Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sr. Bruno, quantos anos tem ?

Drake Wilson, em 06.07.16

 

19753762_o121G.jpg

 

"Miles Chambers quis ter a sua hora de fama através do presidente do Sporting Clube de Portugal. Irá tê-la em vários locais que acreditamos o farão arrepender de ter achado que esta era a forma de se mostrar "amigo" de alguém."

 

Não acredito que esta linguagem à reputação de uma qualquer realização de Francis Ford Coppola seja a adequada a utilizar oficialmente pelo Sporting, perante a exposição de um caso que ameaça prejudicar seriamente a nossa imagem. Basta alguém "lançar" a ideia que o levantamento de questões etárias por parte de Bruno de Carvalho em relação ao jogador em questão assenta numa premissa de racismo, para que esta "Caixa de Pandora" traga dissabores ao Clube, daqueles que não se resolvem em barras de tribunais.

 

Sinceramente, não está na altura de acabar com esta "Intifada" ?

 

publicado às 11:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


101 comentários

Sem imagem de perfil

De Lion73 a 06.07.2016 às 11:04

Levantamento de questões etárias por BdC? Concretize
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 06.07.2016 às 11:09

"Basta alguém "lançar" a ideia que o levantamento de questões etárias por parte de Bruno de Carvalho em relação ao jogador em questão assenta numa premissa de racismo"

Para que alguem já o fez... enfim
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 06.07.2016 às 11:10

Pois... O problema do artigo é precisamente esse.
Sem imagem de perfil

De Leao de Coimbra a 06.07.2016 às 11:10

Pippo Russo é que é bom...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.07.2016 às 11:31

Nao, nao acho que seja ou tenha a ver com racismo!!.... Confunde-se, é verdade.

A razao porque se confunde, está no saber que muitos paíse africanos alteram idades de jogadores.......mas, isso nao é exclusivo aos africanos.
Conhecem-se muitos e variados casos vindo do Brasil e toda a Latino-América, China, etc...MESMO, na Europa existem casos desses. Especialmente nos países de Leste..
Nao é exclusivo da raca !!.... Várias racas o praticam.
Por exemplo: alguém se lembra do jogador com este nome estranho..Bife que jogou no FC Porto???.... Era branco!!
É sim, nao exclusivo ....dos países de menor capacidade organizativa. Comumente chamados de terceiro-mundo

Sim, com o querer ser superior.
Mostrar superioridade. Rebaixar as capacidades intelectuais.. dessas mesmas pessoas, por a simples razao ve ter nascido num País em dificulade !!..
Sim, é querer menorizar a pessoa em questao.
NAO, racismo!!!!... Ainda que se confunda, fácilmente.

NOTA: Sei que o meu comentário nao ajuda a nada.. Porque os adeptos o querem é ver guerra e sangue.. Sporting vs. Benfica.
Estupidezes !!!!!!!!!!!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.07.2016 às 11:39

No caso concreto..... Renato Sanches!!
Nascido ou nao em Portugal.... existem variadíssimos vídeos de quando ele jogava nos juvenis, iniciados, etc...
Se algué é minimamente inteligente, nao precisa de ver nenhuma cédula de nascimento..

Como seria possível um miúdo 3/4 anos mais velho (nao 1 ano ou ano e meio) ser do tamanho dos restantes que no caso seria pequeno para a idade e agora de adulto... ser igualmente da altura dos restantes ???... À volta do 1,75/80 cm..

Deixem-se todos de parvoíces... engulam sapos e acabem com essa mer...!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.07.2016 às 12:01

O que mais me aborrece e deixa triste é que ........esta gente, nem se aprecebe que o que eles fazem nao afecta o Benfica directamente(nem inderectamente) mas sim, um ser humano !!
Exclusivamente,
a um ser humano que luta com todas as suas forcas para sair da pobreza..Ser alguém na vida!!..
Melhorar a sua vida e a dos seus familiares !!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.07.2016 às 12:15

Carlos,

Um exemplo de que esta história de alteração de idades está relacionada com racismo é treta.... porque existem exemplos como o Falcão, que já se sabe que tem mais 2 anos do que está do BI.... e eu acho que o Falcão é branco!
Sem imagem de perfil

De PSG a 06.07.2016 às 13:29

Por acaso não é, julgo que é hispânico o que não é o mesmo que caucasiano.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.07.2016 às 14:05

Portanto como é hispânico, então é racismo?! é isso?
Sem imagem de perfil

De PSG a 06.07.2016 às 15:25

Não, o que eu queria dizer era que o Falcão não era branco, caucasiano, e sim hispânico, logo a questão racial também não pode ser posta de lado como quiz dar a entender. Não porque não haja racismo contra brancos, mas nestas circunstâncias dada a origem desses comportamentos isso não acontece, até porque não fazia sentido.
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 06.07.2016 às 12:03

Acho bem o Sporting defender-se de uma mentira

Dizer que foi o Sporting ou BC que levantaram essa questão da idade é simplemente mentira, calunia.. o que quiserem - tem simplesmente 0% de veracidade e se o Sporting ou o presidente achar bem processar alguem por causa dessa afirmação - está no seu direito de o fazer.

Não vejo qual a duvida nem entendo que certos ditos Sportinguistas se queiram aproveitar de uma mentira para atacar BC e claro o Sporting - mas nada de novo aqui
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 06.07.2016 às 15:10

J.Pinto, o Clube accionar os meios legais ao seu dispor com os custos inerentes ao facto, por uma mera opinião escrita no Facebook pessoal de Bruno de Carvalho, ameaça tornar-se uma circunstância banal. A posição pessoal torna-se automaticamente institucional, criando-se uma barreira de protecção a uma pessoa que, pela responsabilidade do cargo que ocupa, deverá entender que será sempre ser avaliado pelas posições públicas assumidas.

Pior, é verificar-se que mais uma vez fica o Sporting a lutar sozinho contra a imprensa.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.07.2016 às 12:08

Eu não sigo facebooks de ninguém, portanto não sei se BdC foi o primeiro a falar sobre a idade do Renato no seu facebook ou no do clube ou noutro forum qualquer.

Se falou, fez mal e não o deveria ter feito. É calúnia.
Se não fez isso, então estão a tentar imputar-lhe algo que ele não tem responsabilidade e isso também é calúnia.
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 06.07.2016 às 14:00

Quem sabe se Bruno de Carvalho já foi aconselhado a fazer a sua auto-defesa por algum advogado, colocando-se em nome do Sporting para justificar mais uma vez os "altos interesses do Clube".

É a diferença entre ser um jornalista/jornal a fomentar uma questão de alguma sensibilidade, perante um presidente/Clube a fazê-lo.
Sem imagem de perfil

De CR_7 a 06.07.2016 às 12:21

BdC quando falou estava-se a marimbar para o Renato e acredito que nao fez o comentario por racismo.
Estava era a atacar o benfica, como de costume e habitual na personagem, que só pensa neles 24h por dia, até nas AG's.
Passados estes meses, o assunto surge de novo à ribalta, pelas palavras de um treinador Francês, num jornal Romeno. Aqui sim creio que se trate de racismo, ou melhor xenofobia.
O povo frances sempre se considerou superior aos outros, especialmente dos portugueses, que por vicissitudes emigraram em massa para aquele país no seculo passado, para ocuparem lugares menores na sociedade como na construção civil ou nas limpezas das casas. Esses emigrantes que mais nao fizeram que procurar melhores condições de vida projetaram uma imagem de um portugal pobre, inculto, bem caricaturado num filme recente Gaiola Dourada.

Fico triste ver tanto sportinguista a correr e a defender o lider da Iurd... Triste sina o meu Sporting Clube de Portugal entregue a um traste sem caracter.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 06.07.2016 às 12:59

A preocupação das pessoas deve ser pela verdade em primeiro lugar e depois ataca-se o que tem que se atacar ou defende-se o que tiver de defender.

Quem colocou esta questão da idade em cima da mesa e a polémica ( que já existia pelo menos nas redes sociais ) teve o seu pico mais alto com uma Capa do JN onde se referia que o rapaz tinha sido registado com 5 anos de idade.

O que o presidente do Sporting referiu e basta googlar, foi a falta de desenvolvimento de noticias esclarecedoras após uma capa sensacionalista e que a coisa se resolvia facilmente com um documento hospitalar:

"Não é por se ameaçar jornalistas e directores de jornais, levando a alguns a apagarem notícias on-line e outros a publicarem justificações patéticas que se alteram factos. 1997 já está inserido num período moderno da nossa sociedade e como tal basta publicarem o documento do nascimento do hospital Amadora-Sintra e resolvem a questão de vez".

Foi esta a única alusão de BdC relativamente à idade de Renato e que não é mais que a constatação do óbvio. A apresentação do documento acabava com a polémica de imediato.

Não foi portanto BdC a levantar a questão. As declarações de Roux a ele devem ser imputadas e é ele que deve responder por elas e não fazer ressuscitar algo que estava perdido no tempo e fazer do mesmo algo diferente daquilo que realmente foi.

Que os vermelhos, na recorrente vitimização bacoca que durou toda uma época, façam disto uma arma de arremesso ao rival, é uma coisa. Que sportinguistas entrem na onda, é apenas lamentável.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 06.07.2016 às 17:49

Lion 73

Estou 100% de acordo com o que escreveu neste post sobre a novela Sanches.

Os ex-proprietários do dito jogador não se ralaram nada com a notícia que vinha na primeira página do JN. Não li nada do Presidente do SCP sobre este assunto, mas a história da novela tem como protagonista o ataque cerrado a uma pessoa que não foi quem levantou a suspeita em questão.

Uma coisa sei eu , não seria a primeira vez que um atleta vermelho aldrabava a sua idade, o que certamente aconteceu noutros clubes, incluindo o meu. Se a solução do problema é a certidão de nascimento, não percebo esta dificuldade em apresentar este documento, ou então alguém está interessado em manter este assunto que me parece uma conversa da treta.

Fiquei é a saber pelo Presidente do clube vermelho que o Sanches será (?) um futuro concorrente á bola de ouro, que apenas dois jogadores formados no SCP gozam dessa honra. Pela publicidade ( estranha) neste campeonato da Europa,. começo a pensar que dentro em breve teremos mais um contemplado com o dito troféu. O Rui Costa o melhor jogador vermelho que vi jogar, desde que existe este troféu, nunca foi nomeado para o mesmo, o dito Sanches que jogou alguns minutos na selecção e fez parte da equipa que ganhou um campeonato, !!!! já está na calha para ser o melhor do mundo.!!!!

Vou-me dedicar á pesca , que dá mais rendimento, que ouvir estas conversas
que não me dizem nada. Os factos concretos é que me interessam e esses são que temos um campeão nacional que ganhou (???) , sem convencer os concorrentes, instalados nos primeiros lugares.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque
Sem imagem de perfil

De Pedro a 07.07.2016 às 14:52

Que eu saiba o Eusébio também ganhou uma bola de ouro e ao serviço do Sport Lisboa e Benfica!!!
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 08.07.2016 às 08:22

Não confunda bolas de ouro (golos) com o melhor jogador do mundo, que nunca foi. O Ronaldo tem três bolas de ouro e ficou em segundo lugar salvo erro quatro vezes. O Eusébio nunca ficou nos primeiros 10 lugares nas listagens que o jornal L'Equipe divulgava em relação aos melhores jogadores do mundo.

Jardel, Yasalde, Gomes também ganharam esse troféu.

Fernando Albuquerque

Sem imagem de perfil

De Pedro a 08.07.2016 às 16:46

Você é que não confunda bolas de ouro (melhor jogador) com botas de ouro (melhor marcador)!!!!
Eusébio ganhou a bola de ouro em 1965 e ficou em segundo lugar em 1962 e 1966!! E isto tudo ao serviço do Sport Lisboa e Benfica!!!
Se não sabe a história, faça favor de a ir aprender!!!
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 08.07.2016 às 20:12

Apenas para o esclarecer que o troféu BOLA DE OURO FIFA foi criado já no SEC XXI, basta ir ao Google ver a história do mesmo. Portanto, o seu Eusébio ganhou em 1965 um troféu que a Revista Francesa France Football instituiu para o melhor futebolista do ano na EUROPA. Nós sabemos como estes prémios por vezes são atribuídos.

As bolas de ouro que o Figo o e o Reinaldo ganharam é um prémio mundial da FIFA, que na minha perspetiva é diferente e tem outra dimensão.

Tem razão quando diz que os jogadores que eu citei ganharam a BOTA DE OURO.

Fernando Albuquerque
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.07.2016 às 12:21

Que eu saiba tanto o Renato Sanches como o benfica nunca fizeram um comunicado sobre a idade do jogador.... e depois vêm culpar BdC das teorias sobre a idade do Renato?!?! esta gente que passa o dia a ensinar BdC sobre modelos de gestão, então acham então que gerir um assunto destes é simplesmente nada dizer ou fazer sobre o assunto?! na minha terra quem não se sente não é filho de boa gente.... e se o Renato ou o benfica se sentem injustiçados sobre esta polémica, nada fazem sobre isso?! acabam por ser os grandes responsáveis pela proliferação desta teoria sobre a idade do jogador, porque nada fizeram para a evitar.
Hoje esta teoria é internacional.... o que só prova que talvez o fumo tenha fogo....
Sem imagem de perfil

De João Mota a 06.07.2016 às 12:42

O Renato não fez nenhum comunicado, mas colocou uma acção em Tribunal, pelo menos foi o que a comunicação social avançou na altura.
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/05/18/renato-sanches-vai-mesmo-processar-bruno-de-carvalho

Quando diz "talvez o fumo tenha fogo" eu pergunto, o que pensa do Renato a jogar no meio dos miúdos com 10, 11 anos e ele, se como dizem os detractores" com 16 anos ser mais pequeno que alguns dos colegas da mesma idade...
Seria algum problema genético que até aos 16 não cresceu????

Saudações desportivas.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.07.2016 às 14:03

Eu não tenho de pensar nada, porque quem disse que o Renato era mais velho foi um treinador francês.... o que se exige numa situação destas é uma simples apresentação dos documentos que comprovam a idade do jogador.... parece-me uma forma muito simples de resolver estas teorias da conspiração!
Sem imagem de perfil

De antonio a 06.07.2016 às 15:17

Acha mesmo que algum clube, neste caso o Benfica, tem de satisfazer os caprichos do Bruno? Se o Bruno tem dúvidas ele que investigue, pois o Benfica nao tem dúvidas.
Sem imagem de perfil

De Sofia a 06.07.2016 às 12:46

Não consigo concordar com um única palavra do seu comentário, e bastante me entristece que o tenha escrito. Mas já fiquei a saber que se um dia destes me der para ir colar cartazes na sua rua a acusa-lo de dormir com a mulher do merceeiro, porque me anda a irritar o facto de me roubar consistentemente o meu lugar de estacionamento preferido, se você não se defender publicamente e apresentar provas é porque "não se sente". É basicamente isto que está a dizer. Acho que está definitivamente na altura de eu deixar de discutir futebol, e de sofrer tanto com a coisa. O futebol está doente, e há uma cegueira clubística perigosa - quem teria a postura X face a um dado assunto, passa a ter uma postura Y se esse mesmo assunto tiver alguma relação com futebol.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.07.2016 às 13:54

Sofia,

Espero que tendo em conta o seu comentário, quando houver uma qualquer noticia a descredibilizar BdC e este nada diga sobre o assunto, espero que mantenha a mesma serenidade e não entre em conclusões precipitadas que descredibilizem BdC.... vou estar atento!

Continuo a achar que o Renato ou o benfica, poderiam facilmente acabar com estas teorias com a apresentação dos documentos que provam a verdadeira idade do jogador. As teorias da conspiração são assim.... ou se mata o assunto no inicio, ou estas têm a tendência natural para progredirem!
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 06.07.2016 às 14:15

Schmeichel, acerca desse assunto, porque tem o Sporting/bruno de carvalho de estar envolvido?

Oficialmente, foi Bruno de Carvalho-pessoa no Facebook a "colar-se" ao tema. Ontem, o Sporting-Clube apresenta um comunicado a defender a sua honra. Trata-se de um devaneio pessoal que entretanto colocou o Clube como parte envolvida.

Ou seja, o Sporting-Clube tem de usar os seus meios legais para defender a reputação de Bruno de Carvalho-pessoa, por consequência de uma posição adoptada por si e não pelo Clube.

Ps. A Sofia apresentou a sua opinião – bem fundamentada e esclarecedora – tal como o Schmeichel já o fez por diversas vezes. Não me parece que tenhamos de "estar atentos" à liberdade de opinião de cada um.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.07.2016 às 15:08

Drake,

BdC fez uma declaração sobre o tema idade Renato Sanches, tal como eu o fiz, tal como muitos o fizeram e vão continuar a fazer... somente porque o benfica nunca esclareceu esta questão!
O Drake talvez até possa ter razão quando refere o que é que BdC tem a haver com Renato Sanches.... mas BdC tem o direito de opinar sobre o Renato como os dirigentes do benfica fizeram considerações sobre o Slimani ou outros jogadores.... parece-me que falar/criticar/expor as nossas ideias é a base primordial para uma democracia. Falar sobre um tema que é discutível como a idade do Renato, não me parece que tenha de ser tabu.... como muitos aqui o descrevem!

Nota: dizer que vou estar atento, é o mesmo que dizer que aguardo que as pessoas mantenham a coerência nos seus argumentos... parece-me essencial nas pessoas que dizem que o Renato nada tem que dizer sobre este tema, é o mesmo que dizer que BdC nada tem a dizer sobre as várias polémicas em que esteve envolvido, mesmo sem ter nada a haver com isso.... ou não?! ou o Renato Sanches é uma espécie de Deus? se ele se sente ofendido, então que esclareça sobre o tema.... até lá, as teorias vão-se manter!
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 06.07.2016 às 15:24

Tocou num ponto fundamental e que nos merece reflexão: o silêncio do Renato/Benfica acabou, no final, por criar mais impacto...

Fico com a sensação que mais uma vez (um pouco à semelhança do caso dos "Vouchers"), fica o Sporting a lidar sozinho com esta "batata quente". Não obstante, e como você diz, aguarda-se que o Clube se defenda do melhor modo destas teorias.
Sem imagem de perfil

De Sofia a 06.07.2016 às 16:15

Acho que tenho sido bastante coerente nesse assunto. Já várias afirmações foram feitas sobre BdC que atentam ao seu valor profissional, sobre falência de empresas, esquemas, dívidas etc. Seguindo o mesmo raciocínio, em nenhum momento escrevi ou sequer pensei que BdC deveria apresentar provas de que tal não era verdade! Não fazíamos mais nada se assim fosse. A internet e a TV trouxeram consigo uma grande ausência de responsabilização pelo que se diz...

No caso do Renato, custa-me muito a crer que o Bayern não tenha realizado exames (ainda que haja sempre uma margem de erro de +- 1/2 anos) e obtido todas as provas que interessam. A nível de mais valias futuras, eles são os únicos que seriam directamente prejudicado por falsidades nesta matéria. Pessoalmente, sendo salvo erro a mãe imigrante ilegal na altura, acho estranho ter ido ao hospital ter o filho, fora complicações no parto. Talvez a ausência de documentação esteja relacionada com isso. Provavelmente nunca saberemos se realmente nasceu em 1997 ou 95-96, ou até mesmo se nasceu realmente em Portugal (haverão registos de vacinações? e não é como se fosse impossível falsificar documentos); a constituição física dele em criança é consistente com a idade, e a de agora é muito desenvolvida mas muito longe de ser inédita em atletas de elite de raça negra. Mas dizer que o Sporting, directa ou indirectamente não se envolveu neste assunto no âmbito da guerra que foi o ano passado, não é muito honesto. E há que saber o peso que o líder de uma instituição como o Sporting tem na opinião pública, e pesá-lo antes de abrir a boca. Mantenho a minha opinião de que o envolvimento do SCP neste caso nunca deveria ter acontecido, e que em circunstâncias semelhantes sem ascendência africana, ou se ele fosse filho de imigrantes portugueses em França (conheço alguns casos de atraso no registo até os pais estarem legalizados), a questão nunca se colocaria. Mas é unicamente uma opinião pessoal que não pretendo impor a ninguém.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.07.2016 às 16:44

Sofia,

Até aceito a sua visão.... agora não concordo com essa frase feita de que o Renato não tem de vir a publico refutar esta teoria! Se ele se sente afectado, então que melhor forma de acabar com este assunto que não seja a apresentação de provas da sua idade?

Em relação ao envolvimento do Sporting nesta temática, é directamente proporcional a tudo o que foi discutido e analisado entre o Sporting e benfica nesta época.... não existem santos nem diabos.... BdC pegou neste tema para criar pressão sobre o jogador!
Se este assunto ainda continua a ser discutido (agora por um treinador francês), é só simplesmente a prova de que não foram dados os esclarecimentos que se entendem como necessários.
Sem imagem de perfil

De Marcos Guia a 06.07.2016 às 18:10

Caro bloguista

Mas não saberá V.Exa. que vivemos num estado de direito democrático em que o "ónus da prova" cabe a quem acusa. neste caso, V.Exa. e mais uns quantos (mais ou menos famosos, conforme o ponto de vista) que dizem as baboseiras e os disparates que entendem, e é o visado que tem de vir "defender-se" das parvoíces ditas?
Saberá V.Exa. que nesse mesmo estado de direito, a asneira e a parvoíce são livres, mas a responsabilidade de quem pratica e diz tais parvoíces e/ou disparates é efetiva e poderá ser contestada no local próprio (tribunal) e caberá a quem diz/pratica tais baboseiras/disparates provar o que afirma?
Era o que faltava, o Renato, ou quaisquer outros, terem de dizer o que quer que seja em resposta às baboseiras ditas.
Mas como V.Exas. gostam de apregoar, são um clube diferente. Pois é verdade, são mesmo. Nunca vi tamanha campanha contra um jovem prodígio (dito por Ancellotti e mais uns quantos) feita pelo "tal clube diferente" apenas porque o jovem era do Benfica.
Passar bem.
Imagem de perfil

De Corvo a 06.07.2016 às 13:08

Está bem, Schmeichel: você vê sempre longe e em profundidade.
O que espoletou a dúvida sobre a idade do Renato, porque até aí o Benfica seria colocado no seu lugar a quatro pontos do Sporting e ninguém se perocupava com isso; foram os dois pontos a maior com que o Benfica ficou depois do jogo disputado no vosso reduto.
Subitamente a idade, ou a pretensa idade falseada do miúdo despertou a nação verde. Não digo que começou pelo presidente, se bem que ele ajudou e não se coibiu de a referir, (a idade) quando das redes sociais se serviu para o catalogar de brutal agressor que quis, palavras dele, partir a perna ao Ruiz.
Mas , e reitero, não afirmo que partiu de BdC a suspeita, mas que sem dúvida emergiu da casa verde, isso emergiu.
Agora pergunta o Schmeichel, muito intrigado, por que não veio nem vem o Benfica e o Renato apresentar provas da invericidade de que o rapaz e acusado?
E mais! Responsabiliza o Benfica e o Renato de serem os responsáveis pelo que se está a passar visto que uma simples apresentação de um papel esclarecia tudo.
Pois, caro Schmeichel; O Benfica e o Renato não mexem um dedo para esse esclarecimento tudo porque simplesmente nada fizeram para a situação actual. Quem acusou é que tem de provar. Não sei se sabe, que o processo contra BdC movido por Renato Sanches deu efectivamente entrada na justiça.
Contudo, esteja descansado que se a UEFA ou a FIFa ou ambas exigirem a comprovação de idade, as provas aparecem
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 06.07.2016 às 13:15

A verdadeira polémica ( e prévia às declarações de BdC ) começou num jornal... do norte. Que nenhuma relação tem com o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Jason a 06.07.2016 às 14:19

Permita-me discordar, já que assisti em direto ao primeiro comentador no final do primeiro jogo feito por RS a titular do SLB. Esse comentador foi o "jornalista" Carlos Severino, ex candidato a presidente do SCP, que evidentemente tecnicamente não é do SCP nem o vincula com as suas opiniões.
Esse senhor disse em direto na CMTV que perguntou ao filho menor "que idade achas que tem o Renato Sanches", ao que o menor disse ter uns 25. Esse senhor veio dizer isso na TV, sempre com desculpas que "eu so estou a dizer o que o meu filho disse" e "não estou a afirmar nada". Na pratica, trata-se de um incendiário sem noção, e foi ele que começou a dizer baboseiras sobre a idade de RS.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 06.07.2016 às 14:38

Essas declarações de Severino ( em Novembro ), tiveram nenhum impacto revelante. Não foram muito diferentes do que se discutia na Btv sobre Bruma, há uns anos.

Uma capa de um jornal que noticiava o registo do miudo aos 5 anos, sim, teve óbvio impacto e pouco natural seria que tal não causasse estranheza.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.07.2016 às 14:02

"O Benfica e o Renato não mexem um dedo para esse esclarecimento tudo porque simplesmente nada fizeram para a situação actual. Quem acusou é que tem de provar."

Mas quem é que acusou? agora foi um treinador francês.... portanto o benfica e o Renato vão processar todos aqueles que dizem que o Renato é mais velho?!?! torna-se ridículo ter de explicar como se termina uma teoria da conspiração..... porque basicamente é só apresentar os documentos que comprovem o seu nascimento. Essa teoria teria acabado nessa altura.... mas não!!!! o benfica não tem de provar nada a ninguém, mas depois queixa-se que existem teorias da conspiração.... a normal hipocrisia!
Imagem de perfil

De Corvo a 06.07.2016 às 15:27

O Benfica e o Renato não têm de provar nada. Nada de nada!
Têm sim, ou tem o Renato, de o provar quando a imposição legal lhe for imposta, o que certamente ocorrerá na barra da justiça quando Renato e BdC apresentarem as suas provas em tribunal.
Como disse a Sofia, e peço desculpa à senhora por quase ser forçado a invocá-la, Se eu o insultar pondo em causa a sua honorabilidade, o senhor não tem de provar nada. Eu sim é que terei de o fazer nos locais próprios
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.07.2016 às 17:28

"O Benfica e o Renato não têm de provar nada. Nada de nada!"

É por não terem de provar nada, que até um treinador francês fala na idade do Renato....
Imagem de perfil

De ALM a 06.07.2016 às 23:34

Quem tem de apresentar provas é quem põe em dúvida ou afirma que o Renato tem a idade falsificada.
Sem imagem de perfil

De Pipetool a 07.07.2016 às 04:37

E o mesmo que dizer q o marido bate na mulher mas como ela nao se queicha e porque estava a pedilas. O culpado e o injuriado/caluniado
Sem imagem de perfil

De Sofia a 06.07.2016 às 12:32

Caro Carlos

A definição de racismo sofreu várias alterações e ajustes ao longo do tempo, motivados pela globalização e conhecimentos genéticos que distorcem as linhas do que são as fronteiras entre raças, mas podemos encontrar nas Nações Unidas:

The term "racial discrimination" shall mean any distinction, exclusion, restriction, or preference based on race, colour, descent, or national or ethnic origin that has the purpose or effect of nullifying or impairing the recognition, enjoyment or exercise, on an equal footing, of human rights and fundamental freedoms in the political, economic, social, cultural or any other field of public life.

Se alguém acha que, se transpuséssemos o Renato para uma situação exactamente igual mudando apenas a cor de pele (Português/UE, no Benfica há muitos anos, forte constituição física, etc), as questões da idade seriam levantadas na mesma, ou é ingénuo ou está em negação ou pior, e certamente não vou estar a discutir on-line um caso destes. Fechem os olhos, respirem, e lembrem-se de que há coisas bem mais importantes que o futebol e que um clube. Esta situação incomodou-me profundamente desde o dia 1, a nível pessoal, porque sempre me tresandou fortemente a racismo. Sempre. Como se o facto dos pais virem de África e serem imigrantes ilegais os tornasse logo mais propensos a maroscas de idade. Ignorando pormenores como o facto de que nesse caso ele teria entrado para a escola com 10-11 anos, ou que existem inúmeros vídeos em que, das duas uma, ou ele tem a mesma idade que os colegas (até me parece mais novo), ou sofria de uma deficiência física grave ao nível do desenvolvimento. E olhem que eu pratiquei desporto nos anos 80 e 90, e lembro-me bem do que era ser iniciada, ter os meus 12 ou 13 anos, e apanhar uma equipa como a Pedreira dos Húngaros pela frente. Diferenças inerentes da raça (ao nível de desenvolvimento físico mais forte) à parte, garanto-vos que nessas idades é praticamente impossível disfarçar aldrabices de registo. Até apenas 2 anos são óbvios. Mas nada disto impediu ninguém, a começar em pessoas com responsabilidade, seguidas por adeptos, de atacar uma pessoa que não lhes fez nada indo atrás dele até ao Bayern. E isto vai persegui-lo para sempre. Não tenham dúvidas. E se ele tiver mesmo 18? Será que alguém se arrependeria, ou vale tudo?

Ontem, na sequência das declarações do francês, li inúmeros artigos internacionais sobre o assunto, ligando sempre o Sporting e o seu presidente ao caso. Não foi um nem dois, foram muitos, em várias línguas. Essa é a nossa herança, e não é bonita. Quanto ao Miles Chambers, afirmar que quis uma hora de fama e o decidiu fazer através do Presidente do SCP, é risível; no limite, se fosse essa a intenção, era através de Renato Sanches... E com o comunicado só se conseguiu que agora se fale em tentativas de intimidação. Enfim. Tinha esperança que este ano fosse um novo recomeço, mas dos indícios que tenho visto, parece que se iniciará como a época passada terminou - e infelizmente não estou a falar na qualidade de jogo. Acho que não aguento mais um ano disto.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 06.07.2016 às 13:48

Imagem de perfil

De Drake Wilson a 06.07.2016 às 15:57

Excelente análise Sofia.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 06.07.2016 às 16:59

Sofia,
""......as questões da idade seriam levantadas na mesma, ou é ingénuo ou está em negação ou pior,""

Lembra-se do Bife, jogador do FC Porto ?? Anos 70...Era branco. Lembra-se da bronca que nao foi???
Há mais casos destes sem serem própriamente pessoas de raca negra..

Sofia, voce leu isto..que o Ricardo escreveu:
""6- Este novo capitulo da novela é uma evolução do argumento. Afasta-se a ideia da idade (que não dá em nada) e pega-se no factor racismo que incendeia paixões.""

Sem imagem de perfil

De Quim a 06.07.2016 às 12:50

O treinador francês disse que Renato teria 23/24 anos. Ou seja mais 5/6 anos que os 18. Acabei agora de ver imagens de Renato no blogue Hugo Gil nos infantis e iniciados do SLB que desmentem esta tese do sr francês. Com aquele corpo jamais Renato poderia ter 16 anos e andar no meio de colegas com 10. Quem tiver dúvidas vá ver as imagens. Persistir neste ataque a Renato é uma sacanice. Quem o faz seja de que clube for não passa de um pulha racista. Vejam as imagens por favor e retirem conclusões. Concordo com a análise do autor deste texto. Parabéns pela lucidez e coragem

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo