Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




jean_clair_todibo_ma1730fdeedefaultlarge_1024.jpg

Considerações de Manuel José à Rádio Renascença sobre a actividade dos três grandes no mercado deste Verão:

"João Mário é um jogador natural da casa, com características um bocadinho idênticas a Wendel. Nos últimos tempos, depois de sair do Inter, tem sido emprestado e as coisas não têm corrido muito bem. Vamos ver o que vai acrescentar. Por outro lado, o Sporting precisava de mais cinco ou seis jogadores de muito boa qualidade, jogadores com nível para jogar num clube grande. Não o conseguiu, portanto pouco vai mudar no Sporting, na minha modesta opinião".

"Tenho a expectativa de ver em que vão resultar as saídas de Danilo e Alex Telles, mas acho que o FC Porto acabou por se reforçar bem melhor que o Benfica sem ter gastado tanto dinheiro".

"O Benfica não conseguiu contratar os jogadores que o seu treinador pretendia devido aos preços praticados. O central escolhido acabou por ser o francês Jean-Clair Todibo, de 21 anos, emprestado pelo Barcelona e sem experiência nenhuma de jogar num clube grande. Uma incógnita agravada pela fragilidade física de Jardel, que de cada vez que joga magoa-se".

"O FC Porto perdeu Alex Telles e Danilo, mas compensa com uma cultura competitiva que é quase única em Portugal. Podem jogar pouco, pode haver jogos em que a qualidade técnica pode deixar a desejar, mas morrem dentro do campo se for necessário e têm uma cultura de vitória tremenda. Eles encarnam o espírito do seu treinador, que já era assim como jogador também".

"Quando o FC Porto perde pontos, o Benfica tem dificuldade em ganhar pontos. Isso tem muito a ver com carácter e personalidade. O Benfica não tinha mentalidade de campeão na época passada e, apesar da conversa toda do Jesus, que iam render três vezes mais, já começou a dar demonstrações que não tem mentalidade de campeão".

publicado às 03:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


36 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 12.10.2020 às 09:03

Opinião que vale o que vale...
Que estamos mais fracos que os nossos rivais? Sim, sem dúvida, e a equipa precisava pelo menos de mais um ponta de lança.
Que estamos melhor que o ano passado? Espero que sim, o tempo, os jogos e os reforços espero que o demonstrem.
Que lutaremos pelos lugares de cima (1º ou 2º)? Era muito bom mas creio que não, falta qualidade.
Que Porto e Benfica teremos? Equipas muito fortes e sempre ajudadas, tanto técnica como disciplinarmente
Esqueceu-se do Braga também, é uma equipa que pode também intrometer-se na luta.
Sem imagem de perfil

De sloct a 12.10.2020 às 09:31

A única coisa acertada que diz, e dou-lhe toda a razão, é a sua modesta opinião.

Aliás deve mesmo ser a única coisa de modesto que tem.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 12.10.2020 às 10:55

Rui Gomes

Certamente que MJ esteve ausente na última jornada. Um perdeu em casa e o outro "arrasou" o coração dos adeptos para ganhar ao Farense.
O " exagerado" queria que o SCP investisse mais em 5/6 jogadores, ou seja os jogadores que temos é tudo de fraca qualidade. O futuro nos dirá se é verdade o que ele opina, pois espero que se engane. Treinador fora de prazo de validade. Fernando Albuquerque (SCP)

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 10:57

Ele tem sempre algum veneno para o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 12.10.2020 às 17:02

Rui Gomes

O meu veneno é superior, pois uma equipa como a nossa que deu 7-1 aí aos nossos vizinhos, não conseguiu ser campeão, pois o nosso treinador era do mesmo clube, pois não vejo outra razão para o descalabro final. Uma pessoa que não me diz nada, pois como treinador no nosso País não vingou e só fora do País teve êxitos num campeonato sem nível internacional. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 17:05

Como já disse, lidei com ele e não é nada agradável. Acho que tecnicamente foi um treinador muito bom, mas o mau feitio dele afecta uma equipa.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 13.10.2020 às 08:49

Rui Gomes

Não vale a pena perder tempo com gente que apenas quer desmoralizar o nosso clube. Se tivesse os miolos no lugar devia de saber que o SCP tem mais de uma dezena de internacionais , que uns são de Portugal e outros de outros países, Será que estes jogadores não prestam ? Os seleccionadores andam todos a fazer algum frete convocando estes jogadores ? Quando leio que o Braga tem melhor equipa que o SCP, penso sempre, que algo está errado nesta comparação. Quantos internacionais tem o Braga ? Não faço ideia mas devem ser menos que a tal dúzia. Sendo assim, porque dizem que o Braga é melhor equipa ? Só porque ficou em 3º. lugar com os mesmos pontos do SCP ?
Temos é de culpar os treinadores que tivemos que não souberam evitar 10 derrotas e alguns empates, alguns miseráveis. Tenho grande esperança que esta época sejamos melhores em todos os aspectos. A classificação depende de muitos factores e não me esqueço dos apitadores de serviço, que nos roubam muitos pontos. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 16:03

P.S.: Ele se fosse honesto, até admitiria que o Sporting esteve bem neste mercado. Não investiu mais e ainda melhor simplesmente por falta de $$$.

A exemplo, na minha opinião, a não contratação de mais um ponta de lança deve-se, fundamentalmente, ao atraso da venda de Wendel.

Isto, apesar de eu preferir mais um central de grande qualidade para de algum modo fazer o que Mathieu fazia. É o que falta a esta defesa.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.10.2020 às 11:38

A opinião do Manuel José não é para ser levada a sério. Ele já ultrapassou o prazo de validade há muito tempo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 15:58

Ele sabe do que fala, apesar de alguns excessos. No que ao Sporting diz respeito, parece que há sempre rancor a sustentar as suas palavras/análises.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.10.2020 às 16:22

Caro Rui Gomes

Manuel José não consegue aceitar que saiu pela porta pequena nas duas vezes que treinou o Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 16:36

Será isso!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 12.10.2020 às 11:41

Como referi, pese embora as considerações que possam ser feitas sobre a valia dos planteis (e eventuais erros nas suas constituições), ainda é muito cedo para tirar conclusões.
Sem imagem de perfil

De Leão do Norte a 12.10.2020 às 11:55

O Sporting precisava de mais cinco ou seis jogadores de muito boa qualidade!
Já agora porque não onze?

Com certeza o Manuel José deve pensar que nós temos obrigação de ganhar a champions.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 15:57

Isso é apenas o mau feitio dele a vir à superfície.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 12.10.2020 às 12:21

Era sempre importante que se comentem as afirmações/opiniões e não o carácter de quem as profere, mas há gente que mistura tudo e acha que por virem de A, B ou C têm menos valor ou veracidade.
Manuel José (seja o que for) não disse mentira nenhuma, falta-nos qualidade para ombrear com Porto e Benfica, sejamos realistas.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2020 às 14:35

O que o Manuel José diz é a evidência dos factos…… o Sporting este ano o plantel parece-me mais equilibrado que o ano passado, mas estamos a falar de uma equipa que o ano passado ficou em 4º lugar a 22 pontos do 1º lugar e que por exemplo perdeu o Bruno Fernandes…..
Melhorar o que foi feito o ano passado é demasiado fácil como objetivo, estamos a falar de uma época em que tivemos 10 derrotas no campeonato…... o que será difícil será considerar o Sporting como candidato ao titulo. Esta é que é a questão. Leio aqui alguns a desconsiderar o Manuel José, mas o que leio da maior parte dos sportinguistas é dizer que o objectivo é o 3º lugar, e isso é exatamente o que o Manuel José está a dizer.

Quanto ao resto, destaco o que para mim é a grande força do Porto, que é o treinador…. podem-lhe chamar os nomes todos, mas a realidade dos factos diz que com planteis mais fracos o Sergio Conceição foi 2 vezes campeão em 3..... portanto muito mérito do treinador, já que trouxe ao Porto aquela raça e bairrismo que tanto caracterizam esse clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 14:45

Todos nós sabemos quem é Sérgio Conceição e muito embora seja justo atribuir-lhe algum mérito, a real força dele é a estrutura liderada por Pinto da Costa que o apoia. Sem esta, a história seria muito diferente. Aliás, ele esteve muito perto da porta de saída na época passada e só não aconteceu porque o Benfica sofreu um colapso total.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2020 às 14:59

O Pinto da Costa é um grande líder, cuja maior força é precisamente nas derrotas onde dá a cara e isso dá estabilidade ao treinador para fazer o seu trabalho.

Mas não concordo em relação ao Sérgio Conceição, o Porto no pós Mourinho / AVB nunca mais encontrou um treinador no qual os adeptos se revissem, e o Sergio Conceição acho que entra muito bem na mentalidade dos portistas. Se observarmos o plantel do Porto é quase tudo jogadores de trabalho, é um futebol muito físico, e só assim o Porto pode ganhar ao Benfica, os super investimentos feitos pelo Benfica em principio garantiriam os títulos, mas o Sergio Conceição transformou jogadores banais do nosso campeonato em jogadores campeões. Eu pessoalmente sou fã do Sergio Conceição, treinador que odeia perder e que cria equipas competitivas com pouco.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 15:08

Não se deixa de reconhecer algumas virtudes de Sérgio Conceição. Nunca gostei dele, porque, como homem, é um ordinário, já o era enquanto jogador e mais ainda agora como treinador.

Faz o que faz no FC Porto, noutro clube passava despercebido.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2020 às 15:25

Não confunda Homem com o Atleta/treinador….. ele como Homem tem uma história de vida difícil, perdeu os pais muito cedo e isso moldou uma mentalidade muito competitiva, aliás ele como jogador é a mesma coisa que como treinador, um jogador super intenso e agressivo, ele teve foi azar apanhar o Figo na Selecção….

Quanto a ser ordinário.…. repare uma coisa….. JJ e o Mourinho não são ordinários? e não são os treinadores portugueses com maior sucesso? Por norma os treinadores arrogantes são considerados ordinários pelos rivais….. a mim o que importa analisar é o que os adeptos desse clube acham do treinador.

Aceiro que muito provavelmente Sergio Conceição noutro clube não conseguiria ser campeão….. e por isso a minha opinião de que ele é perfeito para o Porto, já que se adapta muito bem à imagem de clube bairrista e caceteiro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 15:28

A separação é impossível. O jogador/treinador, na sua essência, é um homem.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 12.10.2020 às 15:34

Obviamente que a estrutura apoia e suporta o treinador, plantel, equipa técnica.
Quando se quer ter sucesso há que remar todos para o mesmo lado, doutra forma não podia ser.
E no Porto sempre foi assim, mais do que ser um clube organizado e determinado, é um clube que sabe unir todos os seus adeptos à volta do mesmo ideal, isso consegue-se com vitórias, carisma e sentido comunicacional.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 12.10.2020 às 15:48

Schmeichel,

O Manuel José pode dizer o que quiser. Não vale nada como pessoa, logo a opinião dele, para mim, vale zero, por mais acertada que seja.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 15:55

Já aqui referi noutras ocasiões que privei com ele 2/3 vezes e, de facto, não é um homem smpático - para não dizer pior - com um feito muito oblíquo.

Aliás, sempre disse que foi esse seu feitio que o impediu de chegar à Selecção, o sonho dele, apesar de tecnicamente ter sido o melhor técnico português do seu tempo. Nesse exclusivo contexto, muito superior a Fernando Santos.
Sem imagem de perfil

De Altaia a 12.10.2020 às 21:11

Já no tempo dele quase éramos eliminados da Taça por O Elvas em Alvalade...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.10.2020 às 16:34

Veremos como é que o Sporar consegue superar a actual situação que parece ser de falta de confiança. À falta de um ponta de lança, na linha avançada o Sporting jogou em Portimão com Vietto no meio, Tomás descaído para a direita e um ala/extremo à esquerda. Creio que não era intenção de Rúben Amorim jogar desta maneira, até considerando os alas/extremos que temos: Jovane, Nuno Santos, Plata, Tabata, Joelson e agora R. Camacho.

Mas, ainda mais do que a falta de um ponta de lança, preocupa-me a extrema juventude de vários jogadores do plantel. Receio que não tenham estabilidade competitiva em jogos cruciais, em particular com Benfica, Porto ou Braga. A presença de João Mário e Palhinha no meio campo pode ser muito importante neste contexto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 16:42

Bem... o Sporar está lesionado e em dúvida para o jogo do FC Porto. Por outro lado, parece que Jovane já estará disponível.

A introdução de Palhinha no meio campo é possível, embora haja dúvida quanto à utilização, então, de Mateus Nunes, e Amorim gosta dele.

Também na defesa poderemos ter Gonçalo Inácio, uma vez que Feddal ainda nem sequer treina.

Este sistema de três centrais complica as coisas. Pessoalmente, gosto mais de ver um 4x3x3 ou um variável do 4x4x2, ou seja, 4x3x2x1.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.10.2020 às 18:11

Rúben Amorim é adepto do 3x4x3. Em Braga teve sucesso, espero que no Sporting também tenha. Depende dele próprio e da capacidade de ser aplicado pelos jogadores.
O 3x4x3 tem a a virtualidade de colocar 5 jogadores na fase ofensiva, numa espécie de 3x2x5. O mesmo acontece em situação defensiva. O sistema parece favorecer jogadores como Coates, que é um central lento, Porro e Nuno Mendes, laterais com pendor ofensivo, e avançados/alas como como Jovane e Nuno Santos que entram bem na grande área. Também João Mário e Pote ficam confortáveis com este sistema no papel de médio interior ofensivo. Mas, como sempre, é a qualidade dos jogadores e a capacidade de concretizarem os movimentos previstos, adaptando-se sempre à dinâmica do jogo adversário, que ditará o sucesso ou o fracasso do modelo.

Mas, confesso caro Rui, que em teoria prefiro o 4x3x3 ou o 4x3x2x1 talvez por me parecerem mais fáceis de serem aplicados.
Sem imagem de perfil

De Leão do Norte a 12.10.2020 às 22:52

Rui e Leão Zargo,

Independentemente do Rúben Amorim ter um esquema preferido eu gostava que ele tivesse a maleabilidade necessária para o adptar quando as circunstâncias assim o exigirem.
E aqui vou citar o nosso treinador de hóquei em patins Paulo Freitas após o dérbi de sábado:
"Nós percebemos, em detrimento daquilo que a equipa do SL Benfica vem fazendo, que tínhamos de adoptar posturas um pouco diferentes das que tivemos nos últimos dois jogos.".
Ao adaptarmos a nossa forma de jogar em função das circunstâncias e do adversário não significa que estamos a "trair" os nossos princípios e ideias, mas sim a demonstrar a nossa inteligência em detrimento da teimosia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2020 às 23:15

Sem dúvida alguma e essa clarividência da parte do treinador, mais vezes do que não, verifica-se com os ajustamentos feitos ao intervalo, mediante o adversário do dia.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 12.10.2020 às 18:14

Tudo o que o benfiquista MJ diz sobre o Sporting, para mim vale 0 (zero).

SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo