Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




maxresdefault.jpg

Apesar de a calamitosa pandemia Covid-19 ter limitado compulsivamente o fulgor das comemorações do seu 114.º aniversário, o Sporting Clube de Portugal reafirmou, de novo, o seu íntegro e inabalável respeito pela verdade e a honestidade.

Como é sabido, o Sporting CP estaria hoje a celebrar 118 anos de existência caso tivesse recorrido ao indecoroso truque de outros clubes – com destaque para o seu maior rival e vizinho – de adoptar como data da sua fundação a da colectividade mais remota que esteve na origem na sua criação.

Ora, se utilizasse o exacto mesmo critério, a nossa Instituição ter-se-ia apropriado da data do nascimento, em 1902, do então Sport Club de Belas, criado por iniciativa dos  irmãos Francisco e José Maria Gavazzo, além de outros jovens amigos, incluindo José Roquette (Alvalade), ao qual sucederia, dois anos depois, o Campo Grande Football Club, onde a dissidência de vários dos seus fundadores, José de Alvalade, os irmãos Gavazzo e Stromp e seus companheiros acabariam, finalmente, por dar origem, em 1906, ao Sporting Clube de Portugal – que, ao longo de mais de um século e até ao presente, honra rigorosamente a sua veracidade histórica.

DSCF1019.JPG

Por sua vez... o Sport Lisboa e Benfica – foi, efectiva e oficialmente, fundado em 13 de Setembro de 1908. Todavia, usurpando a certidão de nascimento do seu mais velho antepassado, o Grupo Sport Lisboa – nascido em 1904 e extinto em 1907, sedeado efectivamente em Belém e sem quaisquer afinidades com o bairro de Benfica – decidiu, despudoradamente, já no início do actual milénio, alterar a data da sua fundação, acrescentando mais quatro anos ao tempo real da sua existência, decisão que teve, também, o subtil propósito de, explorando as vantagens então concedidas pelo Estado, fazer coincidir a celebração do seu (falso) centenário com a realização, em Portugal, do Campeonato da Europa de 2004.

Esta fraude suscitou, de resto, a pública contestação de, entre outros protagonistas da época, Cândido Rosa Rodrigues, um dos principais fundadores do GSL e, posteriormente, do SLB – assegurando que “o Sport Lisboa e Benfica não tem, de maneira nenhuma, qualquer coisa a ver com o extinto Sport Lisboa, a não ser o nome e alguns jogadores”. E, não obstante todos os expedientes para ocultar a verdade, o próprio clube da Luz, numa sua campanha promocional realizada em Fevereiro de 2000, confirmava: “Em 1908, fruto da fusão do Grupo Sport Lisboa e do Sport Clube de Benfica, nasceu, vermelho e branco, o Sport Lisboa e Benfica”…

A despeito de todos as tentativas e manobras para justificar o injustificável, não existe, de facto, qualquer documento oficial e verdadeiramente credível que certifique a fundação no ano de 1904 do Sport Lisboa e Benfica. Há tempos noticiou-se que teria sido encontrado um documento daquele ano, subscrito por Cosme Damião, um dos fundadores do clube – “documento” esse que, no entanto, se revelara forjado, devido ao facto de o seu autor ter recorrido à grafia que viria a ser implementada somente sete anos mais tarde, com o Acordo Ortográfico de 1911…

Texto do nosso colaborador Leão da Guia

publicado às 04:20

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


33 comentários

Sem imagem de perfil

De João F. a 09.07.2020 às 09:51

EXACTO!

Depois da data da fundação, a intrujice continuou com a cor que passou de vermelho a "encarnado" para satisfazer o pedido de António Ferro, o mestre da propaganda do regime salazarista, como analisou a revista VISÃO, onde é dito na sua capa de 8/6/2020, que António Ferro lhe "tirou o vermelho".

https://visao.sapo.pt/edicao-impressa/2020-06-08-edicao-1423/

E depois, já na gerência do LFV, em combinação com o Madaíl, na altura presidente da FPF, tiveram os dois a distinta lata de alterar os resultados do Campeonato de Portugal, que dava o titulo de campeão.E 70 anos depois!

Festejaram o 27º. titulo em Maio de 1994, como se pode ver no Youtube e depois ganharam mais 7 títulos, o que faz 34 títulos...mas festejaram no ano passado o 37!!!

E tudo se tem passado com a aprovação dos sócios e da sua massa adepta!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 13:41

"E tudo se tem passado com a aprovação dos sócios e da sua massa adepta!!!"...

Não surpreende, corresponde à cultura desportiva do clube.
Sem imagem de perfil

De Zen a 09.07.2020 às 11:13

A verdade é que mais uma vez não conseguem falar de Sporting sem evocar o Benfica do princípio ao fim. Parabéns!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 11:59

Na realidade, não obstante o título, o ponto fulcral do texto é o Benfica e não o Sporting.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 09.07.2020 às 11:41

Quando se nasce torto serâo tortos toda a vida por isso nao nos podemos surpreender.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 12:02

Acho que não há surpresa alguma, mas sim indignação, para quem não tem a memória curta.
Sem imagem de perfil

De FF a 09.07.2020 às 11:43

Bom-dia,
Um caso surreal em que a cria nasceu no mesmo dia da progenitora.
Desde a sua fundação que o Benfica tem sido um caso de fraudes sucessivas.
A culminar actualmente com um presidente que tudo faz para que o clube coleccione títulos obtidos através da manipulação de resultados, com a colaboração dos miseráveis assopradores de apito.
Pena é que o futebol que poderia ser um desporto, tenha sido transformado em negócio, que é um antro de corrupção.
Não esqueço, todavia, o vice-rei do Norte, com igual trajecto de trafulhices..
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 12:01

São dois com semelhante ADN.
Sem imagem de perfil

De FF a 09.07.2020 às 13:33

Boa-tarde,
Que me perdoe S.A.R. D.Duarte Pio, Duque de Bragança e demais monárquicos, cuja causa também abraço, por ter denominado impròpriamente de vice-rei um trafulha que distribuia fruta aos indivíduos sem carácter e sem escrúpulos que se vendiam, como continuam a fazer agora a outro patife.
Costumava-se dizer que, de Espanha nem bom vento nem bom casamento, mas tomara que a Justiça espanhola pudesse funcionar em Portugal e outro galo cantaria!
Saudações Leoninas
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 13:43

Aliás, temos bons exemplos também da justiça italiana e francesa, basta lembrar os casos que surgiram não há muitos anos.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 09.07.2020 às 15:17

Texto de quem não faz a mínima ideia sobre o que escreve, e apenas revela um anti-Benfiquismo doentio.
Curioso não ter feito alusão também à fundação do FCP, que foi antecipada em 13 anos por Pinto da Costa, mandando às malvas o nome de José Monteiro da Costa, o verdadeiro fundador como está escrito na lápide da campa onde repousa.

Sobre a História do SLB aconselho a leitura deste texto, com documentação da época:

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2017/01/1904-nao-e-1908-voces-sabem-do-que-eu.html

Grupo Sport Lisboa, fundado em 28/02/1904, juntou-se ao Grupo Sport Benfica em 1907, mantendo todos os jogadores de futebol do Grupo Sport Lisboa, os mesmos dirigentes à frente da secção de futebol, e as cores vermelha e branca, famosas por serem as da primeira equipa Portuguesa a derrotar os ingleses do Cabo Submarino, em 1907.
O Grupo Sport Lisboa nunca foi extinto. Uniu-se, por conveniência das duas entidades, ao Grupo Sport Benfica. Um grupo tinha os jogadores e dirigentes de futebol, o outro tinha excelentes instalações.

O resto é História. É lê-la. Ou não, e continuar a escrever barbaridades...

Parabéns pelos vossos 114 anos!
São dois anos de diferença o que realmente importa, ou o que cada clube fez, desde a sua fundação até à atualidade?
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 09.07.2020 às 15:48

Os Sportinguistas não são obrigados a conhecer a nossa história.

Aliás há alguns que só escrevem porcaria, uns efes quaisquer, porque ouviram dizer a não sei quem que o Benfica acrescentou uns títulos com a conivência da FPF, e que a data da fundação foi inventada porque não sei o que e mais o Benfica e o Benfica e mais Benfica.

Esses "efes"pensam mais no Benfica que no Sporting, um psicólogo explica facilmente. Deviam ler um livro chamado "A Mente Captiva" para perceberem o mundo em que vivem, estreito, escuro e prisioneiro dos seus dogmas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 15:53

Vindo de si, este "livro" é mesmo para rir!

Mas já tem aí o seu colega a dar apoio, ou seja, negar o inegável, como andam a fazer há décadas.

Parabéns?!?
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 09.07.2020 às 16:06

Eu então rio-me mesmo é do texto do Leão da Guia.
Em relação ao inegável, tem aí um link que sei que nunca vai ler.
E não escrevi nenhum livro, são só meia dúzia de linhas...

Sim. Parabéns!
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 09.07.2020 às 16:18

Caro Rui Gomes,
só por brincadeira - quando andei na tropa dizia-se que colega eram aquelas senhoras

eu não sou colega de ninguém, só respondo por mim, nem sequer represento "os benfiquistas", e muito menos "o Benfica".

Sou um simples sócio anónimo que gosta de desporto desde Setembro de 1977, data em que entrei pela primeira vez no melhor Estádio do Mundo, do melhor Clube do Mundo!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 16:35

"Data em que entrei pela primeira vez no melhor Estádio do Mundo, do melhor Clube do Mundo!"

Pronto... já disse tudo!

Há sempre quem gosta de se enganar a si próprio. Natureza humana.
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 09.07.2020 às 16:53

já não há nada a fazer...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 21:11

Subscrevo... é só rir.
Sem imagem de perfil

De João F. a 09.07.2020 às 18:49

O Sporting de Braga, nasceu da fusão entre as filiais do Sporting e do Benfica e não foi buscar a data de fundação daqueles clubes. E com o União de Leiria aconteceu a mesma coisa.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 21:12

Sim, mas como bem sabemos, há sempre excepções monumentais para o glorioso.
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 09.07.2020 às 15:39

O Benfica tem uma história transparente e honesta.

Toda a gente sabe que o Sport Lisboa e Benfica resulta de uma junção (palavra que aparece por 9 vezes na acta 93 de 2 de Setembro de 1908) entre 2 outros clubes, o Sport Lisboa e o Grupo(depois Sport) Clube de Benfica, decidida por dirigentes dos 2 clubes, conforme actas nºo 93 e 94, onde primeiramente se decide que o nome seria Grupo Sport Lisboa e Bemfica, e definitivamente votada a proposta de Felix Bermudes para que fosse Sport Lisboa e Bemfica, adoptando a "gloriossissima" camisola vermelha e calções brancos do Sport Lisboa, sendo o símbolo uma justaposição dos 2 emblemas, e o património pertencente ao Sport Clube de Bemfica.

Também os sócios dos 2 clubes originais foram transferidos para o clube do qual resultou a referida junção, o SLB.

Não é verdade que tenha sido decidido nos tempos recentes que a data da fundação seja 20.02.1904.

Em 31.03.1929, o jornal "Os Sports", nº 1078, indica em manchete, "O SLB iniciou ontem os festejos do seu 25º aniversário". Assim como o jornal "O Século e o "Noticias do Desporto".

Mais, o próprio Relatório e Contas e o Parecer do CFiscal do Benfica de 1954 faz um relato sobre a comemoração das Bodas de Oiro, e suas despesas (página 12)

Quem esteve envolvido nos acontecimentos sempre foi peremptório acerca deste assunto, sendo essa data mencionada desde 1909, com Cosme Damião, em entrevista em 1929, Luis Carlos Faria Leal em 1954, ou Luis Gato, sócio nº 1 em 1979, entrevista no jornal ABola, como exemplos.

No desfile de atletas das Bodas de Oiro, em 2 de Dezembro de 1954, estiveram presentes os sócios nºs 1,2 e 3, todos eles intervenientes na reunião que decidiu a junção, e que assinaram a acta nº93.

Um deles, na altura sócio nº1, o Major Luis Faria Leal , em 1908 dirigente do Sport Clube de Benfica , declarou no jornal"Norte Desportivo", na pagina 4, em 2 de Dezembro de 1954, no dia deste desfile, "quando há 50 anos se fundou este clube, nunca pensámos que pudéssemos assistir a este tão grande espectáculo".

Portanto, desde que foi tomada a decisão da junção do SL e do SCB, em 1908, que a data da fundação foi determinada como a do clube mais antigo. Com ou sem logica, assim o decidiram todos os intervenientes.

O Benfica é um Clube considerado uma Lenda pela UEFA, respeitado nos 4 cantos do Mundo, tem uma história transparente e honrada, feita com muita luta, com Raça ,Querer e Ambição, levou o nome de um País que vivia ignorado aos sítios mais escondidos do planeta.

Pode haver quem considere esta decisão como ilógica, e é uma opinião válida, mas enquanto houver um benfiquista à face da Terra, a data da fundação será aquela que foi decidida pelos nossos antepassados fundadores.

Com o maior respeito que me merece o Rui Gomes, não vão ser os Sportinguistas que irão desonrar a memória dos fundadores do Benfica, nem lançar na lama o nome do meu Clube como desonesto na sua data de fundação..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 15:55

Nós não vamos "desonrar a memória dos fundadores do Benfica", o próprio clube, seus dirigentes e adeptos encarregam-se disso.
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 09.07.2020 às 16:13

Meu Caro,
como queira, já deixei a minha opinião, o resto são considerandos generalistas que não acrescentam nada.

"Os benfiquistas", "os sportinguistas", a "cultura do clube", é algo indefinido e sem força argumentativa nem probatória.

Eu gasto algum tempo a esclarecer sobre assuntos que parto do principio que conheço muito melhor que a maioria dos adeptos do Sporting, por acreditar que escreve com boa-fé e que tem suficiente abertura de espírito para considerar outras opiniões.

Se o debate for por caminhos de menorização da opinião alheia é porque não vale a pena.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 09.07.2020 às 16:14

ChakraIndigo,

Não me parece que valha a pena...
Está no sangue de todos os Sportinguistas um ódio eterno ao Benfica. Não o conseguem superar... Ajoelham-se durante décadas aos pés do Papa do norte, que os foi comendo de cebolada ao longo dos últimos 30 anos, mas o nome Benfica (talvez por ser da mesma cidade) põe-nos completamente fora de si.
Na História do futebol em Portugal, o número de títulos fala por ambos os clubes. com mais 4, ou com menos 4 anos...
Podia aqui falar em travessias do deserto, mas é melhor não. A última ainda não acabou, nem parece dar sinais de vir a acabar...

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 16:38

É por de mais evidente que a nossa "traversia no deserto" só se deve à nossa incompetência de gestão e insuficiência desportiva, tudo aquilo que o "glorioso" tem de melhor, claro!
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 09.07.2020 às 17:04

1ª travessia do deserto do Sporting - 1982/2000
Benfica 6 campeonatos, FCPorto 11

2ª travessia do deserto do Sporting - 2003/2020
Benfica 7 campeonatos, FCPorto 11(com o desta época)

Total - Benfica 13 campeonatos, FCPorto 22 campeonatos.

Conclusão - o Benfica, que ganhou nestas travessias do deserto do Sporting menos do que era habitual no seu histórico anterior, e bstante menos que o FCPorto, é o grande responsável pela situação do Sporting.

Então, em 37 anos, quantos títulos é que o Benfica tirou ao Sporting? Uns 4?

Quer dizer que o Benfica, o maior clube em Portugal, em 37 anos devia ter conquistado uns 9 campeonatos, o Sporting 6, o Boavista 1, e o FCPorto 22!

Parece que sim, era capaz de repôr uma certa injustiça.
Sem imagem de perfil

De João F. a 09.07.2020 às 18:54

Pois, mas a memória remota guardará para sempre, a maneira como foram ganhos muitos desses campeonatos, "conquistados" por um dos clubes mais corruptos de que há memória. E fico-me por aqui, para não ter que repetir exemplos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.07.2020 às 21:13

Perdão... "travessia".
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 09.07.2020 às 16:49

JPG,
por maioria de razão, até porque conheço muitos Sportinguistas, a começar pelo meu irmão, não concordo com essa de "todos os Sportinguistas".

O Benfica e o Sporting são dois rivais que contribuíram para o crescimento desportivo e social um do outro.
O Sporting e o Benfica dividiram a notoriedade até 1962, com 11 títulos cada um, sendo que depois o Benfica descolou definitivamente, e o Sporting não só estagnou em relação ao Benfica como se deixou ultrapassar pelo FCPorto que em 1962 tinha 5 títulos.

Eu estou farto de defender a minha tese sobre a crise de resultados do Sporting, e basta consultar os números para o perceber.
Aliás, não só João Rocha como Dias da Cunha perceberam perfeitamente o problema, como o tentaram resolver, mas por varias razões internas e externas a situação foi piorando até se chegar ao cumulo do FCPorto, o 3º clube em numero de adeptos, ter mais 10 títulos que o Sporting, o Clube dos 5 Violinos!

Mas isso é com o Sporting.
Sem imagem de perfil

De João F. a 09.07.2020 às 18:56

Sempre a desviar a conversa, quando não tem argumentos. Já não se estranha. É uma técnica muito conhecida na cultura do seu clube.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.07.2020 às 23:47

Caro, diz tudo no seu comentário. "data da junção dos dois clubes"...que deixaram de existir e passou a existir um novo...podem decidir que existem desde quando vos apetecer... Isso é convosco. Os outros usarão critérios mais objectivos...
Sem imagem de perfil

De HY a 09.07.2020 às 23:47

O comentário era meu

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo