Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Só Deus é perfeito..."

Naçao Valente, em 29.12.20

O seu a seu dono. A frase do título foi proferida por um membro do júri de avaliação de uma tese de mestrado, em defesa da mesma tese. A frase completa foi: “só Deus é perfeito, mas não escreve teses”.

Aplicando este pensamento ao futebol, com a devida vénia, seria: "só Deus é perfeito, mas não joga à bola".

Humility (2).jpg

Não há nenhum clube de futebol, tanto aqui ou na Cochinchina, que jogue sempre bem, e até que ganhe sempre. O futebol é, pode ser, um espectáculo. Mas é esse o seu principal objectivo? Não me parece. O principal objectivo é só ganhar. O que fica de um jogo, de um campeonato, depois de assentar toda a poeira, é o resultado. O êxito no futebol mede-se por perder e ganhar.

Qualquer adepto que não esteja de má-fé sabe bem isso. Claro que os adeptos preferem ver bons espectáculos dentro do campo e com nota artística. Mas jogar bem e acabar a perder, não entusiasma nada o adepto do clube que perde. Faz parte do ADN da natureza humana, festejar vitórias e não derrotas.

Por outro lado, os executantes do jogo chamado futebol, são pessoas como todos nós, com virtudes e defeitos. É verdade que têm uma apetência especial para essa tarefa, e são pagos acima da média, mas naturalmente não deixam de cometer erros. Têm dias em que tudo corre bem, e outros nem por isso. Na disputa de um jogo há sempre imponderáveis.

O Sporting partiu para esta temporada com uma equipa constituída por jovens vindos da formação, e por algumas aquisições, com potencial, mas sem o rótulo de craques. A equipa técnica afina pela mesma diapasão. Em comparação com os adversários mais directos, não está no mesmo patamar, em função do dinheiro investido no plantel.

E no entanto, está no primeiro lugar. Quem se atreveria a dizê-lo no início da campanha? Creio que nem o adepto mais optimista! E de tal modo surpreendeu tudo e todos, que a opinião especializada inventa justificações à dúzia, para aquilo que consideram uma quase impossibilidade.

O que não se deve é pedir a esta equipa a perfeição que não se exige a outras, que possuem condições para serem mais competentes. O que não se pode é exigir o céu, quando vivemos na terra. O que é totalmente inadmissível é arrasar estes jovens por, apesar de ganharem, fazerem um jogo menos conseguido. O que me parece ainda mais suicida é serem “ditos” sportinguistas a fazê-lo. O que se pode exigir é trabalho, empenho, determinação. O que se deve dar, é apoio, serenidade, compreensão.

Esta equipa, surpreendentemente, está no primeiro lugar. Não podemos saber como estará no fim de uma prova longa, e que ainda está no início. O que sabemos é que esta equipa deve bater-se para ganhar cada jogo que disputa. Por sua vontade, com humildade, creio que o tentará fazer. Se o vai conseguir ou não, o tempo dirá.

Aconteça o que acontecer, estou convicto que estes jovens darão tudo o que podem e sabem para honrar a camisola de leão ao peito que envergam. Mas são humanos, não são deuses. Estes, dado que não jogam à bola, o que podem fazer é protegê-los, porque, como se costuma dizer... protegem os audazes.

publicado às 05:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.12.2020 às 10:48

Caro Nação Valente

Um texto muito oportuno a propósito da importância de ter os pés bem assentes na razão. Muito bem. É que a obsessão por vencer não implica necessariamente a vitória. Todos querem ganhar, mas apenas vencerá quem criar condições para tal. Este é um princípio bem antigo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.12.2020 às 13:28

É verdade caro Leão Zargo, em qualquer jogo haverá apenas um vencedor. E sendo um lugar comum, o certo é que não jogamos sozinhos. Jogamos contra adversários que também querem ganhar. Em geral ganhará quem for mais competente, e esperamos e desejamos que seja a nossa equipa, com a consciência que não somos invencíveis.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.12.2020 às 11:00

Caro Nação Valente,

Permita-me concluir o seu ilucidativo título, "Só Deus é perfeito.. e só ao Sporting se exige que jogue perfeito."

Excelente texto que deve servir de reflexão aos sportinguistas, até pela análise do passado recente do clube.

E não tenho dúvidas que estes jovens serão suficientemente audazes, para merecerem serem protegidos pelos deuses contra as "diabruras" dos humanos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.12.2020 às 13:40

Obrigado caro Leão do Norte pelo que acrescenta à minha reflexão. De facto a nossa equipa, além de não ser perfeita, tem lidar com "diabruras" que não fazem parte do jogo jogado.

Estou convicto que a maioria dos sportinguistas apoia esta equipa e tem consciência que tem limitações. Dos outros, que não sei se são sportinguistas, não me espanta a desestabilização, desde que surja a oportunidade.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2020 às 20:24

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.12.2020 às 21:29

Não sei se é pateta, idiota ou imbecil, nem me interessa, porque não o conheço de lado nenhum. Só me interessa que tenha coragem de ser Homem, e se identifique. Depois pudemos falar.
Sem imagem de perfil

De LG a 29.12.2020 às 11:24

Eu acho que tem de se dar um grande desconto à críticas, que são em parte o resultado de muitos anos sem ganhar.
Explico: no início poucos pensavam que esta equipa poderia estar, com 1/3 do campeonato jogado, com 9 vitórias. Mas muitos se lembram que o "melhor futebol" e estar em primeiro agora de pouco nos vale, e como disse o Mathieu recentemente, do lado de fora já sabemos que teremos sempre os amigos de preto para "ajudar".

Logo, as críticas terão um misto de frustração e de sofrimento por antecipação, por terem sido até agora uma verdadeira equipa, lutadora e competente, mas em que o erro, interno ou externo, está sempre à espreita. E o(s) erro(s) externo(s) é fatal como o destino.
Perfeição ninguém é tolo para exigir, mas muitos estão a sentir como vai ser o final do filme, que já foi visto (casos mais óbvios), em 2005 e 2016.

E parabéns ao Sporting, finalmente chegou ao lugar de equipa mais amarelada. Com praticamente o dobro dos cartões do Braga, questão que vai começar a fazer cobrar os seus efeitos este mês, com o início dos castigos (e das inibições na forma de jogar, como se viu no Jamor). Sporting e outliers estatísticos, uma relação de muitos anos
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.12.2020 às 13:00

LG,
As críticas justas e equilibradas, são positivas. Ajudam a corrigir erros e a melhorar. Quanto a essas nada a dizer. As outras, as que refiro, partem de adeptos que, por razões qua a razão não entende, esperam que as coisas corram mal. Porque se assim não for, perdem a razão de existir.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.12.2020 às 16:56

Um autêntico fenómeno no universo verde e branco, lamentavelmente.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.12.2020 às 19:19

Um fenómeno que está para lá da racionalidade.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 29.12.2020 às 11:47

Os resultados até agora excederam as expectativas mais otimistas dos adeptos, muita gente não pensaria, que esta equipa com tantos miúdos, alguns ainda com idade de juniores e com um treinador ainda com pouca experiência, à 11ª jornada do campeonato estivesse em primeiro.
Em muitos jogos o futebol da equipa encantou e fez os adeptos sonharem, o problema é que ao primeiro jogo menos conseguido, vem a crítica e a cobrança, muita gente não entende (porque o seu conhecimento de futebol é limitado), porque é que não se pode jogar sempre muito bem e que as equipas e os jogadores têm, normalmente durante uma época, altos e baixos no seu rendimento, isto faz parte do futebol, basta ver os nossos crónicos adversários, acontece exatamente o mesmo, mas esse quando estão em baixo geralmente têm sempre algumas ajudas, o que no nosso caso Sporting não acontece.
É de realçar que estamos a jogar com miúdos, os nossos rivais estão muito mais apetrechados e têm muitas soluções, o que estamos a fazer é muito meritório e devemos acima de tudo apoiar a equipa, independentemente de tudo o que se passar daqui para a frente, essencialmente porque a atitude, a garra e o empenho têm estado sempre presentes no nosso jogo e isso é mais de meio caminho andado para o sucesso, mas com calma, vamos crescendo, nada se faz do dia para a noite, estes jogadores têm que crescer e ganhar experiência e é esse espaço que os adeptos devem saber dar e apoiar, sem pressa de ganhar seja o que for.
No passado (antes de RA), fui uma das vozes muito críticas em relação à prestação da equipa e à gestão do plantel, principalmente pelos erros sistemáticos que iam aparecendo e pela falta de empenho e atitude da equipa, mas esse tempo já lá vai (felizmente para o Sporting), as coisas estão nos eixos agora, um novo paradigma começou no Sporting, não estraguemos tudo com pressão e critica desnecessária, apoiemos sim, porque esta equipa precisa do nosso apoio acima de tudo.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.12.2020 às 13:10

Muito bem, caro Paulo Salcesas. Um texto lúcido, onde impera o realismo, um texto de um sportinguista, que muitos subscrevem. O equilíbrio não se consegue, nem com euforia, nem com desespero, mas com os pés bem assentes na terra. Está a formar-se uma equipa jovem, que terá de fazer o seu caminho de forma segura. Não apenas para hoje. E isso é o que mais valorizo.
Sem imagem de perfil

De Jorge Ferreira a 29.12.2020 às 12:11

Se isto fosse um texto escrito para um qualquer orgão de Comunicação Social deste nosso cantinho à beira mar plantado, era logo riscado, a não ser claro que se referisse a um dos outros crónicos candidatos ao titulo de campeão nacional. Já aqui alguém o disse, e muito bem... Infelizmente quando perdermos um jogo para o campeonato, e irá acontecer um dia, vai ser uma autêntica tragédia. Os pseudos entendidos na bola vão achar que já não temos plantel, que os miúdos não têm estofo e se deixaram deslumbrar e por ai fora. Aqui faço a minha mea culpa, também fui dos que achei que nos faltava algo para poder disputar os lugares cimeiros com Benfica e Porto, não que não veja qualidade nos jogadores que temos, mas por achar que nos falta, e aidna mantenho essa opinião, um verdadeiro matador dentro da grande área, mas não, não o Paulinho do Braga. Gosto muito do Sporar, gosto muito do TT e gostava muito de ver o Luis Phillipe recuperado e ver como o RA o aproveitaria, mas não está facil... Ainda voltando aos pseudos entendidos que falam da juventude do plantel, os centrais habitualmente titulares, juntamente com o Guarda Redes têm todos 30 ou mais anos... Novinhos e inexperientes...
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 29.12.2020 às 12:53

O caro amigo decerto não queria ou imaginava que o Sporting entrasse em campo com 11 jogadores abaixo dos 25 anos, certo?
O Sporting tem no seu plantel principal 18 jogadores abaixo dos 26 anos, destes, 6 têm menos de 20 anos, se isto não é andar a jogar com os miúdos não sei o que será....
Fala da defesa mas será bom não esquecer que os outros 2 centrais habitualmente suplentes um tem 18 anos e o outro 19...
Claro que falta algo para esta equipa poder disputar o titulo ou os lugares cimeiros, sou de acordo também que é necessário ajustar o plantel agora em Janeiro, são precisas mais soluções e não apenas no ataque.
O Luis Philippe a mim não convence, ponta de lança mediano, não tem lugar nesta equipa, Paulinho não, obrigado, jogador demasiado caro
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.12.2020 às 13:20

Jorge Ferreira,

Na minha perspetiva de simples apreciador de futebol, uma equipa no verdadeiro sentido do termo, não pode ser a soma das individualidades. Tem de funcionar como um "exército" unida, solidária e disciplinada. Não podem nem precisam de ser todos "craques". Precisamos que do colectivo se destaque, um outro, que quando necessário faça a diferença.

Confio nos atletas, confio na equipa técnica, e creio que darão luta até ao fim apesar de um ou outro desaire, pela melhor classificação.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 29.12.2020 às 12:59

Concordo com a generalidade do post, mas tem de ser reconhecido que houve um baixar nas prestações do Sporting..... na minha opinião isto deve-se a dois factores, um é o Pedro Gonçalves e o outro é o Nuno Santos, ambos tiveram uma queda produtiva, e não existe no banco jogadores que possam acrescentar mais qualidade. No caso do Tabata parece ter qualidade mas não dá a qualidade defensiva do Nuno Santos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.12.2020 às 13:44

Todos os jogadores tem altos e baixos, e quanto mais influentes são, mais isso se reflecte na prestação da equipa. O que é necessário é que o colectivo suprima essas lacunas. Porque é isso que faz uma equipa.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.12.2020 às 16:50

Schmeichel,
Concordo na importância que o Pedro Gonçalves e o Nuno Santos têm no rendimento da equipa, o que prova o acerto das suas contratações.
Um é um desiquilibrador nato e o outro é muito completo a nível dos diversos momentos do jogo. Se, como está a acontecer agora, eles tiverem uma natural variação de rendimento, a equipa ressente-se.
Sem imagem de perfil

De Luís Moreira a 29.12.2020 às 13:05

Muito bem, cabe-nos a nós sportinguistas não embarcar em jogadas desestabilizadoras. O intuito é óbvio. Cerrar fileiras e fazer como me ensinaram em criança lá no meu bairro. Quando atacados não fazemos conversa vamos para cima deles mesmo que não saibamos bem as razões. Quando a refrega termina então, entre nós, fazemos o ponto da situação...
Sem imagem de perfil

De RCL a 29.12.2020 às 19:43

"Só Deus é perfeito"
Mas....como no filme, por vezes :The Gods Be Crazy.
O Sporting, nesta época, em 11 jogos para o campeonato, ganhou 9 e empatou 2 em circunstâncias a que estamos habituados desde João Rocha, ou se quiserem, desde que Pinto da Costa apareceu no futebol.
Bastaram 2 jogos menos conseguidos para surgirem as críticas em que os sportinguistas são mestres.........

O jogo com o B SAD foi condicionado pelos 4 cartões amarelo de 4 jogadores nucleares, e Petit sabia, o árbitro ainda mais!. Basta colocar o foco em Palhinha , quem o viu antes e quem o viu no Jamor......Esperem pelo jogo com o Braga vão ver o Palhinha, e os outros.Claro, e os amarelos!
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 29.12.2020 às 19:54

RCL,

De facto cada jogo é um jogo, e tem a sua história, influenciada pelas circunstâncias. Os cartões condicionaram, o relvado condicionou, a estratégia não foi a melhor. Vamos ter de saber lidar com diversas dificuldades.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo