Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sete curiosidades do «derby»

Rui Gomes, em 23.10.15

 

derby_2.jpg

 

Face a tudo o que o envolve, nem seria preciso, mas aqui ficam sete curiosidades para aguçar o interesse sobre o "derby" do próximo domingo, para lá dos bate-bocas.


1- Séries animadoras

O Sporting chega à Luz com uma sequência de 18 jornadas sem derrota para a Liga – o último desaire foi em Março, com o FC Porto no estádio do Dragão. E se alargarmos a conta às competições internas, a sequência já vai em 23 jogos, contando mais quatro na Taça e um na Supertaça. Já o Benfica tem outro registo importante a seu favor: não perde na Luz, para a Liga, desde Março de 2012 (com o FC Porto, 2-3). Daí para cá, são 56 jornadas sem conhecer o sabor da derrota.


2- Luisão, o veterano

Sem surpresa, Luisão é o jogador mais experiente em "derbies" – se jogar, como tudo indica, este será o seu 24º embate com os leões, para um saldo de 11 vitórias e seis derrotas – Rui Patrício não vem muito longe: este será o seu 20º "derby", mas o seu saldo de vitórias é bem mais magro – apenas três. O central brasileiro e capitão do Benfica é, também, o jogador em actividade com mais golos marcados em "derbies" (quatro), à frente de Gaitán (três) e Slimani e Salvio (dois cada). Jardel, Gutiérrez, Montero e Jefferson são os outros jogadores dos actuais plantéis que já facturaram em "derbies". Refira-se que Peyroteo (48 golos) é o incontestável rei do golo nos 295 jogos oficiais entre Benfica e Sporting, superando largamente Eusébio (27).


3- O melhor Sporting da era a três pontos

O Sporting chega à Luz na liderança partilhada, com 17 pontos, a sua melhor pontuação à sétima jornada desde que a vitória passou a valer três pontos - em 1995/96. O registo dos leões em sete jornadas, com Jorge Jesus, é apenas igualado pelo conseguido por Leonardo Jardim, em 2013/14. Curiosamente, nessa época, a oitava jornada também coincidiu com um clássico: a visita do Sporting ao Dragão saldou-se por derrota (3-1), deixando o FC Porto destacado na frente. Já o Benfica soma 12 pontos em seis jornadas – tem um jogo a menos, com o União – um registo pior do que há um ano, mas ainda assim melhor do que em 2013/14, quando acabou campeão.


4- Rui Vitória procura a quinta

Já muito se escreveu sobre as razões que levam Jorge Jesus a estar sob atenções gerais à partida para este clássico. Já quanto a Rui Vitória, o histórico é menos representativo: afinal, este é apenas o seu segundo "derby" como treinador do Benfica, com derrota na estreia, para a Supertaça. Mas o técnico encarnado já ganhou quatro vezes aos leões nas últimas três equipas por onde passou - Fátima, Paços de Ferreira e V. Guimarães. A sua última vitória foi há um ano, em Novembro de 2014 (3-0), no D. Afonso Henriques.


5- O segundo «derby» para Carlos Xistra

O juiz da partida, de 41 anos, estreou-se na primeira categoria em 2000, e tem apenas um "derby" no currículo. Foi em Setembro de 2010, no estádio da Luz, e terminou com vitória do Benfica por 2-0 (bis de Cardozo). Na época em curso dirigiu o Tondela-Sporting (1-2) da primeira jornada. A última vez que dirigiu um jogo do Benfica foi na final da Taça da Liga, em Maio – vitória dos encarnados também por 2-1.


6- É pouco provável que acabe 0-0

De um total de 295 "derbies" oficiais, apenas 15 jogos entre Benfica e Sporting terminaram com o marcador em branco. O primeiro aconteceu em 1913, o mais recente em 2009, já lá vão seis anos. Facto notável: entre 1934 e 1960 não houve lugar a nulos. E apenas uma vez, em 1968/69, houve dois jogos na mesma temporada a terminarem como começaram. Na Liga, de 1934/35 à actualidade, foram somente dez os jogos em branco.


7- É bem mais provável que dê chuva de golos

Em média, um em cada dez "derbies" acaba com chuva de golos: em 295 edições, foram 30 os que permitiram aos espectadores encher a vista (e a barriga) com seis tentos ou mais. O último aconteceu em 2013: a 9 de Novembro, o Benfica venceu o Sporting por 4-3, após prolongamento, em jogo da Taça de Portugal. O registo máximo é de nove golos, e aconteceu por quatro vezes.
 

Tags:

publicado às 10:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Imagem de perfil

De Profeta a 23.10.2015 às 11:05

Ao contrário dos últimos anos, não estou nada nervoso. Creio que o Sporting não perde. Ou será empate, ou uma vitória do Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2015 às 11:25

Caro Profeta,

Em que é que fundamenta esse seu optimismo ?... A título de curiosidade.
Imagem de perfil

De Profeta a 23.10.2015 às 11:46

Teoricamente é um jogo de tripla, mas se tivesse que apostar no totobola, ficava-me por uma dupla x2

Vejamos:

- De momento, ao contrário dos últimos anos na era Jorge Jesus no Benfica, é possível dizer-se que o Benfica é superior ao Sporting?

- Já na época passada, não perdemos com o Benfica, empatando os dois jogos. Penso que até demonstramos superioridade no confronto directo ao nível do futebol jogado.

- Esta época, embora em circunstancias muito diferentes, ganhamos a Supertaça ao Benfica.

- O nosso actual treinador é Jorge Jesus, pelo que é sempre uma vantagem ter o antigo treinador do Benfica nos últimos 6 anos - e que tantos dissabores nos custou nesse período.

- O Benfica joga em casa, e está atrás do Sporting, logo, empatar na Luz, não seria um mau resultado para o Sporting, e Jorge Jesus pode gerir melhor o jogo que Rui Vitória. Provavelmente até jogaremos em 4-3-3, com o meio-campo mais reforçado, e sair em contra-ataque. É o Benfica quem tem a obrigação de vencer, e Jorge Jesus pode explorar isso.

- O Sporting na Liga Europa rodou a equipa praticamente toda, enquanto que o Benfica jogou na desgastante Liga dos Campeões numa viagem à Turquia, onde perderam, e correram grande parte do jogo atrás do resultado. Fisicamente o Sporting deverá estar melhor.

Vamos ver.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2015 às 11:57

Concordo genericamente, mas não duvido que se vá jogar num variável do 4x4x2.
Imagem de perfil

De Profeta a 23.10.2015 às 12:16

E depois ganharemos ao Benfica em Alvalade para a Taça de Portugal, para lhes desejar um bom Natal. ehehehe

Sem imagem de perfil

De PSousa a 23.10.2015 às 11:22

SL
Estou com bastante fé na vitória leonina na ETAR!
Apesar de terem sido equipas mais fracas nos últimos jogos tenho verificado algumas jogadas de entendimento entre jogadores que pouco se via... às vezes pecam por excesso...
E gostei muito de ver Bruno Paulista que para mim só necessita de "esfriar" as entradas.

Vamos a eles e que pelas 19 horas de Domingo o sorriso esteja na nossa boca e que BdC venha para a CS dizer mais umas coisas para haver mais temas durante a semana.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2015 às 11:26

Meu caro,

O seu comentário até começou bem, mas depois estragou:)
Sem imagem de perfil

De PSousa a 23.10.2015 às 11:31

SL
Rui, é só mais um brincadeira/picardia para que a vida tenha algum "sabor".
Se levarmos estes dias que por aqui andamos muito a sério, estamos "lixados" com "F".... andamos sempre em "guerra" com tudo e todos.

Mas aceito que "piquei" as hostes! E que podia ter evitado, mas não era a mesma coisa! LOLOLOLOL

Saudações Leoninas!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2015 às 11:37

Compreendi a intenção e, na realidade, é um daqueles casos em que a brincar se acerta. O Bruno não vai desligar o microfone só porque o "derby" já passou. Ele consegue estar mais adito ao mediatismo pessoal do que eu ao cigarro. E isso já é dizer muito, para mim, infelizmente... no que ao tabaco diz respeito.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 23.10.2015 às 11:53

É verdade, ele não vai largar o micro se nós ganharmos... mas temos de viver com ele enquanto ele lá andar... assim como o Rui tem de viver com esse vicio!
Vamos fazer um acordo, quando ele deixar a presidência do Sporting... você deixa de fumar!!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2015 às 12:00

Ele não vai largar, mesmo em derrota.

O meu problema, e o dele, é que não queremos deixar a "chupeta":)
Sem imagem de perfil

De FF a 23.10.2015 às 12:23

Esqueceu os 7-1 com os 4 golos do Manuel Fernandes?
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2015 às 12:36

Nunca me esquecerei do resultado histórico desse jogo. Ainda hoje preservo com muita estimação o vídeo do jogo (em VHS) que o Sporting me ofereceu na altura.
Sem imagem de perfil

De Fernando Ferreira a 18.11.2015 às 11:08

Sr. Rui Gomes,
No passado dia 20 de Outubro respondi a um comentário de City Lyon;
no dia 23 seguinte, respondi a um comentário seu.
Dado que nem um nem outro foram publicados, ocorre-me perguntar se a censura está instalada no CL, dado que as minhas respostas não foram, nem nunca serão polìticamente correctas.
Cumprimentos.
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.11.2015 às 12:44

Não faço a mínima ideia dado que entre as centenas/milhares de comentários que recebemos é impossível lembrar-me dos seus.

Posso-lhe dizer que se foram editados, nunca pela contraditória construtiva.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 23.10.2015 às 13:07

Mais um DERBY à porta....
Para a taça... 4ª elim. SCP vs SLB
Spooooooorting!
Sem imagem de perfil

De Luis Magalhaes a 23.10.2015 às 13:45

Estou optimista num bom resultado do Sporting na Luz, confiante mesmo numa vitoria sem espinhas.
Aposto num 4-4-2 que se podera transformar no decorrer do jogo para um 4-3-3.
Aposto no seguinte 11 inical: Rui Patricio; Jefferson, Ewerton, Esgaio, Paulo Oliveira; Adrien, William, Gelson, João Mario; Slimani e Teo.
Gostaria que em vez de Teo tivesse Matheus.
Sem imagem de perfil

De sangueverde a 23.10.2015 às 18:51

Eu, que no geral até sou algo pessimista na minha visão do mundo e da vida, admito-o. No que ao SPORTING diz respeito, seja contra o adversário que for, no local que for, no momento que for,... antes de começar o jogo estou sempre plenamente e sinceramente confiante que vamos vencer o jogo. Depois às vezes,.... vezes de mais para o meu gosto, apanho desilusões profundamente dolorosas, mas logo a seguir, no próximo jogo que vier, a confiança volta a ser total.
VIVA O SPORTING!
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 24.10.2015 às 00:40

Atenção amigos sportinguistas , o excesso de optimismo nos jogos com o Benfica não tem sido bom conselheiro e basta olhar para os resultados nos ultimos anos , francamente desfavorável, depois ganhar na luz , á quanto tempo isso não acontece? Á sempre qualquer coisa que emperra!!!!

Depois "eles" contra nós arranjam sempre uma vitamina suplementar e agora têm lá o mestre das vitaminas, Rui Victória.

Por isso tenham lá calma porque vai ser mesmo muito durinho , com ausencias de espaços e vai ser um ai Jesus nas bolas paradas , com Luisão e Jardel em boa forma, o trunfo deles vão ser mesmo as bolas paradas lá para a molhada!!!
Depois ainda têm Gaitán , pontapé para a frente e fé em Gaitán que de facto está imparável mas........fez um jogo de grande desgaste na quarta -feira e na 2ª parte, ya fuites!! nem com a tal vitamina lá vai.

Quanto ao nosso jogo espero que os nossos sejam bastante pragmáticos nas decisões , e que façam correr a bola para os desgastar mais depressa.
Temos um contra-ataque mortífero....vai haver muitos cartões.
Temos melhor banco
Temos melhor treinador
Será suficiente???
Um aviso aos nossos , cada um tem mesmo que fazer a sua parte nos limites e se não der para ganhar pois que não se deixem perder , nao percam a cabeça , temos 2 resultados que nos interessa e eles só têm 1.
À que jogar com isso.
Boa sorte!!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo