Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Os leões já investiram 44,96 milhões de euros em novos jogadores nesta época, que entra no top 5 do futebol português.

 

hqdefault.jpg

Sábado foi um dia de grande actividade em Alvalade com a oficialização dos reforços Wendel, Josip Misic e Rúben Ribeiro. Três prendas de Dia de Reis para o treinador Jorge Jesus que, tendo em conta os dados conhecidos, representam uma operação global no valor de 10,5 milhões de euros.

 

A administração liderada por Bruno de Carvalho neste mercado de inverno já fez subir o investimento do Sporting para esta época 2017-18 para um montante estimado de 44,96 milhões de euros, que representa desde já um recorde absoluto dos leões e, ao mesmo tempo, o quinto maior investimento de sempre de uma equipa portuguesa na contratação de futebolistas ao longo de uma época.

 

O Sporting ultrapassa assim os 37, 71 milhões de euros investidos na época passada, segundo os dados do site Transfermarkt, que era até agora a temporada em que os leões tinham gasto mais dinheiro em reforços, tendo apenas por uma outra vez ultrapassado os 30 milhões de euros - 2011-12 -, mais concretamente 33,89 milhões, numa altura em que Godinho Lopes era o presidente.

 

Numa altura de grande investimento por parte da administração liderada por Bruno de Carvalho, que procura terminar com o jejum de títulos que dura desde 2002, é justo também constatar que estas compras são contrabalançadas com um grande volume de transferências de jogadores, que nesta época atingiram os 50,83 milhões de euros e na época passada chegaram aos 81,23 milhões. Uma realidade bem diferente daquela que a SAD leonina experimentou em 2011-12, quando apenas faturou 6,63 milhões de euros na saída de futebolistas.

 

Milhões nem sempre dão títulos

 

No entanto, nem sempre grandes investimentos são sinónimo de conquista do título, pois, tendo em conta os quatro maiores investimentos realizados em Portugal, apenas dois deles resultaram em festejos no final da temporada.

 

Foi em 2013-14, quando o Benfica bateu todos os recordes, contratando futebolistas por um valor global de 55,75 milhões de euros, ainda com Jorge Jesus como treinador, que iniciou a série que conduziu ao tetracampeonato. E em 2008-09, quando, após ter gasto 46,65 milhões de euros - o terceiro maior investimento de sempre -, o FC Porto conquistou o tetracampeonato sob o comando de Jesualdo Ferreira.

 

De resto, os dragões não tiveram sucesso em 2014-15, época em que investiram mais 18 milhões de euros do que o Benfica, que acabaria por ser campeão nacional, enquanto em 2008-09 viram os encarnados festejaram no final de uma temporada em que o diferencial entre o investimento dos dois clubes foi abissal, pois o FC Porto gastou mais 39,7 milhões de euros do que o rival.

 

O Sporting encontra-se para já no segundo lugar da classificação da Liga, mas, no que diz respeito a investimento, lidera destacado o ranking desta época, pois, em contraponto aos 44,96 milhões de euros aplicados pelos leões em reforços, está o FC Porto, com gastos de 21 milhões de euros e o Benfica, cujas compras de futebolistas chegaram apenas aos 9,35 milhões. No entanto, é bom ter em atenção que o mercado de inverno encerra a 31 de Janeiro e, até lá, estes valores podem subir.

 

"Wendel é miúdo para o futuro"

 

O brasileiro Wendel torna-se desde já o sexto jogador mais caro da história do Sporting, tendo custado sete milhões de euros. O médio de 20 anos, formado no Fluminense, revelou ontem à SportingTV que o seu ponto forte "é o remate" e o fraco "talvez um pouco a marcação", tendo-se mostrado "muito feliz" por estar "no clube de Cristiano Ronaldo". O treinador Jorge Jesus explicou que a contratação daquele que é uma das grandes promessas do futebol brasileiro é a pensar no futuro: "É um jovem à procura do seu caminho. Vai encontrar de certeza obstáculos a que não está habituado e é um miúdo para se fazer e para o futuro."

 

Quanto a Josip Misic, de 23 anos, contratado ao Rijeka por três milhões de euros, disse que não pensou muito na hora de assinar, admitindo que é "um grande passo" na sua carreira: "É tudo muito bom. O Ristovski aconselhou-me e disse-me coisas muito boas. Estou entusiasmado e vou dar tudo o que tenho por este clube." Segundo Jesus, o croata é um jogador "várias vezes observado pelo departamento de scouting" e insere--se numa tentativa de "equilibrar o plantel".

 

Finalmente, Rúben Ribeiro, médio ofensivo de 30 anos que ontem fez o último jogo pelo Rio Ave diante do Sporting de Braga, irá custar aos cofres da SAD do Sporting cerca de 500 mil euros, sendo para Jorge Jesus um jogador de quem "não é preciso falar, pois joga em Portugal".

 

Artigo da autoria de Carlos Nogueira, Diário de Notícias

 

publicado às 11:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


14 comentários

Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 08.01.2018 às 13:09

Preocupa-me um pouco este valor de investimento, mas hoje ainda é dia 8 e até ao fecho do mercado ainda podemos ter algumas saidas

Bataglia, Ruiz(es) e sinceramente se tivessemos uma aceitavel alternativa como 3º LD, não hesitava em vender o Piccini por 10M/12M se se conseguisse claro, porque há interesse de clubes italianos e palpita-me que Ristovski vai em breve ficar dono da posição e fazer descer a cotação do Italino.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.01.2018 às 13:29

Consta que a Juventus é um dos clubes mais interessados, mas como indica, além de Piccini apenas temos Ristovski como alternativa, muito pouco para o que falta da época a disputar quatro frentes.
Sem imagem de perfil

De J. a 08.01.2018 às 13:47

Jesus não vai deixar sair ninguém daquele grupo dos 15-16 que normalmente jogam ou vão entrando naquela "rotação" de plantel tão especial que o mister faz.

As vendas por dinheiro assinalável estão guardadas para o Verão.
A sair alguém, seria para aliviar a folha salarial: Douglas, A.Ruiz, Petrovic ou B.Ruiz por exemplo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.01.2018 às 13:51

Consta que o Mattheus Oliveira é para ir para Guimarães, mas parece haver uma qualquer ligação a Raphinha que não é clara neste momento.

Também é de admitir que tanto Iuri Medeiros como João Palhinha estarão na calha para pelo menos serem emprestados durante o mês de Janeiro.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 08.01.2018 às 16:10

Aparentemente o Sporting está a utilizar o empréstimo do Matheus para pressionar o Guimarães a libertar já o Raphinha e o próprio jogador também estará a forçar a saída imediata. Temos de esperar para ver como reage a direcção do Guimarães, visto tratar-se da estrela da equipa, pelo que deixá-lo sair já seria quase dar a época como acabada.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 08.01.2018 às 16:14

Também é esse o meu entendimento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.01.2018 às 13:55

A atenção do leitor anónimo que escreveu a extensa crítica ao artigo de Carlos Nogueira (creio que não lhe negou o seu nome).

Quando se decidir identificar, os seus comentários serão publicados.

Quando um artigo, mesmo com imprecisões, vale ZERO na opinião de um anónimo, é fácil deduzir que a intenção desse anónimo é tudo menos construtiva.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.01.2018 às 14:26

Continuo na expectativa de que sejam confirmadas algumas saídas até lá não temos o quadro final do que será o plantel a 31 de Janeiro.

O nível do actual plantel também em grande parte resultado desse grande investimento feito nos últimos 2 anos, no entanto terá de abrandar pois com tantas entradas e saídas recorrente mente dificilmente a equipa terá o equilíbrio, compromisso e espírito de equipa que só o tempo é capaz de trazer.

SL,
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 08.01.2018 às 15:12

Se nos levarem William e Gelson, por exemplo, imagino que uma boa parte do dinheiro deva ser para fazer contratações para a próxima época, a não ser que todos estes reforços de Janeiro e Raphinha peguem de estaca com alta qualidade, o que me parece dificil, pois seria um acerto de 100%, coisa que raramente tem acontecido.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 08.01.2018 às 16:05

Sinceramente, se for para vender o Gelson e ou o William nesta altura, mais valia não ter contratado ninguém, pois vamos sempre ficar a perder em qualidade.
Aliás, mesmo que as alternativas tivessem o mesmo valor, sempre levariam tempo a adaptar. Seria quase desistir da luta pelo título.
Em minha opinião um verdadeiro investimento na luta pelo título, seria não deixar sair nesta janela nenhum elemento do núcleo duro das opções do JJ.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.01.2018 às 16:22

Não vai sair nenhum dos "importantes" !!!
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 08.01.2018 às 16:48

Eu queria dizer se nos levarem o William e o Gelson, no Verão, não agora. Agora não acredito que o SCP venda estes jogadores mais importantes.
Sem imagem de perfil

De Pereira a 08.01.2018 às 22:02

No futebol como na vida as oportunidades nos negócios são para se fazer na hora, não me digam se alguém desse neste momento 50 milhões de euros pelo Gelson não o levavam. Se a direção não o transacionasse perdia uma grande transacção, a maior de sempre do futebol português.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.01.2018 às 22:13

Tem razão, mas eu penso que não vão surgir ofertas a esse nível pelo Gelson este Janeiro. Talvez no Verão, mediante o que suceder até lá e também a sua performance no Mundial, partindo do princípio que irá participar.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo