Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

gelson-martins.jpg

 

O título do post é algo enganador. Não é que o Sporting não gostaria de encontrar um outro talento equiparável a Gelson Martins - seria um enorme reforço para a equipa -, mas pela improbabilidade de isso acontecer, o que a SAD estará à procura é de um avançado veloz e criativo que possa partilhar uma das alas com o jovem da formação.

 

Se a necessidade já estava identificada, tornou-se ainda mais urgente pela lesão de Gelson. A sua condição física já estava em dúvida há algum tempo, e acabou por se manifestar mais severamente no jogo com o FC Porto para a Taça da Liga. Não participou na final e tudo indica que, no mínimo, irá falhar os embates frente ao V. Guimarães e Estoril, e talvez ainda o novo encontro com a equipa da Invicta para a Taça de Portugal.

 

O mercado de transferências de Inverno está quase a fechar, e mesmo depois de fazer 17 contratações esta época, os "leões" continuam à "caça". O Vitória de Guimarães aparenta estar muito relutante em deixar Raphinha sair agora. Já se fala em Pity Martinez desde o Verão, mas os valores inerentes a este jogador serão proibitivos para o Sporting nesta altura. Em dias mais recentes, constou o interesse em Nico Gaitán, sem espaço no Atlético de Madrid e, pelos vistos, não muito apreciado pelo treinador Diego Simeone. A questão dos valores salariais, vindo por empréstimo, também apresenta dificuldades difíceis de ultrapassar. 

 

Perante este cenário, parece-me justo questionar a contratação de médios, especialmente quando ainda esperamos para ver se um deles estará ao nível de ocupar a posição "8" e desempenhar a função de Adrien Silva. Obrigar Bruno Fernandes a recuar no terreno não é a solução desejada, tanto para o jogador como para a equipa.

 

Ainda não vi a convocatória para o jogo de amanhã, mas não surpreenderá ver Jorge Jesus insistir com mais do mesmo com que nos brindou na primeira parte da final da Taça CTT, diante o Vitória de Setúbal.

 

publicado às 14:47

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De J. a 30.01.2018 às 15:51

É uma questão pertinente. Não sei quantos jogadores fazem parte actualmente no plantel do Sporting, mas decerto será um numero exagerado face ao numero reduzido daqueles que jogam quase sempre.

Para a posição de médio "6" e "8" contamos com William, Battaglia, Palhinha, Petrovic, Misic e Wendell. 6 jogadores, sem contar com adaptações tipo B.César, B.Ruiz ou até B.Fernandes.
Quantos minutos somaram/sumarão Palhinha ou Petrovic? E quantos é que vão sumar Misic e Wendell?

Para extremos é a mesma situação. Para os dois flancos, temos Acuña, Gelson, B.Ruiz, Podence, B.César e Iuri Medeiros.
O único que se aproximava das caracteristicas de Gelson era o Iuri, e já foi despachado.
Para mim, tem-se que comecar a fechar a torneira a este senhor.
Se precisa de mais jogadores, que olha para os emprestados ( por exemplo Mattheus Pereira) ou para a formação (por exemplo Rafael Leão ou R.Barbosa)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2018 às 16:12

Bem... muitos médios, mas não me parece que haja algum puro "8", salvo Misic, e ainda não o vimos em acção.

Battaglia é um "6", por muito que esforce quando joga a "8". Creio que João Palhinha também é só "6", mas seria necessário ver o jovem jogar com regularidade para verdadeiramente avaliar. Petrovic não parece ter a qualidade necessária, Wendel é um médio-ofensivo, fazer alinhar B. Fernandes a "8" é reduzir a sua produtividade. Bruno César é Bruno César, o senhor polivalência que faz o que pode com muito trabalho e dedicação. Nem sequer comento Bryan Ruiz.

Acuña não é o extremo desejado, por muito combativo que seja. Rafael Leão é ponta de lança ou avançado nas costas do ponta de lança. Rafael Barbosa é um "10" puro, pelo menos na equipa B. Matheus está no Chaves e parece que não serve para Jesus.
Sem imagem de perfil

De J. a 30.01.2018 às 17:08

É da minha opinião, que JJ é pago para também fazer adaptações de sucesso e aproveitar os jogadores que tem dentro do plantel/academia.
Casos como F.Coentrão, E.Perez ou Pizzi quando esteve no Benfica ou J.Mário na primeira época de Sporting.
JJ habituou-se no SPorting a ter uma porta de entrada sempre aberta e o clube não tem condicoes para isso.
Durante o ultimo ano e meio, fomos buscar Douglas, Petrovic, M.Oliveira ou A.Ruiz por exemplo. 12 milhões de euros investidos com 0 retorno desportivo e financeiro e sem quase possibilidade de ser recuperado.

M.Pereira tem feito bons jogos no Chave ultimamente na posição do Gelson, já esteve com JJ durante dois anos, era para apostar já.
Rafael Leão fez um ultimo europeu sub-19, há menos de 1 ano, a jogar a extremo ( o ponta de lança dessa equip era Rui Pedro que está agora no Boavista). Não podem ser apostas agoraporquê?
JJ podia e devia ter mais atenção neste aspecto.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.01.2018 às 15:54

Fechem a Academia!!...
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 30.01.2018 às 16:53

Concordo com o caro, se for para, numa única temporada contratarmos da forma como temos contratado, mesmo que para atacarmos todas as competições, mais valia fecharem a academia e cingirem-se a ser um clube de investimentos à base de contratações. Podemos não ter o puto perfeito para substituir o Gelson, ou nenhuma contratação já feita, mas é para ser algo temporário. Não virá substituir Gelson nos jogos mesmo a doer, creio eu. Como tal, não seria muito mais vantajoso, tanto em termos de melhorar potencialidades já existentes no clube como de precaver financeiramente o clube, procurar a solução dentro? Não somos um City, nenhum United, muito menos um R. Madrid, com dinheiro para dar e esbanjar... Temos que ser mais inteligentes na forma como gerimos o potencial atlético no clube. É igualmente isso que nos define, enquanto instituição. Continuo a querer o Campeonato e a Europa, mas não à custa de saúde financeira dos anos vindouros...
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.01.2018 às 16:59

Eu trazia o Matheus Pereira!
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 30.01.2018 às 18:18

O Matheus alterna bons jogos com jogos mediocres ... e momentos de génio com jogadas disparatadas, mas presentemente acho que não temos melhor no plantel!
De qualquer modo era aqui que JJ devia mostrar o seu valor na evolução do jogador!
Honestamente, pareceu-me pouco inteligente deixar sair o Iuri sem garantir que o Rafinha vinha já!
Além disso tenho muitas duvidas que o Rapfinha seja superior ao Iuri e ou ao Matheus!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2018 às 18:52

Não refuto qualquer cenário porque apenas vi o Raphinha ocasionalmente, mas parece-me ter uma característica muito superior aos outros dois que mencionou: com 15 golos marcados nesta altura da época, parece ter golo nos pés.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 30.01.2018 às 19:13

Também não o pretendi afirmar peremptoriamente! Como sabe, jogar no Guimarães não é o mesmo q jogar no Sporting! Mas recordo q o Iuri marcou pelo menos 10 golos no Boavista!
Não contesto q seja uma boa contratação, apenas acho q o Iuri só devia ter saído caso estivesse garantida a entrada imediata do Rafinha!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 30.01.2018 às 19:28

Caro Sérgio,

Deixe lá o Matheus Pereira. Está a evoluir e a jogar que é o necessário para a idade dele. Ainda não está no ponto, falta-lhe ser mais constante, e corre o risco de voltar ainda verdinho e ficar queimado.
Não vamos cometer o mesmo erro que fez com Francisco Geraldes e R. Gauld.
Tudo a seu tempo e acredito wue chegará um jogador para a posição em causa...um que se fala que vai para aqui e para acolá, ainda não tem o futuro definido e o tempo neste caso corre a favor do SCP.
Terá necessariamente que chegar um central com a saída de Tobias Figueiredo.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 30.01.2018 às 17:27

Por acaso fiquei com esperança que o Misic viesse pronto a jogar, mas pelo menos não parece.

Se assim fosse e com a chegada do Montero, podiamos pensar no Misic a 8, BF a jogar numa ala (tipo J. Mario) e Montero ou Podence atras do Dost

E não conta para JJ mas eu experimentaria mais vezes a dupla Dost/Doumbia.

como substituto natural do Adrien, sempre pensei no Wallyson, mas compreendo que depois da lesão seja complicado logo essa aposta, mas espero que faça uma boa epoca em Setubal e seja opção para a proxima
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2018 às 18:49

Não vejo Bruno Fernandes jogar na ala, seria desperdiçar o seu talento. É um jogador diferente de João Mário.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 30.01.2018 às 19:31

Temos poucos jogadores com golo nos pés, Bruno Fernandes tem isso e não pode jogar a 8.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.01.2018 às 18:09

O Sporting precisa de um jogador suplente para o Gelson... temos internamente o Podence....se quisermos podemos ir buscar o Matheus.... mas a melhor opção seria contratar o Raphinha, jogador com muita qualidade e que seria importante preparar a eventual futura venda do Gelson.
6/7 M€ pelo Raphinha não me parece um grande risco tendo em conta o talento do jogador.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 30.01.2018 às 18:14

Contratado acho que já está, mas pelo que se sabe vem apenas na próxima época!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.01.2018 às 19:05

O Sporting vai ter muitos jogos... como verdadeiros extremos temos o Gelson e Acuña, temos o B.César e B.Ruiz que na minha opinião rendem mais quando vão para o meio, temos ainda o Podence que tem velocidade mas falta-lhe a decisão... o B.Fernandes jogar ali é simplesmente tirar o melhor rematador do Sporting da zona do golo, na minha opinião é um erro que temos pago caro em vários jogos... a opção mais plausível é o R.Ribeiro que parece ser do agrado do JJ, mas na minha opinião ele rende mais na esquerda para poder vir para dentro e desiquilibrar...

O Raphinha se está contratado... que dêem ao Guimarães jogadores emprestados para ele vir agora quando é necessário....
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 30.01.2018 às 19:14

Concordo com o q diz a respeito do Ruben Ribeiro!
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 30.01.2018 às 19:26

O Brian Ruiz era excelente no Vitoria
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 30.01.2018 às 18:17

O problema do Raphinha não é não o quererem, visto que já existe um negócio por ele. O problema é ele vir já para Alvalade, e não o cedem já nesta temporada. Logo, se temos opções dentro do Sporting, vamos gastar ainda mais dinheiro com mais uma nova contratação? E depois para quê? Para ficarem no banco, visto que o coach não consegue rodar o plantel... Isto tem que ser mesmo muito bem visto, principalmente na perspectiva financeira e a sua viabilidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2018 às 18:55

A realidade nestas três épocas de Jorge Jesus é que ele exige e o presidente faz-lhe as vontades todas. 17 contratações esta temporada, mais de 40 desde que chegou a Alvalade.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.01.2018 às 19:12

Eu não acho que existam no Sporting alternativas ao Gelson... acho evidente isso quando observamos como o Sporting joga na sua ausência...

Eu só vejo duas alternativas ou o Sporting contrata um jogador com características semelhantes ao Gelson ou então temos de alterar a forma de jogar. O Gelson é o jogador que faz os desequilíbrios... sem desequilíbrios o golo é mais difícil.
Um outro aspecto prende-se com a mau gestão do JJ que não lhe deu descanso e não preparou a equipa para a sua ausência...
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 30.01.2018 às 19:15

O problema é q gelsons não há para aí aos pontapés!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.01.2018 às 19:52

É cá um desnorte!!...
JJ, manda bitaites aos críticos depois de ganhar uma tacita aos empurroes.
LOOOOOOOOOOOOOLL!!

Como é possível JJ, haver uma discussao(ir às compras), sómente porque o Gelson (qualquer outro) estar lesionado??
Primeiro--- nao é a primeira vez
Segundo---há alternativas no plantel.
Terceiro---nao é obrigatório jogar sempre no mesmo sistema.

P.S. Andam todos borradinhos!!. Sabem bem que tem que ganhar o campeonato.
Como nao há guito, compram R.Ribeiros e reactivam Bryans Ruizes... e Misic
que ninguém conhece.
O Wendell nao é nosso. É dos urugaijos da segunda divisao . OK..joga para nós, quando nao sabemos.

P.S.S. O Raphinha??!!... Se o pagarem a pronto, amanha está em Alvalade?
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 30.01.2018 às 21:37

Raphinha? Eu até acho que é um bom jogador, mas quando temos jogadores que já são da casa e são tão destaque como esse rapaz, no Vitória de Guimarães... o Heldon! Ou agora devemos ir gastar dinheiro no Raphinha porque ele é o jogador da moda 2017 e o Heldon foi o jogador da moda 2013?? Porque é que o Jorge Jesus não dá oportunidade, uma oportunidade firme e segura ao cabo-verdiano?? E será que jogadores como o Iuri e o Chaby (e não digo isto por causa da exibição de ontem contra o Benfica) não poderiam ser um futuro seguro deste Sporting?? Comprar só por comprar para os outros não chegarem lá? Que sentido faz isso se uns não sabem o que adquirir com a desculpa da treta de "não desestabilizar o grupo" (que grupo?há ali algum grupo?) e outros só podem adquirir jogadores por via de empréstimo ou regresso à casa já que não têm fundos nesta altura p/ investir no futebol, mas administradores que em tempos foram figura de proa mas agora nem põem os pés no Olival e somente se preocupam em receber o cheque chorudo no final do mês (Reinaldo Teles, Adelino Caldeira, e mesmo um completamente alheado Pinto da Costa).

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo