Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sporting: um saco de gatos

Naçao Valente, em 23.07.20

Uma pergunta recorrente no universo do Sporting é qual a razão por que estamos tantos anos sem ganhar a principal prova do nosso calendário nacional, o campeonato. Após uma consulta rápida, verifiquei que a partir de 1960 o clube tem o seguinte palmarés: anos sessenta 3 campeonatos, anos setenta, 2 campeonatos, anos oitenta 1 campeonato, anos noventa, 1 campeonato,  na primeira década do século XXI,  1 campeonato e na segunda zero campeonatos.

Decerto que esta curva descendente não se deve a uma única razão. Há diversos factores que explicam esta evolução. Depois do desaparecimento progressivo da equipa conhecida como os cinco violinos, não houve competência e capacidade para a renovar, com a mesma qualidade. Pelo contrário, o SLB conseguiu nos anos sessenta reunir um plantel, onde jogavam os melhores atletas que existiam em Portugal. Deste modo, hegemonizou os anos sessenta e setenta. A partir dos anos oitenta começou o domínio do FCP.

Apenas uma análise bastante aprofundada, pode explicar esta contínua perda de plantéis com capacidade para lutar de igual para igual com os rivais. Mas de uma forma geral, com a profissionalização do futebol como indústria, que movimenta muito dinheiro, os êxitos desportivos são sinónimo de mais receitas e vice-versa. Nesse sentido, o Sporting entrou num ciclo vicioso negativo recorrente, onde a conquista regular de títulos, não permitiu alavancar meios financeiros, para lutar com as armas dos adversários. Por outro lado, também não é despiciendo considerar, as influências no comportamento das arbitragens pelos rivais.

LZ4FR5PFT5BQLMOUHYTECRJWSI.jpg

Mas queria nesta abordagem focar-me num aspecto que considero importante: a divisão entre adeptos. E se nos anos sessenta ela não é assim muito visível, até porque ainda se conseguiram três títulos em dez possíveis, a partir das décadas seguintes, o divisionismo foi aumentando. E se com João Rocha e Sousa Cintra ainda se notou alguma tolerância, com os outros presidentes, começou a tolerância zero, e começaram a cair como baralhos de cartas.

O aumento de poder dos adeptos, especialmente concentrado no poder das claques, foi responsável pela constante boicote de decisões que prejudicaram a estabilidade do Clube. Este poder exagerado atingiu o seu zénite na presidência populista de Bruno de Carvalho. A grande divisão entre adeptos provocada pela Direcção, ostracizando todos os críticos, atingiu níveis deveras inimagináveis, e instalou um ambiente que continuou para além do brunismo, muito por culpa dos seus apaniguados.

O divisionismo interno tornou-se endémico. Não é possível, seja em que clube for, ganhar campeonatos com uma guerra fratricida permanente, que se transfere das bancadas para dentro do campo. Sem unidade e apoio aos nossos atletas não se vão ganhar campeonatos. A condição financeira ajuda mas não é determinante. Veja o que aconteceu no período do brunismo. Alto investimento no futebol, com o treinador português mais caro, e que se traduzia apenas a conquista de uma Taça da Liga. Não refiro a conquista  de uma Taça de Portugal, porque aconteceu antes do período de deslumbramento.

Em suma, para se efectuar a transformação de um Clube perdedor, no futebol profissional, a um clube vencedor, tem de deixar de ser um saco de gatos. Tem de se canalizar a luta para os adversários, com determinação e humildade. Para além das muitas razões que se possam associar aos fracassos, a da falta da unidade interna é fundamental. No entanto, nesta fase, estou seriamente pessimista. Basta seguir as redes sociais quando o Sporting não ganha para tirar esta conclusão.

P.S.: Envergonha ler a página de Facebook do Sporting CP, com adeptos a insultar-se. Os brunistas desaparecidos enquanto o Sporting ganha, saem da sua clausura aos milhares, sempre que há um resultado desfavorável.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


56 comentários

Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.07.2020 às 09:52

O Sporting nunca deixará de ser grande, mas cada vez mais se encaminha para ser um clube histórico e não um candidato às vitórias, num campeonato cada vez mais bi-polarizado. Estivéssemos em Inglaterra e seríamos um mero Everton desta vida.

De quem é a culpa? Nossa, claro. Somos desunidos, somos autofágicos.

Questão: com a massa adepta que temos, e com uma das melhores formações do mundo, como é que andamos há que anos mais perto do Braga do que de Benfica e do Porto? Perseguições dos malvados dos árbitros? Fomos roubados? Give me a break!

Precisamos de uma ruptura, definitivamente. Alguém com as qualidades do Bruno de Carvalho, mas sem os seus terríveis e auto-destrutivos defeitos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.07.2020 às 11:40

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.07.2020 às 11:52

Uma má música-pimba de exaltação do adolescente que nos presidiu. Maravilhoso.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.07.2020 às 12:09

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Greenlight a 23.07.2020 às 12:37

Bento faz uma boa pergunta. Eu não consigo ver as ditas qualidades desse indivíduo. Na minha opinião, deveríamos ignorar o indivíduo e até para servir de modelo negativo. Ou seja, dizer-se que o actual presidente (ou outro que se lhe siga) é melhor que BdC é manifestamente insuficiente. Qualquer presidente do Sporting tem que ser, naturalmente, muito melhor que BdC.
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 13:06

👍
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.07.2020 às 12:38

Juskowiak,

Somos um grande Clube e continuaremos a ser. Esse grande Sporting de âmbito nacional já existia quando perdemos relevância no futebol profissional. Nunca deixamos de ser um Clube eclético, com grande projecção internacional.
Quanto à situação do futebol, sem deixar de exigir competetividade, é preciso menos sofreguidão. Não se pode compor num dia, o que se estragou em décadas..
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 23.07.2020 às 13:21

Qualidades do ex presidente destituido, mas que qualidades??? Para além de um ego maior que o mundo e uma má educação capaz de fazer corar um marinheiro presidiário criado numa casa de putas, que outras qualidades tem o sujeito, que eu nunca consegui detetar???
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.07.2020 às 14:15

Caros Bento, Greenlight, Verde Sangue e Nação Valente:

Que fique bem claro que não sou brunista, e já não apoio o Bruno de Carvalho desde aquela loucura que foi o maio de 2018.

Para mim perdeu, perpetuamente, condições para presidir ao Sporting e por culpa exclusivamente sua.

Mas, caramba! Que trouxe garra, pujança, orgulho verde ao clube, trouxe! Íamos ao Bernabéu de peito aberto, e a qualquer estádio jogar olhos nos olhos. Fomos nesses 4 anos um clube temível, coisa que já não somos.

Sem imagem de perfil

De MAV a 23.07.2020 às 10:17

NV a falta de um lider explica muito esse falhanço presidentes atrás de presidentes sem nivel para o Sporting essa é a razão se o clube da luz tem a maldição do Bella nós temos a dos maus presidentes.
E claro caímos no mais fácil culpar os outros .... ainda no último jogo as culpas foram do Lito do árbitro que viu uma falta que não era ( pra mim é) e anulou um golo etc .
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 12:18

"E claro caímos no mais fácil culpar os outros .... ainda no último jogo as culpas foram do Lito do árbitro que viu uma falta que não era ( pra mim é) e anulou um golo etc ."

👍
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.07.2020 às 13:04

Bento,

Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Quando houver "pão" essas desculpas esbatem-se. Mas a verdade é que as arbitragens raramente nos beneficiam.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.07.2020 às 12:46

MAV,
Eu não sei se podemos colocar a culpa nos presidentes. Em mais de meio século houve presidentes mais e menos competentes. Falharam projectos e soluções. Depois veio o desespero. Nesse aspecto faltou um "Pinto da Costa" ou um "Vieira". Mas prefiro este Sporting, com menos campeonatos.
Imagem de perfil

De Greenlight a 23.07.2020 às 10:25

Falando em gatos, lembrei-me de:” os cães ladram e a caravana passa”. O condutor tem que prosseguir com a caravana e demonstrar que existe um rumo e que ele leva ao sucesso, mesmo que não seja a vitória, no imediato, no campeonato. Mas tem que se perceber que há progresso e não retrocesso. Havendo a percepção de um rumo certo, por parte da maioria dos sócios, não haverá gatos nem cães que atrapalhem.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.07.2020 às 12:53

Greenlight,

Desde o início que fui crítico da gestão do futebol na era Varandas, que tem criado instabilidade. Por isso, estou à vontade para dizer que tenho que lhe elogiar a firmeza, em relação aos grupos de pressão que têm, especialmente, nos últimos tempos, desgovernado o Sporting. É preciso corrigir erros, marcar um rumo e segui-lo, sem tibiezas.
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 14:17

"Por isso, estou à vontade para dizer que tenho que lhe elogiar a firmeza, em relação aos grupos de pressão que têm, especialmente, nos últimos tempos, desgovernado o Sporting"

👍
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.07.2020 às 11:13

Aos milhares!?! Será possível, depois de tudo o que sofremos? Tem que haver por aí muito perfil falso.
Quanto ao mais importante, estou naturalmente de acordo com a opinião produzida, que se centrou nesta questão nuclear da falta de união interna.
Como bem refere, existem outros factores, designadamente a (falta) verdade desportiva, as dificuldades financeiras e a deficiente gestão desportiva. Cada uma com a sua importância, sendo que em conjunto se tornam num ciclo vicioso, do qual muito dificilmente conseguiremos sair, especialmente sem uma forte união interna.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2020 às 11:16

Se não se identificar, não voltará a ser publicado.
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 12:16

"Tem que haver por aí muito perfil falso"

Isso é costume nos seguidores do guru.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.07.2020 às 12:58

Para ser mais específico refiro-me a cerca de dois mil comentários. Claro que muitos deles são de uma única pessoa. Mas o que quis acentuar é que esta gente que sonha com o regresso do passado recente, só se manifesta quando o Sporting não ganha, e devem estar sempre a "torcer" para que isso aconteça. Questiono-me se gostam do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 13:12

"só se manifesta quando o Sporting não ganha, e devem estar sempre a "torcer" para que isso aconteça. Questiono-me se gostam do Sporting."


São torcedores do guru.
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 13:05

Caro Nação Valente

Sem dúvida que durante a última década houve um boicote a algumas direções e isso tem grande influência na estabilidade do clube e no desempenho dos jogadores como se tem constatado.
Se olharmos aos números é a partir da década de setenta, quando aparece a juventude leonina, que os títulos do futebol começam a escassear, pode-se então inferir que as claques têm tido grande influência no clube. O Sporting nos últimos 44 anos conquistou quatro títulos.
Também convém não esquecer o domínio do futebol português pelo Porto sobretudo na década de oitenta e noventa, através dos métodos conhecidos. Seria muito difícil ao Sporting ganhar títulos nessa altura porque a competição estava inquinada.

Actualmente penso que o principal problema do clube chama-se dinheiro, o que impede de fazer as contratações que necessitamos.
Depois do ataque á academia ficamos numa situação financeira muito difícil.
A juntar a isso, temos o boicote á direcção e consequentemente ao clube dos apaniguados do guru, que tentam a todo custo minar o trabalho da direção. É óbvio que com pouco dinheiro e com a sabotagem do clube por parte de alguns "adeptos?" se torna muito difícil conquistar títulos.


Sem imagem de perfil

De Perry a 23.07.2020 às 17:11

Caro Nação Valente, o Sporting tem de neste momento fazer investimentos na sua equipa de futebol, que sejam mais valias, não pode haver falhas, diga e um jogador que está Direcção tenha comprado e que seja uma boa mais valia para a equipa e que no futuro renda também bem monetariamente. O futebol é um negócio e é necessário pessoas hábeis e que o percebam para o dirigir. Ano após ano o fosso e os nossos concorrentes aumentará o próximo contrato televisivo o dirá, é preciso rumo, gente competente para podermos ter futuro, o resto é bla, bla, bla. A fazermos tão poucos pontos, neste campeonato, não é de equipa grande.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.07.2020 às 18:08

Perry,

Por esta ordem de ideias vamos manter este debate, por muitos e bons anos. Assim haja saúde. Que é preciso um rumo todos sabemos. Mas quando se inicia um rumo, basta um pequeno desaire pata pôr tudo em causa.
Qual foi o presidente que neste novo século teve toda a água benta, para traçar um rumo? Não foi o anterior? Cinco anos de plenos poderes e apoio constante. E no entanto o que acrescentou? Qual foi o rumo?
Fazer investimentos na equipa de futebol. Com que dinheiro? Sabe o preço das mais valias? Ou pensa que se se compra barato, o que se pode, e depois temos galinha gorda.
Sem imagem de perfil

De Perry a 23.07.2020 às 18:54

Tenho 62 anos estou desmoralizado, quero a verdade, os dirigentes que assumam isso, falem a verdade nos nossos olhos e nós estamos cá, agora estes dirigentes venderam-nos que iam organizar o clube a sério, iam ter um departamento de scouting como nunca tivemos e afinal gastaram milhões de euros num punhado de nada. Podemos não ganhar, mas temos que ter boas medidas e o que temos visto, despedem treinadores atrás de treinadores, para salvar o coiro. Realmente não há nada a fazer é desligar daquilo que foi sempre uma das minhas paixões. Vou-lhes fazer a vontade, só ficarei de guarda com os meus 10 votos por uma coisa, a privatização do clube, nem que vá parar às divisões inferiores, como já foi o Belém, mas por mim nunca passarão e se o Visconde de Alvalade pudesse vir lá de cima talvez desse uma verdascada em quem o tentassa fazer.
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 22:07

"despedem treinadores atrás de treinadores, para salvar o coiro"

Quem fazia as coisas para salvar o coiro era o guru
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 22:02

"que sejam mais valias, não pode haver falhas"

Perry

Para quem está por fora é fácil exigir.
Não se esqueça do que aconteceu na academia.
Sem imagem de perfil

De Perry a 24.07.2020 às 00:15

Caro Bento, esta Direcção já gastou milhões em aquisiçoes que não são mais valias. O futuro o dirá e no dia do juízo, veremos quem tem razão.
Sem imagem de perfil

De antonio a 23.07.2020 às 15:58

é ao contrário: as vitórias é que trazem
uniao. especialmente em Portugal onde no futebol nao há paciencia para ganhar da próxima vez.

no Porto ou Benfica basta umas derrotas aqui e ali para se questionar tudo. é natural.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.07.2020 às 16:51

Caro Nação Valente

De facto, se existisse um manual de instruções sobre a gestão de um grande Clube de futebol e dos seus activos, percebia-se que no Sporting muitos (muitos, mesmo!) adeptos estão a fazer tudo ao contrário do que deveria ser feito. O desespero é mau conselheiro, um jejum tão longo de títulos também não ajuda, mas não consigo perceber como se erra tanto... sem aprender nada!


Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.07.2020 às 17:43

Tal e qual, caro Leão Zargo, no Sporting podemos ser diferentes, mas também somos muito iguais a outros adeptos. Quando o vento sopra favorável, todos estão a favor. Quando sopra contra e é preciso mais união e esforço, ainda desajudamos. Com a agravante de termos chegado a uma situação em que uma parte dos adeptos, deseja que corra mal. Não será fácil sair disto.
Imagem de perfil

De Greenlight a 23.07.2020 às 17:56

Caro Leão Zargo
Os erros de gestão do nosso clube não devem ser assacados aos sócios e adeptos, excepto na parte ( e não é pouca, reconheço) de se enganarem na escolha das lideranças. Os erros de gestão, nomeadamente desportiva, têm que ser atribuídos ao Presidente e restante Direcção. Se excluirmos uma pequena minoria, loucamente, ainda apoiante do Destituído, a maioria dos sócios deseja o sucesso do actual Presidente e Direcção. E quero crer também, que a maioria não exige o título no próximo campeonato para se considerar que o sucesso foi alcançado. No entanto a próxima época deverá ser mais bem sucedida que a actual em que a prestação da principal equipa de futebol foi globalmente medíocre, quer em termos pontuais, quer em termos exibicionais. Os sócios e adeptos têm toda a razão para estar insatisfeitos, pois o Presidente Varandas anunciou, enfaticamente e por várias vezes que a época tinha sido muito bem preparada, criando expectativas que não conseguiu cumprir. Quem fez tudo, ou quase, mal feito foi o Presidente e a Direcção. A maioria dos sócios é, neste particular, inocente. Agora, temos um treinador, contratado a peso de ouro e grande aposta da actual Direcção. Esta tem, também que reforçar a equipa, com alguns, poucos, mas bons jogadores, para que o investimento em Ruben Amorim possa frutificar, caso contrário, será mais um treinador a falhar no Sporting.
O que uns tontos escrevem nas redes sociais e no Facebook do Sporting não pode ser relevante nem impeditivo para que o Presidente e a Direcção façam um melhor trabalho desportivo do que até agora.
SL
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 22:21

"Quem fez tudo, ou quase, mal feito foi o Presidente e a Direcção"

Caro Greenlight

O pessoal esquecesse com frequência da situação financeira do Sporting.
O presidente não fez tudo mal, adquiriu os jogadores que os cofres do Sporting lhe permitiram adquirir.



Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 22:09

De acordo Leão Zargo
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 23.07.2020 às 17:18

O Sporting disputou os campeonatos até aos anos 60 , depois veio o Eusebio que ajudou a fazer a diferença no clube rival , Um erro nao terem conseguido segurar o Eusebio na filial de Lourenço Marques , marcou uma decada .
Ao Sporting chega mais tarde Joao Rocha com um projecto inovador e ambicioso mas o 25 de Abril atira-o de pantanas , a força economica apos a revoluçao desvia-se para o norte , para os industriais com muitos deles afectos ao F.C.Porto , Pinto da Costa aproveita-se da melhor forma .
Nao contente Pinto da Costa percebe que pode ir ainda mais longe , percebe que existe muita ingenuidade nos organismos superiores do futebol portugues e com um plano bem engendrado toma-os de assalto , proclama-se imperador do futebol portugues , ficando a seu manejo a Federaçao , a Liga de clubes , o conselho de arbitragem, conselho de disciplina e as associaçôes de futebol do Porto e Braga. Com esta conquista do paraiso seca tudo á sua volta e enriquece o seu clube do Porto que a pouco e pouco começa a ter capacidade economica para se estabilizar durante muitos anos , 3 decadas.
Invejoso de viver no Inferno enquanto o outro vivia no paraíso Luis F Vieira organiza a ofensiva , procura aliados nos outros clubes , na politica , nas autoridades e consegue que introduzam escutas naquele mundo mafioso do norte e consegue derrubá-los nao totalmente mas o suficiente para ele proprio poder reclamar ..o trono.

Benfica e Porto têm uma divida giganatesca com o Sporting que jamais sera paga , se existisse inferno de verdade eu ficaria mais aliviado porque cá se fazem lá se pagam.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.07.2020 às 17:56

IJ,
Concordo genericamente com a sua análise, mas introduzo uma correcção. Na minha perspectica, quem iniciou a luta contra o sistema foi o Presidente Dias da Cunha, com a sua denúncia do que chamou de "sistema". Veio o "apito dourado" e Pinto da Costa salvou a pele escapando pelos buracos da Lei. Se assim não fosse, já não era há muito Presidente do FCP.
Quem se aproveitou de algum enfraquecimento do domínio de Pinto da Costa foi Vieira, que percebeu que aberta uma brecha na muralha, era preciso atacar. No Sporting, e com a saída de Dias da Cunha, farto da pressão dos adeptos, e da sua irresponsabilidade, continuou a instabilidade.
No ponto em que nos encontramos o meu amigo, que também se iludiu com o "brunismo" sabe-me dizer qual é a solução? Eu não sei!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 23.07.2020 às 20:35

Sabemos todos a pressâo publica que o presidente Dias da Cunha metia quase todos os dias sobre o que se passava no futebol portugues delatando o que podia deixando a ideia clara que o clube do norte funcionava na base da corrupçao mas Dias da Cunha nunca teve qualquer plano de ataque ao trono , nunca lhe passou pela cabeça querer derrubar o mafioso para se vir a sentar ele nessa mesma cadeira ,mas o mesmo nao se passou na cabeça de Luis Felipe Vieira é essa a diferença e o motivo porque conto a historia como a descrevi acima no outro comentario.

Soluçoes? Temos muitas por muito que pensem o contrario temos um tremendo exercito de adeptos que gostam do clube, so que ainda ninguem apareceu com arte e engenho para os agrupar e alinhar todos no mesmo sentido,
Temos que parar de continuar com os erros tremendos de eleger dirigentes impreparados para essa alta missâo , a maioria vêm ainda para aprender enquanto sao comidos de cebolada .
Tenho as minhas ideias e convicçôes que num clube que consegue orçamentos a rondar os 80Milhoes forçosamehte tem que ser gerido por gente mais experimentada no mundo do futebol , as derrotas dividem , as equipas fracas dividem e ao contrario as vitorias unem ,a garra une .
Temos que ser mais selectivos e ponderados nas escolhas .
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 23.07.2020 às 18:39

Caro Nação Valente,

Acho interessante a visão daqueles que pedem união, mas depois não respeitam a opinião dos outros…. incluo os ditos brunistas e os que se designam como verdadeiros sportinguistas, é tudo a mesma espécie de sportinguistas que não respeitam opiniões contrárias.

Várias vezes fui ofendido aqui no Camarote sem ter ofendido ninguém, apenas expus a minha opinião. Não li nenhum comentário de defesa da opinião, bem pelo contrário leio gozo, leio ofensas a todos aqueles que por acaso são defensores do ex-presidente. É isto ser um verdadeiro sportinguista?!?
Eu não falto ao respeito a ninguém, dou apenas a minha opinião que pelos vistos é ofensiva porque contraria a retórica vigente, apenas isso.

No dia em que o atual presidente do Sporting respeitar os sócios do Sporting, permitindo a normal critica num clube que tem Milhões de adeptos, nesse dia ficamos mais perto da união….
Nada mais pode ser pedido a um presidente do Sporting que não seja o de representar todos os sportinguistas e não apenas uma facção de sportinguistas. Criar inimigos entre sportinguistas não é o papel de um presidente, independente de a JuveLeo ser um grupo de bestas, a realidade é que existem sócios do Sporting que são da JuveLeo e que não são criminosos, são apenas sportinguistas, e o Varandas quando se refere a estes sportinguistas não pode exclui-los do seu direito de critica. Estamos numa democracia, e portanto este tipo de postura não é aceitável.
Relembro uma manifestação de 3 mil sportinguistas que acabou com o presidente do Sporting a encobrir esta manifestação com um show mediático tão ao género do Varandas, isto é, um show mediático sem sumo, tudo para distrair os sportinguistas do essencial que era uma manifestação de critica à direcção. União não é amordaçar os sportinguistas a uma visão, União é respeitar as diversas visões dos sportinguistas, nunca haverá uma única visão, chama-se grandeza de um clube que tem Milhões de adeptos.

Um português que se manifeste contra o Governo é menos português por isso? é isto que ouvimos da parte dos varandistas sobre os brunistas nestes últimos anos….. como fomos apoiantes do BdC logo agora temos de estar calados e aplaudir a pior época desde o famoso 7º lugar.
Quando será possível criticar? nunca?

SL
Sem imagem de perfil

De MAV a 23.07.2020 às 20:15

Até pode criticar Varandas e têm razões umas mais fortes que outras não pode é falar em democracia na anterior presidência porque não houve... o anterior presidente não queria oposição quis ser dono do clube num regime de auto elogio
Bdc é um indivíduo conflituoso que tem sempre na ideia que é a última bolacha do pacote não sabe trabalhar em equipa tipico defeito TUGA .
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 23:10

"não pode é falar em democracia na anterior presidência porque não houve... o anterior presidente não queria oposição quis ser dono do clube num regime de auto elogio
Bdc é um indivíduo conflituoso que tem sempre na ideia que é a última bolacha do pacote não sabe trabalhar em equipa"

👍
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 23:09

"incluo os ditos brunistas e os que se designam como verdadeiros sportinguistas, é tudo a mesma espécie de sportinguistas que não respeitam opiniões contrárias"

Está a comparar o incomparável.

"Várias vezes fui ofendido aqui no Camarote sem ter ofendido ninguém, apenas expus a minha opinião. Não li nenhum comentário de defesa da opinião, bem pelo contrário leio gozo, leio ofensas a todos aqueles que por acaso são defensores do ex-presidente"

Já te esqueceste do que fizeste anos e anos!? Quando os apaniguados do guru ofendiam e ofendem os sportinguistas, basta percorrer os blogs e páginas de Facebook para se perceber isso, não me recordo de os teres criticado nem teres vindo em defesa dos sportinguistas. Então porque te mostras agora indignado?
Da mesma forma que expões a tua opinião, os sportinguistas também estão só a expor a sua opinião.


"No dia em que o atual presidente do Sporting respeitar os sócios do Sporting, permitindo a normal critica num clube que tem Milhões de adeptos, nesse dia ficamos mais perto da união"

Tens noção do que estás a dizer!?
Ou tás a querer fazer o pessoal de parvo, como faz o teu guru?
Achas que o que tem sido feito a esta direcção é a normal crítica!?
É por causa destas e doutras é que o pessoal não te leva a sério. No princípio do comentário fazias-te de coitadinho, vítima de ofensas, agora já vens dizer que a ofensa, a ameaça e a agressão a esta direcção é a normal crítica.

"Nada mais pode ser pedido a um presidente do Sporting que não seja o de representar todos os sportinguistas e não apenas uma facção de sportinguistas."

O presidente representa os sportinguistas, quem se colocou de fora da família sportinguista foi a seita que endeusa o guru.

" Criar inimigos entre sportinguistas não é o papel de um presidente"

Estás a ser intelectualmente desonesto, não foi o presidente actual que fez isso, quem o fez foi o guru e a seita.

"tudo para distrair os sportinguistas do essencial que era uma manifestação de critica à direcção"

Não sejas hipócrita, sabes bem que quem fez essa manifestação foram os seitistas, com o objetivo de fazer cair a direcção para colocar no poleiro o guru.

"União não é amordaçar os sportinguistas a uma visão"

No tempo do teu guru, quem discordasse da cartilha oficial, era ostracizado, ameaçado e vítima de ofensas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.07.2020 às 00:43

Schmeichel,

O leitor MAV já lhe deu a resposta. Mas acrescento que quem começou a dividir para reinar, foi o anterior Presidente. Não me esqueço que num almoço com o núcleo de Alenquer, num período em que estava em mais lençóis com o despedimento de Marco Silva, "disparou" em todas as direcções. Nem Dias da Cunha, um verdadeiro Presidente,a que nem chegou aos calcanhares, escapou. Depois como se costuma dizer, "foi sempre a abrir": sportingados, croquetes e por aí fora. AGs selvagens, em que os opositores mais corajosos que apareciam, eram silenciados e insultados. Varandas com todos os seus defeitos, comparado com ele, é um anjinho. E mais, tem em dois anos os mesmos títulos que o anterior teve em cinco. Os "brunistas" prestariam um grande serviço ao Sporting se deixassem a Direcção fazer o seu trabalho. Ao fim do mandato podem avaliar. Isso é que é democracia.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 24.07.2020 às 12:07

O Nação com esta sua resposta põe a nú que é impossível termos paz…. ao Varandas permite-se tudo porque o BdC fez determinada coisa no passado, é este o argumento de defesa perante todas as criticas, não existe nenhum tipo de espirito critico, assim sendo só pode esperar oposição e forte dos sportinguistas, no sentido de o presidente do Sporting respeitar o meu direito e de outros à critica enquanto associados.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.07.2020 às 13:05

Schmeichel,

Tenho de chegar à conclusão que debater consigo é como bater numa parede. Quem lhe tirou o direito à crítica? Pelo menos neste espaço não faz outra coisa. Na página do Sporting no facebook, a crítica é livre, incluindo o insulto. Quer mais tolerância? A crítica confundida com insulto, tem andado à solta. Se concorda com isto estamos conversados. Quanto à oposição forte dos sportinguistas, não confunda alguns fanáticos de um passado de má memória, com os sportinguistas.
Perfil Facebook

De Paulo Apolinário a 25.07.2020 às 18:56

Desculpe mas não concordo, criticar é uma coisa, mas não é disso que estamos a falar, o que estamos a falar é de insulto e de incitação à agressão física e verbal, com aspectos de terrorismo físico e psicológico sobre os visados, fazer um anacronismo disto com uma oposição critica e responsável, que deve ser naturalmente respeitada e levada em consideração, é não ver o que está a acontecer no clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.07.2020 às 19:00

Caro Paulo,

Se o seu comentário é dirigido ao Schmeichel, é um desperdício. Esse sujeito que se intitula sportinguista, é um fanático seguidor do lunático e entre as suas prioridades não se encontra o Sporting Clube de Portugal.
Perfil Facebook

De Paulo Apolinário a 25.07.2020 às 19:06

Claro que é dirigido Schmeichel, só podia.
Imagem de perfil

De Kirovski a 23.07.2020 às 21:17

O interessante do divisionismo sportinguista é ambos os lados acharem que são donos da verdade, e infelizmente o Camarote é assumidamente de um dos lados da barricada.

Creio que a maior parte dos sócios do Sporting é avessa ao regresso do Bruno de Carvalho... regresso esse que é estatutariamente impossível como presidente, e muito difícil noutro cargo qualquer. Por isso basta de agitar esse fantasma... chega de areia para os olhos! Chega de Bruno de Carvalho!

A responsabilidade deste momento é desta direcção. Como já foi dito, num comentário anterior, o Presidente Varandas garantiu que este ano estava a ser preparado à muito e que agora sim, se ia ver todo o trabalho que andava a ser feito. O resultado foi um fracasso.
O programa eleitoral deste presidente está também a falhar em toda a linha.
Para além dos resultados desportivos, a união dos adeptos, a comunicação, a valorização da marca, a mobilização dos Sportinguistas... tudo falhou.  Nesta renumeração de sócios passei de sócio 82xxx para sócio 38xxx... sou sócio desde 2011... mais de metade dos sócios abaixo do meu número desapareceram!

Infelizmente em 2018 a maior qualidade desta equipa directiva era ser anti-Bruno! Na altura não entendi  como como é que os sportinguistas foram capazes de entregar o clube aos mesmos que o estavam a destruir em 2012. O resultado só surpreende os menos atentos... tal como em 2012 voltamos a esbanjar dinheiro sem ganhar competitividade (muito pelo contrário... se acabarmos a 22 pontos do primeiro, acabaremos com uma diferença que não era tão grande desde... 2012), caminhando a passos largos para uma situação não sustentável, já preparada com a discussão pública da venda da SAD.
Costumo ler em diversos locais que esta direcção já ganhou tantos troféus quanto a anterior..... é verdade e ainda bem! Mas para mim, o principal indicador de competitividade é a diferença de pontos ao 1º lugar, e nisso está a fazer bem pior e as perspectivas não são prometedoras.

Tal como acontece com o nosso país, o poder no Sporting tem sido muito mal frequentado, com uma promiscuidade atroz entre o poder, escritórios de advogados, empresários e negociatas diversas. Só um escrutínio sério dos sócios pode levar a que um presidente, sendo eleito, tenha de cumprir o seu programa eleitoral, em vez de se ir servir do Sporting. Infelizmente neste momento o caminho é exactamente, o contrário, o da desistência e do abandono.

Voltando, ao primeiro parágrafo, parece-me fundamental que se perceba que este projecto anti-Bruno não serve ao Sporting, assim como o projecto fraturante do Bruno de Carvalho também não serviu. Mas é preciso que se aprenda com o passado recente, e se consiga extrair e manter o bom quando é bom. É preciso atitude, competitividade e (infelizmente) vontade de mexer com os poderes instalados e com o lodaçal do futebol português. 

Desafio a equipa do Camarote a fazer as pazes com o passado recente... caso contrário esta conversa sobre "sacos de gatos" é uma hipocrisia, um "wishful thinking" que pretende a "nossa" opinião seja aceite por unanimidade. 

E, caso alguém me responda, agradeço não ser rotulado de brunista. Querer um Sporting melhor, impõe-se! De preferência sem Bruno, sem Varandas e sem Rogério Alves...

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2020 às 21:35

Vou deixar a resposta ao meu colega Nação Valente, como compete, e até ignorando o "infelizmente" relativamente ao Camarote Leonino, dou destaque a esta sua frase:

" Querer um Sporting melhor, impõe-se! De preferência sem Bruno, sem Varandas e sem Rogério Alves...".

De preferência, com alguém da sua preferência e porventura já em linha, não?
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 23.07.2020 às 21:54

Plenamente de acordo , a mim nem sei que rotulo me dâo mas ja deixei de me preocupar com isso, sempre escrevo o que penso sem tendencias encartilhadas de nada nem de ninguem , apelo simplesmente a um Sporting muito mais competitivo , ninguem pode estar satisfeito com a realidade actual , eu tambem ja escrevi aqui varias vezes para se darem conta da abismal diferença classificativa para os primeiros porque é isso que mais interessa , que mais conta é isso que define as nossas capacidades como clube e nao se vislumbra qualquer plano a serio que procure a aproximaçao , a recuperaçâo.

A soluçao está na Academia assim nos disseram , mas nao foi esse o programa eleitoral que falaram e que nos foi prometido.
Se querem de facto solucionar todos os problemas com a Academia o treinador (no meu entender) ja deixou um recado á Direçao e a todos no ultimo jogo, quem quis entender ,entendeu.
Querem mentalizarnos a uma condenaçao de só podermos lutar com o Braguinha pelo 3º lugar mas jamais os sportinguistas irao nessa cantiga .De inicio somos candidatos a tudo da boca para fora mas isso dura 3/4 semanas ate todos se darem conta que será impossivel.

Ja escrevi que as vitorias e a luta no campo com garra trazem uniâo mas para isso temos que ter uma equipa minimamente competitiva e comprometida.
O tempo passa e resta-nos esperar e ver o que vai sair desta vez , a epoca está no final e a proxima á porta e tantos problemas para solucionar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.07.2020 às 19:34

O Julius deve tentar sorrir de vez em quando. Tanto negativismo faz mal à saúde!
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 23:54

"O interessante do divisionismo sportinguista é ambos os lados acharem que são donos da verdade, e infelizmente o Camarote é assumidamente de um dos lados da barricada."

Não tente confundir as pessoas.
Quem veio acentuar essa divisão foi a anterior direcção.
O Camarote não tem agendas,defende o Sporting, quem tinha e tem agendas é a seita.

"chega de areia para os olhos"

Parece que quem veio atirar areia para os olhos é você, ou então não sabe do que está a falar.

"A responsabilidade deste momento é desta direcção. "

Vocês andaram anos e anos a malhar na direção que vos antecedeu, agora dão um salto á retaguarda e aqui del rei a quem se atrever a criticar a direcção anterior. Mais, vocês não tiveram nenhum caso Alcochete, caso esse da responsabilidade do guru, que depauperou as finanças do clube.

"Para além dos resultados desportivos, a união dos adeptos"

Os resultados desportivos têm sido muito bons, á excepção do futebol.
Quem fomentou a desunião não foi a direcção.

"Na altura não entendi como como é que os sportinguistas foram capazes de entregar o clube aos mesmos que o estavam a destruir em 2012"

Aos mesmos!? Enfim..
Quem tem estado a querer destruir o clube desde 2011 tem sido o guru e a seita.

"tal como em 2012 voltamos a esbanjar dinheiro sem ganhar competitividade"

É só rir com esta gente,o teu guru quando contratou cento e tal jogadores foi um bom acto de gestão!

"caminhando a passos largos para uma situação não sustentável, já preparada com a discussão pública da venda da SAD"

As dificuldades que o clube atravessa deve-se em grande parte ao teu guru.

"parece-me fundamental que se perceba que este projecto anti-Bruno não serve ao Sporting"

Projeto anti-Bruno de quem? Da tua cabeça!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.07.2020 às 01:21

Kirovski,
Este longo texto representa uma opinião tão legítima como qualquer outra.. Por isso, não vou esgrimir argumentos, linha a linha. O meu pensamento sobre a situação a que o Sporting chegou, abrange um período de mais de meio século, e apenas aborda uma parte da realidade. É uma visão pessoal, onde não está presente qualquer imposição seja a quem for. Só quem estiver de má fé pode chegar a essa conclusão.

Escrevo aqui no Camarote há alguns anos. Nunca me foi imposta qualquer cartilha. Todos os que aqui escrevemos o fazemos com total liberdade. Basta ler os meus textos para verificar que nem sempre são coincidentes com os de outros redactores. Há um aspecto em que todos concordamos: os mandatos, desde que não violem os Estatutos, são para cumprir. No fim serão avaliados.

A avaliação desta Direcção não é assunto abordado,neste post e nesse sentido não me vou pronuncia especificamente, e também porque são feitas afirmações que não me parecem ter fundamento. Vou deixar uma última nota: diferenças pontuais grandes ou pequenas entre o primeiro classificado e o Sporting sempre aconteceram. Mas o que fica nos registos são classificações e não pontuações, e é com estas que se atingem objectivos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.07.2020 às 01:38

Apenas quero acrescentar o seguinte, à resposta que escrevi ao comentário do leitor Kirovski. Não sei se é ou não brunista, nem me interessa. Mas há um ditado popular que diz que "quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele".

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo