Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ser grande

Rui Gomes, em 30.07.20

21105016_F4Vcq.pngO Sporting CP foi grande no futebol mas hoje - e muito me custa reconhecê-lo - já não o é. É absurdo repetir-se todas as épocas o chavão de que o Sporting como um grande do futebol português, compete para ganhar, quando não existem condições para tal. E aqui há três opções.

Viver na ilusão de um milagre, coisa que não se afigura infelizmente provável. Dizer mal do Clube e de quem nele manda, cultura muito sportinguista e que não leva a lado nenhum. Tentar inverter o ciclo da decadência, a síndrome da decepção anual, para recuperar o papel cimeiro que ambicionamos, porventura merecemos, mas que, para já, não desempenhamos.

A falta de coesão é história antiga, fruto de direcções fracas que permitiram a emergência de poderes de facto e de gente que confunde liberdade de expressão com conspiracionismo permanente. O resultado é deveras triste mas real: o Sporting Clube de Portugal não tem condições, nem estabilidade, para poder ser o motor de um projecto ganhador no futebol profissional da actualidade, porque infelizmente os seus sócios não conseguem fornecer o indispensável respaldo.

A falta de estofo financeiro da SAD resulta de um complexo de factores, onde avulta uma gestão pouco rigorosa e, nalguns casos, pouco profissional, dos activos do Clube e da sua projecção desportiva. Casos como o da Doyen e de Mihajlovic, que custaram milhões ao Clube, são disso gritante exemplo.

Não me interpretem mal; o Sporting é grande em valores e princípios, mas para voltar a ser grande no futebol tem de mudar de vida.

Excerto de um texto da autoria de Carlos Barbosa da Cruz, em Record

publicado às 09:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


41 comentários

Sem imagem de perfil

De Perry a 30.07.2020 às 09:04

Conversa para vender a SAD, que é aquo que este senhor é o genro procuram há muito. Há grandes interesses nesta situação. Para mim nem que vamos para os distritais, nunca o faremos. O que o clube necessita é de uma boa estratégia e competência em todas as acções do clube, nem sempre se vai acertar, mas se essas premissas perdurarem independentemente de quem governe os destinos do clube, o Sporting se ergara. Se a sua SAD for parar a mãos particulares, acontecerá o mesmo que estamos a ver em todas as SADs do futebol em Portugal, uma desgraça, o dono ou donos dos clubes olham mais para os seus interesses que não jogam com a competividade do mesmo, vejam - se algumas das SADem Portugal de particulares em Portugal, Portimonense, Aves, Belenenses, Estoril, em todas elas se visam o lucro para os seus donos e a sua competividade é estar na segunda ou quase. Só em Inglaterra algumas SADs são saudáveis pois o futebol gera milhões em receitas televisivas, mesmo sendo grandes centros onde os seus donos lavam dinheiro. Em Portugal será um grande fiasco, vão contar aos sócios do clube o canto da sereia e se cairmos, havemos depois de torcer a orelha e não deitar sumo. Os Belenenses não passaram para as mãos da SAD, o seu complexo desportivo, tal és Ainda se safem por isso, os sócios do Sporting costumam ir na cantilena de quem os governa, ou de pessoas que nunca deram nada ao clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 09:37

É bastante curioso, li and transcrevi o artigo e a venda da SAD nunca me passou pela mente, no entanto o Perry chegou imediatamente a essa conclusão.

Mais uma "brilhante" inspiração sua, em linha com outras que manifestou recentemente.
Sem imagem de perfil

De Perry a 30.07.2020 às 09:58

Rui, se estiver atento aos escritos do Sr Carlos Barbosa da Cruz e do seu genro, vai lá chegar, quanto mais o clube estiver pior, ou seja neste caso nós resultados desportivos, mais se falará nisto infelizmente, é quando se fala em mudar de vida, é o que? Aqui é seguindo a orientação dos escritos do Sr. Barbosa da Cruz, vai lá dar. Vou dizer uma coisa ao Sr. Rui, tenho uma empresa desde os 28 anos que tem 50 trabalhadores, felizmente até hoje, nunca lhes faltei com nada, Deus queira que isso aconteça até me retirar, que já não falta muito, o meu pai que tinha um café desde os anos 50 em Lisboa ensinou-me a amar o Sporting, conheço muito bem o clube, unca tive nada a haver com ele a não ser pagar as minhas quotas e dos meus e as game boxes, por hoje aqui me fico.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 10:07

Os meus parabéns pelo sucesso na sua vida profissional. Também nunca duvidei do seu sportinguismo nem tal me compete, mas algumas das suas observações são deveras bizarras, a exemplo do que disse aqui ontem.

Não sei o que Carlos Barbosa da Cruz tem em mente, mas ao ler este artigo nunca me ocorreu que o alvo do seu escrito seja a venda da SAD. E se porventura é, não passa de uma opinião.
Imagem de perfil

De relva a 30.07.2020 às 15:06

Para que se saiba tal já tá previsto para 26.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 15:50

Explique-se...
Sem imagem de perfil

De RCL a 30.07.2020 às 09:54

O Sporting não ganha o campeonato de futebol há 18 anos. No entanto, não deixou de ser grande, nem de ser competitivo. Em 2015/16 só não ganhou porque, como diz Santana Lopes, não estava escrito nas estrelas. Há 2 anos tinha tudo para ir à LC não fossem os estranhos acontecimentos pós - Madrid.
Ninguém, em juizo perfeito, esperava ganhar o campeonato em 2019 e 2020. Na próxima época com a formação(3 já deram provas) e com o reforço de 3/4 jogadores de fora com elevado nível competitivo(tem que ser titulares de caras) teremos possibilidades de chegar à LC.
Rúben Amorim parece ser o treinador certo para este projeto, espero que o CD também esteja à altura. Já chega de contratações falhadas.
No que respeita à SAD terá que continuar maioritariamente no clube.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 10:51

Não está nem nunca esteve em dúvida a grandeza do Sporting como clube, pelo contrário.

Já no que diz respeito ao futebol profissional, há muito para dizer e, infelizmente, para criticar (construtivamente, claro).

Não sei se a SAD tem os meios à mão para fazer contratações que façam a diferença. Veremos...
Sem imagem de perfil

De William a 30.07.2020 às 10:36

Mas cada texto da autoria deste senhor "sportinguista" é sempre para denegrir o SCP?

O que vale é que vozes de burro não chegam ao céu...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 10:47

Não me parece que seja esse o caso. Infelizmente, neste momento, no que ao futebol profissional diz respeito - que é o tema do escrito dele - não há muito de positivo para dizer.

Aliás, também não me parece que ele esteja muito longe da realidade, neste contexto.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 30.07.2020 às 11:37

Estou completamente de acordo com o têxto de Barbosa da Cruz e até fico perplexo com alguns comentários aqui descritos. Um clube que fica em 4º na classificação geral do nosso campeonato, atrás do Braga, como é que pode ser considerado "grande no futebol" ? A continuar assim, não vale amdarmo-nos a iludir, existem coisas a fazer de imediato, a começar por encontrar alguém que consiga unir a nossa grande massa associativa. Se considerarmos todas as modalidades existentes no clube, não tenho dúvidas de que somos o maior clube nacional e da Europa, mas em relação ao futebol que é a "mola" real de qualquer clube, estamos bem atrás de Porto e Benfica, e se continuar-mos assim, o Braga que trabalha excelentemente ao nível do futebol, acaba por passar-nos à frente..!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 30.07.2020 às 14:33

Mais grave que o 4º lugar da Liga e de nao termos conseguido nenhum outro titulo menor nem uma final que fosse , é vermos a qualidade do nosso plantel e que para ja nada ainda foi feito para alterar esta triste e decepcionante realidade, isso sim é o que preocupa e imagino o Carlos Barbosa da Cruz e a todos nós.
O desinvestimento na qualidade coloca sim em causa o titulo de grande clube , esperemos todos que seja somente uma grande nuvem negra passageira e que o verde do Sporting volte a ser brilhante como o é a sua historia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 18:03

Sim, acho que o autor, sobretudo, pretende sublinhar o momento (hoje e já há algum tempo) em que o futebol do Sporting não tem sido o futebol de um grande.

Pelo menos é essa a minha leitura e não me parece errada.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.07.2020 às 14:56

José Silva,

Não foi a primeira vez que o Sporting ficou em 4º nesta prova. E não deixou de ser um Grande. Depois disso chegou a ser primeiro. Agora que não estamos no mesmo nível que os nossos rivais directos, é um facto. E também é verdade que poderemos voltar a estar.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 30.07.2020 às 15:05

Que iremos voltar a estar estou completamente convicto , a vida dos clubes é mesmo assim de muitos altos e baixos , de eras prolongadas de dificil explicaçao como as que tem passado ultimamente o Sporting , acredito que esta Direçao actual ainda pode fazer melhorar alguma coisa porque tambem pior ja começa a ser dificil , mas nao o que a maioria dos sportinguistas pretende , aquele nivel onde pertence o Sporting , agora nada á a fazer é aceitar a realidade e seguir o caminho caminhando , outros melhores dias acabarâo por chegar.
Sem imagem de perfil

De António Vieira a 30.07.2020 às 15:15

O Sporting Clube de Portugal não é só futebol....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 15:49

É verdade, mas o futebol profissional é a espinha dorsal do Clube.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.07.2020 às 12:39

São palavras duras, e apesar de exageradas (o Sporting será SEMPRE grande) põem o dedo na ferida: por estes tempos é difícil levar a sério a nossa crónica candidatura ao titulo.

Estamos muito atrás de Porto e Benfica financeiramente, e falta habilidade a esta direção (daqui a uns anos Varandas será recordado como o Godinho 2) para reverter o ciclo.

Mas os ciclos revertem-se! Assim é a história!

E se para o ano formos à Champions? E se for verdade que o Porto tem à sua espera um deserto, devido à ruína em que se encontra?

É improvável que sejamos campeões para o ano, mas pelo menos, é porque somos grandes, vamos tentar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 15:48

Apuramento directo para a fase de grupos da Champions para o ano, já seria uma boa realização. Isto, caso o título não esteja ao alcance.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 30.07.2020 às 12:58

É impossível concordar com esta abordagem de CBC. Pela lógica de CBC Barcelona ou Manchester United ou Liverpool não seriam considerados grandes clubes europeus e mundiais. Todos estiveram décadas sem ganhar campeonatos. Não deixaram de ser grandes por isso. A Assumpção de uma certa memorização desportiva por CNN parte de ilustres Sportinguistas não faz bem ao Sporting. O Sporting é um gigante, visto que ainda resiste a estas coisas.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 15:46

Compreendo que é um tema muito discutível, mas ele não se refere ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, mas sim ao futebol profissional.

O Manchester United teve décadas sem ganhar campeonatos?... É verdade, mas tem de recuar para o período de 1911 a 1952.

O melhor exemplo das diferenças de culturas desportivas encontram-se noutro enquadramento que por sinal já aqui referi: por duas vezes, com o lendário Alex Ferguson ao leme, os red devils ficaram em 11.º lugar na Premier League, salvo erro logo na sua segunda ou terceira época. Isto, no Sporting, seria causa para despedimento imediato.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 30.07.2020 às 18:35

Percebi, mas discordo. O Sporting, sem futebol, não existiria e é altamente duvidoso que subsistisse em tudo o resto na dimensão que alcançou e que ainda tem. Não se pode separar futebol e Sporting. O Sporting é um gigante. A diferença que o separa do Braga, para falar no clube que todos parecem querer fazer tão grande como o Sporting, é planetária. Só quem nunca viveu noutro país ou viajou para fora de Portugal poderia pensar que não é de facto
assim. Outra coisa é perceber o óbvio, que só quando tivermos melhor equipa que Porto e Benfica poderemos voltar a ser campeões nacionais de futebol. Mas não adianta embarcar em mistificações, nem de falsa grandeza nem de falsa pequenez. A realidade é feita de coisas as vezes mais prosaicas. Verdade é que Salvador é um mau trolha e um bom dirigente desportivo, enquanto Varandas é um bom médico e um fraco (mau?...) dirigente desportivo. Como um dirige o Braga e o outro dirige o Sporting, ou Varandas aprende alguma coisa de jeito rápido ou vamos muito provavelmente continuar a oferecer terreno ao Braga e a confundir conceitos.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 19:31

Fundamentalmente, não discordo das suas considerações.

Acho, no entanto, que o autor, que até é sportiguista, não pretendia subestimar o Sporting, apenas fazer sentir que o seu futebol profissional hoje e há muito que não está à alturada grandeza do Clube, e nesse contexto tem razão.
Imagem de perfil

De relva a 30.07.2020 às 15:09

Excelente texto do sr barbosa da cruz, dos poucos que se podem ler e houvir.
Sem imagem de perfil

De Mário Ferreira a 30.07.2020 às 17:49

Sim!
Com os Houvidos!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 18:00

Sim... terá sido um lapso ortográfico, embora eu tenha ficado na dúvida. Por vezes o pessoal usa termos estranhos ao dicionário da língua portuguesa.

De qualquer modo, fica o humor...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.07.2020 às 15:20

A análise de Barbosa da Cruz está correcta. E é tão evidente, que é uma verdade à La Palice. Também não vejo no texto explícita ou implícita qualquer venda da SAD. Mais, não vejo qualquer sugestão concreta. A frase "no futebol tem de mudar de vida" é tão vaga que dá para imaginar tudo. O que não dá para imaginar é meter a SAD ao barulho, até porque se refere apenas ao futebol jogado
.
Penso que Barbosa da Cruz não aponta mudanças específicas porque não as têm. No ponto em que nos encontramos, nem sei se haverá quem as tenha. Estamos há muito num ciclo pernicioso difícil de inverter.
Apostar na formação, talvez seja uma hipótese, mas não chega, porque é volátil. Produzir e vender activos com valor, outra, mas não é taxativa. Arrumar a casa limpando o lixo tóxico, inevitável. Criar uma estrutura profissional competente, imprescindível.

Em suma há uma multiplicidade de factores simultâneos e conjugados que precisam de tempo. E há um factor fundamental, que não vejo no horizonte. A compreensão realista dos adeptos. Enquanto assim for não há direcções, sejam elitistas ou populistas, que resolvam o problema.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 15:38

Excelente análise, caro Nação Valente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 18:05

Tudo certeiro, mas gosto especialmente do seu último parágrafo.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 30.07.2020 às 18:42

Caro Nação Valente,
Não posso deixar de parabenizar a lucidez, clarividência e genuíno Sportinguismo.
Respeito e admiração, pelo retrato fiel do seu comentário.
Obrigado, é um prazer ler e viver, com este espírito e sentido da critica constitutiva, o nosso Amor pelo Sporting CP.
Grande Abraço e SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.07.2020 às 21:55

Obrigado. Abraço.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.07.2020 às 15:48

Claro que o Sporting é um dos 3 grandes, não haja dúvidas sobre isso.
Mas querem comparar a massa associativa do Sporting com outros clubes que não os do porto e benfica?
Haja paciência... O Sr. Barbosa da Cruz parece-me até ser dos comentadores mais sóbrios. Mas estar a abordar este tema, desta forma... não traz absolutamente nada de construtivo e acaba por minimizar o nosso clube. Aliás, à semelhança do que o nosso presidente veio fazer, que veio falar do Braga
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2020 às 15:54

Essa sua comparação não faz sentido!

Certo ou errado, o autor do texto centra as suas considerações no futebol profissional do Clube.
Sem imagem de perfil

De João Tavares a 30.07.2020 às 15:49

o comentário anterior é meu

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo