Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Todos os jogadores, sem excepção, gostam de serem convocados para representarem os seus países, e nunca dizem que não, mesmo quando andam fisicamente de rastos.
Para os clubes, acaba por ser uma faca de dois gumes. Por um lado, agrada a ideia dos seus activos potencialmente se valorizarem ao serviço das selecções. Por outro, a preocupação com o excesso de desgaste dos atletas, tendo em conta os jogos e as deslocações, e acima de tudo, a possibilidade de lesões.
No caso concreto do Sporting, esta época em particular, considerando o extenso histórico de enfermaria - três cirurgias e todas as outras lesões que afectaram a equipa - há causa bem acrescida para preocupação.
Com esse pensamento, o treinador Rui Borges, devoto à religião Cristã e a Nossa Senhora, afirmou que a caminho de casa - Mirandela - nos 2/3 dias de folga, iria parar em Fátima para acender "uma velinha" em nome de uma recta final sem problemas em Alvalade.
Jogadores da equipa principal convocados para selecções...
Portugal - Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Geovany Quenda.
Suécia - Viktor Gyökeres (dois jogos amigáveis, Luxemburgo e Irlanda do Norte)
Dinamarca - Morten Hjulmand e Conrad Harder (duplo duelo com Portugal).
Bélgica - Zeno Debast (duplo duelo com a Ucrânia)
Japão - Hidemasa Morita (jogos com Bahrein e Arábia Saudita)
Costa do Marfim - Ousmane Diomande (jogos com Burundi e Gambia)
Moçambique - Geny Catamo (jogos com Uganda e Algéria)
Uruguai - Franco Israel e Maxi Araújo (jogos com Argentina e Bolivia)
Passam a ser 13 os jogadores do plantel A que o treinador não vai ter para treinar por estes dias, altura em que tem tempo para trabalho táctico, aproveitando a paragem.
Estas baixas internacionais até sobem para 15 se ainda contarmos dois dos jovens que trabalham regularmente com a equipa principal, Diogo Pinto e João Muniz, que vão para os sub-21 de Portugal. Já nem vale a pena falar de Eduardo Felicíssimo, Henrique Arreiol, José Silva, Manuel Mendonça, entre outros. Da equipa B, como já referimos aqui num outro post, estão convocados 13 jogadores.
No que diz respeito aos adeptos, não há nada que podemos fazer, salvo, porventura, seguir o mesmo caminho do nosso treinador.
ADENDA
Boas notícias!... Foi hoje confirmado pelo seleccionador da Suécia que Viktor Gyökeres foi dispensado, para poder ser gerido fisicamente durante esta paragem dos campeonatos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.