Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ser do Sporting... Take II

Rita Garcia Pereira, em 15.01.19

 

21247397_YqI32.jpeg

 

Tenho estado aqui a pensar que o que distingue o Sporting de outros clubes é o facto de sermos autofágicos. Independentemente de gostarmos ou não da actual Direcção, ganharam as eleições. Dito isto, o que se devia estar a fazer, em vez de apelos constantes a um passado que não pode deixar grande memória, é olhar para o futuro. Não o futuro de cada um dos membros que ocupa um concreto lugar na Direcção mas o de um Clube que deveria estar acima de questões pessoais.Quem não percebe isto pode ser de um clube qualquer mas dificilmente será deste. )

 

Fui das que se rendeu ao actual treinador e, não obstante os últimos resultados, mantenho que a sua vinda teve muito mais vantagens do que desvantagens. Importa não esquecer o estado do Clube há uns meses, da mesma forma que a questão financeira não se iniciou com Alcochete (apenas piorou com o que de grave ali se passou dramaticamente). Não é mistério algum que o Sporting apresenta fragilidades e, ainda assim, tem sido capaz de apresentar uma resistência inédita.

 

É muito fácil celebrar vitórias. Os verdadeiros Sportinguistas, contudo, são os que sabem, também, estar nas derrotas. E, do mesmo passo, os que, a coberto de interesses pessoais, não transformam empates em derrotas. De facto, muitas vezes, os nossos piores inimigos estão demasiado perto.

 

publicado às 19:46

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De João a 15.01.2019 às 17:47

Aliás, os nossos piores inimigos estão ainda mais perto do que podemos imaginar!
Sem imagem de perfil

De PSousa a 15.01.2019 às 18:55

Quase tudo dito, basta ver os comentários ao jogo contra o FCP.
Perfil Facebook

De Rita Garcia Pereira a 15.01.2019 às 19:53

Exactamente. Foram esses que determinaram o meu post. Parece que há quem fique feliz por ver o Sporting perder...
Sem imagem de perfil

De PSousa a 15.01.2019 às 20:10

E eu que sigo muito próximo as modalidades, até fico estupefato, com alguns comentários com por exemplo a única derrota no hóquei em patins.
Esses seres, ditos sportinguistas, parece estarem à espera que o nosso clube perca ou empate. Tristes...
Pois tristes, para mim, são aqueles que festejam ou ficam contentes com as "derrotas" dos outros.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 15.01.2019 às 20:11

E eu que sigo muito próximo as modalidades, até fico estupefato, com alguns comentários como por exemplo na única derrota no hóquei em patins.
Esses seres, ditos sportinguistas, parece estarem à espera que o nosso clube perca ou empate. Tristes...
Pois tristes, para mim, são aqueles que festejam ou ficam contentes com as "derrotas" dos outros.
Perfil Facebook

De Rita Garcia Pereira a 15.01.2019 às 20:16

Nem mais, nem mais...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 15.01.2019 às 19:28

Na realidade, o Sporting é um clube que vive numa instabilidade sistemática. É que os sportinguistas vivem o seu clube numa inquietação permanente. E a inquietação é má conselheira, ora traz a impaciência, ora suscita entusiasmos precoces.

Como a Rita refere “é muito fácil celebrar vitórias”. É verdade. Para o tempo das dificuldades e dos desaires falta-nos resiliência, sentido de observação efectiva e de espírito crítico, de paciência e de coragem.

Perfil Facebook

De Rita Garcia Pereira a 15.01.2019 às 19:54

A espaços, damos mostras de as termos. O problema é o que ocorre nos intervalos disso...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.01.2019 às 19:54

Take.. I
Não sei se hei-de concordar ou mesmo discordar.
Contudo, autofágico são os portugueses em geral e o Sporting é o clube que melhor e adequadamente representa a sociedade. Por a sua variedade classista de adeptos.

Essa segunda parte tem pergunta: refere-se só ao passado recente ou a um passado também recente mas, menos recente?.
Gostaria de entenderla.. Pois, uns lutaram por o clube em piores condições e os outros iam acabando com o clube.

A terceira parte do texto é interessantissima.... Verdadeiros sportinguistas!?!.. 🤔
No meu pessoalíssimo caso fui sportingado.

Concordo, absolutamente com a sua ultima frase.

Take.. II
Acha mesmo que com este género de reclamação vai modificar algum autofágico? Ou será que... 😁
Ou mesmo algum, não verdadeiro sportinguista?

P. S. Desculpem por a desagrabilidade minha. É que não consigo ver o que de positivo trás este género de discurso e mais ainda, duma pessoa importante no universo sportinguista. Não fosse e calar-me-ia!
Mais uma vez, desculpem-me!.
Perfil Facebook

De Rita Garcia Pereira a 15.01.2019 às 19:59

Só não acho normal que sportinguistas se sintam contentes por ver o Clube empatar. Apenas isso. Podemos até não gostar da Direcção mas, caramba, preferir o mal do Clube para se ter armas para criticar é triste. Não vejo isso nos outros clubes, pelo menos desta forma tão vincada. E é apenas isso que lamento.
Ver as redes sociais no dia seguinte ao do jogo com o Porto foi surreal.
(E não peça desculpa. Nada tem porque a pedir)
Perfil Facebook

De Nathaniel Fernandes a 15.01.2019 às 23:40

Concordo plenamente que se faça comentários com o esse Take II, pois senão mudar ninguém ao menos um sportinguista como eu tem o contentamento de saber que existem alguns sportinguistas com a cabeça no lunar e com os quais me identifico.

PS. Para que o mal prospere basta que os homens* de bem nada façam.

* Nesse caso mulher de classe


Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 15.01.2019 às 20:31

Já pelo menos desde JEB que há 'sportinguistas" contentes com o insucesso do clube.

Houve nessa direção, houve com GL, com BC e há agora com FV.

Tenho para mim que felizmente foram e são em pequeno número e nao querendo menosprezar ninguém, creio que adeptos desses nao fazem falta ao Sporting.

Mas o contrário que é ver as coisas correrem mal e achar normal e conformar-se também nao ajuda - porque com essa postura as coisas correm mesmo mal e no fim acabamos só a discutir se a culpa é do Bruno ou o Frederico.
Sem imagem de perfil

De yazalde a 15.01.2019 às 20:54

Eu quero que o clube seja com que presidente for mas perder com o pacos de arcos nao vai mal ao mundo , se e para brincai a hoquei, brincar ao ciclismo, brincar agora ao futsal, os juniores uma miseria sub 23 idem a equipa principal idem se nao for para nao ganhar nada aceito que digam agora para ganhar titulos so por milagre ai ja nao aceito os resultados estao ha vista liga principal de futebol por este andar nem daqui a vinte anos
Imagem de perfil

De Clorophilo a 16.01.2019 às 02:01

Yazalde:

WAKE UP!

Grosso modo, entre 1980 e 2000 a Associação de Futebol do Porto tomou de assalto o futebol português e desse forma permitiu que seu principal associado e líder de facto, o FCP, abocanhasse a maioria dos títulos nacionais e, até, alguns internacionais (Há relatos fidedignos acerca de árbitros internacionais que beneficiaram de "contrapartidas" idênticas àquelas que serviram para subornar os árbitros portugueses!)

Depois, de 2000 a 2006, houve um período que classifico de, revolucionário, marcado por uma certa desordem, culminando com o processo Apito Dourado (Curiosamente [?...] nesse espaço temporal o Sporting vence 2 campeonatos!).

Depois, de 2006 para cá, assistiu-se à imposição da nova tirania de cariz vigilante e persecutório, a qual, o tiranete repetidamente denominou por «Estrutura»... Termo que eu desprezei e ridicularizei, mas que afinal - perante o esquema revelado através do conteúdo dos "e-mails" - fazia, e faz, todo o sentido: o benfica tinha (e, atenção, ainda tem!) uma estrutura montada que lhe permite dominar todas as sub-estruturas (liga, clubes, arbitragem, disciplina, mass media, etc.) do futebol desde então até aos dias de hoje.

Portanto, nestes quarenta anos, o Sporting Clube de Portugal ou, dito de outro modo, «a família sportinguista» tem andado meio abananada. Estamos abasurdidos porque - à natureza constitutiva do nosso Clube: leonina e virtuosa, retiraram, pelas razões acima referidas, aquilo que normalmente decorreria da sua acção e que é: VENCER.

É também por isso, e para rematar, que muitas vezes ficamos sem saber como responder, às tuas exigências e comentários meio alucinadas...



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2019 às 21:28

Um dos aspectos deste cenário que se debate aqui - que poucos terão conhecimento - é que o lunático ex-presidente continua com tentáculos.

Para o efeito, basta verificar os abutres que apareceram no Camarote Leonino logo após a derrota com o Tondela e novamente após o empate com o FC Porto.

Alguns leitores ainda tiveram oportunidade de ler as narrativas antes de eu apagar todos os comentários.

Imagino que o que ocorreu aqui terá sido repetido em vários outros espaços da blogosfera e até das redes sociais.

O cancro ainda não foi erradicado!!!
Perfil Facebook

De Nathaniel Fernandes a 15.01.2019 às 23:44

Excelente leitura.
Sem imagem de perfil

De J. Oliveira a 16.01.2019 às 00:48

Os "sportinguistas" que desejam ou ficam contentes com os desaires do Clube, é óbvio que NÃO são sportinguistas! Ponto. Para mim o mais importante sempre foi o Clube e não tanto o presidente A, B ou C ou o jogador X,Y ou Z. E penso que esta forma de pensar - passe a imodéstia - é a que deveria caracterizar quem ama o Sporting. ou - atrevo-me a dizer - qualquer outro clube. O Sporting no seu todo e como instituição, deve ser o bem maior. Concordo, pois, com Rita Pereira.
Saudações Leoninas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 16.01.2019 às 17:12

Os adepto, dos clubes são de uma forma geral, um grupo heterogéneo. Provêm de diferentes extractos sociais, e de diversos níveis culturais, para além da sua personalidade específica. Isso explica a diversidade de pensamento e de postura. Nesta perspectiva conseguir a unanimidade é uma utopia.

No que diz respeito ao mundo sportinguista, distingo, neste momento, dois grupos em termos genéricos: os que vivem o clube com paixão e que reagem aos maus resultados com maior ou menor naturalidade, mas que não poem em causa o seu Sportinguismo e os que em muito menor número se fidelizaram ao culto a uma pessoa como salvador, e que não conseguem sair desse registo.
Festejam as derrotas como forma de voltar ao velho "status".

Esta Direcção foi eleita e tem um mandato para cumprir. Cabe aos Sportinguistas apoiá-la, criticamente quando for o caso, e avaliá-la quando chegar o tempo certo. Os seguidores do culto da personalidade, com todo o direito, devem merecer apenas vigilância qb.


Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo