Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

18329820_kGVtA.jpg

Em meados de 2013 Bruno de Carvalho anunciou que, em breve, teria início a auditoria que prometera durante a campanha para as eleições de Março desse ano. A expectativa era enorme, sendo assunto nas redes sociais e nas conversas entre sportinguistas.

 

A imprensa, mesmo a de referência, deu larga cobertura. Entrevistado para o Jornal de Negócios, em 25 de Setembro de 2013, e questionado sobre se suspeitava de corrupção no Sporting, Bruno de Carvalho respondeu de forma sibilina:Aquilo que eu como sportinguista digo é: se não houve negligência e gestão danosa, foi um azar muito grande do Sporting. Vamos ter de ver com a auditoria de gestão se fomos o clube mais azarado do mundo ou se houve realmente negligência ou gestão danosa.”

 

Dos anteriores presidentes, foi Dias da Cunha quem se referiu à auditoria em tom de maior desagrado, pelo que mereceu uma reprimenda pública do presidente do Sporting, tendo este afirmado que “Dias da Cunha está na auditoria e terá de ter algum cuidado. (…) Ele devia preservar-se.” Entretanto, o nome de pessoas e a sua honra eram arrastados na lama, havia quem exigisse a expulsão de sócios e clamasse por justiça. Ainda a auditoria não se tinha iniciado e para muitos sportinguistas já havia culpados. Nomes circulavam um pouco por todo o lado.

 

Na Assembleia Geral de 4 de Outubro de 2013, Pedro Bacelar Gouveia, presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, informou que a auditoria analisaria o período de 2 de Junho de 1995 a 27 de Março de 2013 e que teria cinco fases correspondentes a cada um dos mandatos desde Pedro Santana Lopes até Godinho Lopes e quatro áreas distintas (gestão imobiliária, gestão desportiva, gestão dos bens e serviços e gestão dos recursos humanos). A auditoria, com uma duração máxima de treze meses, na primeira fase verificaria o mandato de Godinho Lopes e a gestão imobiliária dos últimos 18 anos.

 

Algum tempo depois, em 10 de Dezembro de 2013, o Diário de Notícias informava que o Sporting tinha assinado uma parceria com a Mazars & Associados para a realização da auditoria de gestão ao Grupo Sporting, iniciando-se os trabalhos em 2 de Janeiro de 2014. Bruno de Carvalho presente na cerimónia de assinatura da parceria comunicou que os resultados finais seriam revelados em Março de 2015 e que no fim da apreciação de cada mandato presidencial, cerca de 60 dias, seria apresentado um relatório preliminar até às conclusões definitivas. Foi informado que o estudo às contas leoninas feito pela empresa Mazars & Associados custará aos cofres do clube 319 mil euros.

 

Posteriormente, em nota divulgada no site oficial do clube em Maio de 2014, o Conselho Directivo e o Conselho Fiscal invocaram a “complexidade dos assuntos” e a “quantidade de documentos a analisar” para justificar que dificilmente o prazo de conclusão da auditoria seria cumprido. Imperou o silêncio depois desta nota no site do clube.

 

Entretanto, chegou-se ao final do mês de Abril e, sobre esta matéria, instalou-se uma cortina de silêncio e de omissão que, aliás, é extensivo a outras áreas cruciais da vida do clube. Bruno de Carvalho garantiu que “a auditoria é um processo em que todo o Sporting está envolvido e é importante que com esta auditoria se possa esclarecer o passado para se olhar de forma tranquila para o futuro". Para quando a informação que foi prometida aos sportinguistas? Ou, será que nas palavras de premonitórias do seu presidente, o Sporting é “o clube mais azarado do mundo”?

 

Por exemplo, o relatório preliminar sobre o mandato Dias da Cunha deveria ter sido apresentado até 31 de Março de 2015. O mesmo Dias da Cunha que Bruno de Carvalho recomendou que se preservasse. No entanto, Dias da Cunha tem direito à informação e, como o actual presidente, à honra e ao bom nome. A verdade e a transparência, para além do rigor e da exigência, obrigam ao cumprimento escrupuloso dos prazos. 

 

Não é aceitável uma auditoria de branqueamento sobre qualquer tipo de irregularidades cometidas por membros de órgãos sociais do clube. Aconteceu no passado e conhecem-se as consequências. Mas, igualmente, não é aceitável que a auditoria constitua um instrumento de gestão do poder e uma arma de arremesso a ser utilizada de forma cirúrgica conforme as conveniências. Se não cumprir a sua finalidade, a auditoria constitui um grave risco, funcionando como um espelho que não revela a realidade, mas o seu oposto. E isso seria trágico para o Sporting.

 

publicado às 11:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


76 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.04.2015 às 16:46

iorda

Mas tu sabes que há pessoas que foram vilipendiadas. Tenho a certeza que leste e ouviste. Por isso é urgente.

Sem imagem de perfil

De Petinga a 29.04.2015 às 20:09

Perdoe a intromissao, mas foram vilipendiadas onde? Em blogues? Em comentários a notícias no site de A Bola? Qualquer figura pública está sujeita a ser caluniada debaixo do anonimato na Internet, todos os dias...

Se alguém considera que foi caluniado e que se atentou ao seu bom nome, nao tem mais a fazer do que colocar uma queixa na justica (espera... o presidente do Sporting fez isso mas farta-se de ser criticado por o ter feito).

Uma coisa é o atraso da auditoria que nao é muito aceitável (sou dessa opiniao) e sobre o qual gostaríamos de ter mais informacoes. Também eu acho que nao se deve demorar muito mais tempo no apuramento da verdade, apesar de por vezes quase preferir que nao se saiba realmente o que aconteceu porque as consequencias podem ser desastrosas...

Outra coisa é uma suposta "defesa do bom-nome" de certos dirigentes e ex-dirigentes... Isto num blogue onde se insulta gratuitamente de forma semanal o presidente do Sporting...
Haja coerencia, de facto.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.04.2015 às 21:02

Petinga
Surpreende-me que o Petinga não se tenha apercebido de calúnias ao bom e à honra de pessoas antes de se ter concretizado qualquer processo de inquérito ou de auditoria. Se o Petinga não se apercebeu é porque anda distraído.
A própria afirmação de BdC na entrevista ao Jornal de Negócios, na minha opinião, é subliminar. Em si própria diz muito.

Pensaria que o Petinga defende o direito de qualquer ao bom nome e que se indignaria quando isso não se verificasse. Afinal, lava as mãos como Pilates e considera que o problema não é seu.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.04.2015 às 05:00

Nao sei de que afirmacoes está a falar. Sao de pessoas reais ou comentadores na Internet? E a que frase de BdC está a referir-se? Palavra de honra que nao sei.

Se as afirmacoes sao assim tao graves, quem as proferiu deve ser levado à justica. Ou acha que me cabe a mim zelar pelo bom nome de toda a gente??? Se assim fosse, nao teria tempo sequer para fazer mais nada durante o dia...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.04.2015 às 08:41

Petinga

A frase de BdC é a que consta no post, em resposta a uma pergunta do Jornal de Negócios.
As frases foram pronunciadas um pouco por todo o lado, lamento se não se recorda.
Já li comentários exprime conceitos de honra e de moral. É a primeira vez em que leio uma afirmação sua como a do último parágrafo em que revela despreocupação com o que se passa.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.04.2015 às 15:37

Vejo que nao me consigo fazer entender. Vamos por partes entao:

1. A frase sobre "o clube mais azarado do mundo e gestao danosa" é grave?? Permite a quem a proferiu nao caluniar ninguém sendo ao mesmo tempo subliminar e - se me permite - com um toque de humor. Talvez também truculencia, mas falamos de BdC...

2. Mas de que despreocupacao fala?? E que afirmacoes foram feitas? Por quem? O Zargo parece-me andar numa caca às bruxas por causa de uma auditoria que ela própria nao deveria tornar-se numa.

3. Repito o que escrevi acima: se alguém se sentiu lesado no seu bom nome, deve recorrer aos meios judiciais. Calúnia e Difamacao sao coisas graves. Mas nao sou eu quem decide se foram ou nao cometidos! Ou o Zargo tem competencia judicial para decidir quem foi ou nao caluniado?

4. Se acha que isto é despreocupacao, nao sei que lhe diga...

Em suma: que deveria haver mais celeridade na conclusao da auditoria, de acordo. Que mais informacao deveria ser providenciada o quanto antes, de acordo.
No resto, aconselharia a que nao percamos tempo a inventar problemas onde eles nao existem - e onde nao temos autoridade legal para decidir se existem sequer os ditos problemas...
Há outros temas onde fará mais sentido criar tempestades em copos de água.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.04.2015 às 16:12

Petinga
1. Escrevo que a frase é subliminar. O Petinga sabe o que é e fará o seu entendimento.
2. Considerei que é assunto que não o incomoda, e confirmo neste comentário.
3. O mesmo que no ponto anterior.
4. O mesmo que no ponto anterior.

Ficamos assim, Petinga, cada um com a sua opinião!
Sem imagem de perfil

De rigaboss a 30.04.2015 às 16:17

o petinga não fala é da resposta dada a dias da cunha, em que o presidente disse que ele devia estar calado que a sua presidência também iria ser alvo.
Sem imagem de perfil

De Alex Bórgia a 30.04.2015 às 16:58

E o rigaboss também se "esquece" de referir que, a partir daí - imagine-se! - Dias da Cunha calou-se...
Sem imagem de perfil

De rigaboss a 30.04.2015 às 17:59

e o caro alex queria que dias da cunha continuasse o bate boca porque?

fez senão bem em ignorar o que o presidente disse.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo