Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sporting SAD em falência técnica

Rui Gomes, em 27.06.18

 

img_770x433$2018_06_26_22_49_51_1415250.jpg

 

Artur Torres Pereira, presidente da Comissão de Gestão, revelou esta terça-feira, em entrevista à CMTV, que a Sporting SAD está em dificuldades financeiras, mas esclareceu que nem esta nem o Clube têm a sua existência em perigo iminente:

 

"A situação da Sporting SAD é de falência técnica. Capitais próprios negativos de nove milhões, certificados pela auditora do Conselho Fiscal da SAD, com problemas de tesouraria imensos. Não é uma situação de falência, apenas falência técnica. A SAD está em dificuldades mas não acabará seguramente. O Sporting, nem pensar nisso.

Tomámos hoje a responsabilidade de garantir que não haverá salários em atraso nem no Sporting nem na SAD. É uma garantia nossa e todas as iniciativas para que ela ganhe causa vão ser tomadas".

 

Bem... o "filme" começa a desenrolar !

 

Em nota separada, ainda teve isto para dizer sobre o futuro de Bruno de Carvalho. Nuno Saraiva e Joana Ornelas:

 

"Não me vou pronunciar sobre essa questão em concreto neste momento. O que nos interessa é resolver os problemas do Sporting. Queremos, tal como disse o senhor Cintra, um Sporting puxado para cima. Não haverá uma caça às bruxas no Sporting".

 

Compreende-se, creio, que seja perfeitamente razoável não quererem revelar o que têm em mente, antes de estarem devidamente preparados, muito embora haja questões urgentes sobre a mesa. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


69 comentários

Sem imagem de perfil

De gng a 27.06.2018 às 08:00

“haja* questões urgente.” O verbo haver é impessoal, sem sujeito, quando assume significado de existir, devendo ser conjugado apenas na 3ª pessoa do singular.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.06.2018 às 12:10

rui vira-lhe o cu e amanda-lhe um peido
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 27.06.2018 às 08:28

Mas isto não é novidade nenhuma. Já se sabia desta situação desde que os 9 jogadores rescindiram. Em relação à tesouraria também não é novidade nenhuma. É para isso que serve o EO que já deveria ter sido emitido e que foi travado pela CMVM devido à instabilidade que houve.
Sem imagem de perfil

De Governo Verde a 27.06.2018 às 08:59

Nem mais, parece que descobriram a pólvora
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 09:03

Por outras palavras, tudo normal e de acordo com a exgência. Se necessário, emite-se mais meia dúzia de EOs e ainda mais "normal" fica.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 27.06.2018 às 09:39

Não ponhas palavras na minha boca, Rui.
Eu não falei em normal. Falei em que não é novidade nenhuma. Inclusivé foi comunicado à CMVM a questão da falência técnica por causa das rescisões.

A questão da tesouraria é outra bem diferente e não tem nada a ver com a falência técnica.
Sem imagem de perfil

De Sel a 27.06.2018 às 10:08

Já que o primeiro comentário foi sobre uma questão gramatical, aproveito para chamar a atenção para um erro muito comum: o de se acentuar as palavras em latim. De facto as palavras em latim não têm acentos. É o caso de "inclusive", que se lê como se tivesse acento agudo na última letra mas que se escreve sem acento. Outro exemplo muito comum é a expressão "a priori", muitas vezes erradamente escrita com acento: "à priori".
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 27.06.2018 às 09:08

Ia dizer precisamente isso - aliás também não foi assim há tanto tempo que saímos de falência técnica
Sem imagem de perfil

De Fuzo a 27.06.2018 às 09:29

Esta nova situação de falência técnica da Sporting SAD, é fondamentalmente diferente dos precedentes momentos de dificuldades económicas. Não tanto pela dimensão do "buraco" (esperemos todavìa, pela auditoria), mas sobretudo pela indisponibilidade do mercado financeiro, em particular a dos Bancos. Os EO' serão sempre uma possibilidade, mas com custos muito elevados.
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 27.06.2018 às 09:38

A falência técnica só existe por causa das rescisões dos jogadores.
Os problemas de tesouraria é outra coisa completamente diferente.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.06.2018 às 10:12

Não será bem assim pois dificuldades de tesouraria recorrentes significam normalmente que o Activo Corrente é inferior ao Passivo Corrente e podem desembocar em Falência Técnica, isto é Capitais Próprios negativos ou por outras palavras um Passivo superior ao Activo. No caso da Sporting SAD o Passivo Corrente é muito superior ao Activo Corrente assim a questão da falta de Liquidez ou dificuldades de tesouraria está sempre iminente. E é necessária uma gestão de tesouraria que passe por reforçar o Caixa e equivalentes de caixa (Activo Corrente) por Financiamento Bancário ou Empréstimos Obrigacionistas (Passivo não Corrente) ou através da transformação de parte do Activo Intangível-Valor do plantel (Activo não Corrente) em Activo Corrente. Desde Abril que a Sporting SAD não foi capaz de nem fazer uma coisa nem outra. Daí as dificuldades de Tesouraria.
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 27.06.2018 às 10:31

Está aqui tudo bem explicado.
Mas basta olhar com olhos de ver para para os R&C para ver que a SAD não está em falência técnica,está mesmo falida.
Eu só gostava que o Palhas viesse agora fazer mais um número de circo com o seu amigo Indi que aqui andaram a fazer tanto mal ao Sporting
Só me resta desejar boa sorte para um Clube que é um baluarte do Desporto Nacional.
Sem imagem de perfil

De Luis a 27.06.2018 às 16:01

Não tenho assim tanta certeza que, "A falência técnica só existe por causa das rescisões dos jogadores." Basta lembrar que quando foi anunciado o mesmo referia que era cobrir "despesas correntes". Ou seja, a SAD não factura o suficiente para pagar despesas. Ou seja, gasta mais do que o que produz, e nenhuma entidade consegue viver ad eternum a gastar mais do que produz.

É esperar pela apresentação de resultados e fazer o "raio-x" às contas... mas não parecem famosas. Desde que JJ entrou no clube que o BdC entrou numa espiral despesista sem fim.
Sem imagem de perfil

De Flip a 27.06.2018 às 09:51

Não sendo obviamente a situação mais urgente, gostava no entanto que a comissão se pronunciasse sobre a Sporting TV, em concreto sobre os ordinários que ainda por lá dão a cara pelo nosso clube. Perdão, dão a cara pelo querido líder.

Quanto à falência técnica, não é de facto novidade e é verdade que a gota de água foram as rescisões. Já a falta de liquidez, absolutamente mais preocupante, deriva de uma gestão económica que de "digna de Champions" nunca teve nada, como por aqui tem sido dito há vários anos para quem quis ouvir. Garantir ordenados, ou seja, subsistir, é hoje o máximo a que podemos ambicionar - e isso diz tudo sobre o legado Brunista. E ainda há tanto lixo escondido debaixo do tapete...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 20:28

A Sporting TV precisa de levar uma limpeza total.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.06.2018 às 10:24

Para além da questão da falência técnica vs dificuldades de tesouraria que já comentei acima, confesso que me cansei a ouvir o Torres Pereira, ontem à noite. Percebe-se que ele é um político profissional, fala muito e pouco diz, com um discurso circular e rebuscado ou seja com grande forma e pouco conteúdo. Até entendo que haveria que fazer algum contraponto com o ex-presidente, pobre na forma e com conteúdo mentiroso. Mas, ainda bem que a CG só vai permanecer até 8 de Setembro. Que venha, depois alguém que mesmo que não fale tão bem (mas que saiba ler e escrever) tenha alguma coisa para dizer e sobretudo capaz de fazer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 20:31

O homem está a prestar um serviço desinteressado. Devemos estar gratos que há pessoas dispostas a assumir uma missão ingrata com esta da Comissão.
Sem imagem de perfil

De js1975 a 27.06.2018 às 10:28

Ainda falta pegar na acetona e limpar a maquilhagem financeira, vamos manter a calma porque a herança vai ser pesada, mas espero estar enganado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 20:32

Creio que vai levar algum tempo para levar a cabo as auditorias necessárias.
Sem imagem de perfil

De Miguel a 27.06.2018 às 10:41

A questão das falências técnicas, confunde muitas vezes os menos informados com a falência própriamente dita. Claro que as 9 rescisões acabaram por ter aqui um papel importante. Já agora quanto ás rescisões, espero que os novos dirigentes nãoa ceitem valores de 10 milhões por jogadores que terão que dar no minimno 20 ou 25. Por outro lado, ainda não vi, nem ouvi qualquer protesto dos novos dirigentes ao roubo monumental que houve no futsal. Não sei até se eles souberam desse jogo.
Sem imagem de perfil

De Nando a 27.06.2018 às 11:20

Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.
Nenhum clube que receba algum dos debandados vai querer pagar o que o SCP quer. Afinal, o clube pode bem ficar com o debandado a custo zero.
E se a SAD esta em falência técnica, qualquer dinheiro que receba, servirá para colmatar essa falência.
Infelizmente, uma vez mais, parece que o SCP vai vender ao desbarato :(

Quem tudo quer, tudo perde.
Alguns dos debandados, deviam ter sido vendidos quando ganharam o Euro'16 pois o mercado estava receptivo aos valores que fossem pedidos, dado que foram campeões.
Sem imagem de perfil

De Miguel a 27.06.2018 às 11:49

Efetivamente é um erro ficar com jogadores que já não querem estar. Alguns deviam ter sido vendidos o ano passado ou há dois anos.
Sem imagem de perfil

De Oliveira a 27.06.2018 às 15:17

Este é um tema que me revolta e alguns comentários ainda revoltam mais, porque gostava de ver-vos nesta situação.

Já algúem se deu ao trabalho de ler o que aconteceu naquela academia, da gravidade do que aconteceu?! Alguém tem noção do que poderia ter acontecido?

R.Patricio - Levou murros . Ameaçaram-no a ele e a familia.
William - Levou murros
Battaglia - Levou murros e com um garrafão de 25 litros nas costas. Ameaçaram-no a ele e a familia dizendo que sabiam onde ele morava.
R.Ribeiro - Não tem qualquer relato de agressão ou ameaças. Pode ter alguma dificuldade na prova da rescisão.
Gelson - Diz claramente que os visados era claramente R.Patricio,William,Battaglia e Acuna. Gelson teve a sorte de ter sido notificado do que ia acontecer, ainda tentou avisar mas já foi tarde demais.
B.Fernandes - Cercaram-no levou umas chapadas. Mais um que diz claramente que os alvos eram R.Patricio,William,Battaglia e Acuna. A sua decisão é tomada pelas agressões mas depois dos restantes lhe terem feito uma visita a casa, onde a mulher temeu pela sua segurança e dos seus filhos e decidiu ir para o Porto. O que é que voçês faziam?

No final das agressões á uma chamada da direção do Sporting para o porteiro, para deixar entrar um BMW azul que vai buscar os lideres da claque. - Facto provado
Bruno de Carvalho marca uma reunião para aquela hora exacta e não aparece - Facto provado

O portão estava sempre fechado durante os treinos, naquele dia exclusivamente estava aberto. Porra são coincidencias a mais. Acho que ninguém é parvo para acreditar que é coincidencia, tanta coisa a acontecer no mesmo dia e a mesma hora. - Factos provados
Quando o teu próprio Presidente é acusado pelo tribunal de indiretamente incitar as agressões aos seus próprios jogadores!! - Facto provado.

Confiavam no vosso patrão depois de saberem disto? BDC perdeu a cabeça depois de ter perdido contra o Atletico. Deixou de pensar nas consequencias. E estava a ficar cada vez pior. Pode ser que agora consiga acalmar e perceber que estava a ficar obcecado.

O que se esperava do Presidente era revolta e repudio contra a claque, dito imediatamente que todos os que estiverem envolvidos nunca mais teriam acesso ao estádio de Alvalade e que lhe seriam retiradas todas as condições de sócios, e que nunca mais teriam possibiliade de alguma vez voltarem a ser sócios, incluindo os chefes de claque. Para além de que o próprio clube iria até ás ultimas instancias para condenar os responsáveis. Porra foram os elementos da equipa que foram agredidos dentro do centro de treinos.

Em vez disso BDC não se mostrou surpreso com o acontecimento, onde disse simplesmente que era uma situação que nos tinhamos de habituar. Já para não falar do popular "situação chata". E ainda tenta pôr a culpa nos jogadores. Estão a gozar comigo!!! Confiavam no vosso patrão??

Honestamente não acredito que fosse este o objetivo da visita, penso que o objetivo seria um "aperto" verbal mas nunca fisico. Também acredito que a visitia inicialmente fosse para ser feita por meia duzia . Mas entretanto outros fizeram companhia e acabaram por descarregar a sua propria lei.


Á exceção de R.Ribeiro e R.Leão, todos têm mais que razão para rescindir, não foi só pelo que aconteceu, mas pelo que poderia ter acontecido. Algumas das agressões podiam ter posto em causa a vida profissional de alguns jogadores. Podiam ter resultado em lesões muito complicadas. Levar com um garrafão de 25 litros nas costas e com uma fivela na cabeça, imaginem o que podia ter acontecido.
Imaginem que algum dos jogadores tinha levado o filho para o balneário, ou que algum miudo tinha lá ido por alguma razão. Percebem a gravidade do que poderia ter acontecido ou ainda não?


O que aconteceu não tem nada a ver com futebol ou clubes!!!Antes de criticar pensem bem na situação pessoal de cada um. O que é que voçês faziam? Arriscavam a segurança dos vossos filhos das vossas mulheres ou resto da familia? Arriscavam a vossa vida profissional? Psicológicamente como é que iriam lidar com a situação, sabendo que iriam treinar para o mesmo sitio onde forma agredidos com tão fáceis consentimentos ,quem é que vos iria garantir que não iriam haver novas visitas.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 20:36

Muito bom comentário.
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 27.06.2018 às 11:21

O melhor é não aceitar menos de 50 milhões!
Sem imagem de perfil

De Miguel a 27.06.2018 às 11:49

Ó da Esquina, não é que eu ache que eles valem muito, mas efetivamente já que existem clausulas de rescisão e ao que parece nem clubes nem os desertores tem muita confiança no que fizeram a que apertar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 12:03

O que é que cláusulas de rescisão têm a ver com jogadores que estão livres?
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 27.06.2018 às 15:01

Portanto, ainda acha que quem tem alavancagem e maior poder negocial é o Sporting, certo?
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 27.06.2018 às 22:01

Descodifica o teu primeiro parágrafo se faz favor?
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 27.06.2018 às 22:02

Estava a fazer a pergunta ao Miguel
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 23:57

Não vale a pena insistir com ele, causa perdida.
Sem imagem de perfil

De Miguel a 27.06.2018 às 11:55

Além de tudo, Sousa Cintra, não judou nada nestes anos todos. Ele continua a achar que pelo facto de vir com sorrisos para a televisão e dizer que vamos ganhar, que com isso tudo fica resolvido. Sousa Cintra não ganhou nada no Sporting em 6 anos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 12:02

E qual é o interesse disso?

A título de curiosidade, o Miguel aparece aqui em mode de campanha. Quem é o candidato?

Será o lunático ex-presidente?
Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 27.06.2018 às 12:09

A memoria por vezes é curta... no mandato de Sousa Cintra contratámos Balakov, Juskowiak, Luizinho, Iordanov, Valcx, Cherbakov, Paulo Sousa, Amunike, Sá Pinto e Naybet. Quem nos dera agora 2 ou 3 destes!
Sem imagem de perfil

De Miguel a 27.06.2018 às 12:31

Concordo, tivemos efetivamente grandes jogadores e grandes equipas no tempo dele, mas o que ganhamos???' A herança de Cintra foi esta: 6 épocas

Zero titulos no Futebol
Zero titulos no Andebol
Zero titulos no Basquetebol
Zero titulos no Hóquei Patins
3 titulos no Voleibol
4 titulos no Futsal
zero titulos no atletismo pista masculino
zero titulos no atletismo pista feminino
Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 27.06.2018 às 12:43

Não esquecer que esses anos foram o auge do apito dourado...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.06.2018 às 13:29

Mas a que propósito vem para aqui esta conversa fiada, ainda por cima cheia de imprecisões.
. Correcção: "conquistou pela terceira vez a Taça das Taças de Hóquei em Patins, , e ganhou seis vezes consecutivas a Taça dos Campeões Europeus de corta-mato, com protagonismo para os Gémeos Castro. No Hóquei em Patins o Sporting conquista a Taças dos Vencedores de Taças em 1991."


Para além disto, não se podem comparar situações em circunstâncias e contextos diferentes.

Por outro lado não é essa a discussão do post. Sousa Cintra presidente da SAD até se realizarem eleições, está numa missão voluntária de transição, dando o seu trabalho e o seu tempo ao Sporting, sem receber um euro.
Sem imagem de perfil

De Oliveira a 27.06.2018 às 15:23

Alguém ganhou alguma coisa para além do FCPorto. Foram anos muito mas muito negros no futebol Português.
Sem imagem de perfil

De Pedro Veloso a 27.06.2018 às 12:25

Crónica de uma morte anunciada
Sem imagem de perfil

De Pedro Veloso a 27.06.2018 às 12:29

Só um aparte
O que é que fazem os pais do Bruno Miguel(Daniel Sampaio e o Barroso) na comissão de honra de Frederico Varandas?
Um mau começo!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.06.2018 às 12:56

Isso está a ser debatido no outro post!
Sem imagem de perfil

De Pedro Veloso a 27.06.2018 às 14:38

Peço desculpa!

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo