De Petinga a 01.12.2015 às 12:05
Profeta
Já toda a gente aqui percebeu a tua azia.
Deve custar-te tanto como custa aos nossos rivais de cada vez que o Sporting vence. Deves ter ficado roxo de raiva quando ganhámos pela primeira vez em solo russo. Talvez por isso eu ache engracado quando tu tentas por todos os meios criticar o que nao é criticável.
Quer dizer: tivemos especialistas de "project finance" e altos quadros de bancos como o Santander na lideranca da SAD do Sporting durante 15 anos. Só por UMA vez tivemos um exercício com resultado positivo. Can you read this? UMA vez.
E agora o "Bruninho" é que descobriu as "espertezas saloias" para conseguir que a SAD desse lucro.
Give me a break. Olha, vai rejubilar com a vitória do carnide em Braga
Portanto, apresentar um lucro record de 20 milhões, sem saber se irá ganhar o processo, é um acto de gestão credível... Dás é fugas para a frente como o teu ídolo!
Apesar de tudo, o Bruno só deu seguimento a uma reestruturação-financeira já planeada. O Guilherme Pinheiro da KPMG tinha sido contratado pelo Godinho Lopes, e este até teve que ser metido na SAD de Bruno de Carvalho. Lembro que ao principio, a banca torceu o nariz para colaborar com Bruno de Carvalho, o que demonstra que ele não tinha qualquer acordo com a banca antes das eleições, nem estava por dentro da realidade do clube. Querem agora dar os louros apenas a uma pessoa... Deve ter sido um milagre!
O Bruno de Carvalho soube foi contratar bons treinadores, que com tantos cortes, conseguiram resultados interessantes. Com ele, tivemos os melhores treinadores, talvez desde Bobby Robson. Como vês, sei reconhecer coisas boas de Bruno de Carvalho. Não me peçam é para dizer que tudo é mérito dele, e que é tudo o que ele toca vira ouro. Essa característica do carvalhismo é algo que contribui para não gostar deste presidente.
De Petinga a 01.12.2015 às 12:50
Profeta
Ainda bem que estamos de acordo em relacao à azia e ao restante.
Vou explicar devagarzinho a ver se tu percebes: mesmo que o Sporting seja condenado a pagar uma compensacao (de valor desconhecido) no caso Doyen, estamos de acordo que será para pagar uma vez apenas? Sim? Portanto, só vai afectar o R&C uma vez. Percebes assim? Nao podes é a cada R&C que sai com resultados positivos (e até agora sao todos...) repetir a tua ladainha.
Para além de que te fica mal dares a sensacao de que estás mortinho por que o Sporting seja condenado. Isto é a minha opiniao pessoal como sportinguista.
Nao me parece ajuizado entrar pelo caminho da discussao sobre a reestruturacao financeira. Dizer que a dita vem do tempo do Godinho Lopes, em que o Sporting acumulou em apenas 2 anos 100 milhoes de euros de prejuízo, é irresponsável. Mas eu compreendo que preencha os pré-requisitos da cartilha.
Sobre os treinadores, se só consegues ver isso de positivo na gestao de BdC, nao vale a pena continuar essa parte da conversa.
De Kutis a 01.12.2015 às 13:14
Caro Petinga,
O profeta nao é Sportinguista, pois ele refere-se a nos, Sportinguistas, na terceira pessoa. Ele é um lampiao infiltrado. Repare naquilo que ele escreve.
Não deve ser do acaso que de vez em quando surge uma qualquer alma penada a dizer disparates. As agencias de comunicação do regime nem descansam...
De Kutis a 01.12.2015 às 15:54
profeta eu vivo nos EUA. Sou socio do Sporting e nao vivo e nem vivi as custas do Sporting. Nunca vi um jogo em Alvalade, Essa estoria de soldadinhos nao cola comigo. Arranje outra para me atacar. Um miudo a cheirar a leite que nao faz outra coisa senao julgar os outros e insultar todo o Sportinguista que nao concorde com ele.
"Para além de que te fica mal dares a sensacao de que estás mortinho por que o Sporting seja condenado." Sinceramente, cala-te já com essas parvoíces!
No tempo do Godinho Lopes houve um grande investimento em jovens jogadores estrangeiros, para se montar uma equipa, valorizar os jogadores, e vende-los. Convinha era que o futebol tivesse sido bem gerido... Mas a reestruturação-financeira fazia parte dos planos do mandato.
Passados 2 anos e meio, continuamos vivos, pagamos uma fortuna a um treinador, compramos - e bem - jogadores experientes na casa dos 30 anos com ordenados milionários, etc. Portanto, nem o Sporting estava para morrer, como não temos garantias de vivermos à grande no futuro.
De Sérgio Palhas a 01.12.2015 às 13:40
"No tempo do Godinho Lopes houve um grande investimento em jovens jogadores estrangeiros, para se montar uma equipa, valorizar os jogadores, e vende-los. Convinha era que o futebol tivesse sido bem gerido... Mas a reestruturação-financeira fazia parte dos planos do mandato."
Li e reli e fico a pensar como é possível alguém afirmar tal barbaridade!
"Convinha era que o futebol tivesse sido bem gerido"
eu acrescentaria o futebol e o clube.
"Mas a reestruturação-financeira fazia parte dos planos do mandato."
Já foram várias as personagens da atual direção da banca e mesmo EB (foi em sua casa que se iniciaram as negociações) sobre a veracidade dos factos.
Acredite no que quiser ... os moinhos de vento são sempre um caminho romântico a seguir.
No tempo do Bettencourt o futebol foi muito mal gerido. Era só cepos.
A estratégia passava por investir, montar uma equipa quase de raiz, e ir buscar lucro desportivo e retorno financeiro lá mais para a frente. Só que quem geriu o futebol, ainda fez pior que no tempo do Bettencourt.
Relembro que as próprias eleições em si, era para ver quem tinha mais milhões. O próprio Bruno de Carvalho, estava disposto a entregar o clube nas mãos de fundos russos (se é que alguma vez existiram).
Mais tarde, ao fim de 2 anos, iria-se iniciar a reestruturação-financeira para começar a cortar nos custos. A empresa KPMG foi convidada pelo Godinho Lopes, por exemplo.
O Bruno de Carvalho nisso não fez nada. Limitou-se a seguir uma estratégia que já existia.
E digo-te uma coisa: bastava que o Sporting tivesse mantido o Domingos até ao final da época, e até poderia ir buscar outro treinador melhor (sem ser Sá Pintos e Vercautenes), e provavelmente, Godinho Lopes teria cumprido o mandato. Foi sempre a bola que bate no poste, ou entra, que traça o destino dos presidentes.
PS: Quem é esse EB??? O Eduardo Barroso? kkkkkkkkk
De Petinga a 01.12.2015 às 14:56
Profeta
Aquilo que tu estás a tentar fazer chama-se revisionismo. Em alguns países e sobre certos temas é crime. No Sporting é simplesmente estúpido.
NADA na gestao de Godinho Lopes foi pensado de forma sustentável. Entao essa de "ir buscar lucro desportivo e retorno financeiro lá mais para a frente" só dá para chorar.
Quer dizer:
- o Sporting acumulou prejuízos na ordem dos 100 milhoes de euros em 2 anos
- contratou jogadores e mais jogadores dos quais na maior parte vendeu imediatamente percentagens de passes a famosos fundos
- nao foi sequer capaz de vencer uma Taca de Portugal contra a Académica
e tu falas de "lucro desportivo" (conceito interessante...) ou "retorno financeiro" - explica lá de onde viria esse retorno financeiro se nós (nota a nuance: apesar de achar o Godinho uma das pessoas que mais perto esteve de MATAR o Sporting Clube de Portugal nao me refiro ao Sporting desses tempos como "eles"...) andávamos a vender os passes de TODA a gente às postas para fazer face a despesas de tesouraria corrente?
Sinceramente, aceita-se que sejas crítico da actual direccao (se bem que ficava bem teres argumentos). Mas nao se aceita que facas apologias e tecas loas a quem do ponto de vista de gestao só fez mal ao Sporting Clube de Portugal.
De Petinga a 01.12.2015 às 14:48
Um outro leitor escreveu algo de semelhante acima. Nao sao "parvoíces" - é sinceramente a impressao que transmites. A cada boa notícia sobre o Sporting escreves que vais pedir eleicoes antecipadas se perdermos o litígio com a Doyen. E nesta notícia sobre resultados operacionais nao comentas mais do que "se perderem com a Doyen, quero ver" - na 3a pessoa...
"No tempo do Godinho Lopes" gastou-se dinheiro que nao se tinha fazendo uma verdadeira fuga para a frente em termos de custos salariais (ainda agora escrevi uma resposta recordando o fabuloso negócio feito com Labyad) num clube que nao tinha dinheiro para mandar cantar um cego, estava espartilhado com dívidas, spreads e compromissos de curto prazo... e tu ainda recordas isso com saudade?
Para haver "restruturacao financeira" era preciso haver reducao dos custos com pessoal. Explica-me lá como é que ela fazia parte dos planos do mandato do Godinho se com ele os custos com pessoal do Sporting estavam ao nível dos do fcp ou slb??
Percebes o contra-senso total daquilo que escreveste?
Na 1º época, estivemos às portas de uma final da Liga Europa. Qualificamo-nos para a final da Taça.
Bastava que o Domingos tivesse permanecido até ao final da época, e se calhar até poderíamos ter ganho algo. Na época seguinte, se se entendesse mudar de treinador, mudava-se, mas nunca para experimentar treinadores como Sá Pinto. A equipa tinha qualidade. A questão é que não podes comprar 20 jogadores de uma assentada, e despedir o treinador a meio da época. Não se construir alicerces nenhuns com essas praticas de gestão. Foi uma confusão tremenda. Para mim a questão é essa.
Se o plano traçado tivesse sido levado a cabo, e tivessem sido fortes para não ceder a pressões exteriores, poder-se-ia ter construído uma equipa interessante, e ter ganho títulos. Ganhando títulos, e valorizando jogadores, o retorno-financeiro era uma questão de tempo.
É a minha opinião sobre o que aconteceu.
Quanto à reestruturação-financeira, Bruno de Carvalho não fez nada. Nada. E ambos sabemos isso.
De Petinga a 01.12.2015 às 15:28
"Na 1º época, estivemos às portas de uma final da Liga Europa. Qualificamo-nos para a final da Taça. "
E ficámos em 4. lugar. 4. lugar, Profeta!!! Com um orcamento tao grande como os de fcp e slb. A 16 pontos do campeao.
Granda cultura de exigencia, Profeta. Estar às portas de uma final e perder outra (contra a Académica). E depois ainda vens mandar bocas sobre estabelecer prioridades entre competicoes para tentar VENCER o campeonato (nao "estar às portas" do 3o lugar).
No restante, confesso que eu também já pensei que "e se o Godinho nao tivesse despedido o Domingos?". A verdade é que com o Godinho infelizmente nao havia rumo. Nao havia estratégia. Havia navegacao à vista. E, pior do que isso, nao havia exigencia nem profissionalismo. Por isso até podias lá ter tido o Jorge Jesus (e todos sabemos que ele teria contratado JJ em 2013 se o tivessem deixado lá ficar, nao é? *facepalm*) que com essa envolvente nao irias muito longe.
Sobre o que escreves a propósito da restruturacao financeira, volto a dizer: fazer revisionismo é muito perigoso. Aconselho-te a ler o que saiu na imprensa com cuidado e a analisar as coisas sem esse ódio cego ao BdC.
Não vale apena enrolares a conversa.
Ganda chato!
De Petinga a 01.12.2015 às 16:10
É complicado quando se fica sem argumentos...
Uma boa tarde!
E ainda se passa por parvo...
De Pinguim do Gabão a 01.12.2015 às 15:19
74 mil euros de lucro?? Pouquissimo!
Qualquer gestor de topo faria muito melhor!
Aliás se não tivesse sido corrido, o godinho nesta altura teria lucros de 600 Milhões!
Louvo o Sergio e o Petinga pela paciência que demonstram para com um lampião...ou alien (não sei bem qual é mas como não tenho provas da existência dos segundos acredito que seja mesmo lampião).
Long live os profetas desta vida!!