Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Durante anos os futebol italiano foi reconhecido como o paraíso dos defesas, mas algo mudou: na última época, a Série A teve a melhor média de golos marcados por jogo entre as principais ligas europeias. Neste ranking, a Liga NOS não surge muito bem classificada.
Antes de adiantarmos algumas considerações que entendemos ser pertinentes a esta tabela, vejamos a classificação das 12 principais Ligas:
1.º Liga Italiana - 2,96 golos / jogo
2.º Liga Espanhola - 2,94
3.º Liga Holandesa - 2,91
4.º Liga Alemã - 2,87
5.º Liga Belga - 2,84
6.º Liga Inglesa - 2,80
7.º Liga Escocesa - 2,75
8.º Liga Turca - 2,69
9.º Liga Francesa - 2,62
10.º Liga Portugal (NOS) - 2,38
11.º Liga Russa - 2,30
12.º Liga Grega - 2,27
A primeira e mais óbvia consideração é que há Ligas com mais clubes do que outras, consequentemente, com mais jogos. Mas isso não obstante, não devemos perder de vista que existem vários outros factores que afectam esta estatística, a exemplo do nível competitivo de cada Liga, o tipo de futebol praticado e a respectiva paridade de cada prova.
A Itália lidera com a média acima indicada, no entanto, o campeão Juventus apenas marcou 77 golos, comparado com os 106 do Real Madrid, os 106 do Celtic ou os 89 do Bayern Munique.
Dito isto, o Celtic, na Escócia, não tem adversários ao seu nível, não surpreende, portanto, que tenha marcado 106 golos, mais 32 golos do que o segundo classificado Aberdeen.
A Liga Holandesa é conhecida por praticar um tipo de futebol menos defensivo, daí não ser surpresa a sua média de 2,91 golos/jogo, com o campeão Feyenoord a contribuir com 86 golos.
A Liga NOS, apesar da sua baixa classificação neste ranking, tem os primeiros três classificados com 72, 71 e 68 golos, respectivamente. Diferença mínima dos líderes italianos. A estatística, contudo, indicará a ausência de paridade no futebol português.
Aceitamos que hajam outros factores a considerar na determinação deste ranking europeu.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.