Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Segundo Record, o próximo fornecedor de equipamentos para o futebol e modalidades do Sporting será a Nike. O acordo com o fabricante dos EUA será válido por três temporadas e está previsto ser anunciado no final da presente época, quando a parceria com a Macron terminar.
O Sporting conseguiu celebrar o maior contrato de sempre não no valor inicial, à cabeça, o chamado ‘upfront fee’, mas sim no que respeita à margem de venda de cada camisola ou equipamento. O valor a receber por material desportivo que for vendido ao público será superior ao contrato que está actualmente em vigor.
Para se ter uma ideia, no início do contrato a marca italiana pagava um milhão de euros ao Sporting, no entanto, a essa verba era preciso descontar a aquisição de equipamentos. Na temporada 2014/15, a primeira ligada à Macron, os leões adquiriram 630 mil euros em produtos. Parte do material foi para utilização nas várias equipas, mas a maior fatia seguiu para venda, que resultou numa receita de 920 mil euros e num encaixe final de 1,3 milhões de euros.
O mecanismo deverá ser igual ao acordo com a Nike mas, ao assegurarem uma margem de lucro superior, os responsáveis leoninos esperam obter maiores proveitos, embora a verba possa sempre sofrer variações mediante o volume de vendas. Essa esperança, de resto, não é de todo infundada, pois a marca norte-americana é uma das líderes mundiais na venda de equipamento desportivo. O Sporting CP tenciona aproveitar a maior exposição do novo patrocinador, assim como a capacidade para chegar a outros mercados, obtendo, como consequência, a expansão da própria marca Sporting a nível internacional.
No fim da presente época chegará, portanto, ao fim a parceria do Sporting com a Macron, que já dura desde 2014. O primeiro contrato tinha a duração de três temporadas e acabou por ser renovado em Fevereiro de 2017, por mais quatro épocas. Após a última renovação celebrada entre as partes, o Sporting CP passou a lucrar cerca de dois milhões de euros anuais, já contabilizando a venda de camisolas e demais material desportivo. Em 2014, a Macron chegou mesmo a ser o terceiro maior ‘sponsor’ do Clube.
Antes de a marca italiana entrar em Alvalade, a Puma patrocinava os leões, num acordo que rendia cerca de 600 mil euros ao Sporting e que contemplava, também, o ‘naming’ da Academia.
Com a parceria garantida com a Nike, o Sporting assegurou acordo com o patrocinador de um histórico parceiro de... Cristiano Ronaldo. O craque formado de leão ao peito, recorde-se, aceitou dar o seu nome à Academia de Alcochete. A parceria com CR7, uma medida de internacionalização e expansão da marca, não prevê contrapartidas financeiras directas. Entendem os responsáveis leoninos, que o impacto, em termos de marca e reputação, dará retorno.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.