Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Será verdade ?

Rui Gomes, em 12.07.15

 

O jornal «A Bola» publicou este domingo um gráfico que visa ilustrar o número de jogadores jovens, por clube, desde 2006/07, convocados para as selecções portuguesas entre os sub-15 aos sub-19.

 

Enquanto que o Sporting liderou a tabela até à época de 2009/10, a partir daí o Benfica assumiu a posição de topo e acaba a análise ao período em primeiro lugar com 315 jovens convocados, seguido pelo Sporting com 292 e o FC Porto com 251.

 

zGA2QQz.png

 

A primeira questão que surge é sobre a exactidão da informação apresentada - vindo do «A Bola», tudo é possível -, mas se se provar correcta, qual é a explicação para o decréscimo de jogadores formados na Academia Sporting ? A ser sincero, a julgar pelas recém-constituições das equipas que participaram no Mundial de sub-20 e no Europeu de sub-21 - onde o Sporting liderou largamente as convocatórias - é problemático imaginar que o mesmo não tenha vindo a acontecer nos outros escalões.

 

 

Nota: Agradecemos ao nosso leitor Fernandes a gentileza da referência.

 

publicado às 15:32

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


27 comentários

Sem imagem de perfil

De m1950 a 12.07.2015 às 16:23

"De Fernandes a 12.07.2015 às 14:47
Retirado da Bola de hoje:

http://imgur.com/zGA2QQz

Estes números são reais ou estão deturpados?

É que esta evolução não augura nada de positivo para o futuro do clube, e a direcção não está a ser capaz de inverter o declínio. Relembro que a formação tem um peso enorme no plantel actual. Isto tudo, claro, se estes números forem mesmo reais.

Cumprimentos."

Compreende-se a gratidão pela gentileza.

Sim, os números são verdadeiros , o Benfica é o clube dominante nas seleções de Portugal , fruto de uma maior qualidade que tem nos escalões , falo na massa humana , o Benfica importa os melhores jogadores da nação e mete-os na sua formação a ganhar campeonatos , na minha opinião em termos daquilo que é a formação (método) estão atrás do SCP , visto que apostam bastante no resultado e no físico dos atletas , algo que quase fez passar o Bernardo Silva despercebido , visto que só ganhou lugar nos juniores , por ser pequeno e franzino nunca foi um jogador de destaque devido a este método de trabalho.

Eu sou apologista que o físico é importante no jogo , mas não nestas idades , acaba simplesmente por falsear o verdadeiro valor do jogador - o talento. Posso dar o exemplo da última pérola vendida a 15M , que nos escalões de formação e há uns previa-se nele um super jogador , chegou mesmo a ser comparado a Salvio , e o jornal record na época Manhosa (saudade) fazia publicidade deste jogador todos os dias , com o passar de 2 anos , vemos um jogador absolutamente banal , tecnicamente fraco , que apenas tem velocidade e o cérebro de um ervilha.

Se fizeram um estudo sobre quantos desses 50 jogadores teem mais de 2 anos no Benfica , vai-se ver que se chegar a 50% é muito. O poderio dos números está no investimento do Benfica na importação dos jogadores , não na qualidade da formação , onde na minha opinião o método do Benfica visa o resultado imediato que tem consequências negativas inclusive no futuro do jogador , é possível que o objetivo seja fazer propaganda para baixar os números e a preferência natural dos miúdos pelo SCP , visto que o Benfica atualmente paga muito mais que o Sporting para ter o mesmo jogador , pode ser que seja uma estratégia para a prazo , começar a ganhar os jogadores naturalmente.

O Sporting continua a ter na sua formação a capacidade psicológica da transição para sénior onde somos dos melhores do mundo , que faz com que um jogador que pareça nos escalões inferior a outros de outros clubes , chegue aos séniores e tenha um destaque muito maior.

O Sporting já está a combater esta tendência requalificando o seu scouting , que esteve 2 anos a trabalhar a "soro" por não receber , a a reorganização do scouting está a ser liderada por Aurélio Pereira , e visa a captação de talentos como nos bons velhos tempos da Academia , e um pouco a fuga ao Benfica (dinheiro) da zona Sul do país. Hoje pagamos retroativos pelos erros cometidos na formação desde JEB , com infiltrados e tudo ao barulho , e acho que os efeitos deste novo trabalho vão começar a surtir efeito já no escalão dos iniciados na próxima época.
Sem imagem de perfil

De Filipe Costa a 12.07.2015 às 16:54

Simples: reflexo do continuo mau trabalho dos últimos anos na formação (nas gestões de Bettencourt e Godinho Lopes).

Com a entrada de Virgílio Lopes ao panorama tem melhorado lentamente, mas ainda levará mais tempo a mudar completamente paradigma dos últimos anos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.07.2015 às 18:07

Claro... nem podia ser outra coisa :)
Sem imagem de perfil

De Fernandes a 12.07.2015 às 18:44

A equipa de juniores vai para o 3º treinador em 2 épocas. Isto não me parece ser uma evolução mas um retrocesso.

O trabalho do Virgílio deverá ser avaliado à luz da qualidade que os jogadores que entraram após começar a trabalhar no clube apresentarem, mas neste momento está ligado ao pior campeonato de juvenis e a uma performance na Youth League que manchou a imagem da formação na Europa.
Sem imagem de perfil

De Filipe Costa a 12.07.2015 às 19:27

Os problemas de anos não se resolvem em dois ou três. Fala no campeonato de juvenis, mas esqueceu-se dos campeões em iniciados.

Os mesmo juniores que estiveram mal na Youth League depois quase foram campeões nacionais, contra muitas expectativas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.07.2015 às 20:18

E o treinador que os conduziu na eventual luta pelo título foi prontamente afastado. Terá sido em nome de progresso, decerto :)
Sem imagem de perfil

De Filipe Costa a 12.07.2015 às 20:48

Informe-se, amigo Rui. Ele não foi afastado.

Foi o treinador Boa Morte que quis sair, porque o seu objectivo - palavras do próprio - era treinar uma equipa de jogadores séniores.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.07.2015 às 22:56

Há muita maneira de "afastar"...

Na realidade, ele o seu adjunto saíram por incompatibilidade com elementos da estrutura da formação do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Filipe Costa a 12.07.2015 às 23:43

Amigo Rui, não insista nessa tese insustentada de afastamento ou incompatibilidades.

O que eu lhe disse, são factos. São palavras do próprio Luís Boa Morte a um jornal - ele queria treinar uma equipa sénior (implícito que fosse a equipa B, porque passar para a equipa A é ainda mais utópico... ou então uma equipa sénior fora do Sporting).

Se existiu alguma incompatibilidade então foi aquela em que os dirigentes acharam por bem que não deveriam colocar o Luís Boa Morte a treinar a equipa B. Ou o Rui acha que se devia ter mandando embora o João de Deus e promover o Luís Boa Morte para a equipa B?

Repito, foram palavras do próprio Luís Boa Morte. Não vale a pena inventar cenários que não existem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2015 às 01:03

Vamos deixar essas teses...

Não sei se ele pretendia treinar a equipa B, mas a lógica desta disposição é tão discutível como a sua nomeação para liderar os juniores, considerando a sua muito limitada experiência. Eu próprio questionei esta decisão pelo seu regresso ao Sporting, no entanto, acabou por fazer um bom trabalho, pelo menos no contexto competitivo. No que diz respeito ao desenvolvimento de jogadores, a sua estada foi muito curta para poder avaliar.

De certo modo o mesmo acontece com João de Deus. Sabemos que levou a cabo a recuperação competitiva da equipa B, quanto à sua contribuição para o desenvolvimento de jogadores só o passar de mais algum tempo poderá permitir uma melhor leitura.

Com tudo isto, Luís Boa Morte trouxe com ele um factor significativamente diferente e porventura não existente na formação leonina: a mentalidade dos muitos anos no futebol inglês.
Sem imagem de perfil

De shikabala7 a 12.07.2015 às 18:13

"Com a entrada de Virgílio Lopes ao panorama tem melhorado lentamente"... humm confesse, tinha um sorriso trocista quando escreveu isto.
(Do Godinho não vale a pena falar. Foi mau, muito mau.)
Agora esquecer que foram as direcções anteriores que formaram (ganhando títulos) Patrício, Adrien, William, João Mário, Mané, Iuri, Cédric, et tutti quanti...

Foi Virgílio Lopes o responsável pela por ficarmos atrás do Real Massamá no campeonato de Juniores B. E os juniores A, após uma 1ª fase desastrosa, foram recuperados por Boa Morte que pelo facto de ser amigo de Marco Silva foi linearmente dispensado. Sim, não me esqueço que fomos campeões nacionais em juniores C. Thats all numa época horrível.
E cuidado, sua alteza pode não gostar da referência a um pajem (ou será um bobo?).
Sem imagem de perfil

De Filipe Costa a 12.07.2015 às 19:25

As pessoas confudem e confudem-se.

Um mau período da formação nãos e origina de um momento para o outro.

Quando Virgílio (e esta direcção) entrou, a formação já há anos que estava em claro declínio, desinvestimento e com vários problemas.

Exigir que de repente Virgílio resolva em 2 ou 3 anos aquilo que mal foi feito em muitos amais anos... é absurdo.

Porque se sabe que é bem mais fácil destruir algo do que construir.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.07.2015 às 20:14

As pessoas conhecedoras não confundem e muito menos ainda confundem-se.

Acontece que não aceitam de bom agrado o atirar de areia para os olhos sobre a formação e o Virgílio. Um "perito" na matéria, que depois de 23 anos afastado do futebol veio para o Sporting "resolver" tudo.
Sem imagem de perfil

De Filipe Costa a 12.07.2015 às 20:50

Não há aqui areia. Apenas factos.

É um facto que a formação estava em declínio e com problemas bem antes de Virgílio tomar conta da formação. Pode não ser um expert. Não será um milagreiro. Mas vai com certeza tentar melhorar o que outros deixaram muito mal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.07.2015 às 22:59

É curioso que aquilo que "os outros deixaram muito mal" é agora o recheio das selecções nacionais de sub-21 e A.
Sem imagem de perfil

De Filipe Costa a 12.07.2015 às 23:46

O amigo Rui decida-se: os que vão às selecções são mérito dos anteriores que saíram... e os que não vão já é demérito do Virgílio?

Ou acha que a Formação ficou mal e decadente de um momento para outro/assim que entrou o Virgílio, é isso?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2015 às 00:52

O que eu acho, sobretudo, e sempre achei, é que não faz sentido algum designar alguém para uma das melhoras formações do Mundo que nunca esteve envolvido no sector e cuja relação com o futebol data de há 23 anos, como jogador.

Analisar o todo da situação, presente e passado, exige muito mais do que é possível levar a cabo na caixa de comentários de um blogue.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.07.2015 às 16:57

Ainda há muito pouco tempo diziam que na primeira liga portuguesa tinha em media quase dois jogadores por equipa, formado no Sporting!!!
Onde ficaram esses 30o craques??? LOOOLL !!!

Nas ultimas Seleccoes portuguesas, presentes en europeus e mundias a maioria era formada no Sporting.
Ai, ai, os craques do Benfas/Bola!!!! LOOOLL !!

Todos os premiados para melhor jogador ou goleador .. NENHUM .. é formado no Benfas/Bola
LOOOLL !!!

Formados no Benfas, todos os jornaleiros de A Bola.. Craques, sem dúvida !! LOOLL !!!



Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.07.2015 às 17:00

Todos os premiados para melhor jogador ou goleador .... internacional
Bolas/ Botas de Ouro/Prata/Bronze
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 12.07.2015 às 18:02

Não é novidade para ninguém, a maneira como o jornal a boa pubicita as notícias benfiquistas...
Eu não me preocuparia demasiado com essas estatisticas...
Para mais, quando sabemos que não raras vezes, jogadores dos nossos são deixados de fora em detrimento de alguns jogadores menos cotados, mas pertencentes a clubes "protegidos"...
Há muita maneira de "matar moscas", e para conseguir "vender" a chapa 15 tantas "estrelas"... é necessário no mínimo, dar-lhes visibilidade nas selecções...já que a não têm na equipa principal...

Já agora e por falar no assunto, jogadores como William, João Mário, Mané e outros, se jogassem de "galinha ao peito"...era no mínimo chapa 35...

Como aquele anuncio do Maxmat..."eu é que não sou parvo...", se não é bem assim... é parecido...
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 12.07.2015 às 18:04

"o jornal a bola publicita..."...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.07.2015 às 20:30

Boa parte desses menos bons resultados em relação ao Benfica, também se devem a duvidosos critérios de selecção, p.ex: o caso do William Carvalho que no Mundial de sub-20 que foi relegado em relação a Danilo, Pelé e Saná. Hoje WC foi considerado o melhor jogador do campeonato de europa sub-21!!!
Na prática, os nossos têm de jogar sempre muito mais que os outros para jogar... Mas o grande objectivo da nossa formação, chegar à Selecção A, aí é o Sporting que domina!!!
Sem imagem de perfil

De HY a 12.07.2015 às 20:58

Se estas é statistical significam alguma coisa, é que o problems do possible declining da nossanformacao já gem de trás e nāo foi um problems causa do por esta direcção, ao contrário do que neste blog sempre se tentanfazer passar.

Não sei se estes dados tem de facto qualquer sentido, nem se está direcção conseguira ou não inverter a tendência, se ela existir. Mas partir dos dados para consider que a culpa é do Virgilio... Sem comentários.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.07.2015 às 23:03

Os jogadores que fazem agora parte fundamental da equipa principal, uns quantos da equipa B, e das selecções de sub 21 e A, foram formados em que período HY ? De 2013 para cá ?

Daí que este gráfico publicado pelo A Bola exige análise profunda, que não passa apenas por aceitar os números, indiscutivelmente.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 13.07.2015 às 16:25

Tema interessante.Para tentar ter uma ideia desta situação fui comparar os convocados dos três grandes na última convocatória para as seleções de Sub 15 até Sub 21,fosse para particular,jogo oficial ou concentração visando a realização de um jogo.

Pesquisa totalmente empírica,apenas informativa e estimulando a reflexão.
Nos Sub 21 coloquei os jogadores por clube de formação e não pelos clubes que representam atualmente.

Sporting Porto Benfica

Sub 15 6 3 8
Sub 16 7 1 8
Sub 17 4 5 7
Sub 18 3 4 8
Sub 19 2 5 5
Sub 20 4 5 5
Sub 21 7 2 4

Total 33 25 45

A isto acrescento que fomos campeões nacionais de iniciados e campeões distritais de infantis(Sub 13).

Assim percebe-se que 1)continuamos muito fortes nos escalões de base,2)que a fraqueza prece surgir a partir dos sub 16 ,quando os jogadores podem fazer os contratos como profissionais,3)o bom trabalho anterior evidencia-se nos escalões de Sub 21 e na Seleção A,onde a nossa formação predomina e 4)continuamos a produzir os jogadores mais prometedores conforme se viu com Gelson Martins e Willima Carvallho ,os melhores-no caso de William,o melhor do campeonato europeu-das respetivas equipas.

Em conclusão:dado o fato dos escalões de base continuarem muito fortes ,esta fraqueza pode ser temporária se conseguirmos manter os nosso melhores jogadores ao passarem aos escalões profissionais.

Muitas conclusões para uma pesquisa que somente pretende estimular a reflexão.
Quem tiver mais tempo que eu e quiser aprofundar este tema pode ir ao site da FPF.Aqui estão os S15:

http://www.fpf.pt/Selecoes/Futebol/Masculino/Selecao-Sub-15/Convocatorias/Convocados/IdSAC/605/IDCallUp/347/SELECAO-SUB-15-JOGOS-DE-PREPARACAO-COM-A-AUSTRIA

ou,por exemplo, ao zerozero.pt:

http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=72259

O que me parece óbvio é que a concorrência veio para ficar.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 13.07.2015 às 16:31

Willima Carvallho->William Carvalho.Nem por gralha podemos escrever mal o nome do homem.Grande William!
Sem imagem de perfil

De João P. a 13.07.2015 às 22:58

Façam um estudo dos que chegam aos sub 20 e sub 21 e depois vejam a diferença. Quando os patamares competitivos se tornam mais complicados a verdade é que o Sporting está em maioria.

Tenho a certeza que será assim na próxima seleção de sub21. e nas seguintes.

O Geraldes, o Podence e o Palhinha que nem convocados foram para o mundial de Sub 20 irão ganhar o lugar nos sub 21. Não tenho grandes dúvidas!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo