Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




img_796x493$2017_08_06_18_20_55_315296.jpg

Como habitual nas últimas épocas, a SAD do Sporting fez o balanço dos gastos e encaixes com a transferência de passes de jogadores durante o mercado de Verão.

De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, na compra de passes de jogadores o Sporting gastou 20,5 milhões de euros, tendo pago 1,367 milhões de euros em comissões.

Em causa estiveram as transferências de Luciano Vietto, Luis Neto, Valentin Rosier, Rafael Camacho e Eduardo Henrique.

OriginalSize$2019_10_22_12_31_00_363415.jpg

Nas vendas o Sporting esteve bastante mais activo, com a transferência de mais de 20 passes de jogadores. No total o Sporting encaixou 51,95 milhões de euros,  sendo que estas transações implicaram o pagamento de 5,55 milhões de euros em comissões.

Assim, entre compras e vendas o Sporting gastou 6,92 milhões de euros em comissões. O valor que encaixou foi 31,45 milhões de euros superior ao que gastou na compra de passes de jogadores. 

OriginalSize$2019_10_22_12_30_59_363414.jpg

As comissões mais avultadas foram pagas nas vendas de Raphinha (2,5 milhões de euros) e Thierry Correia (2 milhões de euros).

Além das compras e vendas, o Sporting efectuou muitos empréstimos de jogadores (9 em Portugal e 10 no estranjeiro). E também recebeu três jogadores emprestados, destacando-se Jesé Rodríguez. O empréstimo do espanhol pelos franceses do PSG custou 2 milhões de euros aos cofres de Alvalade, sendo que o Sporting tem opção de compra.

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


32 comentários

Sem imagem de perfil

De LG a 23.10.2019 às 08:09

Finalmente, quase dois meses depois.

Meus pontos a salientar:
a) Considerando os acordos de rescisão, conseguimos mais de 80 milhões com as saídas de jogadores, este valor pode aumentar no futuro face aos acordos
b) Pagámos comissões por saídas a custo zero? Foi um valor baixo, mas nem isso conseguimos impingir aos clubes que ficaram com os jogadores?
c) Números "normais nas vendas. Não percebo como pagámos comissão à Gestifute (10%) no acordo com Podence.
d) A comissão de Raphinha é elevada, mas corresponde a pouco mais do que os habituais 10%. Nota para o spin no jornal oficial do regime em relação a esta transferência, "As comissões mais avultadas foram pagas nas vendas de Raphinha (...) , há a registar os 20% da comissão constavam no contrato que o jogador quando assinou pelo Sporting, ainda no mandato de Bruno de Carvalho" (não é erro meu, é assim que está escrito, numa notícia não assinada, como habitual nestes casos).

e) Números anormais na venda de Thierry. Parece que pagámos a comissão ao agente do jogador (não à empresa do agente do jogador, outra curiosidade) e outra parte ao Mendes (terão sido os habituais 10%, 1,2 milhões?).

f) Se incluir os salários, o valor pago por Jesé é o normal. O valor corresponde a 1 Wang ou 7 Batuques, mas ninguém esperaria que o PSG o cedesse a custo zero

g) No total, entre compras e vendas, 7 milhões de comissões.
.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 09:17

Escreve um testamento para nos dizer, com algum adorno à mistura, o que já está escrito no comunicado à CMVM.

P.S.: Se a Direcção soubesse que elementos da oposição como o LG estavam tão impacientes, até teriam preparado o Relatório mais cedo.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.10.2019 às 09:29

Em relação ao timming do relatório, tem sido sempre apresentado em Setembro logo após o fecho do mercado. Desta vez só o apresentaram depois da AG das contas. Coincidência ou não?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 09:37

É de facto um problema monumental!?!

Santa paciência...
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.10.2019 às 09:43

Mas como sabes se não teria impacto nas votações da AG?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 09:51

"Vocês" são fantásticos!?!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.10.2019 às 10:25

Saltarei de alegria quando te vir a apontar um erro que seja a esta direção.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 10:31

Já o fiz em várias ocasiões, a diferença é que o faço pontualmente face a questões que eu considero mais importantes.

Além do mais, e também já disse isto, eu tento defender o SCP e não especificamente a Direcção, embora tanta oposição gratuita motiva pessoas que até não apoiaram este elenco no acto eleitoral venham em sua defesa.
Sem imagem de perfil

De LG a 23.10.2019 às 11:00

"embora tanta oposição gratuita motiva pessoas que até não apoiaram este elenco no acto eleitoral venham em sua defesa"
E o contrário não será também verdade?

E qual foi a sua posição, e dos demais redatores, do blog, durante os mandatos do "maluco"? Também estava a "defender o SCP" quando "atacava" diariamente a direção?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 11:11

Não vá por esse caminho que não tem hipóteses algumas e eu até poderia escrever um livro, tantas e tão enormes são as diferenças.

A questão principal é que o lunático, a quem eu dei o benefício da dúvida em 2011 (já o referi muitas vezes aqui), rapidamente perdeu o meu apoio, e mais importante, o meu respeito, pela sua postura, mesmo antes de ser eleito em 2013.

Não apoiei Varandas, mas não obstante os erros de palmatória no que ao futebol profissional diz respeito, acredito que tenta fazer o melhor possível. Poderá eventualmente não ser suficiente, mas por enquanto continua a merecer o nosso respeito e reconhecimento que foi legitimamente eleito para um mandato de 4 anos.
Sem imagem de perfil

De LG a 23.10.2019 às 12:38

"Não apoiei Varandas, mas não obstante os erros de palmatória no que ao futebol profissional diz respeito, acredito que tenta fazer o melhor possível. Poderá eventualmente não ser suficiente, mas por enquanto continua a merecer o nosso respeito e reconhecimento que foi legitimamente eleito para um mandato de 4 anos.
Volto a dizer, o que disse em relação a Varandas aplicar-se-ia ipsis verbis a BdC.
Mas eu não tenho problemas com isso. Se, a determinada altura, passou a achar, após lhe ter dado o benefício, que BdC não servia para o SCP, acho que muito bem que manifeste, como fez, o seu desagrado.
Mas porque fica surpreendido por ter pessoas a comentar no blog que acham que Varandas até pode estar a fazer o seu melhor, mas que esse "melhor" não é suficiente?

E já que fala nisso, que erros de palmatória foram esses que Varandas fez?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 12:42

Venha a tentar atirar areia para os olhos com essa pergunta, quando estas questões são aqui debatidas diariamente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 12:54

Perdão... obviamente que queria dizer "não venha"...
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 23.10.2019 às 13:17

Debatidas diariamente mas não por si, que até hoje fala vagamente em erros de palmatória mas quando chega à parte de especificar... já é mais complicado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 13:25

Meu caro,

Eu não preciso de me justificar a ninguém, muito menos a si. Já lhe conheço a retórica despropositada e disparatada!
Sem imagem de perfil

De Diogo a 23.10.2019 às 09:42

Bom dia,

Os valores da comissão são realmente elevados.
Em alguns casos, admitem-se. As vendas do Thierry e do Raphinha são boas.
No caso do Jésé e do Bas Dost é mais complicado de perceber. Pelo meio ficaram 4M - e, com isto, já estamos em mais de metade do ordenado do nosso ex-goleador.

Boas notícias é que conseguimos despachar alguns como Jonathan, Alan Ruiz.

O timing da divulgação desta lista está, infelizmente, em linha com uma AG à 5.ª feira à noite...

SL
Sem imagem de perfil

De Rui Sampaio a 23.10.2019 às 10:48

Há muita coisa que não se entende nesta politica de contratações. Mas vender o Bas Dost que fazia 30 golos por época e se sentia feliz no Sporting, dando a desculpa do elevado vencimento é ridículo, quando depois vemos que foram gastos milhões em jogadores que não tem acrescentado nada no plantel como o Rosier, Camacho , Eduardo, Jese etc... Os bons jogadores e que fazem a diferença são para ser bem pagos ou queriam que o Bas Dost ganha se 500 mil/ano?!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 11:04

Bem... este é um tema muito subjectivo.

Creio que o que está mais em questão é a qualidade, ou a falta de, de alguns dos reforços, embora os números não tenham comparação.

O Bas Dost, pelos vistos, ficou com um salário de 5/6 milhões anualmente e segundo Sousa Cintra, até o seu empresário foi aumentado.

Eu tinha preferido ver Bas Dost permanecer, mas não deixo de reconhecer que apesar da sua muito razoável produção em 2018/19, já não era exactamente o mesmo jogador que se viu nas primeiras épocas.

É por de mais óbvio que o evento Alcochete o afectou mais do que se imaginava inicialmente. Em recém-entrevista, ele afirmou que com a sua companheira já tinham decidido ficar em Portugal "para sempre", mas também confessou que ficou com receio de andar pelas ruas da cidade.

Por outro lado, e isto não carrega confirmação oficial, até pode ser argumentado que se ele tivesse oferecido ao Sporting uma redução salarial, teria ficado.

Este argumento assente em reportagens provenientes da Alemanha que indicam que com o Eintracht ele assinou um contrato de 10 milhões por três anos, ou seja, pouco mais de 3 milhões por ano, significativamente menos do que estava a receber ultimamente no Sporting.

Admite-se que haja pontos de vista diferentes sobre este caso.
Sem imagem de perfil

De Rui Sampaio a 23.10.2019 às 12:32

Ele afirmou na entrevista que só saiu porque o Sporting quis.

O rendimento dele baixou na ultima época é certo, mas também esteve afastado algum tempo devido a lesão e depois quando regressou o Luiz Phelipe estava em boa forma. Mas toda a gente sabe que ele é muito superior ao Luiz Phelipe e este ano ele seria titular novamente.

Este tipo de jogadores são muito dificeis de encontrar no mercado, e a direção não tendo encontrado uma alternativa válida como se veio a provar, deveria fazer um esforço e o manter no plantel pelo menos mais um ano.

Não ha como esconder, a direção foi amadora e a formação do plantel para este ano foi um desastre. Agora se isto é motivo para uma destituição da direção? Claramente que não na minha opinião, erros todos cometemos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 12:37

Sim, também não concordo com a destituição da Direcção, movimentos de oportunistas e golpistas, para não dizer pior.
Sem imagem de perfil

De MAV a 23.10.2019 às 11:56

Bom o que dizer do negócio jese!!
Ao nível de alan ruiz.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 11:57

Jesé poderá de facto não justificar o investimento, mas não há comparação alguma com os muitos milhões de Alan Ruiz. Não vamos exagerar!
Sem imagem de perfil

De Paulo CFerreira a 23.10.2019 às 13:07

São negócios diferentes, porque um foi uma aquisição e outro por enquanto é um emprestimo.

O Alan Ruiz foi um mau investimento demonstrou muito pouco para o custo elevado da transferência além de demonstrar sempre ser pouco profissional e o Jese se continuar a demonstrar o mesmo valor desportivo até ao final da época foi uma má decisão desportiva com menos impacto financeiro.

Convém no entanto realçar algo neste balanço, estes são apenas os valores despendidos ou recebidos nas transações de aquisição ou vendas dos direitos económicos/desportivos e nos custos/receitas dos empréstimos, aqui não estão incluídos os custos mensais de remuneração dos jogadores sejam eles emprestados ou não, e quando se fazem comparações com Bas Dost devemos falar no custo mensal da remuneração que foi esse o motivo para a sua saída.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 23.10.2019 às 15:48

Mas se o problema é o custo da remuneração porque razão em vez do Jesé, não se inscreveu o Pedro Mendes ? ou se aproveitou o Gelson Dala ?

A questão não é só o custo - é o custo vs rendimento e aí Bas Dost é até um jogador bastante em conta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 20:32

Caro Paulo CFerreira,

Cada caso é um caso. A exemplo, o custo de Jesé inclui salários.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 23.10.2019 às 13:14

Bem.... não há dinheiro mas gasta-se.... 7M em comissões!

Destaco ainda os valores pagos pelo Rosier e Camacho muito acima de um clube que se diz em dificuldades financeiras..... se estamos.... então alguém que explique estas contratações!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 13:27

Só uma pessoa muito insensata vai perder o seu tempo a explicar seja o que for ao Schmeichel.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 23.10.2019 às 14:32

Há uma coisa que não percebo:

Pagamos comissões quando vendemos (tudo bem) mas tambem quando compramos ???

Por exemplo, no negocio Raphinha, a Fiorentina tambem pagou comissão para comprar o jogador ? ou o Granada, o Rio Ave etc ?

Jesé é 2M + o vencimento ???

500mil euros de bonus a Bas Dost por objectivos dele noutro clube ???

Fizemos em vendas 52M - gastamos em compras 22,5M e gastamos 7M em comissões.
Um lucro de 22,5M, mas uma equipa na minha opinião bem mais fraca e composta por varios emprestimos que não vão gerar vendas no futuro.
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 23.10.2019 às 17:07

Com esta direcção só a Gestifute já mamou mais de 10 milhões de euros em transferências, acordos com rescisores e os célebres 2M para entrar no mercado chinês. Dá que pensar...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 17:32

O caro aparece aqui com constantes acusações sem nunca especificar os detalhes.

Neste tipo de comentário, ou sustenta factualmente a acusação ou eu passo a não publicar os seus escritos.
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 23.10.2019 às 22:23

Os detalhes estão nos relatórios e contas e notícias da imprensa: 4M de uma suposta dívida à Gestifute aquando do acordo pelo Patrício, dívida essa que anteriormente não estava documentada em lado nenhum, 2M para entrar no mercado chinês, comissões do Vietto, Thierry e do acordo pelo Podence, é fazer as contas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.10.2019 às 22:58

Não mande outros fazer as contas. O caro é que dá as bocas, apresente aqui os factos.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo