Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

18765661_agNDh.jpg

Há algo de surpreendente na actuação de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting. Todos nos recordamos da sua auto-suficiência no momento da candidatura. Era a capacidade decisória, os conhecimentos, a experiência empresarial, os investidores… quando alguma coisa parecia falhar, falava grosso aos transeuntes e metia os opositores num saco. Tudo estava previsto, até o 3º elemento que não podia ser identificado porque sofreria sanções.

 

Bruno de Carvalho foi eleito e o tempo correu célere, o “execrável Ricciardi” foi promovido a “amigo Ricciardi”, idem aspas para Álvaro Sobrinho, fez-se a reestruturação financeira que estava na gaveta de Godinho Lopes, lançou-se a celebrada Auditoria no meio de gritos de prisão e outras coisas do género, enviaram-se receitas de Viagra para quem se dizia necessitar, bombardeou-se por aqui e por acolá…

 

Agora, no começo do terceiro ano que está sentado na sua cadeira de sonho, até parece que Bruno de Carvalho perdeu o sentido daquilo que é táctico do que é estratégico. Procura patrocinador mas proclama que o futebol é um “subsistema de ilegalidade”, critica a gestão de Godinho Lopes mas, igualmente, investe no limite para multiplicar os dividendos, a equipa preparava-se para uma eliminatória crucial mas afirmou que se não se passar à fase de grupos da Champions que o plantel será revisto, desanca na UEFA via facebook mas não recorre à diplomacia adequada e efectiva, lamenta o insucesso no play-off mas assistiu sem mexer uma palha aos assobios ao hino da Champions, a Liga Europa pode prestigiar o Sporting na esfera internacional mas a mesma competição é desvalorizada, é assalariado do Sporting mas acusa o futebol de ser um “paraíso do delito”. Mais uma vez recorreu ao facebook e foi buscar a conversa sobre a trampa.

 

Muitos sportinguistas elogiam a forma como o Presidente vive e gosta de defender o Clube, mas não aceitam as atitudes desprestigiantes que assume. Há quem elogie a paixão com que se refere ao Sporting, mas muitos consideram que obsessões retiram o discernimento. Acredito que um dia os sportinguistas voltarão a ter uma relação normal com aquele que presidir aos destinos do Clube, mas para isso será necessário deixar passar, pelo menos, uma geração. Receio que esta lógica primária dos “bons" e dos "maus" de um e do outro lado, com pouco ou nada pelo meio, terá consequências devastadoras. No entanto, um dia, os sportinguistas redescobrirão na matriz leonina uma forma de inter-relacionamento sem recurso a cartilhas de ocasião sobre verdades absolutas nem trarão na algibeira um livrinho com as citações do Mestre, pois recordarão que o dogmatismo inquestionável, em todas as ocasiões e lugares, impediu a adopção de boas práticas e de decisões acertadas.

 

publicado às 15:10

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


48 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 17:39

Fight, respondo-lhe que ficaremos no terreno da mera suposição.
Tive alguma confiança na candidatura de Couceiro. Ele perdeu, portanto é passado e agora resta ser exigente com Bruno de Carvalho.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 28.08.2015 às 17:58

pronto tem todo do direito de ter tido a opção couceiro somos livres de escolher o que achamos a melhor opção, o bdc ganhou foi a vontade dos sportinuistas, se fosse o couceiro também teria de aceitar e apoiar mesmo não sendo o meu candidato.

1 discutir o sexo dos anjos não leva a lado nemhum
2 - podiamos discutir a noite toda que não chegariamos a nenhum consenso.
3 - se o couceiro fosse presidente e o resultado fosse o mesmo teriamos uma grande parte de sportinguistas a criticar o couceiro.
4 - isso significa que não leva a lado nemhum, o sporting precisa de nós.
5 - o Sporting clube de Portugal precisa de nós

joganos mal a 2 parte em moscovo mas se o arbitro fosse correcto teriamos passado a brincar já nem falo do jogo em lisboa e isso nemhum presidente seja ele qual for consegue dominar mesmo tendo as melhores estrategias para o clube.
seja qual fosse o presidente.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 19:15

Fight
1. Creio que não estamos a discutir o sexo dos anjos, mas o que cada um entende ser o melhor para o Sporting. A opinião sportinguista também se faz por esse caminho.
2. No contexto de uma discussão não é obrigatório chegar a um consenso. No entanto, se for um bom debate cada um dos interlocutores terá opiniões melhor fundamentadas.
3. Sim, o Couceiro teria a oposição de um número muito significativo de sportinguistas. Para o melhor e para o pior o Sporting é um clube onde o unanimismo é muito difícil.
4. De acordo, o Sporting precisa que os seus adeptos o apoiem de acordo com as suas possibilidades. No estádio ou nos pavilhões desportivos, pagando quotas, interessando-se pela realidade do clube, etc.
5. O velho-mas-sempre-novo SCP precisa de todos aqueles que se identificam com a sua história.

Os dois jogos com o CSKA ficar-nos-ão atravessados durante muitos e muitos anos. Não os esqueceremos facilmente.

Como vê, Fight, é possível um determinado consenso entre sportinguistas independentemente da opinião de cada um a propósito do presidente do Clube.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 28.08.2015 às 18:00

Fight
Não pretendi ser mal educado. Acredite. Aliás, aceito a diversidade de opinião que considero saudável.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 29.08.2015 às 02:00

Por mim tudo bem mas deixe essa do mestre e de brunista e de seguidor para o futuro, podemos discutir sem tentar utilizar certos protótipos porque convenhem.
De certeza que também não gosta da colagem croquete e com toda a razão, como referi o que não quer para si não faça aos outros.

Não gosta do homem como presidente é legítimo, não tem de gostar e ainda bem que existe uma certa oposição e desconfiança é saudável mas tanto post a malhar no homem que enjoa um bocado.
Tem defeitos ? Obviamente que sim, quem é que é perfeito ? Não podemos agradar a todos mas também não é um diabo e já fez muitas coisas boas que parece que não é valorizado.

Eu pessoalmente sou mais adepto e simpatizo de tipo varoufakis que põem o dedo na ferida quer que se goste ou não (não estou a dizer que bdc seja um varoufakis mas em certas coisas tem algo de semelhante menos nas escolhas de camisa ) do que o tipo de politicamente correcto que na verdade não existe é tudo um bluff.

Eu não sou daqueles que deito pedras ao bettencourt por exemplo, tenho a certeza que deu o seu melhor mas não foi capaz simplesmente isso, teve azar devido a muitas circunstâncias.

No caso Soares Franco fez coisas boas e outras nem por isso, nunca concordei do Sporting fosse só clube de futebol, não era aceitável.

Gostei mais de dias da Cunha era mais lutador, tinha as suas limitações mas tenho a certeza que queria o melhor para o Sporting e tantas vezes o defendi principalmente contra os adeptos adversários.

No caso roquette vendeu-me a ilusão da qual bebi mas passado um tempo notei que o vinho estava estragado.


No caso Godinho não o consigo desculpar por muito que o queira, a gestão foi demasiado má.
Foram casos atrás de casos.

Viva o Sporting CLube de Portugal

Que não hajam ilusões, ainda temos muito caminho por percorrer mas eu acredito que estamos num bom caminho step by step.
Quem não acha que critique o que tem de criticar é livre de o fazer mas que o ódio não os cega.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 29.08.2015 às 12:45

Caro Fight

Concordo com a sua apreciação aos presidentes do Sporting desde Roquete a Godinho Lopes. Acrescentarei que gostei da presidência de Dias da Cunha, da sua percepção dos males que afligiam (e, no essencial, afligem) o Sporting e o futebol português e como se bateu em defesa dos interesses do nosso clube. Fracassou, como de certa forma falharam todos os presidentes desde meados da década de 1950, mas revelou grandeza humana e intelectual e pugnou denotadamante pelos interesses do Sporting. Serviu o Sporting como muito poucos o fizeram.

Roquete, Franco e Bettencourt, dentro da especificidade pessoal de cada um, possuem uma visão do Sporting e do desporto determinada pelos respectivos percursos profissionais. São gestores/empresários pragmáticos para quem o economês é a bíblia.

Godinho talvez seja de uma farinha diferente, mas quando se fez uma gestão absolutamente calamitosa não há muito para acrescentar.

Esqueça essa de comparar Varoufakis e Bruno de Carvalho. O grego é de outro campeonato, o Bruno começou a dar sinais de vida aos 40 anos.

A palavra “ódio” não é adequada no que se me refere, até porque é um sentimento excepcional e muito exclusivo. Bruno de Carvalho é uma personagem efémera no Sporting Clube de Portugal. Um dia destes partirá e os sportinguistas ficarão a reunir os cacos do que ele deixou para trás, mas não é motivo para que o odeie.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 30.08.2015 às 01:43

Lá está afirma que os sportinguistas vão reunir os cacos do que ele deixou para trás, até este ponto estava tudo ok mas não consegue disfarçar por muito que tente não consegue.
Afirma como se fosse uma certeza e o leão zargo não tem certeza de nada como eu não tenho, o que espero como sportinguista é que este presidente tenha muito sucesso o que seria também o meu sucesso, se vier outro que tenha muito sucesso porque o sucesso dele será o meu.

Se este presidente actual acabar por ter sucesso vai ser muito difícil de gerir para muitas pessoas embora as possam negar mas o que está escrito está escrito.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.08.2015 às 09:08

Fight

Certezas ninguém tem, obviamente. Mesmo quando se afirma algo de forma peremptória há o imponderável, o imprevisto. No entanto, todos temos convicções, manifestamos dúvidas e exprimimos suposições. Ao escrevermos sobre uma determinada realidade todos sabemos que fica a constar o que se afirmou, desejou ou temeu. É uma vantagem sobre a “conversa de boca”.

Sobre o que escrevi a propósito dos cacos sublinho que não se trata de uma certeza mas de uma suposição à qual cheguei através da leitura dos “sinais” que estão à nossa volta.

Estamos de acordo no que se refere ao sucesso do Sporting. E o sucesso é do Sporting em todas e quaisquer circunstâncias, independentemente de quem preside ou treina ou Clube.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo