Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

18329820_kGVtA.jpg

Em meados de 2013 Bruno de Carvalho anunciou que, em breve, teria início a auditoria que prometera durante a campanha para as eleições de Março desse ano. A expectativa era enorme, sendo assunto nas redes sociais e nas conversas entre sportinguistas.

 

A imprensa, mesmo a de referência, deu larga cobertura. Entrevistado para o Jornal de Negócios, em 25 de Setembro de 2013, e questionado sobre se suspeitava de corrupção no Sporting, Bruno de Carvalho respondeu de forma sibilina:Aquilo que eu como sportinguista digo é: se não houve negligência e gestão danosa, foi um azar muito grande do Sporting. Vamos ter de ver com a auditoria de gestão se fomos o clube mais azarado do mundo ou se houve realmente negligência ou gestão danosa.”

 

Dos anteriores presidentes, foi Dias da Cunha quem se referiu à auditoria em tom de maior desagrado, pelo que mereceu uma reprimenda pública do presidente do Sporting, tendo este afirmado que “Dias da Cunha está na auditoria e terá de ter algum cuidado. (…) Ele devia preservar-se.” Entretanto, o nome de pessoas e a sua honra eram arrastados na lama, havia quem exigisse a expulsão de sócios e clamasse por justiça. Ainda a auditoria não se tinha iniciado e para muitos sportinguistas já havia culpados. Nomes circulavam um pouco por todo o lado.

 

Na Assembleia Geral de 4 de Outubro de 2013, Pedro Bacelar Gouveia, presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, informou que a auditoria analisaria o período de 2 de Junho de 1995 a 27 de Março de 2013 e que teria cinco fases correspondentes a cada um dos mandatos desde Pedro Santana Lopes até Godinho Lopes e quatro áreas distintas (gestão imobiliária, gestão desportiva, gestão dos bens e serviços e gestão dos recursos humanos). A auditoria, com uma duração máxima de treze meses, na primeira fase verificaria o mandato de Godinho Lopes e a gestão imobiliária dos últimos 18 anos.

 

Algum tempo depois, em 10 de Dezembro de 2013, o Diário de Notícias informava que o Sporting tinha assinado uma parceria com a Mazars & Associados para a realização da auditoria de gestão ao Grupo Sporting, iniciando-se os trabalhos em 2 de Janeiro de 2014. Bruno de Carvalho presente na cerimónia de assinatura da parceria comunicou que os resultados finais seriam revelados em Março de 2015 e que no fim da apreciação de cada mandato presidencial, cerca de 60 dias, seria apresentado um relatório preliminar até às conclusões definitivas. Foi informado que o estudo às contas leoninas feito pela empresa Mazars & Associados custará aos cofres do clube 319 mil euros.

 

Posteriormente, em nota divulgada no site oficial do clube em Maio de 2014, o Conselho Directivo e o Conselho Fiscal invocaram a “complexidade dos assuntos” e a “quantidade de documentos a analisar” para justificar que dificilmente o prazo de conclusão da auditoria seria cumprido. Imperou o silêncio depois desta nota no site do clube.

 

Entretanto, chegou-se ao final do mês de Abril e, sobre esta matéria, instalou-se uma cortina de silêncio e de omissão que, aliás, é extensivo a outras áreas cruciais da vida do clube. Bruno de Carvalho garantiu que “a auditoria é um processo em que todo o Sporting está envolvido e é importante que com esta auditoria se possa esclarecer o passado para se olhar de forma tranquila para o futuro". Para quando a informação que foi prometida aos sportinguistas? Ou, será que nas palavras de premonitórias do seu presidente, o Sporting é “o clube mais azarado do mundo”?

 

Por exemplo, o relatório preliminar sobre o mandato Dias da Cunha deveria ter sido apresentado até 31 de Março de 2015. O mesmo Dias da Cunha que Bruno de Carvalho recomendou que se preservasse. No entanto, Dias da Cunha tem direito à informação e, como o actual presidente, à honra e ao bom nome. A verdade e a transparência, para além do rigor e da exigência, obrigam ao cumprimento escrupuloso dos prazos. 

 

Não é aceitável uma auditoria de branqueamento sobre qualquer tipo de irregularidades cometidas por membros de órgãos sociais do clube. Aconteceu no passado e conhecem-se as consequências. Mas, igualmente, não é aceitável que a auditoria constitua um instrumento de gestão do poder e uma arma de arremesso a ser utilizada de forma cirúrgica conforme as conveniências. Se não cumprir a sua finalidade, a auditoria constitui um grave risco, funcionando como um espelho que não revela a realidade, mas o seu oposto. E isso seria trágico para o Sporting.

 

publicado às 11:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


76 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.04.2015 às 16:37

Alex

Há conversas que é melhor não iniciar quando o tema são as "ligações perigosas" que pessoas de uma empresa (a Mazars, por exemplo) estabelecem com bancos (o BES, por acaso) e que para fazer um trabalhinho fazem um desconto significativo, tal é a vontade e a necessidade.
Para melhor esclarecimento consulte o blogue Cortina Verde (Maio de 2014).
Sem imagem de perfil

De Alex Bórgia a 29.04.2015 às 16:41

"Há conversas que é melhor não iniciar quando o tema são as "ligações perigosas" (...)"

E diz-me isso a mim? Não fui eu que falei de cor, atribuindo até à Mazars "amizades" com Bruno de Carvalho, quando bastam 15 minutos para se constatar quem integra a Mazars e que ligações poderão ter e a quem.

Avise ali antes o Senhor Carlos que convém saber do que se fala antes de se falar...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.04.2015 às 16:59


Tem toda a razão, Alex, já a Tasca do Cherba se preocupava com a Mazars!

http://atascadocherba.com/2014/03/15/a-auditoria-e-um-aviso/
Sem imagem de perfil

De Alex Bórgia a 29.04.2015 às 17:04

Até poderia Jesus Cristo ressuscitado preocupar-se também. Se há coisa que a Mazars não tem é ligações a Bruno de Carvalho, quaisquer que sejam e muito menos de amizade.

Mas o Zargo continue l´«a a elogiar quem por aqui comenta falsidades e a avisar-me a mim para temas que classifica "perigosos". A perigosidade só está em quem fala em desconhecimento. Percebe, ou não quer perceber?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.04.2015 às 17:52

Alex
Não detectei ligação pessoal de BdC à Mazars, mas são abundantes as pontes com o BES. Quem diz BEZ diz Ricciardi, o "novo" amigo de BdC.
Sem imagem de perfil

De Alex Bórgia a 29.04.2015 às 20:16

Novo amigo apenas por tê-lo elogiado? Só o elogia quem é "amigo" dele? Tenha juízo e um pouquinho de bom-senso.

Entre o "novo" amigo de Ricciardi e os "velhos" amigos do Zé Maria, olhe, venham os "novos" e "velhos" amigos do Carlos Barbosa e escolham...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.04.2015 às 21:08

Alex
Devolvo-lhe o "juízo e um pouquinho de bom-senso". Você é especialista em colocar sempre mais alguém ao barulho. Agora, é o Carlos Barbosa, o dos reboques quase de certeza. A sua estratégia é de chutar a bola para a frente para ver se pega uma nova polémica.
No entanto, neste post eu delimitei a problemática. E é sobre ela que me interessa debater.

Sem imagem de perfil

De Alex Bórgia a 29.04.2015 às 21:22

O Zargo pode chutar o que quiser, que só dá canto ou auto-golo. Você não demonstra mais nada senão a vontade mais-que-tudo de atacar BdC seja porque meios fôr. Não se preocupa minimamente com o Clube.

O "novo" amigo de BdC, diz você, como se só os "amigos" dele o elogiem. Mantenho, tenha juizinho e um pouquinho de bom-senso que com certeza já tem idade para isso. Leve você a mal ou não leve.

Vocês não são pró-Sporting, vocês são anti ou pró-Prtesidentes. De vocês, caro Zargo, estamos (nós, Sporting. Sim, nós, e não você) fartos!

Passe bem...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.04.2015 às 21:33

Alex

Passe bem com a sua prosápia de trazer por casa. E olhe que não faz as coisas por menos, termina a falar em nome do Sporting! Ooopssss...
Sem imagem de perfil

De Alex Bórgia a 29.04.2015 às 21:43

Prosápia de trazer por casa tem quem lhe fez as unas, percebeu? Eu não falo em nome do Sporting, falo em nome dos adeptos do Sporting, que é uma coisa diferente e que você nunca há-de perceber, porque pura e simplesmente não o é.

Mas olhe, você e a sua lábia de poeta libertino pode continuar na sua demanda infindável à procura de caracóis nas nuvens ou de equipamentos verdes em chamadas Grasshoppers. É isso que faz, afinal. E para além do mais, além de chamar BdC pra tudo e mais alguma coisa (a ver se um dia lhe vemos um post, um mísero post que seja, sobre futebol) ainda tem a descaradeza de se julgar superior a tudo e todos. Excepto os que consigo concordam.

Cuidado é com os chás e com os bolinhos de champagne, não vá ter uma indigestão.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.04.2015 às 21:59


Eu a pensar que o Alex falava em nome do Sporting e afinal é apenas em nome dos adeptos do Sporting! Como se costuma dizer "presunção e água benta, cada qual toma a que quer".
Escrevo sobre o que entender e não é V. Exa. que vai o condicionar. No Camarote escrevi sobre BdC, mas também sobre a questão do fosso e do naming para o Estádio, ou sobre grandes nomes do Sporting como Jorge Vieira e Carvalho. Diversifique as leituras!

Olhe que essa de poeta libertino nunca me tinham chamado! Calculo que seja um elogio. E agradeço a preocupação com o champanhe.
Sem imagem de perfil

De Alex Bórgia a 29.04.2015 às 22:11

"Como se costuma dizer "presunção e água benta, cada qual toma a que quer"."

Também lhe assenta a si, porventura melhor que a mim. Mas só o Zargo poderá dizer se é a carapuça ou se são só "luvas". Os pavões que dão de comer às hienas devem regozijar-se com os seus escritos.

Quando o vir falar sobre aquilo que não se atreve, que é o Futebol - e nisso tenho que dar valor ao Rui, porque o faz - talvez lhe dê uma palavrinha de incentivo. Ou duas. Até lá, o Zargo lá se vai reservando aos posts "políticos", que é isso que alimenta a malta. Até digo mais, são os seus posts e o meu despertador matinal, fazem uma falta desgraçada na vida de qualquer um...

"Como se costuma dizer "presunção e água benta, cada qual toma a que quer"."
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.04.2015 às 22:45

Li o seu comentário e espantei-me com a desfaçatez. De facto, o Alex Bórgia faz jus ao seu homónimo Alexandre (Bórgia)!
Sem imagem de perfil

De Alex Bórgia a 30.04.2015 às 02:27

Antes esse que a Papisa Joana, que parece ser um papel que lhe cabe melhor a si...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo