela sua postura, valores e forma de comunicar - a mehoria qualitativa do Sporting deve se 80pc a ele, não tenhamos ilusões.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 11:22

Sim Abelha,
O Peseiro não foi despedido após ter perdido tudo numa semana. Iniciou a época seguinte mas saiu pelas limitações que foi confirmando ao longo dos clubes por onde posteriormente passou.
Rúben Amorim é um treinador completo a diversos níveis e esse é o seu grande valor. Para ele e, felizmente, para o Sporting que o tem ao seu serviço.
Sem imagem de perfil

De Manuel Cunha a 01.05.2022 às 17:09

Mas quando se correu com o Peseiro não sabíamos que o "azar" era frequente. Senão.. Já com o Amorim, tb acho que é para manter. Por isso o "pelo menos". Acho é q andar sempre a correr com treinadores não é o caminho certo. Espero bem que a vontade declarada do Amorim seja superior ao fruto do trabalho do agente dele. SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 18:13

Os agentes são uma força muito importante na "vontade" dos agenciados, mas Rúben Amorim tem a personalidade e a inteligência para, com o trabalho do agente, ser ele a definir o rumo da sua carreira.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.05.2022 às 08:18

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De João F. a 01.05.2022 às 09:31

Os lampiões sonham com o RA, como sonharam durante anos com um novo Eusébio de cada vez que contratavam um jogador africano nas antigas colónias!

Os lampiões andam sempre a invejar com o que de bom se faz em Alvalade, mas depois têm o desplante de dizer que são os sportinguistas que lhes têm inveja! E pergunto eu: inveja de não ter meia dúzia de processos judiciais em cima do lombo por corrupção?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 11:28

João F,
É como a fábula da raposa e das uvas.
Sem imagem de perfil

De João F. a 01.05.2022 às 11:53

Sem imagem de perfil

De José a 01.05.2022 às 10:19

"Amorim merece pelo menos mais um ano"

Manuel Cunha, recomenda-se que deixe de tomar o que anda a tomar, está a afectar o pouco bom senso que tem.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 11:32

O Manuel Cunha está influenciado pelo discurso do Rúben Amorim, de jogo a jogo.
Nos treinadores é ano a ano.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 11:14

Manuel Cunha,
Não penso que as coisas tenham corrido mal. Basta ver que se vencermos os 3 jogos que faltam fazemos o mesmo número de pontos da época passada.
É descabido colocar horizontes temporais para o trabalho de Rúben Amorim.
SL
Sem imagem de perfil

De Cacunha a 01.05.2022 às 09:20

Caro Manuel Cunha, está enganado, redondamente enganado. O Ruben Amorim, pelo que fez, faz e certo ainda vai fazer no Sporting, merece não um, não dois, mas, quase diria "carta branca" para continuar eternamente, enquanto tiver saúde e quiser e eu desejo que ele queira por muitos e bons anos.
Saudai Leoninas
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 11:38

Cacunha,
O futuro é incerto mas é um desejo da esmagadora maioria dos sportinguistas ver Rúben Amorim no Clube por muitos anos. Não por gratidão mas pelas suas qualidades e pela forma como elas potenciam o Clube.
Sem imagem de perfil

De Cacunha a 01.05.2022 às 14:20

Completamente de acordo, apesar das aves agourentas que ainda proliferam aqui e ali.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 15:03

E, infelizmente, vão continuar a proliferar. É algo incorrigível.
Sem imagem de perfil

De JM a 01.05.2022 às 16:53

Muito bem,, subscrevo por inteiro.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 01.05.2022 às 10:38

A ironia do Amorim serve apenas para alguns perceberem que não vale a pena assobiar quando um jogo corre mal. Amorim sabe o que quer e o que não quer. Neste momento, diria que 99% dos sportinguistas gostam e querem Amorim no Sporting por muitos anos. Acredito que ele sairá para um projecto melhor no final do contrato. Até lá, ele vai continuar a revolucionar e a preparar o clube para o próximo passo. A mentalidade ganhadora tem de ser construída e os adeptos devem reconhecer que a frustação de perder um jogo não se deve submeter ao trabalho global feito até agora.
Parabéns, Amorim, pela época magnífica em que se fica acima dos 80 pontos, 2 taças, e boa caminhada na Champions.
Votos de uma boa preparação e planificação da próxima temporada para voltar a ser campeão.
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 12:25

Pedro Santos,
Amorim não é o típico treinador de utilizar frases feitas ou dizer banalidades. Utiliza as palavras e as expressões com um sentido, muitas vezes como um alerta.
Está destinado a uma carreira de grande sucesso, atingindo patamares competitivos muito elevados. Com elevada probabilidade diria que o timing para sair do Sporting será por ele definido.
Até lá é aproveitarmos o seu trabalho de forma a obtermos sucesso ou, quando não for possível, estar muito perto dele.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 01.05.2022 às 10:46

Amorim foi uma grande lufada de ar fresco no futebol do Sporting. Para além dos dois títulos conquistados esta época ( supertaça e taça da liga), lutamos até ao fim, pelo bicampeonato que só não foi conseguido, porque os " Pinheiros e Soares Dias " do nosso futebol, não deixaram. Fomos prejudicados no confronto directo com os corruptos das Antas nos 2 jogos como todos nós nos lembramos, enquanto eles (corruptos das Antas) eram beneficiados em jogos "difíceis" como aquele em que no Estoril, anularam um golo mais do limpo, à equipa da casa.Depois tiveram a "ousadia" de contratar um "mergulhador" que "enganou" vários artistas do Apito em vários jogos. Já o disse e torno a dizer, este campeonato se fosse apitado só por árbitros estrangeiros, o Sporting era bicampeão. Em relação ao nosso treinador, espero que continue ainda por vários anos, porque mais importante que conquistar títulos, é disputa-los até ao fim, ainda por cima com orçamentos bem inferiores aos "rivais".
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 12:27

José Silva,
Os exemplos que expôs só confirmam o excelente trabalho de Rúben Amorim, mesmo com as habituais adversidades.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 01.05.2022 às 10:53

RA é um tipo bastante inteligente e perspicaz. A frase não traduz o sentimento literal dos adeptos. Ele sabe-o. Nós também o sabemos todos. Mas sentiu que era importante mais uma vez recolher a exclusividade do ónus do insucesso na conquista do campeonato, arrefecendo a decepção dos adeptos, que ficaram convencidos da invencibilidade do Sporting, tal foi a magnitude da conquista do título na temporada passada. Pelo forma avassaladora como foi conseguida, com bom futebol, autoridade, classe, inteligência e respeito pelos adversários, contra todas as expectativas, crenças, desejos e predições. Obviamente que por causa desses atributos de poder que RA conseguiu incutir na equipa do Sporting este ano todos esperávamos ver a mesma autoridade na conquista do bi campeonato. Até porque RA nos foi dizendo que a equipa era melhor e que jogava mais que a que fora campeã. Pensávamos que era impossível perder o título, por isso. A segunda volta do campeonato veio dar razão a RA, que avisou várias vezes que não seria tão fácil assim.
É fácil gostar de RA e dar graças por estar no Sporting. Porque é um tipo recto, tem convicções fortes e ideias claras, não fala por meias palavras e não troca princípios.
Eu também quero que RA fique no Sporting. É um grande treinador. Talvez RA não seja do Sporting desde pequenino. Mas eu sou um incondicional apoiante de RA desde pequenino. No Sporting temos de querer gente como RA. SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 13:04

João Gil,
Anteriormente escrevi que Rúben Amorim utiliza muito bem as palavras e expressões de forma a transmitir a mensagem desejada. Mesmo que, muitas vezes, de forma indirecta ou subliminar e com um sentido literal diferente.
Apesar de ele saber que esta frase não traduz o sentimento dos adeptos ela permite-lhe enviar diversas mensagens.
Na infinitude das manifestações dos adeptos do Sporting, a "insignificância" deste post procurou transmitir a ideia da percepção e reacção ao verdadeiro sentido da mensagem.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 01.05.2022 às 13:29

É verdade, Leão do Norte. Mas eu também não quero ver RA diminuir-se para comprazimento de terceiros. RA tem uma autoridade e uma aura que dispensam certo tipo de justificações. Junto de adeptos, da comunicação social ou internamente. Mas estamos em fim de campanha e sobre este campeonato já não sobra quase nada para dizer. Para o ano há mais. Contador a zeros. SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 01.05.2022 às 11:44

Caro Leão do Norte

De facto, nós, os adeptos, convictos de que sabemos tudo por vezes complicamos mais do que ajudamos. É a emoção e o desejo de vencer tudo, mas também a falta de paciência e de racionalidade. A sua referência à classificação na época seguinte à da conquista do título levou-me a fazer uma breve consulta:

- 1973-74: título de campeão nacional
- 1974-75: 3º lugar na classificação do campeonato

- 1979-80: título de campeão nacional
- 1980-81: 3º lugar na classificação do campeonato

- 1981-82: título de campeão nacional
- 1982-83: 3º lugar na classificação do campeonato

- 1999-00: título de campeão nacional
- 2000-01: 3º lugar na classificação do campeonato

- 2001-02: título de campeão nacional
- 2002-03: 3º lugar na classificação do campeonato

O 2º lugar nesta época é relevante por várias razões, nomeadamente duas. Comprova que o Sporting mantém uma equipa competitiva que luta pelos lugares cimeiros e garante o acesso à Liga dos Campeões com o correspondente prestígio e encaixe financeiro.


Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 13:43

Caro amigo Leão Zargo,
O facto que apresentei e que a sua pesquisa completou é revelador da dificuldade do Sporting em conseguir estabilidade no sucesso e como o resultado da presente época não pode ser desvalorizado.
Para o Sporting, não só tem sido extremamente difícil conquistar o bicampeonato como é de enorme dificuldade ser competitivo e conseguir o segundo lugar após a conquista do título.
Sem imagem de perfil

De José Lima Curral a 01.05.2022 às 11:47

Sou mais um que deseja, incondicionalmente, uma longa continuidade de RAmorim no Sporting
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 13:53

José Lima Curral,
Tenho a certeza que é um de muitos.
Sem imagem de perfil

De Rui a 01.05.2022 às 12:03

É claro que todos gostaríamos de ver o Sporting bicampeão e, pessoalmente, acho que mereceria: não temos penáltis todos os jogos, guarda-redes a cometer erros, jogadores a fazerem por serem expulsos por protestos, bancos de gorilas a pressionar os árbitros, etc. etc.
Em todo o caso, RA refere e bem que há 3 grandes em Portugal e só 1 pode ganhar: o importante é estar na luta. O Sporting esteve na luta até ao fim, algo não tão comum nos últimos anos. Além de tudo o resto, muito importante: champions, valorização dos jogadores, 2 taças.
Como treinador de bancada, gostaria apenas de ver mais jogadores novos a surgir da formação, tal como RA fez no ano em que chegou ao Sporting.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 14:05

Rui,
Não me canso de repetir o resultado e as dificuldades experimentadas pelo Sporting nesta época.
Na época passada as circunstâncias e as baixas expectativas permitiram lançar mais jogadores da formação. Os adeptos costumam falar muito na necessidade de recorrer a jovens da formação mas, à medida que se conseguem resultados, as crescentes expectativas e exigências que colocam tornam-se, muitas vezes, um obstáculo a essa aposta.
Sem imagem de perfil

De Rui a 01.05.2022 às 16:26

Completamente de acordo.
Não me importava de ver RA ficar o tempo de um Klopp ou de um Simeone, mas, dada a nossa realidade, já ficaria contente com o tempo de um Paulo Bento!
Sem imagem de perfil

De RCL a 01.05.2022 às 17:50

Guarda redes a comete erros
Pedro Silva fez a formação no Sporting onde esteve 6 anos, seguiu para a Dinamarca, seguiu-se Tondela e Vizela.
Foi infeliz na abordagem do lance, mas fez um bom jogo.
SL
Sem imagem de perfil

De Rui a 01.05.2022 às 18:48

Lembro-me do Pedro Silva, chegou a ser apontado como o substituto do Rui Patrício.
Não digo que tenha feito de propósito, mas são muitas as situações, não só do último jogo. De quantos erros beneficia o Sporting? No mínimo, é muita sorte.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 18:54

Há realmente clubes com mais "sorte" face ao "azar" dos adversários.
Lembro-me de um guarda-redes do Paços de Ferreira que quando jogava contra um dos nossos adversários tinha um "azar" dos diabos. Ao invés, quando jogava contra o Sporting, tudo lhe saía bem.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 01.05.2022 às 12:33

Rubem Amorim é de momento o melhor treinador a atuar em Portugal e de certeza que há muitos clubes estrangeiros que já estão de olho nele, infelizmente este ano só não ganhou o campeonato devido a trafulhice que foi o campeonato, pois para mim o FCP este ano estaria em quarto com o Braga ou o Benfica em segundo e com um campeonato justo o Sporting estaria em primeiro.
Está na altura de os sportinguistas lutarem por um campeonato limpo e se deixarem de culpar os treinadores e as equipas.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 14:15

Hugo Gomes,
Não restam dúvidas do interesse que Rúben Amorim desperta em vários clubes.
É bom que os adeptos do Sporting não se esqueçam desta realidade.
Sem imagem de perfil

De Rui a 01.05.2022 às 19:03

Basta recordar o exemplo do Bobby Robson, um grande treinador que passou pelo Sporting e que saiu como sabemos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 19:29

Foi um dos muitos devaneios do Sousa Cintra.
Na altura inebriado pelo desejo de ter o Carlos Queiroz.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 01.05.2022 às 13:42

"O futebol é um mundo resultadista, a vida de um treinador depende de resultados."
Não há volta a dar é assim aqui e na Conchichina. Hoje bestias amanhã bestas.
Treinadores que ganharam tudo foram despedidos, a vida é feita de desafios e tudo muda num piscar de olhos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 14:22

José Sousa,
É por essa realidade, na maioria das vezes assente na irracionalidade, que a maioria dos clubes, inclusivamente o Sporting no passado, entra numa espiral de insucessos (desportiva e financeiramente).
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 01.05.2022 às 14:35

É verdade, mas dá para os 2 lados.
O próprio treinador pode atingir os objectivos a que se propõe e procurar novos desafios desportivos e financeiros.
Abraço
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 01.05.2022 às 15:29

A mudança, para qualquer dos lados, é natural e muitas vezes desejável.
O problema está quando é feita sob a pressão da emoção e na irracionalidade do momento, sem ter em conta uma avaliação global.
A frase clássica de "hoje é bestial, amanhã é besta" é do mais irracional que conheço.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo