Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sporting atira-se ao VAR

Rui Gomes, em 13.09.21

img_467x599$2021_09_13_01_03_44_1902898.jpg

Esperamos mais informações sobre a reacção do Sporting, mas não nos surpreende dado que nós próprios abordámos estas questões ontem, aqui no Camarote Leonino.

Tal como referimos, o epicentro da queixa leonina recai sobre a inacção, ou melhor, a falta de comparência do VAR João Pinheiro, nomeadamente nos dois lances em que Coates sofre faltas para grandes penalidades e o cartão vermelho directo a Pepe por agressão.

O momento para abordar questões polémicas não será o melhor, uma vez que a equipa prepara-se para o jogo inaugural da Champions, na próxima quarta-feira, frente ao Ajax.

____________________________________________

Infelizmente o VAR é uma ajuda tecnológica que não favorece uma melhor visão dos lances, porque não depende unicamente da visão de quem o usa, mas também da vontade, da isenção, da liberdade de quem o usa. A mesma ferramenta consegue ser usada para anular um golo por um "microtoque" no braço de um GR, mas não consegue ver um soco, numa imagem em ângulo aberto, na cara de um jogador! Com tamanha disparidade, ao nível da acuidade visual, por parte do utilizador, não há como confiar nesta "evolução" tecnológica.

Texto da autoria de Leão do Norte

ADENDA

O Sporting endereçou nas últimas horas à Comissão de Instrutores (CI) da Liga um pedido para a elaboração de um auto de flagrante delito a Pepe, central do FC Porto.

A CI tem, segundo os regulamentos, um prazo de três dias para responder à solicitação, ou seja, para verificar se existe matéria de facto para a abertura de um processo sumário, posteriormente analisado pelo Conselho de Disciplina da FPF.

Este pedido passa, assim, pelo ponto 2 do Artigo 258.º do Regulamento de Disciplina da Liga, no qual é explicado que uma infracção é flagrante quando "detectada através de objectos ou sinais percepcionados directamente, ainda que através da visualização de imagens televisivas, que mostrem claramente que a infracção foi cometida e o agente nela participou".

publicado às 04:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


37 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 13.09.2021 às 08:45

Deve-se implementar rapidamente aquilo que já se falou no passado, que é a possibilidade de cada equipa ter 1 oportunidade em cada parte do jogo para exigir a visualização de imagens do VAR dum determinado lance por parte do árbitro.

Assim o SCP poderia exigir a visualização da agressão mesmo que não fosse indicada pelo VAR de início.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.09.2021 às 11:47

Compreende-se a intenção Mike, mas a decisão final continuaria a depender do critério dos homens e é esse que é muito questionável, especialmente em Portugal.
Sem imagem de perfil

De SP a 13.09.2021 às 09:00

O VAR era o João Pinheiro o grande amigo do Coates que há 3 anos marcou 3 penaltis do Coates em Alvalade.

A mulher deve ter um poster gigante do Coates ... só pode!
Sem imagem de perfil

De jose Gonçalves a 13.09.2021 às 10:52

Para que haja um mínimo de justiça desportiva, casos como estes de autênticas agressões e que escapam à análise do VAR, deveriam ser sancionados à posterior perante imagens que não deixam quaisquer dúvidas!
Refreariam intenções menos escrupulosas em futuras circunstâncias, e proporcionaria desse modo, um jogo mais desportivo!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.09.2021 às 11:49

Esse sistema já existiu e foi descontinuado.
Sem imagem de perfil

De Sel a 13.09.2021 às 19:46

Eu não sou sportinguista nem portista, mas gostaria que o Pepe fosse castigado com 2 ou 3 jogos. Dito isto, e olhando para o murro do Pepe em Coates, eu não acho que tivesse sido de uma grande violência. Já todos tivémos ocasião de no passado ter visto lances de violência selvagem desse jogador, mas aqui a intenção não me pareceu que fosse a de aleijar, apenas de amedrontar o adversário.

Agora apenas uma chamada de atenção: a expressão "a posteriori" é Latim e, sendo Latim, não tem acentuação no "a", porque o Latim não tem acentos. É um erro típico, mesmo de gente que escreve muito bem. Eu também cometia esse erro até me chamarem à atenção. Espero que não leve a mal o reparo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.09.2021 às 20:09

Agressão é agressão, indiferente da intensidade do acto.
Sem imagem de perfil

De jose Gonçalves a 13.09.2021 às 21:20

Claro, um indivíduo que cerra os dentes e fecha o punho acertando no alvo pretendido, dando ao queixo do adversário a sensação que foi accionada uma mola vertical que lhe podia ter trincado a língua, não pode ser branqueador!
Sem imagem de perfil

De jose Gonçalves a 13.09.2021 às 21:21

Quis dizer branqueado!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.09.2021 às 21:37

Aliás, à lei da letra, no futebol, basta a intenção.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 13.09.2021 às 11:29

Não à muito a dizer, o Sporting encostou o Porto às cordas e teve que ser salvo pelos artistas do costume.
o João Pinheiro é "persona no grata" nos jogos do Sporting desde sempre, ninguém pode ter ficado surpreendido. Depois branqueia-se tudo o que aconteceu usando os mesmos métodos de sempre que é confundir as pessoas, que os erros dos árbitros foram para os 2 lados mas ninguêm os especifica, porque por cada erro a favorecer o Sporting eram 3 a favorecer o Porto, mas isso não vai interessar.
Mais, os primeiros erros graves do jogo favoreceram o Porto, um com penalti claro do Taremi, e o segundo com novo penalti e expulsâo do Pepe, só depois começaram a aparecer erros a favorecer o Sporting, claro para confundir, mas nos dias de hoje só come gelados com a testa quem quer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.09.2021 às 11:51

Não vejo que tenham havido decisões de "peso" injustas a favorecer o Sporting.

O branqueamento destas situações é apenas o status quo do futebol português.

Não sabemos viver e competir de outra maneira.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 13.09.2021 às 12:00

Com rigor existiu também um penalti do Porro sobre o Pepe, mas isso só aconteceu depois. Quando por exemplo o próprio Pepe já não deveria estar em jogo, ja teria sido expulso.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 13.09.2021 às 14:30

Já contra o Famalicão ,os critérios foram idênticos, começaram por mostrar cartões aos do Famalicão, para depois do nada mostrar aos do Sporting, para lhes cortar o meio campo ,Palhinha que nem falta existiu , metam uma coisa na cabeça quem manda e sempreandou no futebol português foram os lampiões, mas o porto teve aquele período do apito dourado, como quem diz ,com corrupção vamos combater o Benfica já que nós não conseguíamos combater o Benfica, que está ao nível da corrupção política do país
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 13.09.2021 às 12:13

Tanto faz na política, tanto no futebol, isto e um país de ladrões acabados ,mais dominado por lampiões
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.09.2021 às 12:32

Os "ladrões" não são só encarnados.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 13.09.2021 às 14:31

Sim os do porto também são outros ladrões , são os pais do famoso sistema
Sem imagem de perfil

De Manuel Beites a 13.09.2021 às 12:25

Pois, aqui não há inteligência artificial que nos valha com julgamentos isentos de vontade, de emoção, de sentimento e de inconsciência.
Só pessoas conseguem julgar a complexidade e a variedade infinita de possibilidades.
O problema é que são pessoas... com emoções, com tendências, com sentimentos e com vontade, por vezes inconsciente, além da inerente distracção e incompetência que lhes justifica a condição.
Há que viver com o que temos. Melhorou um pouco? Sim...melhorou. O problema é que na hora de decidir continua a haver gente...!
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.09.2021 às 12:31

Não melhorou o suficiente!

A eficácia do sistema VAR depende de critérios honestos, objectivos e competentes, que é o que não existe em Portugal.

Há um artigo no Record de ontem em que Luís Pedro Sousa diz que parece que não houve VAR nos jogos dos grandes, ou seja o SCP - FCP e na visita do SLB aos Açores, e tem razão. Está à vista de todos...
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 13.09.2021 às 12:50

No Camarote leonino tambem sairam varios artigos que li a dizerem o mesmo inclusive nas notas do Julius nem nota tiveram.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.09.2021 às 12:55

Sim, mas é pertinente surgir alguém de fora a dizer o mesmo.
Sem imagem de perfil

De Manuel Beites a 13.09.2021 às 13:47

Caro Rui Gomes, é o que quiz dizer.
Frente aos écrans está gente que erra ou está a ver ao autocarros passar, ou seja por incompetência ou negligência.
Os outros predicados das ditas pessoas, leia-se tendência, emoção, sentimento, vontade e parcialidade, deles apenas podemos conjecturar.
Uma coisa é certa. Falham. E falham muito contra o Sporting Clube de Portugal.
De forma que nunca é demais expressar a nossa indignação.
A quem de direito, se tal fazem apanágio, para tomar medidas.
Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 13.09.2021 às 13:13

Urgente encontrar antidoto para o "desconforto" que alguns VAR têm em chamar a atenção do àrbitro principal para lances duvidosos ou mal julgados.

Talvez criando um sistema de avaliação da arbitragem com base numa nota única e geral a toda a equipa de arbitragem do jogo, arbitros de campo + VAR.

Assim, se um elemento falhar, todos são penalizados, e com impacto direto nas nomeações para os jogos seguintes (com base numa lista em atualização permanente em que os pior classificados não apitam).

Fica a ideia teórica, para debate...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.09.2021 às 13:18

Compreende-se a sugestão, mas o problema em Portugal recai quase exclusivamente sobre a credibilidade desses homens.

E como se viu este fim de semana, com os erros grosseiros à vista, nem a APAF nem o Conselho de Arbitragem tiveram a honestidade de vir a público repudiar a situação.
Sem imagem de perfil

De Luis Moreira a 13.09.2021 às 14:16

Não é possível substituir o julgamento humano mas é possível corrigi-lo em parte.
Nos Açores aquela expulsão e aquele penalti são claríssimos. Os dois jogadores deviam ser castigados com dois jogos por exemplo.
As agressões a Coates idem . Os jogadores têm que saber que as imagens podem ser vistas e analisadas posteriormente aos jogos por gente sem pressão e independente.
Digo eu que ainda estou pior que urso...
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 13.09.2021 às 14:29

Enquanto não houver credibilidade, honestidade e isenção pelo homem, o VAR não serve para nada!

Beijinhos, Rui
Feliz Dia
Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 13.09.2021 às 17:50

Com a introdução do VAR, eu tinha esperança de que as arbitragens melhorassem, mas afinal e’ a mesma pouca vergonha, eles dispõe-em da ferramenta necessária mas a mentalidade corruptamente continua, a corrupção afinal vem de cima e os políticos tem a sua cota parte em tudo isto.
Ontem no trio de ataque, “único programa desportivo que eu consegui ver” fartaram-se de mostrar fotografias do jogo Sporting-Porto, mas nem uma do soco do Pepe ao Coates, se aquilo não é um penalty descarado, então eu não percebo nada de futebol.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.09.2021 às 20:14

O problema óbvio não é a tecnologia mas sim os homens que a operam, nomeadamente em Portugal.

Há meios e regras para analisar os lances nos jogos, mas só agem à conveniência.

Por isso se vê artigos nos jornais a dizer que os jogos dos grandes este fim de semana não tiveram VAR.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo