Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

O Sporting emitiu um esclarecimento para informar que retirou do site do Clube a crónica original do "derby". Não tive ocasião de ler essa crónica e por isso não me é possível comentá-la, embora já tenha sido informado que estava longe de reflectir a realidade do jogo de ontem na Luz, motivo que terá levado o Conselho Directivo à decisão tomada.

 

O esclarecimento pode ser lido aqui.

 

Adenda: A crónica original que foi publicada no site do Sporting e em alguns espaços noticiosos está disponível na caixa de comentários a este post, pela simpática gentileza do nosso leitor Zargo, a quem deixamos aqui expressa a nossa sincera gratidão. Vale a pena ler, por ser uma verdadeira obra de ficção digna de Hollywood.

 

publicado às 18:42

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Imagem de perfil

De City Lion a 12.02.2014 às 19:03

A crónica parece escrita pelo Ministro da Propaganda do Saddam - desta vez passou das marcas e a careca foi descoberta.
Sem imagem de perfil

De M a 12.02.2014 às 19:16

Hoseph Doebbels, ministro da propaganda nazi teria sido uma melhor analogia.

Aquela crónica parecia ter sido escrita por um qualquer George Lucas das crónicas, tal era o nível de ficção criativa...

Quer-me parecer que alguém terá os dias contados, nessa função pelo menos...
Sem imagem de perfil

De M a 12.02.2014 às 19:17

Joseph Goebbels, queria eu escrever...
Sem imagem de perfil

De Zargo a 12.02.2014 às 19:16

Como diz o City Lion o propagandista de Sadam aterrou em Alvalade!

Nada está decidido...

O Sporting cedeu, esta terça-feira, ante o Benfica, por 2-0, em jogo remarcado da 18.ª jornada da I Liga. No estádio da Luz – desta vez em segurança – os «leões» entraram tímidos, deixando a equipa da casa assumir o comando nos instantes iniciais da partida. Mas quando mostraram as garras, foram trilhando o caminho, até à baliza de Oblak, com jogadas de insistência a meio-campo e cruzamentos «venosos» do reforço Heldon.

Lá na frente, o destemido Slimani, hoje a titular (domingo já o era!), seguia as jogadas do meio-campo e tentava aproveitar as bolas que chegavam ao ataque. Foi assim, aos 13 minutos, quando a bola foi mais depressa do que esperava e foi assim, aos 17 minutos, quando lhe foi assinalado o fora-de-jogo.

As «águias» respondiam, por Markovic e Maxi, aquele que tanto joga, como entra a pés juntos sobre os adversários, e iam obrigando Rui Patrício a responder bem e à altura de um titular de Portugal. Aos 26 minutos, o guardião «leonino» levou o esférico para a marca de canto, após negar o golo a Rodrigo.

Mas, pouco depois, Rui Patrício viu a bola entrar na sua baliza, por distracção defensiva da equipa, que deixou passar Maxi, posicionando Gaitan para desfazer o nulo no marcador. É certo que o Sporting ficou em desvantagem, mas não perdeu o rumo…

Aos 30 minutos, após a marcação de um livre, Slimani voltou a inclinar a cabeça para o golo, mas Oblak tirou o esférico da zona de intervenção do argelino. A seguir foram Piris e Montero, em boa triangulação, a assistir Heldon na área, mas o «caloiro» tocou mal na bola.

Com uma estreia de «leão», Heldon não ficou afectado e quis mostrar porque foi escolhido para esta equipa. Sempre aguerrido, lançou a bola para a área «encarnada» tantas vezes, quantas aquelas em que a bola lhe foi aos pés, mas a defesa benfiquista soube cortar bem e levar a vantagem de 1-0 para o intervalo.

No recomeço da partida, viu-se um «leão» mais atrevido, ainda que com a mesma «cara». Leonardo Jardim apostou nos mesmos 11 e os mesmos 11 conseguiram responder. Lançaram-se ao ataque e as «águias» precisaram de os «ferir» para os travar.

Assim, de bola parada e corrida o Sporting ameaçava a baliza de Oblak. Os «encarnados» respondiam, mas a defesa, mais compacta, conseguia aliviar a meio-campo.

O algum atrevimento, contudo, não dava em golo e o técnico «verde e branco» mexeu na equipa. Abdicou de André Martins para a entrada do sempre atrevido, Diego Capel. O esquema mudou, com mais um jogador do ataque…

Mas foi o extremo Heldon quem fez o coração dos «encarnados» acelerar. Jogada rápida, com o «leão» a passar por dois adversários e a tentar surpreender com um cruzamento ao jeito de remate. Foi perigoso, mas não furou a rede «encarnada» por muito, muito, pouco.

Aos 69 minutos, as «águias» quiseram, de novo, dar a sua graça, mas estava lá Rui Patrício, para segurar a bola pontapeada em força por Lima.

Entretanto, saiu Piris e entrou Gerson Magrão. E, na jogada seguinte, Heldon cruzou bem para a área, onde estava Slimani, que sem espaço e egoísmo, entregou curto para Magrão. O «camisola 10» girou sobre si, chutou no coração da área, mas o esférico foi aliviado – quase sem querer – pelos defesas.

O Benfica parecia querer segurar o resultado e, na própria casa, foi contestado pelos adeptos. A contestação resultou, aos 76 minutos, e após uma boa defesa de Rui Patrício... jogada de insistência à entrada da área, com Enzo a rematar em jeito para o 2-0.

Desvantagem pesada para o Sporting e Leonardo Jardim voltou a mexer: entrou Carlos Mané, saiu Slimani. O «pequeno leão» entrou bem e levou logo o perigo à baliza do Benfica. Sabia bem o caminho e, assim, repetiu o atrevimento várias vezes. Enquanto Montero, também teve a oportunidade de marcar, mas Oblak defendeu.

Já não havia tempo para muito, mas derby que é derby tem «briga» no meio e, como de costume, Gaitan mostrou o nervo com Mauricio. Amarelo para os dois, últimos cartuchos do jogo e 2-0 no marcador… uma derrota penalizadora, desde logo pela má entrada.
Sem imagem de perfil

De Zargo a 12.02.2014 às 19:54

Peço desculpa por não ter assinalado devidamente a inesquecível crónica produzida por um amanuense propagandista mais brunista do que o próprio BdC!!!
Aí vai, então:

“Nada está decidido...
O Sporting cedeu, esta terça-feira, ante o Benfica, por 2-0, em jogo remarcado da 18.ª jornada da I Liga. (…)
… uma derrota penalizadora, desde logo pela má entrada.”

A crónica esteve no DN online durante algum tempo, sendo retirada posteriormente. Pelo menos, não consegui voltar a ter acesso.
Por mero acaso, copiei-a e guardei-a numa pasta por ser tão insólita e para a ela recorrer noutra altura. Não pensei que deixasse de estar acessível no DN online.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.02.2014 às 20:10

Caro Zargo,

Agradecidíssimos pela sua gentileza do muito apreciado trabalhão que teve em transcrever esta notória obra de ficção, digna de um filme de Steven Spielberg.

Imagino que tudo online foi retirado a pedido do Sporting.

Quem terá sido o "artista" ???

Mais uma vez, obrigado.
Sem imagem de perfil

De L a 12.02.2014 às 20:31


Mais do que o nome do "ditadorzinho", o que pareceu logo foi que nitidamente de uma mente doente. Não vale a pena ofender o Spielberg. A prova cabal, ao nível da campanha que decorreu durante todo o mandato anterior ou a comprovação do condomínio pago em vésperas de eleições.
Sem imagem de perfil

De L a 12.02.2014 às 20:33


Já se faz humor negro com o puto que vai fazer de assessor para as conferências de imprensa, que anda fugido às praxes da Lusófona.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 12.02.2014 às 22:06

Confesso que adorava ter visto esse jogo, segundo a crônica foi um massacre ao Benfica , enquanto jogávamos eles marcavam , que drama... mas um bom filme
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.02.2014 às 22:10

Já me foi recomendado para não ofender Steven Spielberg, mas é uma ficção digna dele:)
Imagem de perfil

De guardemassementes a 12.02.2014 às 19:54

O Benfica ganhou ao Sporting por falta de comparência. Nada de anormal, tudo na Santa Paz do Senhor. Diálogo curioso entre Bruno de Carvalho, "O regenerador" e alguns adeptos do Sporting e que passo a transmitir:
- Bruno, como é, então aproveitas e bem, as pernas abertas do jornal A Bola e em vésperas do Benfica-Sporting que nos podia dar a liderança, só falas da Taça da Liga, não dizes nada sobre o jogo, não tens uma palavra de motivação, mobilização, galvanização, entramos em campo e parecíamos uns gatinhos, nós que somos leões?
- Calma, não sei se sabem, mas se não sabem, ficam a saber, aquilo foi combinado, a entrevista foi dada bem antes do dia do jogo e tinha de sair ontem, dia em que havia a reunião do Conselho de Disciplina da FPF que ia analisar o caso dos 2 minutos e 45 segundos de atraso.
- OK, Bruno, mas não podias ter entrado em contacto com eles e acrescentar mais uns parágrafos à entrevista?
- Quem vos disse que não tentei?
- Mas tentaste?
- Não estou a dizer que tentei, mas vocês têm de perceber: primeiro, a prioridade do Salgado não é o Sporting, é o Benfica e como tal...; segundo, digam-me uma coisa: quantos campeonatos ganhámos nos últimos 30 anos? 2, apenas 2. Então digam lá se não era melhor do tempo em que o Benfica ganhava 3 e nos deixava ganhar 1? Era, não era? Ainda não perceberam que o Salgado manda e eu obedeço?
- Bruno! Bruno! Bruno! Taça da Liga! Taça da Liga!... Espera aí, ó Bruno, só vamos ser campeões em 2016/2017? Mas o que é isto, ó Bruno?...
Sem imagem de perfil

De HY a 12.02.2014 às 21:07

Nunca gostei muito de jornais de clubes ou de partidos por isto mesmo... Quem leu o jornal do Sporting desde o final dos amos 60 como eu sabe que ganhávamos sempre em qualquer campo nao fora os árbitros e o azar.... É assim. Chato é os outros além do jornal do clube terem os jornais propriamente ditos a repetir a cantilena.

Por isso aplaudo o retirar do artigo. Espero que as coisas mudem também ao nível do site... Ninguém pode construir uma equipa ganhadora (no futebol, no berlinde, no trabalho ou na vida) enganado-se a si próprio.
Sem imagem de perfil

De L a 12.02.2014 às 21:51


Não foi agora que começaram as criticas à comunicação do Sporting e quase sempre, senão com muita, com alguma razão. O que alguns adeptos também desconhecem é que apesar da comunicação dos clubes modernos ser uma área determinante à sua atividade, a parte que chega aos adeptos quase se resume à assessorar os media que entram pela casa de todos, esses sim os grandes responsáveis pela difusão da mensagem até ao grosso dos adeptos e daqui também a importância das boas relações com o meio. O que se passa desta vez com a comunicação do Sporting em geral é algo que eu muito sinceramente nunca cheguei a ser possível ver num clube desportivo, até porque não tem mesmo nada a ver, até ao nível do uso de técnicas de áreas completamente distintas. E não foram boatos as ligações a campanhas politicas recentes. Também aqui vale tudo.
Sem imagem de perfil

De Zargo a 12.02.2014 às 22:03

É muito interessante o comentário de L. Também li com curiosidade, embora perceba que a diferença da abordagem de HY, sobre a estratégia comunicacional do Sporting.
Receio que o nosso Clube esteja prisioneiro do projecto pessoal de BdC. Em todas as circunstâncias, e de novo na “oportuna” entrevista a A Bola no próprio dia do derby, em BdC há uma revelação subliminar: é ele próprio que se considera salvador do Sporting, constituindo a sua pessoa a genialidade, o saber, a competência, em suma, a iluminação que irá resgatar o nosso clube de todos os seus males. E, acrescenta ele, o futebol português! E se a narrativa revela debilidades, agarra no Godinho Lopes e atira-o para a plateia.
Por essa razão, BdC não resistiu a cortar com o passado recente e distante, mesmo nos seus aspectos positivos, e recomeçar tudo de acordo com o seu plano e convicção. Quando exalta os valores do presidencialismo é isso mesmo: o poder concentrado na sua pessoa iluminada. Imagina-se um “Pinto da Costa” mas não conhece nem a milionésima parte da missa.
Neste aspecto, a entrevista em A Bola é reveladora do “modus operandi” de BdC e de como pretende atingir os seus fins que, mais do que do Clube a que preside, são pessoais e pretende colocar-se a salvo de insucessos futuros.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 12.02.2014 às 22:44

Acho que muito boa gente não está a ver bem o filme. A grande maioria dos sócios do Sporting odeia muito mais o Benfica do que o Porto. Mas muito mais. A ganhar um dos outros, prefere que seja o Porto, porque quando os andrades ganham, vê-os pela televisão, enquanto que quando é o Benfica, tem os lampiões à porta, no trabalho, por todo o lado.

O sócio da central viu o Bruno de Carvalho dar uma entrevista à Bola no dia do derby a dizer mal do Porto, preocupado com a Taça da Liga. E depois de um jogo miserável do Sporting na Luz, que pode ter acabado com a época do Sporting no que ao título diz respeito (mesmo que não fosse objectivo assumido) disse que a arbitragem foi excelente. Nunca vi o Pinto da Costa dizer que uma arbitragem na Luz foi boa, mesmo tendo perdido sem espinhas.

O ambiente para o Paulo Bento no Sporting acabou mal os lampiões passaram a ficar à nossa frente na classificação. Este presidente corre o risco de ver o Benfica campeão no seu primeiro ano mandato e de ainda o ajudar a lá chegar, mesmo que inadvertidamente, porque não é o Sporting que aparenta estar em condições de aproveitar o desgaste do Porto, que nós também estamos a provocar. Eu ontem vi o Bruno de Carvalho atirar-se ao Porto e o Benfica a "esmagar" o Sporting em campo. Dada a realidade competitiva dos três clubes, o presidente do Sporting mais pareceu um testa-de-ferro, do que alguém com possibilidade de liderar o futebol português.

Perante isto, pensar que o próximo ano vai ser pacífico porque o Godinho Lopes deixou isto muito mal e porque este é um ano zero, e o caminho faz-se caminhando, etc. etc., não está atento à bancada, está mas é autoconvencido. Não há nada que ponha os sportinguistas mais mal dispostos do que o Benfica campeão...
Sem imagem de perfil

De UnHu_man a 12.02.2014 às 22:54

Novamente começo a ver críticas à direcção... ah.... desalentador no mínimo.
Agora é tudo posto em causa, é como diz BdC... tamos numa posição que nunca esperariamos no ínicio da época no entanto há sportinguistas que se sentem fracos e que a época está a ser abaixo das espectativas só devido ao derby... ASSIM COMEÇA O DESCALABRO!
Já tenho dito e continuo a dizer, a culpa das más situações do sporting é devido a certos adeptos... ficaram agora com a ideia de sermos candidatos ao título e graças a isso por tarmos agora a 5 do primeiro já somos muito fracos, abram os olhos e não levem o sporting à ruina! Não podemos ser exigente neste momento e tar a por a direcção ou o treinador sob brasa só nos vai prejudicar!
OS SPORTINGUISTAS NÃO APRENDEM!!!
Sem imagem de perfil

De HY a 12.02.2014 às 23:10

Como é que de um post sobre ume crónica estalinista no site do clube, criticada pela blogosfera leonina e mandada retirar, supõe-se que por alguém responsável do clube, com uma explicação publica correctíssima se passa para testes sobre a estratégia de comunicação do clube e os projectos pessoais do presidente com a cumplicidade da bola?

Prefiro ater-me aos factos. Foi publicada no site do clube uma crónica indigna do site do Sporting, tão irrealista era. O clube mandou-a retirar e deu a explicação devida aos sócios e adeptos. Eu, que parafraseando acredito que a verdade é revolucionaria mas nao que o que é revolucionário é verdadeiro, aplaudo a decisão. Pior do que a derrota é enganarmos-nos sobre as causas da derrota.

Ps- se por uma vez a arbitragem foi correcta, acho bem que o digamos. Sobretudo quando perdemos. Para podermos denunciar os roubos quando é caso disso

O resto, por agora, é especulação.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo