Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Separados à Nascença

Naçao Valente, em 26.03.18

 

a-pair-of-shoes-18861blog1.jpg

 

Esta é a história de dois irmãos separados à nascença. Uma novela à portuguesa sem fim à vista. Nasceram gémeos e os pais "tugas" mal tinham meios para alimentar um, e muito menos dois. Constrangidos, deram-nos para adopção. Um foi parar a uma família humilde, outro, mais sortudo, a uma família de classe média. Sendo irmãos, são na aparência bastante diferentes. Um é mais para o rasteirinho e entroncado, com tendências obesas (consta nos "mentideros" que faz lipoaspiração) o outro mais alto e mais velho, porque as agruras da vida o fizeram crescer mais depressa.

 

Mas no essencial são muito iguais. Iguais na ambição, na persistência, no aproveitamento de oportunidades. Não são pessoas para verem passar o cavalo do poder à sua porta sem o montar. Determinados cultivam  o mesmo estilo , praticam a mesma demagogia enganam os mesmos ingénuos, exibem o mesmo aspecto matarruano e truculento, as mesmas atitudes arrogantes e com algumas nuances, não gostam de ser contrariados. 

 

Começaram a vida como empresários. Um na área da borracha, daí o seu jeito, para apagar tudo o que o compromete. O outro não se sabe bem em que negócios debutou. Consta do seu currículo que teve várias empresas, mas perdeu-se o rasto a todas. Criados no mesmo útero, tinham como máximo sonho ser presidentes de uma grande instituição desportiva. Quis o destino que chegassem a líderes  de duas grandes instituições rivais e que nasceram e se desenvolveram à custa da sua natural rivalidade. Porém, a natural rivalidade depressa se transformou numa guerra sem quartel, numa luta livre sem regras, sobretudo fora do jogo, numa barafunda que pede meças a uma comédia de maus costumes.

 

Ironia do destino: irmãos separados, inimigos figadais, e presidentes das duas maiores instituições desportivas do seu país. Nesta função uma coisa os separa: um ganhou vários títulos, aproveitando bem uma conjuntura favorável, depois de muito marcar passo; o outro, ainda não ganhou nada de relevante. De resto, a mesma gestão obscura, a mesma engenharia financeira, os mesmos truques de magia, como gastar o que se espera receber, numa espécie de versão das galinha dos ovos de ouro.

 

As instituições não mereciam, as instituições não merecem, que o destino lhe pregasse esta partida. Decerto que irão sobreviver, porque são profundas as suas raízes para resistir a grandes secas. Quanto aos dois protagonistas, só o destino sabe o que lhes reserva. Será que ainda os vai unir num abraço fraterno, num regresso tardio à origem, num final apoteótico e emocionante? O povo gosta e aplaude a trama novelística e espera paciente pelo desfecho. Assim vai preenchendo o vazio da madrasta da vida. Até lá é preciso manter o mistério, ocultar a sua identidade, mas decerto que eles andam por aí.

 

P.S.: Até serem disponibilizadas provas de ADN não me comprometo. Por isso, nesta saga, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

 

Tags:

publicado às 12:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


33 comentários

Sem imagem de perfil

De Hugo Gomes a 26.03.2018 às 13:08

Boa tarde
Mais um grande texto,só um aparte mesmo que não sejam da mesma mãe e pai são o mesmo ADN.
Cumprimentos
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.03.2018 às 14:03

Claro Hugo Gomes. O ADN não engana.
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 26.03.2018 às 13:22

Texto engraçado mas bastante redutor.

Acredito que LFV tenha feito mais que suficiente na vida para ser preso por uns belos anos ( mais pelas negociatas) mas dai a ser comparado a bdc... é ofensivo.

Bdc é unico quanto a pessoas em cargos de alguma importancia que ninguém entende como lá estão 😁 ( talvez o Trump seja similar, mas esse ao menos já tinha carreira e dinheiro)



Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.03.2018 às 14:08

Marco,
Opiniões. Mas que existem explicações para lá estarem existem. Só que não é este o momento para as abordar.
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 26.03.2018 às 14:28

Claro que existem caro Nação Valente! 😁 (aliás vivo também de as tentar entender e explicar)

Mas bdc não é uma personagem, digamos, muito "rica". Já toda a sua envolvência e o culto que é artificialmente promovido à sua volta é socialmente bastante interessante e revelador
Sem imagem de perfil

De Hugo Gomes a 26.03.2018 às 18:43

Desculpe Marco i mas o Luís Felipe Vieira só tem mais razões porque está á mais tempo,mas olhe que num curto espaço de tempo já tem um bom historial de investigações, comissões de tanaka,tráfico de influências,difamação,está no bom caminho.
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 26.03.2018 às 19:23

Claro! Apenas digo que é ofensivo, para quem quer que seja que tenha alguma capacidade, ser comparado a bdc.
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 26.03.2018 às 14:32

Acrescentava que ambos quiseram e conseguiram perpetuar-se no poder, mudando (ambos) os estatutos das instituições....
Sem imagem de perfil

De João Ferreira a 26.03.2018 às 16:12

Irritam-me as mentiras repetidas mil vezes com intenção de as tornar verdadeiras. Sobre a mudança de estatutos do SLB, tem aqui as verdades dos factos.


A nova proposta de estatutos foi elaborada por uma comissão coordenada por Virgílio Duque Vieira, vice-presidente da assembleia geral, e que integrou ainda Rui Cunha, vice-presidente da direcção, José Alberto Vieira, vogal do conselho fiscal, Manuel Vilarinho, ex-presidente do clube, José Ribeiro e Castro, ex-vice-presidente, e Manuel Boto, ex-vogal do conselho fiscal.

O regulamento proposto confere ainda mais votos (50) aos sócios com mais de 25 anos de filiação, mantendo-se o actual sistema para os restantes: 1 voto para quem tem entre um e cinco anos de sócio, 5 votos para os associados entre 5 e 10 anos de filiação, e 20 votos para os sócios entre 10 e 25 anos de casa.

Entre as outras alterações propostas, estão o aumento da duração dos mandatos de três para quatro anos (aplicável só depois de 2012) e a obrigatoriedade de os atletas e presidentes das casas do Benfica serem sócios do clube.

Os novos estatutos do Benfica foram aprovados em Assembleia Geral, com o voto favorável de uma maioria de mais de uma centena de sócios. Entre as alterações, destaca-se a imposição de um candidato à presidência ter mais de 25 anos de filiação e a extensão dos mandatos de três para quatro anos.

Com as novas alterações, os futuros candidatos aos órgãos sociais do clube terão de ter, no mínimo, 43 anos de idade, uma vez terão de ter 25 anos ininterruptos de sócios efectivo (desde a maioridade), enquanto os estatutos anteriores permitiam eleger um presidente com 23 anos (5 anos de sócio efectivo).

LFV defendia 15 anos de sócio para puder ir a eleições, mas a AG não foi da mesma opinião e votou 25 anos.


Espero ter sido a última vez que explico o que aconteceu.
Sem imagem de perfil

De artnis a 26.03.2018 às 17:25

João Ferreira

Se és sócio - 'falas' com um a caminho dos 55 anos, EFECTIVOS, sempre presente, até à vergonhosa AG conduzida para a alteração dos Democráticos Estatutos do S. L. Benfica - não tentes explicar, a quem não conhece o que REALMENTE se passou, o que não tem explicação !..

Nem as eleições antecipadas, na habitual política de 'eucalipto', temendo o 'amigo do peito'' que trouxe para o Clube, em 2009 tiveram razão de existir !...
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 26.03.2018 às 18:29

João Ferreira, podes embelezar a "vergonha" conforme quiseres. A verdade é que foi feito.

Até foi feito com um pretexto ridículo.... "Querem tomar o Benfica de assalto", e na altura, até penso que foi capa do Jornal Record (numa altura em que não era o "Jornal do Sporting") que os ESPANHÓIS queriam comprar o Benfica... pah....

O "medo" (na minha opinião infundado...) de o Veiga conseguir apoios suficientes fizeram com que até se metesse abaixo uma direção e se antecipasse eleições só mesmo para não ter (ou praticamente não ter) concorrência....

E a alteração de estatutos foi... Foi uma vergonha. Não tenho outra palavra.

Da mesma forma que este golpe de teatro que o Azevedo de Carvalho fez no Sporting foi apenas e só com esse intuito.... perpetuar-se no poder. E lá conseguiu. Um zé-ninguém na vida que pouco mais fez do que falir empresas e casamentos. Agarrou um tacho e viu uma "orde" de pessoas 'desesperadas' (por títulos, leia-se) que só precisavam de ouvir as palavras certas. Que começaram com promessas de sei lá quantas dezenas de milhões vindos de um fundo da.... Russia. Fundo esse que foi desmentido pelos próprios Russos envolvidos nessa mentira.... Foi a primeira prova do tipo de pessoa que é Azevedo de Carvalho. O resto... bem, o resto o próprio tratou de mostrar.

Agora, concordo que o LFV é muito mais inteligente que o BdC e não se expõe como o maníaco. Concordo que LFV não envergonha o Benfica como o BdC envergonha o Sporting. Até consigo concordar que BdC é muito mais parecido com Vale e Azevedo do que com o LFV... agora que no cerne da questão, serão farinha do mesmo saco ? Bem, poucas dúvidas tenho.

Ambos queriam um tacho perpetuado, e conseguiram-no. Ponto.

Um é melhor gestor que outro e tem títulos que o outro não tem nem aparenta que virá a ter.

Um é muito mais racional e o outro é extremamente emotivo.


O que quero dizer é que claro que há diferenças, mas que no profundo cerne.... são iguais.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.03.2018 às 17:58

Ora aí está Lusitanista, farinha do mesmo saco.
Perfil Facebook

De João Paulo Gonçalves a 26.03.2018 às 15:17

Como Benfiquista dou-lhe os parabéns por mais um brilhante texto.

Há muito que digo que é mais aquilo que os une do que aquilo que os separa. Já o disse inclusive aqui neste blogue ao Rui Gomes, que na altura, há uns meses, não concordou comigo.
A única diferença mesmo é o sucesso que conseguiram para os seus clubes, o qual espero que em relação ao meu, nunca venha a ser verdadeiramente manchado. Com provas, não por simples difamação.

Não haja dúvidas de que estamos (todos) bem entregues...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.03.2018 às 18:05

João Paulo Gonçalves,
Obrigado pela apreciação. Sei que na "nação" benfiquista, como na sportinguista existe gente bem formada, sensata, atenta, que sabe reconhecer os aspectos positivos e negativos. É com esses que gostamos de manter uma sã rivalidade, importante para os dois clubes. Ser presidente dá algum prestígio, mas muitas dores de cabeça. E é talvez, por isso, que o "baixo nível, impera nas direcções das duas instituições.
Sem imagem de perfil

De Francisco Pereira a 26.03.2018 às 16:20

Eles bem tentam definir de entre sportinguistas, sportingalhos, sportinguenses, croquetes, híbridos e outros tantos mas o ADN está bem presente neles todos, quando cheira a esturro, falam sempre do Benfica, perdem um jogo, falam do Benfica, ganham um jogo, falam do Benfica.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De ZucaBerg a 26.03.2018 às 17:34

Essa é a ‘directriz’ fundamental do “programa” do ‘amigo do Al’...
Sempre e só, fale-se do Benfica, que os “apaniguados” continuarão ‘devotos’.
5 anos se passaram, mais virão, mas está tudo controlado, desde que o Benfica não seja DecaCampeão!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.03.2018 às 18:09

F. Pereira,
Problema meu, mas não entendo o seu comentário. Quem está em vias de esturricar é o Benfica. E no que me diz respeito, só falo do SLB, que respeito como rival, quando joga com o meu clube.
Sem imagem de perfil

De ZucaBerg a 26.03.2018 às 22:07

Hehehe
Os devaneios que se lêem apor aqui...
NV, até leio com gosto os seus posts... mas este comentário é um pouco tresloucado/desejo secreto!
O Benfica esturricar???
Eu percebo que o deseje, mas daí até acontecer, vai uma diferença abismal...
Passar-se-ão muitas mais décadas de insucessos desportivos do seu clube, até o Benfica começar (também ele) a fraquejar!
Mas... siga esse seu desiderato!
Faz bem ao ego...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.03.2018 às 01:34

Se segue os meus posts deve saber que respeito o Benfica e considero que é importante como rival. O Benfica tem passado por um bom momento, mas já passou por momentos maus. Quando falo em "esturricar" refiro-me a coisas que estão a acontecer fora das quatro linhas. Pode ou não acontecer. Vamos esperar. E por fim quero dizer-lhe que o futuro é sempre imprevisível. Gosto de ter os pés assentes na terra e não canto de galo antes de tempo. Olhe para o passado recente e recorde.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 26.03.2018 às 16:22

Excelente texto, extremamente inteligente e mordaz!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.03.2018 às 18:11

BJC,
Obrigado pelo comentário.
Sem imagem de perfil

De artnis a 26.03.2018 às 16:54

Como indefectível Benfiquista, a quem a grandeza do Sporting merece o maior dos Respeitos, só lhe posso dar os meus parabéns por tão factual e brilhante texto !!!

Com esta estouvada Julieta e o cada vez mais 'maduro' Romeu não se prevêem grandes melhorias entre Montéquios e Capuletos !...Penso eu de que ...!!!
Sem imagem de perfil

De A. Coelho a 26.03.2018 às 17:29

De facto é um texto bastante revelador:
1. pelos amens que recebe dos benfiquistas;
2. por comparar peidos com marmelos (com desculpa da expressão).
Meter no mesmo saco quem activamente adultera a verdade desportiva, manipula instituições e pessoas e pretende branquear assassínios e alguém que, até agora que se saiba, só pode ser acusado de má educação e grosseria é obra. Se quiserem podem também acusá-lo de má gestão...
Algumas atitudes de BC causam-me asco, mas quer LFV, quer este texto causam-me muito mais asco de tão nauseabundos que são.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.03.2018 às 19:24

A. Coelho,
Tenho alguma dificuldade em responder a este comentário, pois tenho receio de estar a lidar com alguém de elevada suscetibilidade. Por isso não vou responder em concreto e ponto por ponto. Em abstrato, digo-lhe que as comparações entre pessoas, que têm sempre diferenças, são generalizações, sobretudo quando usadas em sentido caricatural. Para além disso, todos nós temos defeitos e virtudes. Saber brincar com eles parece-me ser algo positivo. Mas posso estar enganado, pois não sou dono de nenhuma verdade.
PS: É apenas uma curiosidade, mas não o vi mostrar asco em relação ao texto, aqui publicado, em que BC compara LFV a Al Capone.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 26.03.2018 às 18:18

Caro Nação Valente,

Desculpe-me mas discordo muito deste post.... não se trata de defender/atacar BdC, trata-se de não inverter a realidade! Existem muitas diferenças entre BdC e LFV.... e na minha opinião BdC até é mais parecido com o inicio do PdC.

Primeira diferença, LFV é sócio dos 3 Grandes e foi Presidente do Alverca, que levou à falência..... que eu saiba BdC é apenas sportinguista.

Segunda diferença, LFV começou como apoiante de Vilarinho..... BdC é um anti-sistema, contra tudo e todos que passaram no Sporting,

Terceira diferença, LFV raramente comenta e raramente expõe a sua opinião pessoal.... nem vale a pena explicar o que é a comunicação de BdC.....

Podia continuar, mas acho que é claro que são dois personagens bastante diferentes.... o que eu acho que poderia ter mais sentido é dizer que genericamente todos os Presidentes de clubes de futebol são irmãos separados à nascença na arte de iludir as massas.... nada de novo na nossa sociedade, parece é que alguns acordaram agora para essa realidade!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 26.03.2018 às 19:35

Caro Schmeichel,
Todo o direito em discordar. Se ler o meu texto como uma caricatura pode entender o sentido. Aceito, porque é uma evidência, que LFV e BdC são pessoas diferentes. Aliás não há duas pessoas totalmente iguais, nem os gémeos verdadeiros. Por isso as diferenças que aponta são indiscutíveis. Para além disso, "todos os Presidentes de clubes de futebol são irmãos separados à nascença na arte de iludir as massas" . Ora aí está.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 26.03.2018 às 18:37

E para o elenco da novela da TVI estar completo o que é cego é-o porque dorme com os tres olhos fechados.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo