Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sporting decreta "blackout"

Rui Gomes, em 23.12.14

 

imgS620I147985T20141222225601.png

 

«Em virtude dos injustificados e repetidos ataques por parte de diversos órgãos de comunicação social ao Sporting Clube de Portugal e da constante manipulação da informação sobre o Clube, vem a administração comunicar que, com efeitos a partir da presente data, nenhum órgão social, dirigente, funcionário, colaborador, treinador, atleta ou outras pessoas que representam o Sporting, prestará qualquer tipo de declarações aos órgãos de comunicação social, com excepção das plataformas de comunicação próprias do Clube (Sporting TV, Jornal Sporting, site e redes sociais) e, ainda, com excepção das intervenções que sejam obrigatórias nos termos regulamentares e contratuais, como por exemplo nas "flash interviews".»

 

Bem... não vou conjecturar sobre a causa - embora sinta a vontade de o fazer - e especialmente o timing, desta decisão, uma vez que a conduta dos órgãos de comunicação social não é novidade alguma nem é recente. Na realidade, em termos gerais, não será um "blackout" temporário que vai seduzir a comunicação social a não manipular, deturpar e até falsificar informações em relação ao Sporting. No inverso da moeda, o Sporting também precisa da media e de há uns tempos a esta parte, até a tem usado, à conveniência.

 

Com um pouco de humor à mistura, até me vem à ideia que o mais sacrificado pelo "blackout" será o próprio Bruno de Carvalho, uma vez que ele é praticamente a única voz pública do Sporting e tem-se feito ouvir quase diariamente desde que assumiu a presidência.

 

Foram estas capas e manchetes a causa do blackout ?

 

wdiag.jpgng3802569.jpg

 

E o "Record", entre outras coisas, publica o seguinte:

 

«Bruno de Carvalho tem a seu favor as contas em dia e o dedo na ferida em relação a alguns problemas antigos do futebol português. Mas está a falhar em toda a linha no futebol. Já tinha falhado o ano passado onde, por esta altura, estavam muito longe de serem boas as suas relações com Leonardo Jardim.

 

Depois de ter contratado, de forma duvidosa, uma legião de jogadores no verão, acha agora que a equipa não tem problemas - por exemplo no centro da defesa - e que todas as questões se resolvem na Academia, onde ele aliás tem espatifado uma boa parte do trabalho feito ao longo de muitos anos.

 

Bruno de Carvalho está mais do que no seu direito, está no seu dever, de pedir contas à equipa depois dos sucessivos empates em casa. Não em público, não da forma como o fez, não como se fosse um ditador que finge que "assume responsabilidades", marca assembleias gerais para sair em ombros e atira problemas para cima dos outros. Bruno de Carvalho fez, pomposamente, esta manobra nas vésperas de um jogo que era difícil, contra o Nacional. O que aí vem não vai ser bonito.»

 

publicado às 06:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


35 comentários

Sem imagem de perfil

De PSousa a 23.12.2014 às 09:47

SL
Espero mesmo que seja BLACKOUT ao BdC!
BdC não pode ser a "estrela" do SCP, as ESTRELAS são os jogadores!
Mais uma vez reforço a ideia de que BdC tem de se sentar na tribuna, pelo menos nos jogos em Alvalade e que quando quer falar sobre a equipa, que o faça entre quatro paredes ... para a equipa!
O FB serve para ele jogar ... CANDY CRUSH !!!
Saudações Natalicias.....
Sem imagem de perfil

De jose a 23.12.2014 às 11:05

CSousa,
Quais são os seus argumentos para afirmar que o BdC sentado na tribuna, será melhor para o SCP? Os empates que tivemos passavam a vitorias?

Leio muitos comentadores que dizem o mesmo, que deveria sentar-se na tribuna mas nunca li uma razão em que a mudança para a tribuna acrescenta-se mais valia ao SCP.

Normalmente leio que lugar de presidente é na tribuna e não no banco, se é este o argumento, então que se ente sempre no banco que está muito bem.

Quando PdC sentava-se no banco nunca ouvia/lia os comentadores desportivos a dizer que o seu lugar devia ser na tribuna.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 23.12.2014 às 11:33

José,
São opiniões. Eu acho que ele devia estar na tribuna e você acha por bem estar no banco. Mas a minha opinião vai de encontro a não haver suspeições de quem mandou ou não, por exemplo, marcar o penalty salvo erro contra o Arouca.... Sempre marcou Adrien, porque carga de água marcou NANI. Vale a pena damos o flanco para estas suspeições? A meu ver, não vale!
Se os empates passavam a vitórias, em principio não! Não foi ele que esteve em campo e que foi ou não substituido.
Sobre a casa alheia e o que lá fazem a mim não me diz respeito.
Deixo-lhe aqui uma comparação (absurda ou não).
BdC no banco de suplentes, é a mesma coisa que convidar alguém para jantar em nossa casa na sala e os "donos" da casa jantarem na cozinha. Não fica bem!!!!
Saudações LEOnatalicias......
Sem imagem de perfil

De jose a 23.12.2014 às 11:44

Caro PSousa,
Pelo seu ponto de vista então que o BdC continue no banco que está muito bem.
O nosso focos deve ser a nossa casa, mas nunca deveremos ignorar o que se passa na casa alheia.
Cumprimentos e bom natal.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 23.12.2014 às 13:03

José, são opiniões.
Santo Natal para si também.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 23.12.2014 às 11:10

Vamos esperar calmamente o que aí virá

Será mais ou menos claro que houve uma longa reunião entre os dois, como correu essa reunião, não sabemos e aBola e o Record apresentam versões diferentes

Rui, o Record publica esse texto, mas esse texto é a opinião de um lampião que sempre mostrou um odio visceral contra Bruno de Carvalho

Sobre este tema e apesar de MS poder ter evitado dar a resposta que deu, o problema foi claramente causado por BC - tem o presidente a palavra para resolver esta situação que só prejudica o Sporting
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.12.2014 às 11:18

Creio que a fricção entre os dois não é só de agora, mas veremos o que vai dar.

Em todo o caso, contrário ao que Augusto Inácio afirmou, aparenta ser claro que não é apenas "poeira no ar".
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 23.12.2014 às 12:29

Deixe lá o Inácio - esteja tudo bem, tudo mal ou assim-assim, não cabe a ele imitir qualquer opiniao sobre o assunto ou alimentar mais este tema

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.12.2014 às 12:35

Mas não é o Inácio o Director do futebol ?
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 23.12.2014 às 13:16

Sim é

Não é comentador da relação presidente/treinador

Se criticamos BC e MS por andar com recados publicos, não podemos fazer o mesmo quando Inacio se fecha em copas
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 23.12.2014 às 12:15

Tenho a impressão que nem mesmo tendo o SCP o Presidente dos Bombeiros, ninguém consegue apagar este fogo...
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 23.12.2014 às 12:25

É bem verdade
Sem imagem de perfil

De João Melo a 23.12.2014 às 12:21

Quando a 1ª mensagem do presidente quando a equipa perde ou empata é atirar os jogadores (e o treinador) para debaixo do autocarro, isto não vai correr bem a longo prazo.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 23.12.2014 às 13:06

O Rui , tal como eu já percebeu que este treinador não tem competências técnicas para ser treinador do Sporting , nem mesmo a nível de gestão e de liderança , a forma como o Sporting entra no jogos diz isso mesmo , veem um primo em vez de verem um treinador , pois escolheu a aproximação como método de trabalho , isso dava bem num plantel experiente , jamais num plantel jovem que precisa de ser disciplinado dentro e fora de campo , é por isso que a mensagem de exigência não entra quando tem de entrar.

De facto o Sporting tem as suas lacunas , mas não justifica ter mais empates que vitórias em Alvalade , e estar a 10 pontos do primeiro.

Basta ver que MS também no Estoril não ganhava em casa , e ver que jogos é que o Sporting ganhou ou esteve bem.

Arouca - Gil Vicente - Penafiel - Marítimo - Vitória de Setúbal- Boavista - Nacional.

Sabe quem são estes ?? são do 11º classificado até aos 18º classificado.

Esteve bem com Porto , Benfica , Schalke , Chelsea em casa.

1ª leitura - O Sporting dá-se bem com equipas que vão a jogo , como o Porto , Benfica , Schalke , Marítimo , Nacional .

2ª leitura- naturalmente consegue ganhar a aqueles que não vão a jogo mas nem sequer teem qualidade para ter um autocarro consistente , como o Gil Vicente , Penafiel , Boavista , Vitória de Setúbal e etc.

3ª leitura - não ganha a nenhum adversário minimamente organizado defensivamente que baixe , e saiba quando tem de pressionar e mesmo roubar a bola ao meio do Sporting e tendo qualidade na transição , sendo que a excepção aconteceu com o Arouca da forma como vimos , mas por exemplo os Belenenses podiam ter ganho em Alvalade se não fosse Patrício, o Paços só foi dominado quando ficou com 10 , o VSC deixou o Sporting fazer apenas um remate à baliza e podíamos ter saído de lá com 5 , o Moreirense fez outra vez o estilo de jogo que referi.

Apartir daqui o Sporting vê-se que é facilmente anulável , mais ainda que no ano passado , e não ganhará aos próximos 2 adversários , principalmente o Braga que é o rei do jogo que escrevi , sendo que a sua transição é muito mais forte que a Do Vitória , não me admirava de o Sporting levar lá 5 , se o Nani não tiver inspirado ou o Sporting tiver sorte , a nível de estratégia o Sporting está condenado antes de entrar em campo.
Sem imagem de perfil

De jose a 23.12.2014 às 13:58

Apesar de concordar inicialmente com a contratação do MS, inclusive com amigos dizia que provavelmente até seria melhor que o LJ. Agora vejo que errei, continuo achar que o MS é um bom treinador, mas peca numa coisa, provavelmente pela falta de experiência e como o M1950 escreveu, é demasiado próximo dos jogadores, entra muito em jogos de amigalhaços. Este tipo de relacionamento é bom se for de curta duração, a longo prazo, é difícil ter a mão nos jogadores se houver o culto no excesso da aproximação, são todos amigos e por aí fora...

O Vitor Pereira, acho que é um bom treinador e caso o MS seja despedido, acho que seria uma boa contratação... uma coisa é certa, não entra em jogos de amigalhaços com os jogadores.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 23.12.2014 às 15:14

Exato meu caro José , a mão , nem tem nada com com a disciplina , mas sim a exigência que lhes pode pedir. Quem viu o jogo com o Moreirense em Alvalade , percebeu claramente que ele não tem liderança.

Os jogos cruciais para o campeonato a seguir à champuons , são sempre dificeis , e claro se a mensagem não entrar , é o que temos visto. Uma vergonha a forma como entram campo , mas pronto.

Vítor Pereira era um enorme upgrade.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 23.12.2014 às 13:27

Se confirma a minha maior preocupação na reação do BdC aos ultimos comentários do Marco quando desafiou o Presidente na frase: "Quando quero criticar faço-o cara a cara". Nesse momento tive a clara sensaçãoque iria dar estrondo. Foi a gota para o Bruno .
Sem imagem de perfil

De ricardo a 23.12.2014 às 13:34

.i
Sem imagem de perfil

De ricardo a 23.12.2014 às 13:50

Sr bruno carvalho de facto ,um clube como o sporting devia estar nesta altura a lutar pelo titulo,mas vamos ver as coisas como saum foi ,voçe que contratou nabby sarres,ryal goldes,sacko etc.tudo bem nao e o sufiçiente,muitos enpates em casa ,pontos perdidos ,ha muitos Culpados,mas voçe sr bruno e o prinçipal,gosto muito de si como persidente luta muito pelo sporting Mas vamos ser crescidos,2 milhoes pa mandar embora quem te menos culpa ,Sr bruno acorda pa vida o sporting e uma equipa futebol .nao e como gerir um banco,no futebol ganham os melhores,agora com nabby sarrs e minis mesis isso nao e nada bruno com as contrataçoes ke o sporting fez nao podes pedir mais,de qualidade tens o rui patriçio e o nani o futebol saum 11 agora pensa despede mas e os centrais que compras tes nao o marco..(sporting ate morrer)toma nota bruno isto nao e gerir um banco
Sem imagem de perfil

De HY a 23.12.2014 às 14:09

Como o Rui acusa frequentemente quem, como eu, discorda a maior parte das vezes das críticas que faz ao P, de ser brunista crítico, gostaria de deixar claro que acho que o BdC comete um erro grave ( já cometeu ao iniciar a guerra em público) se despedir o MS. Preferia não voltar aos tempos em que se despede treinadores quando se percebe que o campeonato já foi. Espero que as notícias do despedimento iminente sejam nitidamente exageradas, como alguém famoso disse. Espero que BdC perceba que o Sporting não ganha nada com comportamentos à la Sousa Cintra ou João Rocha.

Espero que este comentário não me transforme, para alguns, num croquetista militante.

Bom Natal para todos os sportinguistas (espero poder continuar a incluir o MSilva neste conceito).
Sem imagem de perfil

De HY a 23.12.2014 às 14:11

Obviamente, pretendia escrever "brunista acrítico"...
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 23.12.2014 às 14:17

Quem ler o que se escreve, por estes dias, um pouco por toda a blogosfera leonina percebe que a maior parte dos adeptos sabe elogiar ou criticar esta direcção consoante o seu desempenho

Sem imagem de perfil

De jose a 23.12.2014 às 14:41

Caro Iorda,
Concordo e a tese defendida neste blogue acerca dos seguidores, dos fieis e mais uns quantos adjectivos não são mais do que frases demagógicas por não aceitarem opiniões diferentes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.12.2014 às 15:05

Ultimamente o caro anda por patamares críticos excessivamente elevados. Modere essa oratória para evitar ter respostas do género, mesmo que só veja BdC à frente do nariz e nada mais.

Sem imagem de perfil

De jose a 23.12.2014 às 15:14

Apenas constatei um facto e critico se achar que devo fazê-lo, se tiver tempo e paciência. Agora se achar que neste blogue não deve haver o direito a opiniões diferentes, isso tem um nome.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.12.2014 às 15:20

Não diga palermices ! O seu problema não é ter uma opinião diferente, mas sim por todas as suas opiniões serem assentes na mesma premissa ideológica. Isto, além de por vezes comentar sobre questões com que não se identifica minimamente.
Sem imagem de perfil

De jose a 26.12.2014 às 18:24

Um pouco mais de humildade só lhe fazia bem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.12.2014 às 15:09

Está condenado HY, um processo irreversível :)
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 23.12.2014 às 17:44

Não se preocupe caro HY eu também partilho da sua opinião (a saida do MS seria péssima para o SCP, espero que o presidente resolva um problema sobre qual tem uma quota parte de responsabilidade) e ainda a pouco li um comentário do City Lion a apelidar de seguidista ... o rótulo já está impregnado no nosso ADN :)!

SL,
Sem imagem de perfil

De HY a 23.12.2014 às 22:58

Pois é, Sérgio, é um dos problemas do Sporting desde há uns tempos. Quem não çritica tudo, é brunista, quem critica alguma coisa é croquete....

Achar que a gestão BdC tem sido globalmente positiva é criminoso para alguns, achar que apesar disso BdC comete (ou pode cometer) erros e criticá-los é crime para outros. Não faz mal. Eu, que costumo ter um bom nariz para sentir a opinião pública estou convicto que fazemos parte da grande maioria dos sportinguistas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.12.2014 às 23:42

Pois eu HY, muito por não confiar no homem (mais do que não simpatizar) acredito que só um dia mais saberemos a real essência da sua gestão. Pela manipulação de informação, penso que muito não está à vista. Mas isto sou eu...
Sem imagem de perfil

De jose a 23.12.2014 às 14:34

Inicialmente quando li os comentários do Record, pensei que fosse a opinião do Rui, afinal é a opinião de um jornalista lampião do record...

Inicialmente tinha uma opinião que o MS era um excelente treinador, penso que continua a ser um bom treinador e que deve continuar mas não é nenhuma múmia sagrada que não possa ser criticado, mesmo publicamente.

Se o SCP é um verdadeiro candidato ao título, desde o início que sempre tive algumas reservas com este objectivo e como estratégia era melhor não assumir, mas quando leio que o MS vai tirar ilações das más exibições da equipa e no jogo seguinte joga ainda pior, é de encher o saco a qualquer um.

E não venham com merdas da defesa do SCP pela perda de pontos em Alvalade com equipas modestas. O sporting perdeu muitos pontos em casa e o grande responsável é o treinador e deve assumir as suas responsabilidades. Empatar uma vez com uma equipa fraca, acontece... Várias vezes não se pode apontar que é fruto do azar, é sim, fruto de alguma incompetência do treinador. O Vizela marca dois golos de bola parada, um golo de bola parada até pode ser azar, dois golos de bola parada não é azar. Cinco autos golos não é azar… É preciso mais treino, mais concentração e menos mimos.

Quando as coisas não vão bem, deve o presidente calar-se? Deve falar apenas entre quatro paredes?

Penso como primeira medida deve ser falado em casa... Não sei se houve esse tipo de conversa/abordagem e como é que as coisas evoluíram dentro de casa.

E se falaram dentro de casa e mesmo assim as coisas continuam na mesma, será que o presidente não pode falar publicamente e dar um abanão em toda a estrutura do futebol (treinador/jogadores)?

Por vezes certos abanões fazem acordar e de resto quer os jogadores, quer o treinador, não são nenhumas flores de estufa que não possam ouvir uns sermões quando as coisas não estão a correr bem, ainda que seja em publico. Acordem e mostrem que os sermões estão errados, é isso que como sócio e adepto pretendo da equipa.

Por coincidência ou não, nas ocasiões que o BdC apontou falta de qualidade na equipa, eles acordaram e venceram, lembro-me depois do Maribor, Guimaraes e depois do Moreirense. Depois de cumprir com o abanão parece que adormecem novamente... São coincidências. Espero que contra o Estoril, próximo jogo não adormeçam.

Por último, o MS diz que só fala cara a cara, mas lembro-me que depois do Moreirense, criticou publicamente os seus jogadores e não foi cara a cara… e concordei. Acredito que não se pode banalizar as críticas públicas, mas se forem ditas excepcionalmente, têm mais impacto e os jogadores acordam mais facilmente, jogam mais concentrados, provavelmente, fruto de uma maior pressão. Uma equipa como o SCP, os jogadores não pode relaxar.

E para concluir, acredito que as divergências existentes entre Presidente/Treinador estão muito ampliadas pela CS, é que vamos entrar em mini ferias e precisam de vender jornais... Tudo vai acabar num final feliz

Sem imagem de perfil

De m1950 a 23.12.2014 às 15:19

Exato goste-se ou não de BdC , não podemos ilibar o treinador apenas para dizer que a culpa é de BdC. Isto é que o CS vem fazendo e para isto eu não contribuo , muito da sua boa imprensa passa por ser o ex-futuro e preferido treinador do Benfica. É usado para criticar o BdC pela imprensa , e ele aproveita mesmo e vai na onda para esconder a sua incompetência.

12 golos de bola parada em 22 jogos , certamente serão culpa do BdC.

Não gosto deste caracter , não gosto da sua gestão , não gosto dos resultados obtidos , espero que seja demitido.
Sem imagem de perfil

De jose a 23.12.2014 às 15:40

Eu prefiro que corrigem o que está mal a um novo treinador... vamos ver no que vai dar.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 24.12.2014 às 00:04

Amigo José li o seu extenso documentário, alguma confusão entre as exigencias e a real capacidade de as cumprir.
Fui o primeiro aqui a nao ter papas "na escrita" logo após o jogo de Guimaraens numa crítica directa aos jogadores , e só aos jogadores pela tremenda falta de mentalidade competitiva que apresentaram nesse jogo o que levou a serem comidos, mastigados e cuspidos pelos jogadores do Vitória.
Temos que primeiro e de forma bem pormenorizada analisar os porquês de tâo pauperrimas exibições em já muitos dos jogos desta liga.
A construção de uma equipa passa além do estilo de jogo e os consequentes sistemas tacticos , a boa preparação fisíca e a mais dificil de todas o adquirir mentalidade competitiva, a sede de ganhar sempre, a todo o grupo de jogadores e é precisamente neste ultimo ponto que a "coisa" tem claramente falhado, a cabeça comanda tudo, o jogador será o que ele realmente quiser ser.
Nós Não vivemos o balneário para melhor detectarmos o motivo da falta de mentalidade competitiva, se é pela mensagem deficiente do treinador ou por outras questões que até podem ser várias.
Numa equipa nas basta alguns até terem essa capacidade de se superarem quando a fadiga ataca , tem que ser todos os elementos da equipa se não fõr assim é como um virus que se pega e alastra pelos restantes.
Cada um tem a missão de fazer a sua parte ,cada um representa á partida 10% da equipa.
Não é por acaso que existem bons e maus treinadores e treinadores exepcionais os que conseguem levar ao limite essa capacidade nos jogadores em quase todos os jogos mesmo que sejam seguidos.
É simples concluirmos o que tem acontecido; nos jogos "extra" Europa e nos derbis os nossos jogadores auto-se-mentalizam para estarem super preparados para caso necessário irem ao limite do que podem e sabem fazer , no jogo seguinte é a .......descompressão. Não vão preparados mentalmente para sofrerem em 2 jogos seguidos.
Depois creio que em alguns dos empates em casa houve também excesso de confiança, o deixa andar, que quando apertarmos o adversário cede e monosprezaram alguns dos adversários que afinal não....cederam!
Neste momento tudo ficou confuso, todos se acusam apontando o dedo uns aos outros e na verdade todos têm culpa, todos são culpados e têm que ser "eles" a resoverem o problema se na verdade o querem mesmo resolver , jogadores , treinador , presidente e director do futebol.
Vejamos:
O treinador nao tem culpa de alguns jogadores em que acreditou e deu chances falharam de forma comprometedora, nao tem culpa que o Presidente entre em histeria, mas tem culpa por ele tambem ter falhado na má preparação de abordagem em alguns jogos , seja da deficiente mensagem que nao motivou os jogadores , seja nas más escolhas, seja na deficiente leitura do adversário ou seja mesmo na apatia e na reação tardia em varios casos que se exigia reaçao imediata.
Os Jogadores nâo têm culpa tambem do Presidente entrar en histeria pública , nâo têm culpa dos erros do treinador que atrás referi, mas são culpados pela má vontade de se aplicarem ao limite nos jogos teoricamente mais fáceis, são culpados por facilitarem em muitos dos lances que acabaram por causar danos irreparaveis á equipa , são culpados por nao querem sofrer em 2 jogos seguidos.
O Presidente nao tem culpa dos erros do treinador e dos erros dos jogadores que atrás referi mas é culpado pela sua falta de experiencia em lidar com crises de resultados, é culpado pelo constante desiquilibrio emocional que provoca no balneário com as suas "surprezitas" na comunicação social, é culpado por atacar publicamente principalmente o treinador com recados que influenciam e dividem os adeptos do clube.
O Inácio , bom o Inácio é um santo!!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo