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Segundo notícia no «Público», o Sporting vai empreender mudanças na sua estratégia de comunicação, tendo contratado, para o efeito, a empresa "WL Partners", administrada por Luís Bernardo, antigo jornalista e ex-assessor de António Guterres e José Sócrates.

 

Esta empresa, ao que consta, é "especializada em gestão de crises", e satisfaz os critérios de Bruno de Carvalho para lidar com a "forma preocupante e desgastante" como o Sporting é tratado pela "Comunicação Social e Opinion Makers".

 

A coordenação do novo gabinete de comunicação do Sporting, segundo o jornal, vai ficar a cargo de João Morgado Fernandes, disposição que vai ao encontro da informação que divulgámos ontem aqui no Camarote Leonino e que poderá explicar, em parte, pelo menos, esta tomada de decisão do Conselho Directivo do Sporting, ou para ser exacto, de Bruno de Carvalho.

 

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Não me vou alargar em comentário porque, para ser sincero, esta matéria não é do meu íntimo conhecimento, no entanto, não deixo de ficar com a sensação que o presidente está obcecado com tudo quanto é imagem, a começar pela sua, evidentemente, e que estará a levar esta obcecação a um extremo exagerado. Por outro lado, com tantas frentes de conflito, em simultâneo - diversas instigadas pelo próprio - terá realizado que não está devidamente equipado para lidar responsavelmente com todas. O que fica no ar, à espera de esclarecimento, são os benefícios para o Sporting em tudo isto, porque não me parece que seja necessário uma empresa "especializada em gestão de crises" apenas para combater a comunicação social e os "opinion makers". 

 

* Agradecemos a referência da notícia do "Público" ao nosso estimado leitor Zargo.

 

publicado às 03:50

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56 comentários

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De Zargo a 18.02.2015 às 10:13

Não deixa de constituir uma profunda ironia que a mesma pessoa que há dois anos atrás invectivava o Sporting empresarializado com origem na dinastia Roquette, sem alma e sem memória sportinguista (Bruno dixit), entregue agora a uma empresa de Comunicação a gestão da comunicação do clube. Não importa se o novo director de Comunicação não possui cultura sportinguista e se há algum tempo designava o clube por “sportem”. É uma empresa que “vende” sabonetes ou governos, grupos financeiros como clubes de futebol, o importante é que crie factos comunicacionais que captem positivamente o cliente. Quem sabe, se a Centralcer depois deste imbróglio em que se meteu não estará interessada numa coisa assim! E se for bem sucedido no Sporting talvez aguce o apetite do Benfica ou do FCPorto, pois claro que tudo é trabalho e o João Morgado Fernandes é um “profissional”.

Por enquanto nem uma palavra a propósito da YoungNetwork empresa de Comunicação intimamente ligada a ascensão de BdC ao poder no Sporting e que tem assessorado a direcção do clube. Ficará com outras áreas, como o jornal Sporting, criará movimentos virtuais como o Basta e produzirá vídeos como aquele que identificava jornalistas que não vão comer à mão do Bruno?
Também constato a ausência de referências a José Quintela, director-geral da Quintela&Reis Consultores, empresa especializada em Comunicação, também vogal do Conselho Directivo com os pelouros da Comunicação, Marca e Reputação e, que no início do mandato de BdC foi o director do jornal Sporting.

Na estratégia comunicacional de BdC prevalece o princípio de que “o importante é a versão, não o facto”. Assim, para espalhar uma versão dos acontecimentos é necessário divulgar a versão confundindo a veracidade dos factos. Esta estratégia é favorecida pela poeira que se vai instalando com o tempo: esbate-se a cronologia da sucessão apocalíptica dos factos, o que permite a sua manipulação temporal e protegê-los com uma máscara favorável. Como diria Sun-Tzu "toda a guerra é baseada no engano".

Mas, tudo isto tem um preço e cabe questionar quanto é que o clube está a gastar no outsourcing da comunicação. Para “isto” há dinheiro a rodos?

Agora, com o patrocínio de estrategas de marketing&propaganda, BdC prepara-se para reformular e redefinir determinados ângulos de abordagem da realidade sportinguista e dos acontecimentos desportivos em geral. Incomoda-se naturalmente com os que não lhe vão comer à mão, mas, essencialmente, preocupa-se com aqueles que, tendo aplaudido no início o seu modelo presidencial, abandonaram-no quando determinadas incongruências da sua gestão se tornarem evidentes.

Apetece-me concluir com palavras sibilinas do Padre António Vieira (Sermão da Sexagésima): “E então ver cabecear o auditório a estas cousas, quando devíamos de dar com a cabeça pelas paredes de as ouvir.”
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De Rosa Liechtenstein a 18.02.2015 às 10:19

Quintela & Reis, YoungNetworks e agora WL Partners, não é um bocado como contratar 3 defesas esquerdos?
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De L a 18.02.2015 às 12:29

É um para cada plataforma porque está bravo onde dói mais, com tendência a piorar. Ninguém valoriza mais a comunicação dos clubes mas ninguém resiste a uma direcção a atacar um treinador, por exemplo. Sem estratégia desportiva não há estratégia de comunicação que lhe valha. Houve e vai continuar a haver propaganda do querido líder. E agora já não há direcção do Sporting para atacar…

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