Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




fernando_santos_munique.jpg

É um lugar comum dizer que isto não é como começa, mas como acaba. Arrancámos bem, patinámos, e vamos ver como terminamos.

Voltou a fase da calculadora, depois das loas à competência da nossa selecção nacional, dada a categoria dos jogadores que possuímos. E aí começa o problema. Temos bons valores individuais, mas não temos uma equipa. O que vi, no jogo com a Alemanha, com olhos de simples apreciador de futebol, foi uma equipa a jogar futebol, e do outro lado onze individualidades, a ver jogar.

Porque aconteceu? Culpa de quem? Da equipa técnica e da sua estratégia? Da apatia e cansaço dos (alguns) jogadores? De reduzir as escolhas a cerca de metade do grupo? Da infelicidade de execução na defesa?

Talvez um pouco de tudo, e um muito de nada. Pouca ou nenhuma dinâmica, nenhuma agressividade. O que sei é que se não houver, uma mudança radical, na atitude, no esforço, na crença e na competência, não há calculadora que nos leve muito longe.

Texto da autoria de Nação Valente

________________________________________________________

Empate de Portugal frente à França basta

Ficou hoje fechado o segundo grupo do Euro'2020 e estão também já definidas mais duas selecções apuradas directamente para os 'oitavos'. São elas Holanda e Áustria, juntando-se a Itália, País de Gales e Bélgica. Para lá de ter servido para qualificar directamente estas selecções, os dois jogos permitiram também 'actualizar' o ranking dos melhores terceiros, que continua a ser comandado pela Suíça, e que tem a Ucrânia em posição delicada.

Ainda assim, a grande novidade, pelo menos para as contas nacionais, passa pelo facto de Portugal neste momento saber desde já que o empate diante da França chega para seguir em frente (pelo menos como um dos melhores terceiros). Isto porque, conseguindo uma igualdade, a Selecção Nacional chega aos 4 pontos, acaba com diferença de golos positiva e fica desde logo à frente de Suíça e Ucrânia, as duas equipas que já fecharam as suas contas. Relativamente aos suíços, Portugal terminaria com os mesmos 4 pontos, mas com melhor diferença de golos, ao passo que em relação aos ucranianos a vantagem é logo nos pontos (4 contra 3).

Eis a tabela actualizada dos melhores terceiros:

1. Suíça, 4 pontos/3 jogos (4 golos marcados/5 golos sofridos; -1 de diferença de golos)
2. PORTUGAL, 3/2 (5-4; +1)
3. Finlândia, 3/2 (1/1; 0)
4. Ucrânia, 3/3 (4/5; -1)
5. Espanha, 2/2 (1/1; 0)
6. Croácia, 1/2 (1/2; 0)

publicado às 20:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


45 comentários

Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 21.06.2021 às 09:28

Alguns jogadores parecem cansados, Bernardo Silva é o exemplo mais flagrante, com meia hora de jogo já andava a passo. Nelson Semedo sempre foi fraco a defender. Renato Sanchez está com energia, é aproveitá-lo. André Silva parece fresco e motivado, devia entrar para libertar Ronaldo. Só espero que a mudança que Fernando Santos vai fazer na equipa (porque tem que fazer) não seja apenas a entrada de Moutinho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 12:40

Com Fernando Santos, não surpreenderá se a mudança for precisamente Moutinho, embora continuar a manter Renato Sanches for do onze seja pura estupidez. Já não digo nada de Palhinha.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2021 às 12:59

No "Europeu anterior" depois de um mau começo FS, corrigiu, e colocou no meio campo, William, Adrien, João Mário.
Na equipa actual tem de voltar a corrigir. Os nomes, por muito sonantes que sejam, só por si, não jogam. Há no grupo, seguramente gente competente, e em melhores condições físicas, ou até psicológicas.
Pior do que errar, é não aceitar o erro. Ainda estamos a tempo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 13:09

No meio campo há de facto alternativas viáveis, já a lateral direito não sei. Ele errou na convocatória e voltou a errar ao chamar Diogo Dalot depois da saída de João Cancelo.

Não podemos continuar com Nélson Semedo, seria desastroso, mas não sei se o outro jovem está à altura do desafio.

Raphael Guerreiro também não está bem, mas os problemas musculares de Nuno Mendes preocupam.

Outro que não pode continuar é Bruno Fernandes. Já não tem mais para dar esta época.
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 21.06.2021 às 14:15

Bom, acabei de ouvir que as alterações do FS passarão por colocar Renato e Moutinho no meio campo. Espero que seja combinado com com a inclusão de Palhinha.
Manter o estático Danilo que passa mal a bola, com Renato e Moutinho parece-me que fica curto. Até porque o Moutinho não se mexe assim tanto como parece. Mexeu-se porque jogou 15 min. Se tiver de jogar 70min não será a mesma coisa.
Não acredito que saia a dupla D/W para entrar M/R, porque fica a faltar físico no meio campo.
Agora, o erro, foi não ter aproveitado os jogos com Espanha/Israel e Hungria (mais fáceis e com menos pressão) para ter lançado jogadores menos experientes como o Nuno Mendes, Palhinha e Pote para jogarem com a espinha dorsal da equipa. Vamos ver se não os vão lançar sob esta pressão de um jogo do tudo ou nada contra a França. É ingrato.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 21.06.2021 às 11:20

O grande problema de Portugal é uma falta de dinâmica no meio campo..... William e Danilo estão muito lentos, somando à quebra do Bruno Fernandes fica um meio campo apático que nunca conseguiu contrariar a Alemanha.
Ficou logo essa ideia no jogo com a Hungria, mas o outro problema de Portugal chama-se Fernando Santos..... treinador de fé, abdica dos melhores jogadores para colocar os melhores nomes..... Não percebeu a falta de dinâmica logo no jogo da Hungria, como em 2016 demorou 3 empates para apostar no meio campo do Sporting, ele é daqueles treinadores que não mexe na equipa até haver uma barracada.
Ganhámos em 2016 com sorte e muita fé, não acredito que isto seja uma estratégia a repetir, se quisermos ganhar desta vez temos de começar a ter uma estratégia de jogo ofensiva, coisa que nunca tivemos com este treinador. A nossa estratégia com Fernando Santos sempre foi em função do jogo adversário, isso faia sentido antigamente, hoje com dos melhores do mundo não faz qualquer sentido.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 12:41

Boa análise. Não tenho fé nenhuma que FS faça o que nos parece lógico fazer.
Sem imagem de perfil

De MAV a 21.06.2021 às 14:18

Eu "quero" é que o FS ponha a carne toda no assador e levamos 3 ou 4 da França.
Eu gostava de perceber que resultados (vitorias) tivemos com o tal do futebol bonito pra frente e que temos os melhores do mundo etc.... para mim só conversa já no tempo de Scolari e Paulo Bento o discurso era o mesmo.
Os grandes do futebol mundial Alemanha França Itália Brasil Argentina têm um lastro de vitórias que ajuda muito nas decisões nós temos um Campeonato da Europa igual à Dinamarca não queiram ser o que não somos.
Já dizia Maradona que para ganhar a um alemão tens de " matá-lo " ora o que se viu foram 5 faltas se não estou em erro.
Mais a Alemanha jogou em casa vão dizer com menos adeptos !! É verdade mas jogar na arena em Berlim é o mesmo que jogar em neutro? Não me parece! Acrescento mais a viagem para os distraidos. Aliás os ingleses se forem há final jogam tudo em casa isso não conta?
Realismo é preciso não palavras avulsas sobre a selecção .
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.06.2021 às 14:24

Futebol bonito? Onde? Quando? Tem a certeza que era a seleção portuguesa????
Pede-se eficácia, solidez, simplicidade de processos, acerto defensivo...
E o que faltou nada teve a ver com jogar em casa ou fora, quando se levam 4 golos da mesma maneira e não corriges o erro tem a ver com tática desastrosa e falhas inadmissíveis.
Sem imagem de perfil

De MAV a 21.06.2021 às 14:49

Caro estava a comentar o que aqui se escreve que querem futebol bonito .... mas esse futebol desde 96 que não vejo.
Com FS não à disso mas sim resultados que não podem ser só vitórias.
Sem imagem de perfil

De MAV a 21.06.2021 às 14:51

Já agora o Sporting foi campeão a jogar um futebol bonito atrativo sempre para a frente???!!! Poupe-me
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.06.2021 às 15:31

Não, o Sporting foi campeão com: eficácia, solidez, simplicidade de processos, acerto defensivo...
Coisas que a seleção não tem, contra equipas mais cotadas é o que se vê....
Esse é o problema, não é o futebol bonito ou feio.
Sem imagem de perfil

De MAV a 21.06.2021 às 18:45

PS

O Sporting houve jogos que jogou bola e ganhou...tenho memória devido também as limitações do plantel que têm, isso não significa que o objectivo não seja alcançado ou seja ser campeão.
A selecção não têm acerto defensivo essa é boa va ver os golos sofridos no consulado de FS. marcamos é poucos porque temos uma visão resultadista do treinador.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 22.06.2021 às 13:41

O jogar muito ou pouco é relativo, a consistência, a solidez, a atitude, muitas vezes não têm a ver com jogar muito. O Sporting houve muitos jogos em que ficou longe da nota artística, isso não deixa de ser verdade, mas a força mental da equipa, a atitude e a raça estiveram sempre lá, e isso permitiu fazer-mos a diferença.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 16:05

MAV,

Mas quem é que está a exigir "futebol bonito"? O caro foi o único aqui nos comentários a referir isso.

A maioria de nós pretende ver um onze inicial que faça sentido e uma equipa competente e eficaz. É apenas isso que se exige!!!

Essa conversa de "futebol bonito" é para distrair quem???
Sem imagem de perfil

De MAV a 21.06.2021 às 18:40

O RG anda sempre a procura de uma palavra minha para dizer " ninguém falou nisso" "não é disso que se trata" para tentar Distrair do objectivo do comentário falei em futebol bonito para ser mais simples como podia ter usado outra expressão atrativo objectivo o que quiser.... o que eu vejo e não tou distraído é o malhar na selecção quando fomos campeões assim e nessa altura foi uma maravilha.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 19:57

Nessa altura, a Selecção não foi uma maravilha, o resultado final é que foi maravilhoso. Há uma distinção!
Sem imagem de perfil

De MAV a 21.06.2021 às 20:10

e o que interessa não é o objectivo final?? Para mim é!! Se o FS com este visão de resultado falhar o apuramento e no Mundial for igual troca-se de selecionador agora deixem o homem que ganhou o que ninguém ganhou trabalhar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 20:18

O que acaba por ser sempre o mais importante é o resultado final, mas o percurso até esse ponto tem a sua história e ao acompanhar este percurso nada nos impede de comentar construtivamente.

O que o caro pretende é que se feche os olhos a tudo à espera de um resultado final positivo.

Ninguém de bom senso procura criticar a Selecção e/ou Fernando Santos só porque sim. Todos nós desejamos o melhor.
Sem imagem de perfil

De MAV a 21.06.2021 às 20:43

RG,
Eu tenho seguido os comentários desde a convocatória e os seus sempre foram numa perspectiva negativa ( que tanto me acusa de ter até tem graça ) porque o caro não morre de amores por FS e está no seu direito agora falta um empate para apuramento e ser apurado mesmo em 3 lugar com o campeão do mundo e um crónico mundial e europeu é vergonha?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 21:39

Não é verdade. Não tenho sentimentos especiais por FS, de uma forma ou outra, mas sinto sempre alguma dificuldade em aceitar as suas convocatórias.

Reconheço-lhe muito mérito por saber trabalhar com o grupo e atingir objectivos importantes, mas não é segredo algum que tecnicamente não é nenhum génio.
Sem imagem de perfil

De Greenhill a 21.06.2021 às 20:57

Mas a questão não é jogar bonito ou feio. A questão é que não jogamos. Nem bonito nem feio. Porque em 2016 jogávamos em bloco defensivo, mas o pessoal mexia-se, pressionava, cortava as linhas de passe. Ou seja bloqueava o jogo ofensivo das outras equipas. O problema é que FS quer jogar assim mas não tem os jogadores certos para esse tipo de jogo. Este é o problema. Não é o bonito ou feio. Quem me dera que ele ao menos jogasse feio! Não tínhamos comido 4 da Alemanha.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2021 às 15:37

Mais que futebol bonito, é preciso futebol eficaz. E este consegue-se com garra, com empenho, com entrega. O contrário do que se passou
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 16:08

Exactamente!!!
Sem imagem de perfil

De MAV a 21.06.2021 às 18:52

NV

Pensa mesmo que Portugal têm isso tudo?
Nós nem metade da organização da Alemanha temos. E não tem a ver com treinador mas sim com metalidade.
Não conseguimos competir a maioria das vezes nestes patamares com as históricas seleções
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.06.2021 às 14:20

Foi muito mau o que se passou com João Cancelo, Nelson Semedo é muito inferior, aliás, não percebo a sua chamada, não há em Portugal (ou português) um melhor defesa direito? Se calhar até Esgaio faria muito melhor figura...
Depois dois carros a gasóleo à frente da defesa, em 26 jogadores convoca três médios defensivos e três centrais, não percebo porquê, é certo que Danilo Pereira pode fazer de central, mas isso é uma solução de recurso, não havia necessidade nenhuma de não convocar 4 centrais, não há mais nenhum com categoria para jogar na seleção? Claro que há... mas FS não passa disto.
E depois jogam sempre os mesmos, mesmo quando toda a gente vê que há jogadores em nítido défice físico, mas jogam na mesma...
Não tenho muita esperança para o jogo de 4ª feira, não estou a ver uma mudança muito acentuada no plano de jogo, talvez lá entre o Renato Sanches ou nem isso.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2021 às 15:33

Não sei se FS vai arriscar. Com o apuramento garantido com um empate, vai procurar não perder. E parece-me que eventuais mudanças, serão pontuais. Se assim não for tenho uma surpresa.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.06.2021 às 16:05

Sim, tb não me parece que FS vá arriscar muito, a não ser que comece a correr mal, coisa que é bem provável que aconteça se jogarmos como fizemos com a Alemanha
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 16:15

Na realidade, até não se trata de "arriscar muito", mas sim de lançar uma equipa e uma estratégia de jogo que nos permita encarar este adversário como compete, o que não aconteceu com a Alemanha.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 16:07

Mais vezes do que não, quem entra num jogo à procura do empate acaba por perder.

O objectivo deve ser vencer o jogo e, então, caso não seja possível, assegurar o empate mediante as circunstâncias do marcador.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.06.2021 às 16:41

Normalmente quem joga para empatar perde, mas não sei se FS pensa assim...
Se fosse eu substituiria William Carvalho e Danilo Pereira por Palhinha e Renato Sanches, mais dinâmica e melhor saída de bola, pelo menos essas alterações fazia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 17:02

Mas só isso não chega!

Nélson Semedo não pode continuar, se tiver que ser Diogo Dalot, que seja. Até Guerreiro devia sair se Nuno Mendes estiver em condições.

Bruno Fernandes não tem mais para dar nesta altura. Pote no lugar dele, a "10", que até é a sua posição natural.

Por fim, Bernardo Silva daria lugar a André Silva, que até aliviaria CR7 de alguma marcação no miolo.

Mas nunca saberemos se isto daria resultado porque FS não o vai fazer. Se ele mexer em mais que dois jogadores ficarei muito surpreendido.

Temos um lote de 26 jogadores, mas isso conta muito pouco porque são sempre os mesmos a serem utilizados.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.06.2021 às 18:05

Pois, eu sei que não chega, mas não conte com grandes mudanças, especialmente na defesa, FS não vai mexer nas laterais, se mexer será naquele duo á frente da defesa, na frente tb não conte com grandes mudanças.
Bruno Fernandes está sobrecarregado por uma época muito intensa e com muitos jogos, é evidente, não rende como devia, mas duvido que FS o tire ou que aposte em Pote
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 17:21

P.S.: Na minha opinião, a única certeza é que Renato Sanches vai entrar no onze, provavelmente no lugar do William, tudo o resto é uma lotaria.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 21.06.2021 às 14:30

Fernando Santos tem de mudar alguns jogadores da equipa!
Não o fazer será um desastre e compromete a continuação no europeu

Beijinhos Rui
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.06.2021 às 16:20

Podemos discutir nomes, e no onze escalado há "erros de casting", mas o principal problema esteve na falência global como equipa. Como disse o Nação Valente, "pouca ou nenhuma dinâmica, nenhuma agressividade".
Se formos só pela mera substituição dos jogadores, sem "uma mudança radical, na atitude, no esforço, na crença", quem entrar para substituir, e apesar de toda a vontade que possa demonstrar, certamente também ficará "atolado" na ineficácia global da equipa.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 21.06.2021 às 16:42

Sim, obviamente que a atitude da equipa terá que mudar, exige-se mais empenho, agressividade (no bom sentido, claro) e dinâmica. Só assim podemos aspirar a algo mais.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2021 às 16:46

Nós vemos a superfície, e não a profundidade. Não assistimos aos treinos, não conhecemos a aplicação dos jogadores, não sabemos o que lhes é pedido que façam em campo. O que vemos é que parece não haver entreajuda, nem garra. Para além da má forma e do cansaço, nota-se uma atitude de expectativa. O que resta saber é se a atitude demonstrada é assumida, ou se resulta de incapacidade, ou de ambas. Se assim for justificam-se outros executantes, que tragam verdadeira dinâmica.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 17:05

Alguns jogadores já sabem que os treinos contam para pouco porque não vão ser utilizados.

Não deve ser grande motivação saber que o destino é sempre o banco ou até a bancada.
Sem imagem de perfil

De Manuel Cunha a 21.06.2021 às 16:53

Vai recuar o Danilo para central. Quando muito tira o Bruno e põe o Renato.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2021 às 17:07

Não acredito nisso, minimamente, até porque se fosse a mexer nos centrais ainda tem lá o José Fonte. Não é jovem, mas é muito experiente.

Não... nos centrais não vai mexer. Deve mexer sim nos laterais, veremos...
Sem imagem de perfil

De RCL a 21.06.2021 às 17:07

Poucas vezes tenho estado tão pessimista, eu que andei aqui a falar do Sporting campeão 7 jornadas antes de acabar o campeonato,.Porque? Além da qualidade do plantel, existiu sempre um espírito de entre ajuda invulgar, os defesas iam lá à frente os avançados vinham atrás.
Não vejo isto nesta seleção, Nelson Semedo e Guerreiro, no jogo contra a Alemanha, estiveram completamente sós, Bruno Fernandes está de gatas, Bernardo Silva, idem .William e Danilo a ver os alemã a marcar, só faltaram as palmas. , Diogo Jota é estrela no Liverpool.
Esta seleção precisa de gajos de fato macacaco, Estão lá! Se FS não mudar vai de patins.

Se não passarmos aos oitavos terá que haver grandes mudanças na Federação, há ali vermelho a mais!
SL
Sem imagem de perfil

De RCL a 21.06.2021 às 22:15

Bom, como se diz na tropa :meia volta volver. A passagem de Portugal está praticamente assegurada se a Hungria não ganhar à Alemanha e Portugal não perder por mais de 2 golos com a França. Mesmo sem saber os resultados de amanhã.
Sorte ter Cristiano Ronaldo, os seu 3 golos valem ouro.
Fernando Santos realmente tem algo de metafísico.
SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo