Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 
Eu, que fui dos adeptos mais entusiasmados com a chegada de Shikabala em Janeiro - não por ser o ídolo do futebol do Egipto, mas sim por ver nele o número 10 que a equipa tão necessitava - estou a ficar cada vez mais céptico em relação a esta contratação, tanto quanto ao homem como ao jogador, e o insólito episódio no aeroporto de Alexandria - à partida para Lisboa - agravou ainda mais o meu pensamento.
 
Começamos pela sua própria explicação de que a principal razão que o impediu de conquistar um lugar na equipa na época passada, foi a condição física: "a exigência física que encontrei no Sporting era muito maior da que estava habituado no Zamalek". No entanto, mostra-se confiante sobre a próxima época: "estou a trabalhar duríssimo ! Quero recuperar a forma e sei que estou mais perto de o conseguir porque agora comecei no mesmo patamar dos meus colegas".
 
Também sobre o seu comportamento na Taça de Honra teve isto para dizer: "Fiquei triste por ter ficado no banco e, sobretudo, por ter jogado tão poucos minutos nesse torneio. No entanto, tenho a perfeita noção de que não posso reservar lugar no onze só porque me apetece... Este processo de adaptação é gradual e sei que tenho de trabalhar muito até o concluir com sucesso."
 
Não obstante a explicação, que até é perfeitamente compreensível no que diz respeito ao processo gradual de adaptação, continuo a sentir muitas dificuldades em compreender as razões que levaram à sua utilização em 2013/14 durante somente 7 minutos, e na última jornada. A razão e a lógica aparentam indicar que um atleta profissional a este nível, que não se encontra a recuperar de uma lesão, não necessita de cerca de quatro meses para recuperar a condição física e integrar-se, pelo menos moderadamente, na equipa.
 
Passando à frente, venho agora a confirmar que ele não é ou não se sente bem a jogar a 10. Eis a sua explicação, quando questionado pelo jornalista sobre onde se sente "como  peixe na água": "Posso jogar nos dois flancos e nas costas do avançado, mas prefiro as alas. Sei que é a partir dali que mais facilmente consigo penetrar na defesa rival. Sobretudo, tendo em conta que, jogando a 10, terei muito mais adversários pelo caminho."
 
Curiosamente - e isto é apenas a minha opinião - pelo que foi possível observar até este ponto da pré-época - não lhe reconheço as características de um extremo nato, nomeadamente porque não percorre a ala com profundidade, não tenta ganhar a linha de cabeceira, tendo sempre a tendência de cortar em diagonal para a zona central, típico do que anteriormente fazia um "interior". Além disto, também já evidenciou que não tem pé direito algum, por conseguinte, sempre que alinhar na ala direita, terá forçosamente de ir para o interior para fazer um cruzamento ou penetrar a área, neste contexto, aliás, semelhante a Diego Capel. 
 
Sobre o que ocorreu no aeroporto e as razões que levaram a ficar retido pelas autoridades, não vou tecer quaisquer comentários, por não ter o mínimo conhecimento de causa, e não obstante os rumores e outras informações que já andam a circular na praça, alegando ter sido um acto deliberado da sua parte. Consequentemente, limito-me a transcrever a breve reportagem pelo jornalista que testemunhou o incidente "in loco":
 
«Uma desagradável surpresa esperava Shikabaka no aeroporto de Alexandria, ontem (anteontem) de madrugada, no regresso do Sporting do Egipto. O extremo de 28 anos foi impedido de seguir viagem com a equipa rumo a Lisboa (via Istambul) por falta de um documento obrigatório sempre que se sai do seu país e que atesta o facto de ter o serviço militar regularizado. Trata-se de uma autorização das forças armadas do Egipto, que pode ser requerida em poucos minutos mas que o jogador e o staff do Sporting se terão esquecido de pedir.
Como Record pôde testemunhar no local, Shikabala entrou na zona de embarque do aeroporto sem qualquer incidente e só mais tarde a questão foi levantada pelas autoridades. O Sporting ainda tentou resolver o problema no momento mas tal não foi possível e o ex-Zamalek ficou em terra, com o apoio de um dirigente do Al-Ittihad, Sharif Ibrahim. O mesmo terá acompanhado Shikabala até ao Cairo, onde entretanto foi pedido o comprovativo em falta. Sem demoras, o egípcio deve regressar a Lisboa já hoje.»
 

publicado às 04:07

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 07.08.2014 às 08:30

Para mim as dificuldades de adaptação a falta de ritmo competitivo e uma deficiente preparação fisica serão as causas de tão demorada "fase de adaptação" ao SCP.

Posto isto relativamente ao incidente no aeroporto acho indecente a campanha da CS e até de alguns blogs sportings outros como o Visão de Mercado (continuam com a sua campanha suja) onde se tenta a todo custo denegrir a imagem profissional do jogador e com isso atacar a direção do clube.

A mim preocupa-me o jogador em que vejo potencial e anseio por o ver a espalhar o perfume do seu futebol em Alvalade e por esse pais fora, se as pessoas parecem um pouco para pensar viam que toda esta situação prejudica apenas e só o jogador que luta por um lugar na equipa e que com este incidente atrasa-se ainda mais na corrida por um lugar entre os 11 eleitos!

O resto são novelas ...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2014 às 09:56

E quantos meses mais para se sentir esse "aroma" ?... É que além disso, como já indiquei num outro post, entretanto começam os jogos para a Taça das Nações Africanas: Etiópia dia 30, Senegal 5 de Setembro e Tunísia dia 10.

Novelas ou não, face ao que está a ocorrer, fica-se na expectativa quanto a outras eventualidades do género por essas ausências.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 07.08.2014 às 10:15

Rui mais uma razão para este incidente não ser forçado como alguns tentam fazer supor ... Shikabala com todo este episódio atrasa-se ainda mais.

Alguém sabe se o Shikabala tem sido convocado para a sua seleção !?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2014 às 10:34

O director-geral da selecção do Egipto, Said Alaa Nabil, e o treinador, Shawky Gharib, surgiram a afirmar que contam com ele.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 07.08.2014 às 16:33

Quando li a entrevista no Record achei estranho falaram apenas em "7 minutos jogados", quando na realidade foram bem mais, pelo menos 15 minutos, incluindo descontos, pois ele entrou em campo ao 77 minutos diante do Estoril Praia.

Pena foi, que por causa da lesão, não ter feito mais minutos. Do pouco que se pode ver na pré-época, tirando um lance ou outro, já se nota nele alguma atenção a defender, mas nada que se pareça com um Carrillo, muito mais evoluído ou atento nesse aspecto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2014 às 16:51

Eles quereriam dizer 17' e não 7', porque foi precisamente o que aconteceu, oficialmente. No entanto, no contexto da análise, 17' ou 7' é exactamente o mesmo.
Sem imagem de perfil

De Luis Franco a 07.08.2014 às 10:35

Bom dia rui,

Acho que o shikabala ainda vai dar seu contributo. Ele tem um estilo de jogo differente e na minha opiniao vai ajudar nos nossos objectivos. A adaptacao nao tem sido facil ate porque nao fala portugues/ingles/frances(as 3 principais faladas no plantel). Ele disse que o slimani tinha sido importante na adaptacao mas o slimani fala frances pelo menos. O shika pelo menos admite que o sporting era algo differente que estava habituado. O ramy rabia tambem vai ser igual. Vai ter que dar mais duro nos treinos do que esta habituado. Temos que esperar e ver como vai decorrer a epoca ;-)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2014 às 10:41

Tudo bem, mas acho que a questão aqui é quantos mais meses de adaptação vão ser necessarios. Além do mais, não estamos a falar de um jovem, mas sim de um jogador com 28 anos.
Sem imagem de perfil

De Luis Franco a 07.08.2014 às 11:01

Acho que se nao vingar esta temporada entao ja vai ser para vender/emprestar ja na proxima epoca e com um jeitinho se nao fizer bom trabalho daqui ate janeiro ate pode ser ja emprestado para um clube mulcumano como Emirados Árabes Unidos. Alias segundo o wikipidia " In late July, Emirate side Al Wasl offered 600,000 Euros for a one-year loan offer for Shikabala, however Zamalek refused the bid asking for $1.5 million US. After long negotiations between Zamalek and Al Wasl, Shikabala was officially loaned to Al Wasl for one year at a fee of $1.25 million US"

Um emprestimo de 1 ano custou 1.5m de dollers. O sporting pagou 195mil euros para o contratar. Acho que um emprestimo por 500mil euros o sporting ja ficava contente! LOL
Sem imagem de perfil

De Jorge a 07.08.2014 às 12:12

Por mim era já tratamento Bojinov...até poupava o bilhete de avião.

Atenção a esses números. Na mesma pagina de onde tirou isso também consta que a transferência para o Sporting foi "a deal of 7,500,000 US dollars in addition to 5% of any future sale if Sporting decide to sell Shikabala to another club".

Ja tinha ouvido falar que teria tido alguns problemas disciplinares mas, depois de ler o que está na Wikipedia e mesmo descontando alguns exageros, confesso que não esperava um historial tão extenso.



Sem imagem de perfil

De Balajic a 07.08.2014 às 15:50

Subscrevo esse tratamento à Bojinov. Com a vantagem de até ficar mais em conta.

Acho engraçada a leitura e interpretação do Luis Franco. O Zamalek emprestou o Shikabala por 1.25 M USD. Mas para vendê-lo ao Sporting fez um preço "simpático" de 195 mil euros...

Está bem, está...
Sem imagem de perfil

De Luis Franco a 07.08.2014 às 17:44

http://africansoccer.weebly.com/news/august-03rd-2012

Amigo foi dito official pelo clube o valor. O shikabala veio barato para o sporting porque o campeonato deles tava parado e jogador so tinha mais 1 ano e meio de contrato pra cumprir. O emprestimo foi em 2010 quando jogador tinha 5 anos para cumprir e claro tinha 24/25anos.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 07.08.2014 às 20:37

O link que colocou aí não me interessa para nada.

O que me interessa é o preço que o Sporting pagou por ele. E 195 mil euros não foi certamente o custo total da transferência do Shikabala. Aposto o que quiser...
Sem imagem de perfil

De Luis Franco a 07.08.2014 às 17:45

http://africansoccer.weebly.com/news/august-03rd-2012

Amigo foi dito official pelo clube o valor. O shikabala veio barato para o sporting porque o campeonato deles tava parado e jogador so tinha mais 1 ano e meio de contrato pra cumprir. O emprestimo foi em 2010 quando jogador tinha 5 anos para cumprir e claro tinha 24/25anos.
Sem imagem de perfil

De Luis Franco a 07.08.2014 às 17:46

*emprestimo em 2012 digo eu e com 3 anos para cumprir de contrato.*
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 07.08.2014 às 13:03

Rui vamos ter um pouco mais de paciencia. os jogadores não são máquinas como sabe todos são um mundo diferente e Shika tem o seu mundo eu tambem já o esperava na equipa mais cedo e fui dos que mais critiquei e me senti deliludido quando chegou em Janeiro e tanto necessitávamos de um bom reforço nesse momento já que weldon saiu furado.
Este jogador quando foi contratado nao treinava á meses , e quando treinava gozava da liberdade de impõr o ritmo e intensidade do seu treino conforme lhe dava na gana, aqui é confrontado com outra realidade , se recordam ainda chegou a jogar um jogo pela B e teve que sair com uma lesão muscular, lesão que se prolongou durante algum tempo. Agora já está mais perto do ritmo e intensidade que se exige aqui ( uma adaptaçao mais prolongada) mas a época ainda nao começou ainda á jogadores a chegarem. Shika tem grande potencial é eximio no 1 para 1 e vê-se que é jogador de arrancadas fabulosas. Acredito ainda que nos vai ser muito útil.
O problema do que aconteceu no aeroporto nao se surpreendam nestes países tudo pode acontecer.
Shika nao cumpriu o serviço militar porque o governo anterior decidiu que ele era mais util as seleções (jovens) do Egipto e decretou o seu adiamento sempre com um documento da autoridade militar a comprová-lo. Como ele põde sair legalmente em Janeiro passado é lógico que todos pensaram que essa prova no passaporte seria suficiente mas ás vezes nao é.... nestes Países, depende quase sempre dos militares de serviço nesse dia no aeroporto que devem ter-lhe exigido novamente o documento.
Tambem á um novo ministro que chega com novas regras quizá já tenha que ser um documento diferente.
Estes países vivem um regime muito diferente em que quase tudo funciona só com a dita assinatura
Como sabemos Schika vivia no seu anterior clube o Zamalek uma obrigaçao de jogar por esse clube que é gerido por alguns militares de alta graduação, vivia quase como um prisioneiro desse clube que só o deixou sair pelos 28 anos e por já ter dado muito a clube.
Tenhamos um pouco mais de paciencia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2014 às 13:22

Eu compreendo essa última parte que descreve, mas no foro desportivo, acho que depois de tantos meses já era tempo de mostrar o que vale. Desilude-me ainda mais ele preferir jogar a extremo, e aparentemente é nessa posição que vai jogar, quando não lhe reconheço atributos para tal.

Veremos o que vai dar, mas contrário à minha expectativa inicial, cada vez mais sinto que temos nas mãos outra "novela".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2014 às 13:25

P.S. Mas sendo o sistema como é, e não tenho dúvidas disso, terá sido prudente ele ter ido lá jogar neste particular, sabendo muito bem o que "a casa gasta" ? E... que garantias é que temos de que mais ou pior não sucederá quando for jogar pela selecção ?
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 07.08.2014 às 13:51

Essa é exactamente a questão de problema que eu de imediato pensei. Agora sabemos que nao foi prudente creio que a falta de experiencia desta Direçao caiu nessa ingenuidade, devia ter antes precavido eventuais problemas.
Quanto ao futuro mesmo que tudo pode acontecer ou voltar acontecer exige-se á Direçao a resoluçao deste problema de uma vez.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 07.08.2014 às 17:33

Nao sei se a contratacao exige "explicacao". Parece-me ser, para já, um "flop". O jogador nao parece ter a mentalidade competitiva para uma equipa que lute pelo título e tem dificuldades claras na tomada de decisao, coisa difícil de mudar quando se tem 28 anos.
Que é excelente tecnicamente e com a bola no pé isso nao se coloca em questao; poderia ser muito útil a um clube de meio da tabela, onde provavelmente a transicao ofensiva seria toda construída em seu redor e onde teria um nível tecnicamente superior ao da maioria dos seus colegas. Se o Sporting fosse como os seus rivais, Shika seria emprestado a um Gil Vicente. Como nao é, provavelmente será emprestado/dispensado para fora.

A questao de ter ficado retido no Egipto é rocambolesca e nao ajuda nada. Nao sei se há muito que se possa dizer (mas alguém naquela SAD havia de ter verificado a situacao burocrática de cada um dos jogadores quando se leva uma comitiva a um país como o Egipto!...) .
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 07.08.2014 às 18:29

Acredite que nao temos muitos jogadores com a capacidade tecnica e de explosão do Shika, o seu rendimento e adaptação á equipa pertencem á capacidade do treinador, compete ao Marco saber como gerir e potencializar as capacidades deste jogador na equipa e creio que é isso que está a ser feito. Repare que no escasso tempo que vimos este jogador jogar á que comentar o seguinte.
No primeiro jogo contra a seleçao dos Açores fez diferença, depois jogou alguns minutos na holanda sempre nos terminus dos encontros já numa fase de quebra de ritmo derivado das muitas substituições, Shika nunca jogou na "melhor equipa" que procura fio de jogo e quando entrou raramente a bola lhe chegou nessa altura os ciolegas que entraram estavam mais preocupados em nao falhar que outra questão tactica.
O jogo em que esteve mais tempo foi no Egipto mas sejamos justos porque mais uma vez sem a "melhor equipa" inclusive com um elemento que jogou pela primeira vez o jovem françes.
Foi praticamente uma equipa com base nos suplentes ou de segundas escolhas posso pensar que á tentativa de esconder o que Shika pode na verdade valer. Eu cheguei a fazer isso quando treinei ,com um jovem que era desconhecido para os demais e nunca o apresentei até fecharem as inscrições para que os meus rivais nao tivessem que procurar melhores reforços.
Tudo é importante joga-se nos bastidores como no xadrez e nada é por acaso.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 07.08.2014 às 18:48

Coloco questão de outra forma , é assumido pela Direçao e treinador que o Sporting irá jogar a disputa do título, tem atempadamente organizado o seu plantel para esse fim com base na perfomance da época passada.
Tudo tem que ser analisado ao pormonor, nos treinos, nso bastidores da Direçao como um jogo de xadrez ao mesmo tempo colocar o olho á forma como os nossos principais adversários tambem se estão a organizar.
O domínio tem pertencidosaos Andrades com algumas tentativa de intromissão dos de carnide, Num lado Pinto da Costa no outro Jorge Jesus são eles que gerem as aquisições que imaginam suficientes para as conquistas dos titulos domésticos.
Aparece agora do nada o Sporting que os surpreendeu.
Para lhes fazermos frente com menos recursos financeiros temos que ter uma Direçao inteligente que aprenda a jogar tambem no tabuleiro de xadrez os detalhes que podem fazer diferença.
Imaginamos que nos sai das aquisiçoes um tremendo jogador a fazer nítida diferença nos primeiros jogos de pré-época isso seria um motivo de maior alerta para os rivais especialmente essa raposa velha do Jorge Jesus que nos analisam todos os dias e se apetrecham dependendo do que valemos. Eu no lugar do Inácio até data proxima de fecho de inscriçoes nao mostraria todo o jogo e esconderia alguns trunfos.
Ele viveu alguns anos com os Andrades e aprendeu como se tem que fazer as coisas.
Bom é a minha opinião.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo