Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

mw-860.jpg

 

"Existem 28 Grupos Organizados de Adeptos (GOA) constituídos por 4.701 membros", avançou esta sexta-feira à Lusa a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).

 

Dos 18 clubes da Primeira Liga, apenas o Benfica, o Moreirense e o Portimonense não têm as claques legalizadas, uma vez que decorrem actualmente os processos de instrução e decisão relativos à inscrição da Armada Vermelha (Santa Clara) e da Famaflagrante (Chaves).

 

O Sporting é o clube que conta com mais elementos registados nas suas quatro claques organizadas: Juventude Leonina (1.632), Directivo Ultras XXI (709), Torcida Verde (358) e Brigadas Ultras (238). No total, são 2.937 membros de claques afectas aos 'leões', 62% do total de membros registados em Portugal.

 

Segue-se o FC Porto, com 958 membros distribuídos nos dois GOA dos 'azuis e brancos': Super Dragões (743) e Colectivo Ultras 95 (215). Ora,somando os membros registados do Sporting e do Porto (3.895) chega-se à conclusão que ambos os emblemas contam com 83% do total de elementos inscritos nesta vertente do futebol português.

 

Curiosamente, o terceiro clube português com mais 'ultras' registados é a Académica de Coimbra (114), que actua na II Liga de futebol. Depois, vem o Marítimo (91), o Belenenses SAD (72), o Tondela (71), o Nacional (62), a Sanjoanense (56), o Vitória de Setúbal (50), o Caldas (48), o Boavista (31), o União da Madeira (27), o Braga (25), o Desportivo das Aves (20), o Gil Vicente (17), o Feirense (12), o Vitória de Guimarães (11), o Rio Ave (9) e o Arouca (9).

 

Tanto a Naval 1.º de Maio como o Beira-Mar, apesar de terem as suas claques legalizadas, não disponibilizaram o número de membros associados.

 

Na terça-feira, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) puniu o Benfica com a interdição do Estádio da Luz por quatro jogos, uma decisão à qual os 'encarnados' anunciaram oposição com uma providência cautelar no Tribunal Arbitral do Desporto.

 

Em causa, está uma queixa apresentada pelo Sporting na época de 2016/17 contra o rival pelo apoio prestado a claques não legalizadas.

 

publicado às 04:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


14 comentários

Sem imagem de perfil

De jose carlos da silva a 16.02.2019 às 08:30

somos os maiores em tudo...menos no futebol
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.02.2019 às 10:23

Relembro que os lampiões alegavam que apenas algumas dezenas estavam inscritos na JuveLeo.... mais uma vez se comprova que quando o benfica se encontra nalguma situação que possa ser prejudicial é comum aparecer contra informação e tornada como facto pela nação lampiónica.

Perante estes dados fica claro que a direcção do benfica pactua com os NoNameBoys e que os protege na sua obscuridade.
Sem imagem de perfil

De António a 16.02.2019 às 11:22

Quantos estão presentes no estádio? Quantos estão registados no total?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.02.2019 às 11:29

Você e muitos como você diziam que estavam regitados dezenas.... afinal são quase 3 mil e você ainda acha que tem razão?!? Um bocadinho de humildade fazia-lhe bem...
Sem imagem de perfil

De Tiago Santos a 16.02.2019 às 12:37

Não vi ninguem falar em dezenas. Eu falei em menos de mil e por acaso estes numeros até surpreendem pela positiva, mas só no Sporting. Menos de mil Super Dragões, como tinha afirmado, so pode ser piada. Tal como o VSC ter 11.

Tendo afirmado anteriormente que na realidade ninguem cumpria esta lei, posso afirmar agora que continuam a não cumprir, mas o Sporting foi o que se "esforçou" mais.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.02.2019 às 15:52

Mas o Sporting não cumpre porquê? Em que dado factual se baseiam? A realidade não deve andar muito longe dos 3 mil... uma coisa é pertencer à claque sendo sócio, outra coisa é ter um lugar no estadio naquela zona e participar com a claque.
Já agora.... outra coisa ainda mais diferente é ter zero inscritos e ainda a direcção desse clube defender conscientemente essa falta de identificação desses lideres.
Sem imagem de perfil

De Sem Filtro a 16.02.2019 às 11:45

Curiosamente e até num post deste tipo, a lagartagem ( trato-os assim carinhosamente retribuindo o carinho que me dispensam quando me chamam lampião ) tem de de falar no Benfica. Mas não é Benfica que devem dizer. Antes Grande Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

Vamos a ver: há aqui um sr. que está todo ufano porquanto o scp é a agremiação desportiva com mais adeptos registados. Caraças ! Todos ao Marquês e já. E quando fala na Juveleo, argumentando que o Grande Glorioso SLB diz serem algumas dezenas, diz este sr que dorme e acorda a pensar no Grande Glorioso SLB, que afinal são bem mais. E são ! São precisamente 16 dezenas e 32 unidades.

Mas querem-nos fazer passar por parvos. Quando olhamos para o topo Sul do estádio BdC, aquele falange toda que lá está, são precisamente 16 dezenas e 32 unidades ! Meus caros, tenho um filho que é Benfiquista, que vai ao Estádio e junta-se a uma claque mas que se recusa a registar-se seja onde seja. Porque felizmente vive num País onde as pessoas se podem unir e prestar a sua dedicação ao Clube que gostam. Sem pertencerem ao rebanho!

Compreendo que a lagartagem fale deste e outros assuntos. Porque daquilo que é bom, ou seja títulos e reconhecimento Internacional é algo que foge ao scp. E quando assim manda-se umas postas de pescada sobre os outros no sentido de mascarar as nossas deficiências. Até o vagandas embarcou nisso e saiu-se mal : levou 4 na pá e não foram mais porque não calhou. Estivemos no limiar de dar quase tantos quanto o Nacional encaixou.

Se o scp quiser ser uma agremiação diferente, tem de começar a ser uma agremiação que pense 1º em si, 2º em si e 3º em si. Quando assim não acontecer estão sujeitos a serem enxovalhados, humilhados e gozados em toda a linha.

Aqui em Santiago do Chile ninguém sabe quem é o scp. Um ou outro de quando em vez confundem o Sporting de Gijon com o scp de Lisboa. Todos conhecem o CR7, mas para eles ( e não se enganam muito ) o CR7 foi formado no Manchester e nasceu na Ilha espanhola da Madeira ! O futebol português aqui, e também noutros lados onde já trabalhei, não tem expressão e o Grande Glorioso SLB é o único que tem reconhecimento.

Por estar fora leio blogs de diversos clubes e agremiações desportivas. De início até simpatizava com este blog. As pessoas que o gerem viram, sempre, que BdC era um traste e combateram-no de forma a fazerem ver aos outros o prejuízo que este traste ia trazer não só ao scp, mas também a todo o futebol Português. Mas, passada esta batalha, começaram a concentrar-se em atacar o Grande Glorioso SLB em vez de se preocuparem com os problemas que têm na sua própria casa.

Num dos últimos posts fiquei a saber que um dos responsáveis do Blog foi director desportivo e que despediu treinadores. E o seu afã em adjectivar quem é Benfiquista é por si só sinónimo do seu insucesso como director desportivo. Porque se tivesse sucesso e fosse competente não andava em blogs a moderar comentários . O blog é com quase toda a certeza um escape para que ainda se mantenha a mandar bitaites sobre o futebol.

Quanto às claques ainda bem que o scp tem tantos (!!!) membros registados ! Se uma claque legal faz o que fez aos seus jogadores, eu nem quero pensar no que fariam se fossem ilegais.

Cumprimentos e viva o Grande Glorioso Sport Lisboa e Benfica. Repitam comigo : Glorioso Sport Lisboa e Benfica
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2019 às 12:33

O que descreve, fundamentalmente, em toda a linha, é que a ignorância não tem limites e nunca deve ser subestimada.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 16.02.2019 às 13:06

Quase 3000 membros já é um número assinalável. Mesmo assim não me parece que estejam todos registados. Longe disso.
A situação no FCP é ridícula.
A do Guimarães é caricata.
Os GOA do Benfica estão registados como sócios com Red Pass. A sua identificação é possível, embora seja verdade que não estão registados no IPDJ.

Nenhum destes grupos com membros registados faz com que sejam melhores do que os outros. Há gente pouco recomendável registada, alguns envolvidos em processos na justiça.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2019 às 13:10

Vocês não se cansam destas conversas para incautos?

Ou melhor, não têm qualquer sentido de vergonha?

Depois admiram-se de serem detestados!
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 16.02.2019 às 15:07

Compararem os registos de sócios RedPass com o registo no IPDJ é o mesmo que eu comparar o meu registo enquanto cidadão com Cartão de Cidadão na Conservatória com o ter um passe do metro ou ser associado de um (extinto) clube de vídeo... Não é a mesma coisa. Repitam comigo "Não é a mesma coisa!"

Quem gere os registos do RedPass? O Benfica! Quem gere o IPDJ e, consequentemente, os registos legais das claques? O Estado! Não é a mesma coisa e continuarem a bater na mesma tecla a tentar colar essa ideia é absurdo! A ideia da defesa do não registo passou do inconstitucional para o "temos um registo interno que serve para o mesmo"... Assim como o passe não substitui o Cartão do Cidadão, o RedPass não substitui o registo legal dos membros das claques no Instituto a quem foi atribuída essa competência.
Sem imagem de perfil

De Verdades a 16.02.2019 às 16:06

Estarem registados no IPDJ, em Portugal, é o mesmo que nada, e estar a dar voltas olimpicas com essa bandeira é patético.

As claques são parte do problema do futebol em Portugal. Quando há merda nas bancadas, são sempre as ditas claques.. sejam very-lights, racismo, agressões, fogo posto e tudo mais..

Legitimizar estes criminosos é deveras vergonhoso e até criminoso por associação.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2019 às 16:51

Não eliminei o seu comentário, mas deixo o alerta que aqui não toleramos determinada linguagem.
Sem imagem de perfil

De Joao Gil a 16.02.2019 às 19:07

Gangues criminosos organizados disfarçados de adeptos,no Sporting? Não, obrigado. Termo a isso, já. Essa purga, no Sporting, está por fazer. O hooliganismo e o crime organizado, como sabemos doutros campeonatos e doutros clubes, não ganha títulos desportivos. Pelo contrário, atira clubes para fora de competições, empobrece-os e fá-los perder relevância e dimensão económica, social e desportiva. A ambiguidade do Sporting relativamente às claques mas em especial ao gangue que lidera a juve leo compreende-se mal, aliás. Especialmente porque, para além do ex presidente e das suas responsabilidades óbvias no clima de guerra civil existente no Sporting e no futebol em Portugal, foram os actuais e ex responsáveis da maior claque do Sporting os executores do ataque a Alcochete e responsáveis imediatos pela derrota na final da taça de Portugal da época passada, pela debandada dos nossos melhores jogadores, pelo gigantesco dano patrimonial causado e pelo quase desastre da actual época desportiva no futebol profissional.
No tribunal do Sporting, essa gente ainda nao pagou o preço pelo mal causado ao clube. Não comungo por isso do regozijo de alguns com o castigo aplicado ao SLB a propósito deste tema. Preocupa-me muito mais ver responsáveis do Sporting a botar “faladura” sobre o rival a propósito deste assunto em vez de se concentrarem no que têm dentro de casa e que nos faz perder jogos e campeonatos de maneira crônica e ininterrupta de há praticamente 20 anos para cá. Talvez pudéssemos todos pôr um processo à Juve Léo, ao Mustafa (actual líder da claque), a Fernando Mendes (ex lider da claque) entre outros, pelo valor das cláusulas de transferência dos jogadores Rafael leão, Podence, Ruben Ribeiro, Gelson Martins e pelos diferenciais entre os valores de transferência realizados e os das cláusulas de rescisão dos campeões Rui Patrício e William Carvalho... isso é que devia preocupar o Sporting. No resto confesso, não vislumbro interesse para o Sporting. Não foram os no name boys que fizeram com que o Sporting perdesse a final da taça contra o aves....

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo