Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




images.jpg

Os sportinguistas gostam de dar tiros nos pés. De alguns anos a esta parte é prática corrente. E quanto mais tiros dão, mais coxos vão ficando. São como um exército que cada vez que perde uma batalha, substitui o general. Já saíram generais competentes, à primeira falha. Já saíram generais, menos competentes, sem tempo para planear a estratégia. Já saíram generais populistas, pela sua arrogância. O problema é o exército estar nas mãos dos soldados rasos. E quanto mais tempo passa mais fragilizado se encontra.

Quem esfrega as mãos de contente são os exércitos adversários. São comandados por generais incontestados. Um deles já com galões de marechal, foi constituindo o seu exército paulatinamente, enquanto os adversários dormiam na forma. Quando acordaram desse torpor já o dito general tinha infiltrado os seus oficiais, em todas as estruturas, numa estratégia parecida com a teia da aranha. A partir daí foi fácil enredar os adversários na sua teia, e ganhar batalhas atrás de batalhas.

Como reagiram os adversários? Tarde e a más horas. Contudo, um deles, começou a reagir, quando entregou o comando ao gémeo do general do Norte. Com o mesmo ADN aproveitou-se dalguma lassidão do velho general, para começar a aplicar a mesma receita: minar os campos de batalha, copiando a mesma estratégia. São dois irmão separados, à nascença, ou não. Preparam os seus exércitos segundo o lema "na guerra vale tudo", porque não há guerra limpa.

BOLA QUADRADA - 2 - (2).jpg

Mas, para além disso, não há exército que ganhe batalhas, sejam limpas ou sujas, se não houver unidade e disciplina. Sem estas duas, não há estratégia que funcione. O “exército leonino” tem esse handicap no seu “modus vivendi”. Em vez de lutar para fora, luta para dentro. Consome a sua energia nesta “guerrilha”. E quando tem de lutar para fora está sem força. É uma presa fraca, cada vez mais fraca, para os adversários, que aliás já pouca importância lhe dão.

A guerra genericamente falando é um acto de estupidez. Mas quando é entre pares, é um acto de estupidez absoluta. Constrange ver os nossos “soldados” colocarem-se ao lado dos adversários, para daí tirarem benefícios para a sua facção. Veja-se, como exemplo, a campanha de pasquins informativos. Veja-se, concretamente, a campanha de uma bola quadrada, a deturpar de modo grosseiro, em vez de informar. Veja-se a reacção das facções leoninas, aproveitando esse facto, para derrubarem o “comando” e abrirem caminho para o seu “general”. Alguns nem general têm, mas pouco interessa.

Não há, nunca houve, nem haverá jamais qualquer vitória, enquanto existir falta de unidade e disciplina. Venha que general vier... E os tiros nos pés vão continuar, até deixarem de existir pés.

P.S.: Não percebo que essa batalha fraticida se trave, por exemplo, na página de Facebook do Sporting, inundada de brunistas de muito baixo nível, sem qualquer moderação, e/ou restrição de comentários que se pautam pela ordinarice. Um ponto muito negativo da comunicação do Sporting, que precisa de ser pedagógica.

publicado às 16:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


53 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 10.08.2020 às 16:59

Caro Nação Valente
Que não lhe doa a voz! Agora, estamos a assistir a um foguetório permanente dos apoiantes do “Bruno”, os inefáveis “letais”, capazes de tudo e indiferentes à realidade e às necessidades do Sporting. Denunciá-los é fundamental, sem dúvida! Mas, infelizmente, há outros sportinguistas alinham no coro por confundirem prioridades estratégicas ou por se terem esquecido da conjuntura sportinguista.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.08.2020 às 18:02

É verdade, caro Leão Zargo, os ditos "letais", são capazes de tudo, mas estou convencido que são uma minoria ruidosa.

O que preocupa, como muito bem diz, são os outros, que se deixam enredar, em cantos de sereia. Parece que não aprenderam nada com a história recente.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.08.2020 às 18:22

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.08.2020 às 18:43

Ora aqui está o comentário que mais razão dá ao meu texto.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.08.2020 às 18:23

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 10.08.2020 às 19:33

É Varandas, paga o que deves,.....das inúmeras dividas que herdaste do doido varrido que os sócios em bom tempo destituíram!
Sem imagem de perfil

De FranciscoB a 10.08.2020 às 17:29

Este post, também é um "tiro no pé"; enquanto não se convencerem de que LFV não é um " gémeo do general do Norte" vão continuar na mesma... enquanto os clubes da capital não se juntarem contra o clube mais corrupto do mundo, que domina todas as instâncias desportivas, judiciais e policiais, o principal responsável pelo estado miserável a que chegaram o SCP e o frutabol português, vai continuar impune e a reinar, literalmente.
FranciscoB
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.08.2020 às 18:22

Francisco,

Eu poria a questão deste modo. O clube "mais corrupto do mundo" como lhe chama, já teve o seu reinado. Já não é dono disto tudo. Esse domínio mudou-se para Sul. Quando muito "governam a meias".

O Sporting foi dos primeiros a denunciar o "sistema". Enquanto sportinguista não quero que o meu clube substitua esse "sistema" por outro, sozinho ou acompanhado. Quero que continue a lutar para que não exista "sistema" nenhum.
Sem imagem de perfil

De FranciscoB a 10.08.2020 às 18:40

Acha que sim? Continuam a controlar a arbitragem, a presidência da fpf e a liga, as selecções. Saiu o ponta de lança meirin da disciplina mas juntaram logos os cartilheiros e opinion makers da política para exercer pressão sobre a substituta...

Está muito equivocado... como é que conseguram ser campeões 2 vezes nos últimos 3 anos com a equipa miserável que têm?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.08.2020 às 19:30

Isso não me deve perguntar a mim, mas a quem tinha sete pontos de avanço e os desbaratou.
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 10.08.2020 às 19:38

Como disse alguém de dentro que pelo menos teria o dever de estar bem informado:-" LFV é quem decide quais padres, rezam quais missas", mas com toda a certeza estaria apenas falando de religião.....
Imagem de perfil

De relva a 11.08.2020 às 18:26

De acordo Francisco, post de palha. Querem União e criticam quem gosta do bruno, como se não tivessem esse direito.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.08.2020 às 18:28

Não ofenda, se não quer levar resposta na mesma moeda!!!

Mas de um brunista não se espera mais...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.08.2020 às 18:16

Eu andei pelo menos 1 ano a avisar aqui no Camarote Leonino que o caminho traçado por esta direcção de divisão entre sportinguistas, que este caminho iria correr muito mal.….
1- Varandas foi eleito por menos de metade dos votantes, logo nunca teve a maioria dos sportinguistas com ele;
2- Varandas independente de ser eleito por uma minoria tem um programa eleitoral com o qual foi eleito. Em nenhuma parte do seu programa eleitoral fala em guerras às claques ou contrariar a politica seguida pelo ex-presidente;
3- Varandas desde o momento que foi eleito nunca promoveu a paz….. que eu saiba um Presidente trabalha para todos os sportinguistas incluindo os brunistas, nunca se aproximou destes sportinguistas, nunca promoveu a unidade, bem pelo contrário;
4- Varandas ao não ter uma base de apoio popular nunca ficará muito tempo no cargo, o futebol é apoio popular, e ninguém consegue liderar de cima de um pedestal afastado das pessoas. Criou-se a ideia de que o Varandas tem medo dos sócios. Se não é verdade, que se clarifique quantos apoiantes tem Varandas.
5- Mais importante de tudo….. Varandas tem demonstrado acima de tudo é incompetência na gestão, porque se os anteriores 4 pontos referidos no meu comentários acontecessem mas ele tivesse feito uma boa gestão os sportinguistas esqueceriam, mas esta época demonstrou que afinal o que era fácil de criticar no passado afinal é muito difícil de fazer.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.08.2020 às 18:37

Schmeichel,

Uma mentira mil vezes repetida, não passa a ser verdade. Este texto repete sempre as mesmas falsidades.
Quem começou a dividir o Sporting foi quem o compartimentou em croquetes e sportingados. Foi quem expulsou associados.
Varandas foi eleito de acordo com as normas estatutárias. Enquanto não forem mudadas qualquer outro o poderá ser. Para quê bater nessa tecla?. Já está mais que gasta.
Varandas não fez guerra a ninguém. Fizeram-lha a ele desde que tomou posse, incluindo o meu caro.
Nenhum presidente terá apoio popular se não ganhar títulos. Só conheço uma excepção, que durou cinco anos. E sabe-se porquê.
Sobre a competência pronunciar-me-ei, quando tiver que ser avaliada. O resto é a conversa da treta habitual.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.08.2020 às 19:31

Caro Naçao Valente,

Varandas foi eleito com normas estatutárias.... mas não representa a maioria dos associados. Por isso a urgência em termos obrigatoriamente uma 2a volta nas próximas eleições.
Outro ponto é os estatutos não se esgotam no momento da eleição.... votar orçamento ou AG destitutiva está a ser evitada... quanto mais se adia, pior será, só a clarificação democrática sobre quantos apoiantes tem o Varandas pode ajudar esta direcção. Sem isso, fica a ideia que têm medo dos sócios do Sporting.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.08.2020 às 20:21

AG destitutiva porquê? Esta Direcção infringiu os Estatutos? O Varandas já terminou o mandato? Em que artigo dos Estatutos está escrito essa da "clarificação democrática"? Istó é à conveniência do freguês? Não há leis?

O Schmeichel não entendeu ou não quis entender o meu post. Fazer o quê?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.08.2020 às 21:24

Nação Valente,

E não se vota o orçamento porquê? Certamente haverá mais uma desculpa e por isso digo que têm medo dos sócios do clube....
Percebi muito bem o seu post e concordo ser vergonhoso o nivel de discussão entre facções de sportinguistas, mas discordo e muito quanto à ideia de que não será possível ter um presidente que saiba unir o Sporting. Sousa Cintra pode ser acusado de muita coisa mas ele sim apanhou com Alcochete e nunca o ouvi a evidenciar isso, bem pelo contrário a ideia sempre foi de unir e elevar o Sporting. Varandas chegou ao Sporting sem pressão, foi ele que potenciou guerras com claques, dava jeito na altura criar inimigos internos.... os tais tiros nos pés, falta visão longo prazo, falta noção do que é o Sporting. E esqueça BdC, porque o BdC usou exatamente o argumento de perguntar quais estatutos e foi um tribunal a obrigar uma AG.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.08.2020 às 22:03

Porque não se discute o orçamento? Tanto quanto sei os orçamentos têm que ser discutidos e aprovados em AGs.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.08.2020 às 22:12

O Schmeichel é fértil em adiantar idiotices, mas "adorei" esta do Sousa Cintra.

" ele sim apanhou com Alcochete e nunca o ouvi a evidenciar isso"...

Um mês de mandato e a saber que não seria responsável por nenhuma das suas decisões. Tomou algumas boas, mas também cometeu um monte de asneiras.

Guarde este tipo de discurso para a falange...

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.08.2020 às 20:19

Mas tem aqui algo que sempre me pertubou e que raramente foi comentado aqui no CL ,caro Naçao Valente .

Caiu-se numa grande confusâo , em que todos se acusam uns aos outros e por vezes sem saberem bem porquê .Defender a actual Direçao do Dr Varandas é usada constantemente a estratégia de ataque aos que apoiaram o ex presidente , muitos deles só porque apoiaram mesmo que hoje seja assunto esquecido e encerrado , nao faz qualquer sentido e levanta varias questòes importantes que ainda mais confundem, como se pode entâo defender o actual presidente quando ele próprio incorporou o brunismo como poucos , basta reler algumas entrevistas suas desse tempo para perceber a fë e a paixâo com que ele abraçou o projecto brunista sendo um dos braços direitos do ex presidente junto com Inacio .
So depois quando viu o imperio a arder e percebeu que se ele Bruno de Carvalho cheior de defeitos consegiu ser presidente porque nao o seria ele tambem? E partiu para a traiçao, com que objectivo? Agarrar o trono, nada mais que isso, meu caro .Porque resultou uma mäo cheia de nada.

Por isso , ok , foi eleito , foi tambem o meu presidente apartir desse dia , mesmo nao sendo a minha escolha , mas nao poderei nunca continuar a defender a incompetencia , nao temos que procurar mais adjectivos , para mim basta a incompetência .
Que acabe o seu mandato e depois logo veremos , se quiser que se recandidate de novo , os socios dar-lhe -âo a resposta.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.08.2020 às 20:43

Sabe meu caro , têm existido aqui excessos que em muitos casos nunca se justificaram porque ninguem pára para pensar , para reflectir , eu por exemplo fui durante muito tempo criticado, por vezes fortemente, passando as fronteiras do insulto, porque simplesmente acreditei que tinhamos uma equipa forte para competir por titulos na gerência do ex presidente ,até ao momento que este me desiludido, mas muito mais brunista que eu foi precisamente o actual presidente que aderiu á sua chamada e andou de braço dado com ele durante anos , a diferença é que hoje ele é presidente e eu como todos os outros nao somos ,eu sigo o socio adepto anonimo que so procura estar tranquilo no meu mundo.
Uma nota pessoal , eu jamais aceitaria o cargo de presidente , jamais , por dinheiro nenhum , e se o fosse por qualquer outra razao jamais aceitaria ser remunerado, é a minha visao das coisas.
Na minha idade de hoje jamais trocaria a minha liberdade de fazer sempre o que me der na real gana por qualquer cargo por muito importante que fosse , para mim este meu tipo de liberdade nao tem preço e os anos passam a voar e ja faltarao menos seguramente do que aqueles que ja vivi, chamem-lhe egoismo se quiserem , talvez o seja.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.08.2020 às 22:11

Como se costuma dizer pôs as questões e deu as respostas. Resumindo, Varandas era um funcionário do Sporting, com funções no departamento médico. Não é da sua responsabilidade a queda da Direcção anterior. Não fez nenhum golpe de estado. Houve eleições, e enquanto sportinguista concorreu, e foi eleito. Simples ou não?
Se é presidente competente ou não é outra discussão.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 10.08.2020 às 23:29

A questão desta direcção, e em termos de futebol profissional, é muito simples de definir: 1ª época, equipa (mal ou bem) preparada pela comissão de gestão, com jogadores que já no anterior plantel cá jogavam, resultado: duas taças com Keiser e tenho a plena convicção que com Peseiro nunca lá iriamos..
Mas chegou depois a altura da direcção preparar por ela própria uma época, a passada, e foi o que se viu... incompetência pura e dura... com as asneiradas feitas, em qualquer clube onde a exigência fosse maior de certeza que rolariam cabeças, cá em Alvalade nada aconteceu, os incompetentes lá continuam... Ser presidente também é saber rodear-se das pessoas certas, se as coisas não funcionam ou funcionam mal há que saber dar a volta e não é nada disso que vemos até agora.
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.08.2020 às 20:47

Jorge Gonçalves e Bettencourt tiveram uma grande base de apoio "popular". E depois? Confudem eleições de futebol com eleições para deputados!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.08.2020 às 00:03

RCL,
Eleições são eleições. Obedecem a normas, elegem mandatos por um tempo definido. Porque é que no futebol tem de ser diferente? Ou seja, todas as democracias são iguais, mas há umas mais iguais que outras.
Imagem de perfil

De relva a 11.08.2020 às 18:52

De acordo Schmeichel. Nunca existiu um presidente mais divisionista.
Imagem de perfil

De Greenlight a 10.08.2020 às 20:36

Caro Nação Valente,
As divisões no Sporting resultam, na minha opinião, da ausência, de há muitos anos, de vitórias no futebol e não o contrário. Do mesmo modo, a suposta união nos outros clubes, ditos grandes, resulta das vitórias conseguidas, algumas com legitimidade duvidosa, concordo. Veja por exemplo o Slb, perdeu, estrondosamente, a Liga, quando tinha 7 pontos de avanço e foi perder, justamente, a final da Taça. Essas derrotas não resultaram de falta de união entre os sócios encarnados mas, pelo contrário, logo resultaram em desunião aparente e o DDT (Dono daquilo tudo) teve que ir a correr contratar o Mestre JJ e mais uma dúzia de craques, mandando às urtigas a tão propagandeada estratégia da formação "made in Seixal". Ou seja, na minha opinião, o Sporting nunca terá a tal união, de que tantos falam, enquanto não alcançar vitórias e agora já nem falo na vitória na Liga mas, apenas, no acesso à Liga dos Campeões. Para isso precisa de um bom General mas, infelizmente, parece que temos somente um Capitão e contrariamente ao que el próprio anunciou, exaustivamente, pouco conhecedor da guerra do futebol.
SL
P.S: Confesso que não tenho Facebook (detesto essa geringonça) mas se, como diz, a página do Sporting está inundada de comentários ordinários de fãs do Destituído, o Sporting deveria encontrar maneira de limpar esse lixo.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.08.2020 às 20:46

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.08.2020 às 22:17

Greenlight,

Concordo genericamente com a sua análise. Mas se não houver capacidade de perceber que com estas atitudes não se conquistam títulos, vamos continuar na mesma. Quantos anos esteve o slb de Vieira sem ganhar? Foi posto em causa?
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.08.2020 às 22:50

Meu caro seria com.toda a certeza conhecendo os benfiquistas se em alguma dessas epocas apresentasse uma equipa e plantel tao fracos como o que tem o Sporting neste momento.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.08.2020 às 23:55

Pouco me interessa se o plantel era forte ou fraço. Quantos campeonatos seguidos, para não falar de outros, ganhou o fcp. Se não estou enganado cinco. e os da Luz? Zero.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 10.08.2020 às 21:07

Excelente post. Mas, o mandato do dr. Varandas tem sido muito infeliz e essa infelicidade resulta da sua incompetência e de quem escolheu para o futebol: Hugo Viana. Em 2 anos já vamos em vários treinadores. O último, aprendiz ainda na profissão, ainda não foi pago e já vai numa dúzia de milhões a pagar ao Braguinha. As aquisições têm sido outro calcanhar de Aquiles. Não bastasse tudo isso o presidente é invisível, não reage a provocações, não agrega, não une, não motiva os sócios e adeptos. Tudo isto dá força a órfãos e viúvas do guru que querem derrubar esta direcção, lutar por um sócio um voto, para assim (pensam eles) terem a possibilidade de terem Bruno Carvalho como sócio e candidato a presidente.
E o dr. Varandas tem - com a sua incompetência - contribuído para o reaparecimento da seita.
Como é que é possível dar 12 milhões (um absurdo!) por um treinador sabendo que não tem dinheiro para ir buscar jogadores que façam a diferença. Com a formação todos os clubes jogam (essa é outra falácia) e com a formação em larga maioria no plantel pode-se jogar para 5/6 lugar no campeonato. Enfim, parece que nos livrámos de um mau caminho, mas fomos por outro igualmente mau, mas ainda pior, sem motivar, sem ambição, sem garra, sem nada!
Estou muito chateado, pensei que depois do destituído viria um bom presidente e uma boa direcção mas enganei-me profundamente!!!
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.08.2020 às 23:51

J. Oliveira,

Comungo muitas das suas perplexidades, mas esta Direcção foi a que os sócios escolheram, e não faltaram opções.

A constante mudança de treinadores foi um dos aspectos negativos que desde o início apontei a esta Direcção. As aquisições falhadas podem-se justificar com a falta de bons pesquisadores de mercado, mas também com recursos muito limitados.

As moedas têm sempre duas faces. O Presidente não tem um discurso motivador, ao contrário do anterior. Mas a verdade é que se ficava por esse discurso, dando a ilusão das conquistas que não existiram. Nem oitp, nem oitenta.

O mau ano desportivo serviu, de facto, para dar alma aos fanáticos do guru, que só começaram a aparecer, logo após a primeira derrota. Durante o ano anterior, apesar de todos os percalços, com a conquista de dois títulos, estiveram sossegados. E assim continuariam se não se tivesse perdido o 3º lugar.

A contratação do último treinador foi uma jogada de risco. E na minha perspectiva resulta de uma fuga para a frente perante a má situação desportiva. Como não gosto de entrar em especulações prefiro esperar para ver.

Ao contrário do que afirma, não vou rotular ninguém de incompetente ou de competente depois de algumas decisões infelizes, no aspecto desportivo. Diz-me a prudência, que uso como norma, que apreciações radicais, vistas de fora, às vezes saem erradas.

Esta Direcção encontrou uma situação calamitosa. Quem agora fala de calotes devia estar calado. Os obrigacionistas estavam a arder com o seu dinheiro, quando esta Direcção chegou. Uma situação que foi muito difícil de resolver, como a que ameaçou o Clube de insolvência por dívidas atrasadas. Resolveu-se sem alarido, mas fosse esta Direcção mestra em comunicação, e teria tirado dividendos.

Cada qual é livre de fazer as análises que entender, muitas vezes sem aprofundar as causas. Eu prefiro não me basear apenas em aparências imediatas e procurar ver o todo, e não somente a parte. Um clube/empresa tem no seu funcionamento aspectos que desconheço. Por isso, com todas as perplexidades, não entro em radicalismos analíticos.

Quando do despedimento do Peseiro bati-me aqui contra a grande corrente que exigia essa demissão. Iria trazer instabilidade. O presidente cedeu. Hoje estou convicto que minoritariamente tinha razão. Quanto à situação actual veremos. Se estiver errado reconhecerei. O que não farei é acrescentar mais instabilidade à que já existe.
Imagem de perfil

De relva a 11.08.2020 às 18:55

Lógico. O hugo tem feito tudo para reforçar o braga a ser o 3.º grande.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.08.2020 às 19:37

relva,

Se o caro é sportinguista, desilude-me. Fazer o Braga o 3º grande? Que noção é que tem de ser grande? Por conseguir um 3º lugar? Por ganhar, eventualmente, um campeonato?. Por essa bitola ainda está à frente o Boavista.

Vou-lhe dar a minha perspectiva de ser grande. A grandeza de uma colectividade desportiva mede-se pelo seu passado, pelo seu número de adeptos, pela sua implantação no território nacional e no mundo. Pelo seu ecletismo. Por acaso sabe que o Sporting é um Clube com os mesmos títulos, dos maiores a nível europeu?

Nesta perspectiva o Braga, com todo o respeito, não é um grande, nem será a curto, ou médio prazo. Como não podemos adivinhar o futuro, talvez no século XXII.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.08.2020 às 19:43

O leitor relva. é que parece não estar à altura da grandeza do Sporting. Ficava melhor no Braga.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.08.2020 às 20:44

Não devemos confundir as coisas. O relva não é sportinguista mas sim brunista, um clube completamente à parte.
Imagem de perfil

De relva a 12.08.2020 às 18:04

Se está satisfeito, parabens. Eu como acho que o sporting é muito maior que estes dirigentes o fazem parecer, estou revoltado. S.L.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.08.2020 às 00:35

Parece-me pertinente tirar uma conclusão deste debate. Ao desenvolver este tema pretendi acentuar a guerra interna do Sporting, como uma das razões para a sua perda de influência desportiva. Mas, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a hegemonia dos nossos rivais directos, em parte resultante da nossa desunião, mas também de factores que não primam pela transparência.

No fundo, pretendia desviar o foco da discussão da situação interna do Sporting, para uma questão mais abrangente, onde se analisasse a o futebol português, e a sua envolvência, com realce para a comunicação social. E pretendia que se debatesse o papel do slb e fcp, na selva que é o nosso futebol.

Concluo que foi um objectivo falhado. O que se debateu foi mais uma vez a vida interna do nosso clube, com predominância na crítica destrutiva à Direcção. Na verdade o Sporting não precisa de inimigos externos.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.08.2020 às 11:16

Como sportinguistas podem debater outros assuntos quando vivem a triste realidade de terem (termos) actualmente um Sporting que nao faz mal a ninguem?Sempre tivemos referencias nas nossas equipas e agora nao temos nem uma? E presenciamos uma enorne incapacidade de dar a volta á situaçao?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.08.2020 às 13:00

Caro sportinguista,

O Sporting é uma agremiação desportiva. O desporto nasceu para unir, não para desunir. O futebol, uma componente do desporto, tornou-se numa "selva" sem regras, onde predomina a selvajaria.

Neste contexto, o Sporting como clube desportivo, não nasceu para fazer mal a ninguém. Nasceu para praticar desporto dentro da sã convivência entre pessoas. Dir-me-á, mas não é isso que acontece nessa "selva". Será. Mas quando o Sporting tiver no seu ADN fazer mal, deixará de ser o meu Clube. Para mais há coisas muito mais importantes na vida.

Sempre tivemos referências, temos e continuaremos a ter. E daremos a volta à situação. Sempre assim foi e será há mais de cem anos. Mas continuo a insistir: o nosso foco, numa rivalidade responsável, tem que estar nos nossos adversários. Não pode estar na autofagia.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.08.2020 às 17:43

Mas foi esse "fazer mal " que entendeu ou pretendeu entender?

Eu como treinador de uma equipa quero ter a minha equipa forte a fazer mal aos adversários a feri-los na maior parte dos 90 mt com muitas boas jogadas e golos .

Coisa que esta equipa do Sporting nao consegue fazer ,esse tipo de "mal" a ninguem.

Claro que damos a volta, mas será com gente que reage nao com gente do marasmo .

Ja contei aqui a historia chinesa da râ ( o amigo até gosta de historias)
Metemos uma rã dentro de um tanque nº1 de agua fria e ela agradece é o seu habitat e percorre todo o tanque como uma piscina contente e feliz .
Agarra a mesma rã e atira-a para o tanque nº2, com a agua a escaldar e a reaçâo natural da rã é saltar de imediato para fora do tanque , um ou 2 saltos e fica fora do tanque.
Agarra a mesma rã e coloca-a de novo no tanque nº1 de agua fria e ela fica de novo feliz e contente , agora com um dispositivo faz aquecer a agua lentamente ate que fique a escaldar , a rã ja nao salta , morre , foi-se acostumando à temperatura e nunca percebeu a hora de saltar e morre.

É uma grande liçao de vida para quem a quiser entender.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 11.08.2020 às 19:48

Gostei muito da história, mas não percebo nada de rãs. O que ouço dizer é que gato escaldado de água fria tem medo. Mas como o símbolo do Sporting é o leão, não estou preocupado.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 11.08.2020 às 21:16

Nao necessita perceber de rãs caro amigo, mas o que ela nos ensinou nessa historia.
Perfil Facebook

De José Mário Costa a 11.08.2020 às 09:51

É esta, precisamente, a desgraça do SCP, e há muitos, muitos anos: uma quinta coluna a fazer permenentemente o "jogo" do seus principais inimigos. Com a passividade dos sócios, infelizmente.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo