Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Selecção em estado de graça

Rui Gomes, em 15.10.20

Ainda a semana passada se escrevia que o talento das novas gerações de internacionais nos deixava descansados quanto ao futuro pós-Ronaldo. E eis que a Covid-19 impôs uma situação inesperada de ausência ao semideus português.

img_192x192$2015_10_09_15_30_02_1005674_im_6366771

É deveras maravilhoso ver o futebol que jogadores como Diogo Jota, Bernardo Silva, Bruno Fernandes e até William Carvalho conseguem desenvolver no meio-campo contrário. Só o perfume de João Félix tarda em chegar. Este miúdo é um talento ímpar, como se vê em pequenos detalhes na forma como faz circular a bola. Mas está sem fulgor. A ausência de explosão, o débil poder físico, a incapacidade de aceleração não podem de modo algum ser assacados ao técnico argentino que o recebeu no Atlético de Madrid. Félix está a falhar golos e a perder lances por falta de capacidade física. Terá de decidir com urgência se quer ser candidato a melhor jogador do Mundo, ou se é apenas só mais um, que nasceu brindado com um dom raro e o desperdiça por falta de capacidade de sofrimento no trabalho árduo.

Nos antípodas de Félix está Diogo Jota. Tem subido na carreira a pulso, com humildade e sacrifício. Ontem provou a Fernando Santos que deve contar sempre com ele para o onze. Diogo Jota não pode ser prejudicado por não ter postura de estrela. Jota é um carregador de piano, sempre em estado de ebulição, que, chegado perto da baliza contrária, pousa o instrumento e arranca das teclas inesperados recitais.

Para que os artistas possam estontear os adversários na frente, e os laterais logrem subir com segurança, Fernando Santos elegeu dois jogadores fabulosos, dois armários, Danilo e William Carvalho, para o embate frontal com os médios contrários. Quais porteiros de discoteca, William e Danilo filtram as entradas na zona de perigo. William tem mostrado enormes progressos na condução de bola. Joga um pouco mais adiantado do que Danilo, o que vem a permitir momentos de pressão alta muito empolgantes. Se William conseguisse pulmão para recuar um pouco mais rápido para a linha de Danilo, quando os adversários passam as linhas de pressão, tornar-se-ia um jogador sem preço.

Na defesa, Pepe está um mestre que até já nem exagera na pancada ostensiva. A cada jogo, vai-se eternizando mais e mais como um dos maiores centrais de sempre. 

A baliza continua bem entregue a Rui Patrício, que ontem brilhou com defesas difíceis, feitas com a austeridade de gestos da maturidade.

O grande prazer que hoje dá ver a nossa Selecção deve-se muito à estabilidade da equipa federativa liderada por Fernando Gomes, e principalmente à personalidade de Fernando Santos. Um treinador tão exigente quanto humano, que os jogadores admiram e estimam. Ninguém quer decepcionar... ‘O Velho’. Com este ambiente, podemos aspirar a vencer qualquer prova. 

Artigo da autoria de Octávio Ribeiro, em Record   

_________________________________________________  

Nota: Ainda bem que mais alguém viu o que eu vi nestes últimos dois jogos de Portugal. Ainda tentei debater esta questão com um amigo meu, mas o seu benfiquismo não lhe permite "separar as águas". Refiro-me à insistência de Fernando Santos em jogar com um homem a menos. Evidente no embate com a França e mais ainda, ontem, frente à Suécia. João Felix não justifica de modo algum a titularidade nesta equipa, neste momento. Como Octávio Ribeiro refere, caso Cristiano Ronaldo estivesse disponível, Diogo Jota continuaria injustamente no banco, como aliás aconteceu frente aos franceses.

publicado às 03:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 15.10.2020 às 07:44

Parece-me que Fernando Santos está a dar oportunidade a João Félix para mostrar o que vale e, se só vale o que tem mostrado, não vai tardar a ficar no banco. Devo dizer que, na minha opinião, Félix até esteve bem contra a França no papel de médio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2020 às 08:54

Deve ter visto um jogo diferente do que eu vi.
Imagem de perfil

De Greenlight a 15.10.2020 às 09:12

Na verdade, já todos, ou quase, estamos à espera de uma prestação fraca por parte de JF e quando ele joga menos mal, que foi o que aconteceu com a França, até parece que ele jogou bem. Nesse jogo, JF teve uma participação positiva a defender mas o seu acerto ofensivo foi, mais uma vez, inexistente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2020 às 09:15

A função dele em campo, ou pelo menos a prioridade, não é defender.
Imagem de perfil

De Greenlight a 15.10.2020 às 08:23

Só os Lampiões mais fanáticos não reconhecem que João Félix tem sido um zero ou quase na Selecção e ontem foi confrangedor. É incompreensível, à luz de critérios exclusivamente técnicos, a insistência de Fernando Santos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2020 às 08:55

Não justifica de modo algum a titularidade.
Perfil Facebook

De Leila Coutinho a 15.10.2020 às 08:37

Clubismo a parte o que aqui está escrito é verdade.

Belíssimas defesas do nosso guarda-redes, William, para mim, foi uma surpresa boa a frente.

De facto Felix tem de pensar melhor o que quer e trabalhar muito para isso pois milagres não existem.
Jota ganhou mais uma espectadora dos jogos do Liverpool pois vai fazer uma excelente época.

Cristiano faz falta à seleção mas é preciso admitir que se joga de forma diferente quando ele não joga.
Temos equipa para ir longe nas competições em que a seleção participar.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2020 às 08:57

Ontem ganhámos bem mas não jogámos bem, especialmente com um homem a menos.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 15.10.2020 às 08:55

Rui Gomes

A inclusão do jogador do Atlético Madrid não se justifica, pois jogámos com menos um no ataque. Há pouco tempo 2/3 semanas estava numa forma formidável, que disseram que até já valia mais dinheiro, pois contra o Granada, salvo erro, fez uma exibição excelente, Depois desse jogo o seu clube teve um colapso. Na selecção não justifica o lugar, pois tem sido uma nulidade. Ontem, um dos comentadores da Sport TV várias vezes criticou o W.Carvalho, dizendo que jogou bem à frente mas que a defender foi um desastre. Não percebe nada de futebol ou então estava distraído, pois não percebeu as funções que ele teve no jogo. Mas, curiosamente nunca falou na nulidade que tínhamos na frente do ataque. Também o treinador deveria explicar porque manteve 90 minutos um jogador que não estava a jogar o suficiente, que justificasse a sua presença. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2020 às 09:11

Deve fazer como eu faço... não presto atenção aos comentadores.

Quanto a Fernando Santos, por vezes é muito difícil compreender as suas decisões, dentro de um enquadramento lógico.
Sem imagem de perfil

De RCL a 15.10.2020 às 09:00

João Félix é bom jogador mas nunca será um Cristiano Ronaldo, já deu para ver.
Félix foi mais uma vitima dos DDT (Vieira e JM), da ganância e da estupidez dos donos do AM. Bem feito, depois de terem liquidado Gelson(um roubo de Igreja).
João Félix deveria sair de Madrid e relançar a carreira noutro país.
É meu conterraneo, seus pais são estimados em Viseu. Desejo-lhe tudo de bom!
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2020 às 09:13

Viu-se apenas alguma coisa dele na segunda parte contra a França e, ontem, não esteve no jogo.

O remate que fez quando foi lançado por Bruno Fernandes é incrível.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 15.10.2020 às 10:18

E dito por um benfiquista de peso na CS pode ser que agora Fernando Santos faça uma refleçâo , abra a pestana e deixe-se de favores , ele nao é parvo tem como todos nós olhos na cara.
Claramente que o Felix tem sido um a menos na equipa , anda ali a ver o comboio passar, a assitir dentro do campo aos jogos da seleçâo.
Bastou a titularidade do Diogo Jota para ver a diferença do que dá Jota á seleçâo e o que dá o menino mimado.
Até o Francisco Trincâo está melhor que ele.
Nao esquecerei nunca os "favores" do Fernando Santos que quase nos aniquilam no Europeu que felizmente acabamos por ganhar , la abriu a pestana e ainda foi a tempo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2020 às 12:09

Fernando Santos adora fazer esses favores para agradar a gregos e a troianos.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 15.10.2020 às 10:18

Dois pormenores desta crónica que me merecem atenção...
O primeiro, o mais que evidente “hype” que se tornou um miudito que alegadamente terá sido vendido por um preço que traduz praí uns bons 500% mais do que o seu real valor.
Curioso o recadito deste pasquineiro a desafiar o miúdo para saber se quer ou não ser alguma vez o melhor jogador do mundo... é de um ridículo tal quando a criança não consegue sequer ser o melhor do banco onde habitualmente se senta ou se devia sentar! Mas esta gente avermelhada vive constantemente de delírios...
Outro aspecto é a referência à capacidade em desenvolvimento da condução de bola de William Carvalho.
Para já fala de um actual e fundamental campeão europeu, por outro lado pergunto: alguma vez esta alminha fez um intervalinho lá nos jogos que só assiste no acampamento dos índios para chegar a ver William Carvalho a jogar no Sporting?! É que esta figurinha não faz ideia do potencial de William e deve andar a confundi-lo com outra quase certa estrela de rastas que estaria à beira de se tornar outro melhor jogador do mundo mas que afinal também pouco passa do banco...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2020 às 12:10

Indiferente da opinião do autor, todos nós sabemos o valor do William.
Sem imagem de perfil

De RCL a 15.10.2020 às 20:32

Leão Campeão
(gosto do seu nick)
O visgarolho do comentador da sportv não viu, de certeza, o passe do SIR no 3º golo, 2º do Diogo J.
So vejo o canal 9 da sportv quando o Benfica perde, aquilo parece um funeral.

Em 2016, antes do Euro, a comunicação lampiónica dizia que o unico jogador do Sporting com lugar garantido era Rui Patrício.
Dá vontade de rir, 10 jogadores da seleção fizeram a formação na Academia do Sporting: Rui Patrício, Cedric, Fontes, Adrien, João Mário, William de Carvalho, João Moutinho, Nani, Quaresma e Cristiano Ronaldo.
O engenheiro quando viu as coisas tremidas, deu a volta e escalou os melhores.
SL
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.10.2020 às 10:25

Ontem o William fez um jogão….. passes em diagonal simplesmente espetaculares, já tinha saudades de ver o William a jogar assim.

Quanto ao Félix, é o que dá valorizar atletas pelo que o Mendes diz….. basicamente o Félix saltou etapas na formação ao ir para o Atlético, ele ainda é um puto e verifica-se que não está a lidar muito bem com a pressão.

Um outro aspecto que acho que tem de ser enaltecido é a dupla de centrais…. estou a gostar, em particular o Pepe que não parece ter 37 anos.
Sem imagem de perfil

De João F. a 15.10.2020 às 10:26

O João Félix (Féliquesse como dizem os iletrados da TV) não tem para já, a estrutura mental e física para ser um dia um grande jogador de futebol. O Fernando Santos tem tido a preocupação de o ajudar a justificar os tais mais de 120M€. Se o jFélix não conseguir melhorar muito as suas prestações, brevemente será considerado como um dos maiores FLOPS do dutebol português.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2020 às 12:13

O investimento que foi feito nele sustenta muitos interesses. Daí que haja a necessidade de o promover o mais possível.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 15.10.2020 às 10:48

É a pura verdade, João Félix muito fraco na selecção, Acho que nem convocado merece ser, está a tapar o lugar a outro que pode fazer bem melhor.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo