Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sporting B 1 – Académica 2

Leão Zargo, em 14.05.17

 

 

O Sporting B foi derrotado hoje pela Académica de Coimbra por 1-2, na Academia de Alcochete. Com este resultado, os leões comprometeram definitivamente a candidatura a um dos objectivos definidos pelo treinador Luís Martins: um lugar no “top ten” da classificação da 2ª Liga. Azbe Jug, Ricardo Esgaio, Ryan Gauld e Francisco Geraldes jogaram de início, tal como Gelson Dala.

 

O Sporting entrou bem no jogo, marcou logo aos 6 minutos por Gelson Dala e conseguiu algum ascendente. Solidez no processo defensivo, com os jogadores próximos uns dos outros, e rapidez e agressividade no meio campo adversário através de trocas rápidas de bola, com boa ocupação do espaço interior, permitiram esse controlo da partida.

 

Na 2ª parte a Académica tornou-se mais ameaçadora e procurava o golo do empate, quando aos 58 minutos aconteceu uma situação absolutamente caricata. Budag Nasyrov, que aquecia perto da baliza do Sporting, procurou controlar uma bola que saía pela linha de fundo, tocando-lhe com a mão direita. Dentro da grande área! Penálti contra o Sporting e Rui Miguel conseguiu o empate.

 

A equipa leonina acusou as circunstâncias em que o penálti se verificou, desarticulou-se e enveredou por um futebol confuso. A Académica tornou-se mais perigosa. Aos 77 minutos um falhanço de Kiki permitiu que Rui Miguel encostasse para o golo e bisasse. Até ao final do jogo, os jogadores do Sporting B reagiram e podiam ter marcado por Ronaldo Tavares, que falhou de cabeça, perto da linha de golo, um pontapé de canto bem executado por Esgaio. Minutos antes Ryan Gaul tinha visto o cartão vermelho por entrada dura sobre um adversário. Foi um fim de tarde triste na Academia.

 

Com esta vitória, o Sporting B soma 54 pontos e ocupa o 14º lugar da classificação. Na próxima jornada, em 21 de Maio, os leões deslocam-se a Braga para defrontar a equipa B dos bracarenses. É a último jogo do Campeonato da 2ª Liga.

 

Ficha de jogo:

 

Campeonato da 2ª Liga (41ª Jornada)

Sporting B 1 – Académica 2

Stadium Aurélio Pereira, 14 de Maio de 2017

Árbitro: Tiago Antunes (AF Coimbra)

 

Sporting B: Azbe Jug, Fidel Escobar, Kiki, Ivanildo Fernades, Ricardo Esgaio, Edu Pinheiro, Ryan Gauld, Francisco Geraldes, Bilel (Ronaldo Tavares, 83), Gelson Dala (Budag, 75) e Leonardo Ruiz

 

Treinador: Luís Martins

 

Golos: Gelson Dala (6')

 

Académica: Ricardo Ribeiro, Correia (Ernest, 62), Diogo Coelho, Yuri Matias, Makonda, Jimmy, Nuno Piloto (Kaká, 73), Leandro, Marinho, Traquina e Rui Miguel (Diogo Ribeiro, 78)

 

Treinador: Francisco da Costa (Costinha)

 

Golo. Rui Miguel (60’ e 77’)

 

publicado às 18:52

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


26 comentários

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.05.2017 às 19:13

Incrível, caro Leão Zargo. Uma vida no futebol e nunca tinha visto um penálti daqueles. E, na realidade, se a bola está dentro das quatro linhas (não dá para ver esclarecidamente nas imagens televisivas), é mesmo falta.

Já não sei o que dizer desta equipa B. Olho para ela e vejo a mesma pobreza que vejo na equipa principal. Alguns bons aspectos, a espaços, mas o todo do seu jogo deixa muito a desejar.

A gestão e planeamento das duas principais equipas tem de ser revisto a pente fino. Fica a dúvida se irá acontecer, com a "estrutura" que existe (ou não existe).
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 14.05.2017 às 19:22

Caro Rui Gomes

Salvou-se a primeira parte! O Sporting até conseguiu algum domínio nessa fase e podia ter marcado mais um ou dois golos.

É verdade, nas imagens televisivas não se consegue ver com absoluto rigor, mas o Nasyrov tem os pés sobre a linha de fundo e estica um pouco o braço direito. Incrível!

A equipa B foi uma manta de retalhos desde o início da época. E como na época anterior. O Luís Martins deu maior solidez defensiva, utilizou melhor a rapidez e a criatividade de alguns avançados (Gelson e Ruiz, principalmente) e utilizou bem os "reforços" da A. Fez a diferença!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.05.2017 às 19:16

P.S.: Apenas mais um reparo...

Uma realização da Sporting TV que deixa muito a desejar. Não é novidade, mas nunca antes tinha feito esta observação. A exemplo, num lance tão inédito como o da grande penalidade, não há uma única repetição. Enfim...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 14.05.2017 às 19:24

Reparei que não houve repetição. Durante o jogo não tive a oportunidade de confirmar. Foi com o resumo aqui no post que me apercebi melhor do posicionamento dos pés do Nasyrov.

Uma realização televisiva fraca, sem dúvida.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 14.05.2017 às 20:27

Mas penalty como??..
Do suplente??... O Sporting jogava com 12, era??

Vamos ler as regras para ver se é possível ser penalty.
Deve haver aí alguma confusão, ou má interpretação das regras..

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 14.05.2017 às 20:37

Pergunto a quém saiba mais que eu..
Não seria bola ao ar e vemelho para o suplente, por conduta anti-desportiva??
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.05.2017 às 21:12

Carlos,

Um caso que poderá ajudar a compreender a situação do penálti:

"P: um jogador suplente, com o jogo a decorrer, entra no terreno de jogo e agarra de imediato um adversário que, com a bola nos pés se ia a isolar na direcção da baliza do infractor. Como deve proceder o árbitro?

R: O árbitro interrompe o jogo, expulsa o suplente e inicia o jogo com um pontapé livre indirecto contra a equipa do suplente, no local onde esta se encontrava no momento da interrupção.

Como a falta no jogo ocorreu na área, fica a dúvida se deve ser penálti ou livre indirecto. Como há outra regra absoluta que estipula que só o guarda-redes pode tocar na bola com as mãos... será penálti.

Uma boa pergunta.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 14.05.2017 às 21:23

Caro Rui Gomes

A marcação do livre indirecto aconteceria antes de terem entrado em vigor em 1 de Junho de 2016 as 95 alterações das regras no futebol que foram aprovadas pelo International Football Association Board.
No caso do jogo de hoje na Academia, haveria lugar a cartão vermelho se a bola fosse na direcção da baliza.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.05.2017 às 21:53

Sim, essa parte referente ao cartão também era o que eu tinha em mente.

No todo, um lance muito invulgar.
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 14.05.2017 às 23:36

Esclarecimento.
O jogador do Sporting está dentro do campo(área)
Primeiro joga a bola com o pé,e depois com a mão.
A lei aplica-se a todos os jogadores que estejam inscritos na ficha de jogo.
Se fosse fora da área era sancionado com um livre directo,e não indirecto.
Como foi dentro da área,e dentro da área os livres directos são os penaltys.
Como tal foi um penalty devidamente marcado,e não precisava jogar com a mão,bastava jogar com o pé como fez.
Boa noite e espero ter contribuido para esclarecimento do lance.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 14.05.2017 às 21:15

Carlos

Julgo que a decisão do árbitro decorre das 95 novas alterações das regras no futebol que foram aprovadas pelo International Football Association Board e que entraram em vigor no dia 1 de Junho.

Concretamente, a Lei 3 que estabelece o seguinte:
“2 - Se um jogo é interrompido devido a interferência causada por um elemento oficial, por um suplente, por um jogador substituído ou por um expulso, o jogo passa a recomeçar com pontapé-livre directo ou pontapé de penálti.”

Antes, havia lugar a livre indirecto ou bola ao solo.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 14.05.2017 às 23:29

Obrigado LZ e R. Gomes... Esclarecido!!
Ao Luis também ......
Sem imagem de perfil

De Luis a 14.05.2017 às 21:38

Penalti bem assinalado. A decisão está de acordo com as regras que entraram em vigo no inicio desta epoca!

"Se um suplente, um jogador expulso ou qualquer elemento do staff interferir no jogo, causando a sua paragem, é marcado um livre direto, ou penalty, contra a equipa do infrator. Antes, a sanção era um livre indireto ou bola ao solo."
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 14.05.2017 às 20:52

Momento digno para os apanhados este fds foi um fartote a este momento temos um golo do meio campo num jogo de andebol que dá vantagem ao FCP em caso de igualdade pontual ... enfim a sorte e o azar não podem dar cobertura a azelhice e falta de controlo emocional dos nossos atletas nos momentos decisivos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 14.05.2017 às 21:17

Sérgio
Tem razão. E no caso do andebol um golo (a mais ou a menos) fica a valer muito. Pode decidir o campeão!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.05.2017 às 21:20

Mas neste caso o nosso guarda-redes é responsável pelo golo. Em cima da buzina ou não, ele não pode deixar de proteger a baliza.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 14.05.2017 às 21:20

Incrível. Reina a desordem total no nosso clube. Acabem mas é esta época que já chega de tanto sofrimento e amarguras! Bolas!
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 14.05.2017 às 21:36

Muitos puxoes de orelhas a dar a alguns dos nossos atletas treinadores e dirigentes principalmente neste ja bizarro final de epoca.
Eu deixaria as orelhas a arder a alguns deles.
Isto para nao ter que os chamar de BURROS.
Sem imagem de perfil

De Angelo Pereira a 14.05.2017 às 21:56

É caso para dizer quando um individuo está em maré de azar até os cães mijam nas calças. Isto é ima maneira de falar porque estes casos dão-se por causa da cultura do clube ou a falta dela.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 14.05.2017 às 22:03

Ângelo,
no caso talvez se trate de falta de cultura. Isto é, falta de conhecimento das regras do jogo!
Sem imagem de perfil

De João Silva a 14.05.2017 às 22:08

Boa​ noite.
Um bom exemplo do desnorte que se passa no nosso clube uma verdadeira palhaçada, um circo, é ridiculo. As regras foram alteradas o ano passado ...e os jogadores será que foram informados nem que fosse num briefing de 15 minutos?
É de todo inconcebível não dá para acreditar uma pessoa fica de cabelos em pé. Dos que perderam na feira...já nem perco tempo a falar nisso mas deixo uma sugestão...o sr. Presidente e o treinador dos 8 ou 6 milhões por época​ deviam pedir desculpa à nação sportinguista pela miserável época que fizeram. Não venham cá com m***** de conversas de árbitros e caudais ofencivos, dá dó ver o Sporting jogar à bola. Estou desolado com a organização do nosso clube, uma vergonha!
Cumprimentos
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 14.05.2017 às 22:16

Tem razão, João Silva. É um problema antigo e os resultados estão à vista.

Mas, parece que agora, depois das eleições de Março, as coisas pioraram a níveis que nunca me apercebi antes. O presidente fiou-se nos 86%...
Sem imagem de perfil

De figo a 15.05.2017 às 10:34

MAs com um tal de Virgilio a frente da formação o que se estava a espera !!
Desde que chegou o BDC é só vergonhas umas atras das outras !!! Ao menos se ganhasemos , mas nem isso !!
Imagem de perfil

De PSousa a 14.05.2017 às 23:18

Primeiro, não vejo o SCP por um lance de futebol. Mesmo que este jogador não soubesse as regras, não tem nada que por a mão!
Numa cultura de exigência apregoada pelo presidente este jogador no mínimo ficaria sem um ordenado, prejudicou o SCP, o SCP cobra-lhe!
Falhar um golo é uma coisa, errar assim é burrice!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 15.05.2017 às 09:16

Rui,

Este post é que deveria ter o título "Futebol com humor à mistura". loool

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo