Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ser Sportinguista

Naçao Valente, em 21.06.22

O que mais e melhor caracteriza o adepto de futebol é a irracionalidade. É uma verdade, pallisseana, que de tão corriqueira, nem merece qualquer desenvolvimento. Nós adeptos, de qualquer clube, somos capazes de nos indignar com uma má arbitragem, e “pintar a manta” mas ficamos de todo impávidos perante a diminuição de direitos, nomeadamente monetários, na nossa condição de cidadãos. Estranhos estes terráqueos diria um ET vindo do espaço.

f97f3848dc78f70ec660bcee3f5d02d6--portugal.jpg

Ser sportinguista ou de qualquer outro clube, uma vez assumido, é como ter uma pele que não sai nem com benzina. Pelo nosso clube perdemos as estribeiras e somos capazes de dizer e fazer muitas coisas que não fazemos normalmente. Se me perguntarem porque sou sportinguista só tenho uma resposta: sou.

Tenho assistido a discussões entre sportinguistas que me deixam perplexo e estarrecido. Pessoalmente não aceito que alguém se considere melhor sportinguista que outro. Nem sequer acredito que haja bons e maus sportinguistas. À nossa maneira todos somos iguais, embora apareçam alguns “melros” sempre prontos para nos dividir. Podemos divergir em aspectos clubísticos, fazer críticas, tanto a atletas como a dirigentes, mas sempre com o foco no máximo denominador comum.

Vem isto, também, muito a propósito da discussão bizantina que se gerou com a questão da contagem  de títulos, que começou com a atribuição, completamente desnecessária,  de quatro títulos  dos anos 30, considerados campeonatos nacionais, ao SLB. Muito depois, alguém do SCP, com alguma razão em função do sucedido, lembrou-se de reivindicar mais quatro campeonatos nacionais. Assunto que como era de esperar ia dar azo a diversas interpretações e discussões, que vão para além do âmbito clubístico.

Reconheço que isto é um assunto bastante polémico, mas como livre-pensador, não abdico da minha apreciação pessoal, mesmo contra a corrente maioritária. Em resumo, foi errado atribuir esse títulos ditos experimentais, ao Benfica, como está a ser errado atribuir os mesmos conquistados nos anos 20 e 30 ao Sporting. Em boa verdade, e depois de uma pesquisa simples sobre o assunto concluí que o actual campeonato teve origem em 1938 e só a partir daí devem ser contabilizados os títulos.

"Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e Regulamentos da Federação, os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal".

— Federação Portuguesa de Futebol Relatório de Actividades 1938 (FPF)

 "acabar com os Campeonatos das Ligas e substituir o Campeonato de Portugal das jornadas em sucessiva eliminações, por um campeonato de maior rigor e regularidade, pelo sistema de "poule" em duas voltas"

— Acta FPF

1938

Ir para além disto é entrarmos no campo da especulação avulsa. O que na minha análise é correcto, consensual, e que deveria sobrepor-se a todos os jogos de interesses, é o seguinte:

“O Sporting Clube de Portugal nunca quis ter mais títulos do que aqueles que realmente ganhou e assim pode proclamar sem que ninguém o possa contrariar, que em termos de competições oficiais de futebol de âmbito nacional e na categoria principal, é detentor de 4 Campeonatos de Portugal, 19 Campeonatos Nacionais, 17 Taças de Portugal, 9 Supertaças, 4 Taças da Liga e 1 Taça Império.”

Wikisporting.com

É esta a realidade, e é esta realidade que deveria ser aplicada a todos os clubes. E é esta a luta que deveria ser travada. Esta e outras que vão ficando perdidas nos subterrâneos da memória e que se arrestam com as vigarices dos chicos espertos, que nos anos mais recentes têm dominado o nosso futebol.

O que vejo sobre isso é uma apatia sem limites, entre os sportinguistas. Como tal, não me considero nem mais nem menos que qualquer outro, seja ele sportinguista ou não. Gente desonesta, corrupta existe entre os adeptos de todos os clubes, mas ser sportinguista devia implicar, fazer um esforço de racionalidade para separar as águas e guardar energias para as lutas realmente importantes.

Ser sportinguista não é roubar, porque outros roubam, nem é distorcer porque outros distorcem. Ser sportinguista é discutir, serenamente, sem facciosismos. Se nalguma coisa somos diferentes, que seja nisso.

NOTA: O parecer do Sporting CP relativo à questão dos títulos foi admitido à votação na assembleia geral da FPF, que terá lugar no próximo dia 29 de Junho. O documento não fazia parte da Ordem de Trabalhos mas foi incluído a pedido de Francisco Salgado Zenha e Miguel Nogueira Leite, delegados da AG da FPF e elementos do Conselho Directivo do Sporting. O parecer leonino é subscrito por Diogo Ramada Curto e Bernardo Pinto da Cruz.

À margem

Sem prejuízo do que aqui debatemos e da sua importância, é preciso não esquecer que  há vida para além do desporto. A falta de leitura é um défice da nossa sociedade. Por isso aqui deixo uma modesta sugestão: INQUIETAÇÕES,  vendido pela Poesiafaclube, ou através do email: jmateus7@gmail.com.

publicado às 04:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


62 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 21.06.2022 às 08:16

Subscrevo na íntegra o post. Os títulos devem contar tal como originalmente foram criados. Se temos 4 campeonatos de Portugal então são 4 campeonatos de Portugal e não 4 títulos de campeão nacional da 1ª Divisão.

Se há uma ata da FPF a indicar que o campeonato nacional da 1ª divisão começou em 1938, não há como estar a atribuir esse título a ninguém antes de 1938.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2022 às 12:16

Obrigado Mike, pela opinião. Esta discussão à volta da transformação dos chamados campeonatos de Portugal, em campeonatos da 1ª divisão, talvez não existisse se a contagem de provas anteriores a 1938, designadas com campeonato experimental e que serviriam de base ao futuro campeonato, não tivessem sido atribuídos SLB. Considero que estas provas não se podem inserir nos campeonatos nacionais criados em 1938. A verdade é que foram, e não há coragem para reverter. Daí o imbróglio que uma vez criado é difícil de parar.

Continuo a defender que não deixa de ser uma discussão bizantina que não acrescenta nada ao glorioso passado leonino. Aliás desvia atenções de assuntos mais importantes.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 21.06.2022 às 13:31

Acho que a questão é: com que autoridade a FPF alterou a denominação e o cariz duma prova e dum troféu que aconteceu no passado?

Não está em ata que o campeonato nacional começou em 1938?

Há alguma ata dessa altura que indique que as provas que aconteceram de 1935 a 1938 foram incluídas na prova que começou em 1938?
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 21.06.2022 às 13:54

E os quatro títulos experimentais que foram atribuídos ao Benfica , no ano de 94 tinham na capa do rekord 27 mais sete são 34 descontando um experimental são trinta e três, os chicos espertos do Benfica acrescentaram mais três ,eu admiro me o Sporting e o porto ficar calado nessa altura
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 21.06.2022 às 21:17

Mas o Benfica antes disso acrescentou quatro títulos nacionais em vez de trinta e sete tem trinta e três, cada coisa no seu lugar, o que eles fizeram foi vigarice
Sem imagem de perfil

De João F. a 21.06.2022 às 10:30

Fico baralhado com o post. Gostava que alguém me explicasse qual é a diferença entre ganhar o campeonato de Portugal e o campeonato nacional. Será que em ambos os casos não será tanto campeão de Portugal, como campeão nacional?
Sinceramente, não vejo a diferença...

Depois, acho ridículo e anti-desportivo, que um organismo desportivo (neste caso a FPF) se autorize a alterar e anular uma prova disputada 70 anos antes (foi feito em 2006) sem consultar numa AG, depois da referida prova ter sido validada numa AG da FPF em 1938!

A isto, eu chamo com a minha frontalidade habitual: TRAFULHICE, vinda sempre dos mesmos!

Se o falecido antigo dirigente do Sporting Dr. Nunes dos Santos, que foi vice-presidente do Sporting numa direcção de João Rocha - ele que se bateu no inicio da década de 60 nas colunas do jornal A Bola contra os revisionistas da época sobre este assunto - lesse coisas destas, o que ele diria e chamaria aos revisionistas actuais!
Sem imagem de perfil

De João F. a 21.06.2022 às 10:42

Uma informação para aqueles que não se lembram do Dr. Numes dos Santos. Foi este SPORTINGUISTA fervoroso, que depois do roubo do Eusébio ao Sporting com a ajuda da direcção da FPF, comparou o caso ao histórico RAPTO DAS SABINAS.
Sem imagem de perfil

De João F. a 21.06.2022 às 10:42

corrijo: Dr. Nunes dos Santos
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2022 às 12:29

João F

Obrigado pelo opinião. Não esperava do caro João F, outra opinião, sempre alinhado com decisões do clube, mesmo que sejam polémicas e discutíveis. Faz parte de uma corrente de adepto desportivo que vê o clube como uma espécie de "igreja" cujos dogmas não se podem pôr em causa. Com todo o respeito não estou nessa linha, e fui, sou e serei sempre sportinguista.

Quanto ao assunto explanei a minha opinião no texto, e não é a única no mundo sportinguista, e apenas acrescento que são provas muito diferentes com características muito diferentes. Seja como for, são provas ganhas pelo clube, e isso é que é importante.
Sobre o comportamento da FPF, completamente de acordo. E era aí que devia estar o foco da discussão.


Sem imagem de perfil

De João F. a 21.06.2022 às 13:14

Já me chamaram aqui várias coisas, mas ainda faltava a de dogmático!

Se tivesse acompanhado este blogue desde há meia dúzia de anos para cá, teria verificado que não costume seguir dogmas e nem igrejas de qualquer espécie, mesmo vindas do Sporting e teria certamente se apercebido, que me bati durante mais de 5 anos contra o dogmatismo estabelecido dentro do Sporting pelo antigo presidente. Digo-lhe isto para que perceba que o seu "tiro" passou ao lado...

São efectivamente provas diferentes, mas que deram os mesmos títulos a quem as ganhou. A Taça do Mundo, que dá o título de campeão do mundo; o campeonato da Europas das Nações de Futebol e a actual Liga dos Campeões Europeus de Clubes, são provas que deram títulos e continuam a dar e todas disputadas no sistema de grupos, ficando na história apenas os 2 finalistas e relegando para segundo plano os outros participantes.

Para aqueles que dizem que é uma prova disputada no estilo da Taça de Portugal, e que por isso não é um campeonato, lembro-lhes que os resultados da ex-Taça dos Campeões Europeus de Clubes não foi anulada, depois de instaurada a LC actual e os clubes que a ganharam não foram riscados pela UEFA da lista de vencedores, como fizeram os corruptos da FPF com o Sporting!
Ainda recentemente alguém escreveu aqui que o Milan ganhou 4 Taças dos Campeões e 3 Ligas dos Campeões e que é considerado 7 vezes campeão europeu, tal como os da Luz, continuam a ser considerados bi-campeões europeus, por terem vencido 2 Taças dos Campeões!

Eu nunca contestei para fazer notar aos outros que sou diferente, mas sim, quando acho que existe qualquer coisa de injusto. Neste caso, defendi sempre a posição do Sporting desde há cerca de 6 anos, sem me preocupar quem foi o presidente que exigiu a reparação.
O resto para mim são tretas de gente que vive mal o seu sportinguismo.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2022 às 14:27

Vou responder para dizer duas coisas em relação à resposta anterior. Primeiro vou corrigir uma frase:
"Faz, POSSIVELMENTE" parte de uma corrente de adepto desportivo que vê o clube como uma espécie de "igreja". A afirmação mantenho-a na sua essência, porque corresponde á realidade. Agora se o caro João diz que não se insere nessa realidade, só tenho que aceitar, e retirar o que escrevi.

Em segundo lugar e porque o mundo é feito de mudança, como disse o poeta, quero acrescentar o seguinte exemplo: diz-se que a democracia nasceu em Atenas. Pergunto: o que é que tem a ver essa democracia limitada no espaço, e na participação, com a que temos hoje?
Sem imagem de perfil

De João F. a 21.06.2022 às 17:25


"o que é que tem a ver essa democracia limitada no espaço, e na participação, com a que temos hoje?"

O que é que tem o Rio Douro com a nascente limitada onde começa? A nascente é o seu inicio, que lhe dá o ser e a força para se fazer grande e desaguar no mar imenso. A democracia também começou pequenina e com os séculos percorridos depois, chegou aos nosso dias mais rica, com mais valências e espalhou-se por vários cantos do mundo.
Tudo tem um começo que pertence ao passado e quem não o respeitar, nem tem princípios e nem um futuro digno. Tal e qual como os trastes dirigentes da FPF, que não respeitaram o passado ao mexerem cerca de 70 anos depois, numa competição com os resultados confirmados numa AG da FPF em 1938, que a seguir deu o nascimento ao campeonato nacional da 1ª. divisão e Taça de Portugal, mas com a recomendação "SEM PREJUIZO PARA O CAMPEONATO DE PORTUGAL" que tinha sido organizado pela União Portuguesa de Futebol fundada em 1914, que antecedeu o actual organismo que agora dirigem.
Sem imagem de perfil

De Leão da Pontinha a 21.06.2022 às 20:31

João F. para sermos coerentes, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus para si é igual à conquista de uma Liga dos Campeões (para mim não é) deveríamos chamar Liga Europa à nossa Taça das Taças.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2022 às 21:15

Não tenho comentado neste post, mas agora não posso deixar passar este comentário.

A Taça dos Clubes Campeões Europeus e a Liga dos Campeões é exactamente a mesma prova, só a composição dos clubes participantes mudou ao longo dos anos.

A Liga Europa, quanto muito, pode ser comparada à chamada Taça UEFA e não tem absolutamente nada a ver com a antiga Taça das Taças.

Não vamos entrar em exageros!!!
Sem imagem de perfil

De Leão da Pontinha a 21.06.2022 às 22:27

A Taça dos Clubes Campeões Europeus era disputada pelos clubes campeões dos respectivos países, na Liga dos Campeões entram clubes que pode ter ficado em quarto e quinto lugar, na minha opinião, é uma lógica diferente.
A Taça das Taças e a Taça UEFA terminaram e foi criada a Liga Europa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2022 às 23:06

O que é que eu disse?... A prova é a mesma, só a composição do clubes participantes é que mudou ao longo dos anos.

Para o caso, o Sporting foi o primeiro clube português a participar nessa prova, a convite, não por ter sido campeão.

Ao mesmo tempo que a Taça das Taças e antes da Taça UEFA, houve também a Taça das Cidades com Feiras.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 21.06.2022 às 12:36

Por princípio e do que vou observando das dinâmicas dos tempos, não gosto de revisionismos. E neste particular tendo a crer que o Sporting não terá razão na reivindicação dos quatro campeonatos. Reescrever a história é muito perigoso... e fazê-lo à luz dos conceitos contemporâneos é ainda mais.

Aguardarei com muito interesse o resultado desta votação de dia 29 e lerei muito atentamente a fundamentação que da mesma for lavrada em ata. Isto no pressuposto de que essa fundamentação será publicada, para bem da transparência que tanta falta faz ao nosso futebol.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2022 às 12:44

Juskowiaak,

Plenamente de acordo. Nada mais há a acrescentar. Resta esperar pela votação de dia 29, e pela sua fundamentação. Entretanto foquemo-nos no presente e na luta pela moralização do futebol.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 22.06.2022 às 01:54

Juskowiack

O Sporting não está a reescrever a história, a história é como foi, quem já reescreveu a história foi a FPF desse incompetente Madaíl.
Eu honro o esforço, o sangue, suor e lágrimas dos jogadores do Sporting de antanho que conquistaram os 4 Campeonatos de Portugal.

SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2022 às 12:50

Em relação à nota introduzida, com toda a pertinência, acrescento que será mais uma interpretação do que está em causa. E se estou correcto já são três. O que prevejo é que seja qual for a decisão, não vai agradar, nem a gregos nem a troianos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 21.06.2022 às 12:57

Caro amigo Nação Valente

Aguardo com curiosidade a decisão da Assembleia Geral da FPF. O Sporting fez o que tinha a fazer e conseguiu que se debata institucionalmente a questão dos títulos de campeão nacional. Agora terá de provar que a essência desportiva do antigo Campeonato de Portugal foi assumida pela prova que passou a conceder o título de Campeão Nacional. Talvez resida aí a maior dificuldade, pois o Campeonato Experimental da Liga estabeleceu desde logo a diferença com o Campeonato de Portugal ao assumir-se como uma competição destinada apenas às melhores equipas, restringindo a participação a quatro distritos (Lisboa, Porto, Setúbal e Coimbra).

Também será importante, pelo seu simbolismo, o tipo de troféu que foi atribuído aos vencedores do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal a partir de 1938-39. A taça que foi entregue ao vencedor da Liga Experimental, entre 1934 e 1938, é rigorosamente igual à que seria adoptada para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O troféu original do Campeonato de Portugal, com 1,65m de altura e 15 quilos de peso, está sempre presente na final da Taça de Portugal, cuja taça é uma réplica.

Aguardemos pela decisão, mas ocorre-me que o parecer 1 mais votado, aquele que defende que as equipas vencedoras do Campeonato de Portugal entre 1921-22 e 1933-34 devem ser consideradas campeãs nacionais tal como as que ganharam também o Campeonato da Liga entre 1934-35 e 1937-38.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2022 às 13:56

Obrigado caro amigo Leão Zargo, pelos esclarecimentos que acrescenta. O SCP fez o que tinha a fazer em função do precedente aberto. A partir daí está aberta a caixa de Pandora.

A concretizar-se a sua previsão, podemos estar perante uma solução salomónica. Independentemente da solução mais racional, adopta-se o princípio de contentar toda a gente. É o habitual no mundo do futebol.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2022 às 12:58

À margem, muito obrigado Rui por continuar a divulgar as minhas INQUIETAÇÕES poética-literárias. De acordo com o que diz, a falta de leitura é um défice da nossa sociedade, e nesse sentido um povo que não lê, não pode exercer uma verdadeira cidadania. Por isso deixo o apelo: leiam, caros amigos. Pode nem ser o que eu escrevo, mas há muita escolha, e com muita qualidade.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 21.06.2022 às 13:49

O Benfica foi beneficiado em quatro títulos nacionais nem sei donde ele vieram, com o aproximar do porto ,eles lembraram se de acrescentar mais três títulos parece que foi em 2006 com mais um que arranjaram chamados títulos experimentais, que e uma coisa totalmente diferente experimental é experimental, mas os chiços espertos, do Benfica tem a mania das grandezas juntaram lhes esses mesmos títulos, campeonatos nacionais para mim tem trinta e três, o Sporting 19 porto 30, no ano de 94 vinha na capa do rekord quando eles foram campeões nesse mesmo ano tinham 27 até aqui ganharam mais sete, nós sabemos como ,e mais um que tinham de experimental são 33, não tenho nada contra clube Benfica ,mas sim contra os seus dirigentes ,o que já cheira mal ,não mexam mais, deixe se estar como está
Perfil Facebook

De Helder Mestre a 21.06.2022 às 13:49

Então, não é tão bonito ter quatro Campeonatos de Portugal! Não é preciso transformá-los noutra coisa. Mas o que está deveras mal é ter transformado os Campeonatos Experimentais noutra coisa para melhorar o palmarés! Deixem estar o que está feito, dizendo que os clubes X ganharam Campeonatos Experimentais e não Campeonatos Nacionais.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2022 às 14:02

É muito bonito, como diz, ter quatro campeonatos de Portugal, e uma Taça Império atribuída pelo Século ao clube que ganhasse dois campeonatos seguidos. Mais tarde foi descontinuada, mas o SCP é o único clube que a tem.

Quanto ao resto, completamente de acordo.
Sem imagem de perfil

De João F. a 21.06.2022 às 14:12

Os cadernos da Bola juntou durante anos ao palmarés do Benfica 4 Ligas, sem mencionar que eram campeonatos.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 21.06.2022 às 15:51

São 33 e não 37
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 21.06.2022 às 15:53

Então o Benfica acrescentou quatro experimentais ,não são 37 mas sim 33 campeonatos
Sem imagem de perfil

De Jcscp a 21.06.2022 às 13:53

Boas a todos, respeitando a opinião de cada um, a mim parece-me óbvio que o Sporting tem toda a razão em exigir que lhe sejam reconhecidos os títulos de campeão de Portugal ou Nacional que para mim é exatamente a mesma coisa.
A história é aquilo que realmente aconteceu de verdade e não aquilo que escrevemos ou dizemos à posterior ou aquilo que agora vai ser votado.
E aquilo que está claramente documentado é que o Sporting ganhou por 24 vezes a prova máxima de Futebol em Portugal e ao vencedor dessa prova a identidade organizadora atribuía o título de campeão de Portugal ou Nacional que como já disse é exatamente a mesma coisa.
Estes títulos foram todos comemorados pelo Sporting e pelos seus adeptos e reconhecidos por todos aqueles que viviam na altura como títulos nacionais e isso é o que realmente interessa pois essa é que é a verdade histórica.
Podemos discutir se os formatos das provas seriam os mais corretos, que provas é que sucederam a quais, etc.
Mas aquilo que vale é a realidade da altura.
Daqui a 100 ou 200 anos também pode já estar tudo diferente e será ridículo retirar o valor dos títulos de agora só porque entretanto se achou uma forma melhor da atribuir o título de campeão.


Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2022 às 14:43

Jcscp

Obrigado pela opinião que respeito, mas, em primeiro lugar, digo-lhe com alguma autoridade, que a história, é uma interpretação da realidade. Não é a realidade.

O que está provado na ata da FPF, e também não deixa de ser sujeito a interpretação, é que o campeonato nos moldes actuais, revistos e alterados, ao longo do tempo, começou em 1938.

O que ficou para trás, não é bom. nem é mau .Foi o possível no contexto em que aconteceu, ou seja utilização de experiências, à procura da mais correcta.

Não se pode comparar uma prova em que participam duas equipas, quando havia muitas outras. com o que viria a acontecer, quando um grande número começou a participar.

O que vai acontecer daqui a cem anos é apenas futurologia.
Sem imagem de perfil

De Jcscp a 21.06.2022 às 20:44

Nação Valente,

Pois caro amigo acredito que nesta matéria tenha mais formação que eu mas para mim toda narrativa histórica que não procure ser fiel à realidade é pura ficção e especulação.


Hoje em dia é pacífico que quem ganha a primeira liga é o campeão nacional,
noutros tempos era pacífico que esse título era para quem ganhasse o campeonato de Portugal.
Era esse o entendimento na altura, quer por quem organizava a prova, quer por quem nela participava, quer por todos aqueles que a acompanhavam, e isso é o que conta e não aquilo que agora se entende, porque no fundo aquilo que se pede agora é apenas o reconhecimento, porque os títulos, esses, já foram há muito tempo conquistados e comemorados como tal.

É claro que as coisas vão evoluindo e vão sendo melhoradas e em 1938 houve realmente uma transformação grande nas competições mas não pode alterar aquilo que estava para trás.

Só como exemplos e para lhe responder, a forma como se disputa agora o campeonato do mundo também não tem comparação nenhuma como aquela como que se começou.
A Bundesliga foi criada apenas nos anos 60 e já havia título alemão desde o início do século com provas com um formato e com nomes completamente diferentes.

Como já disse respeito a opinião de todos mas os argumentos que apresenta não me faz alterar minimamente aquilo que penso.

Saudações Leoninas.



Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.06.2022 às 21:50

Caro Jcscp,

Sem querer desenvolver muito mais esta discussão, não posso deixar de lhe dizer que a história é uma ficção controlada por quem a faz. A história é feita por pessoas com a sua formação, o seu posicionamento ideológico, religioso etc Podemos querer ser isentos, mas no ser humano não há isenção. É por isso que na abordagem de qualquer evento histórico encontra sempre mais que uma versão.

A sua opinião tal como a minha vale o que vale. Pouco. A partir da mesma base constroem-se convicções pessoais. O errado é pensarmos que só nós é que estamos certos. Por outro lado, quem decide é quem tem poder de decisão. E nestas coisas, para não melindrar, acredito que vai ser uma no cravo e outra na ferradura.

Para mim a única realidade indesmentível é esta: 4 Campeonatos de Portugal, 19 Campeonatos Nacionais, 17 Taças de Portugal, 9 Supertaças, 4 Taças da Liga e 1 Taça Império.”.

E voltando à questão opinativa, que importância é que tem a narrativa que se pode construir a partir daqui? Nenhuma, a não ser, e perdoe-me o exemplo, daquela discussão da infância, dizendo "a minha é maior que a tua".

Viva o SCP, e os seus títulos, chamem-se, como se chamarem.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 21.06.2022 às 23:01

Não estamos propriamente a discutir a lenda da Santa Isabel ou do Dom Sebastião.

Nem tem 100 anos e os documentos, as capas de jornais etc estão aí para constatar o que é a história do futebol em Portugal!

O Sporting conquistou o título de "campeão de Portugal" através dessa prova. Portanto respeite-se a história como ela está documentada e os protagonistas que a construíram.

Não sou escritor, mas na minha opinião a história respeita-se e não se interpreta.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.06.2022 às 00:21

Deve haver algum mal-entendido. Nunca disse que o SCP não conquistou títulos do designado, "campeonato de Portugal", antes pelo contrário.

Com toda a modéstia e sem pretender dar lições, fiz a minha formação académica, na área da história. Li muitos historiadores, muitas teses sobre o mesmo tema, e abordei algumas. Para além disso passei grande parte da minha a ajudar a aprender história.

Mas nem é preciso ser especialista, basta um pouco de senso comum para constatar que na vida, como em qual quer ciência não existem verdade absolutas. O que caracteriza a vida é a relatividade. o problema para a humanidade é quando alguém consegue impor verdades absolutas, coo tais.

A história faz-se com documentos, de onde se extraem factos. estes por sua vez são uma construção humana e podem ser manipulados, e por isso cabe ao historiador fazer o que se chama crítica de fontes. Depois pegando nos factos que seleccionou, tira as suas conclusões, onde não deixa de estar presente, a sua subjectividade social e pessoal.

É por isso que que sobre o mesmo tema pode ler versões diferentes sobre o mesmo assunto. isto significa que um deles, ou ambos estão a desrespeitar a história? Não. Significa que a interpretam, porque na vida não existe pureza absoluta, nem verdades absolutas.

É também por isso que os dois grupos independentes selecionados para estudar esta questão dos campeonatos, com os mesmos factos, chegaram a conclusões diferentes. E nem vale a pena abordar a conclusão apresentada pelo SCP porque, logicamente, vai ao encontro das pretensões do clube, o que é normal. Se fosse outro clube o interessado, aconteceria o mesmo.



Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.06.2022 às 13:35

"Mas nem é preciso ser especialista, basta um pouco de senso comum para constatar que na vida, como em qual quer ciência não existem verdade absolutas"

O problema que parece evidenciar, é o de neste caso, confundir a ciência com os factos.
A ciência pode ser interpretada de vários ângulos, mas os factos não.Factos são factos e não podem nem devem ser interpretados como se quer, pois neste caso, altera-se a verdade.
Como é dito noutro comentário, da época restam os jornais, as revistas especializadas como STADIUM, tudo arquivado em qualquer parte (talvez na Torre do Tombo...) que podem elucidar e tirar dúvidas. Aqui dei alguns exemplos que foram procurados por outros, aos quais tive acesso.



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2022 às 15:59

Identificação???
Sem imagem de perfil

De João F. a 22.06.2022 às 16:05

Fui eu que escrevi.Peço desculpa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2022 às 16:09

Não reparei no IP.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.06.2022 às 16:41

Meu caro, não vou aqui discutir consigo, com todo o respeito, investigação histórica. Nem me pagam para isso. Fique com o seu conceito de facto, bem mais complexo que o que pensa, que não vem daí, mal ao mundo.
Sem imagem de perfil

De João F. a 22.06.2022 às 17:00

Para mim não basta que não venha mal ao mundo. Quero que também não venha mal ao Sporting e por isso mesmo, é que me bato com os meus parcos recursos pela verdade desportiva.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 22.06.2022 às 19:26

Na questão da luta pela verdade desportiva, estamos em consonância, Pela parte que me toca, sem facciosismos.
Sem imagem de perfil

De João F. a 22.06.2022 às 19:30

Sem imagem de perfil

De Profeta a 22.06.2022 às 13:59

Mas isto começou porque o Sporting pediu. É normal que a sua tese fosse apresentada também. Ainda antes do BdC ter falado disto já eu conhecia estas aldrabices e já as discutia aqui na NET em fóruns de futebol.
Sem imagem de perfil

De João F. a 21.06.2022 às 14:00

Falta acrescentar mais este ponto:

"O Campeonato das Ligas...

Em 1935 surgem os Campeonatos das Ligas (I e II), sugeridos pelos jornais da época, depois de clamorosa derrota com a Espanha.
Estes torneios foram organizados a título experimental para estudar a sua viabilidade económica, sem prejuízo do Campeonato de Portugal.


http://recordesdabola.blogspot.com/2006/12/sintese-histrica-do-futebol-portugus-o.html"


Nota-se na parte final da descrição "...SEM PREJUÍZO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL."

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo