Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tão pouco e tão sofrido !!!

Rui Gomes, em 23.06.14
 
 

 

 Este Mundial de Portugal exige uma análise alargada e abrangente, mas não é para agora, quando as emoções ainda estão em alta pelo sofrimento em assistir a um jogo onde a equipa de todos nós fez tão pouco, tão pouco mesmo, face ao que era esperado e necessário.

 

Deixando o jogo em si para outra ocasião, estamos perante uma situação muitíssimo complicada e, a bem dizer, com a equipa a jogar a um nível tão baixo, é praticamente impossível prever um desfecho satisfatório a esta excursão no Brasil.

 

Um único ponto em dois jogos, 2 golos golos marcados e 6 sofridos. Na terceira e última jornada da fase de grupos, será realisticamente necessário a Alemanha derrotar os Estados Unidos, obrigatoriamente com alguns golos de vantagem, e Portugal golear Gana, marcando o suficiente para compensar a diferença entre as duas selecções; cinco neste momento. Nada nos dá razão para qualquer optimismo perante este cenário. Além do mais, é importante notar que o empate serve tanto os alemães como os norte-americanos e não me admiraria minimamente se houver algum "cozinhado" nesse sentido.

 

Para quem desejar ler, deixo aqui o link para uma das muitas crónicas do jogo que decorreu em Manaus.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:53

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De Petinga a 23.06.2014 às 05:35

Acabei de ver o resumo alargado (quase 1 hora) aqui na tv austríaca - era só o que faltava, perder o sono por causa da seleccao do jorge mendes.
Nao vale a pena escrever muito. Entre os equívocos do seleccionador (sao tantos que já nem apetece escrever sobre eles... compreende agora a falta que faria Cedric entre os 23?), as lesoes de jogadores em má forma (chega a ser recorde - haverá alguma outra seleccao com tantos jogoadores lesionados??) e a tragédia-cómica do resultado (apanhar-se a ganhar "de surpresa"; recuar assustados para defender aquele 1-0 "à Tirsense"; empatar para poder ganhar ao Gana e queixar-se "da máfia do futebol" quando alemaes e americanos empatarem à conveniencia) nao fica muito para relatar. Quando é preciso (mais) uma lesao para William se estrear, está tudo dito.

Ah. Slimani jogou muitíssimo bem e fez uma primeira parte de luxo. Aquela assistencia para golo mostra o bem que lhe fez a temporada no Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.06.2014 às 09:21

Surpreende - ou talvez não - que entre tanto que pode ser apontado, opte por referir Cédric. A que propósito ?... Não foi do lado direito que houve problemas. Aliás, João Pereira terá sido até o melhor português nos dois jogos.

Essa de não "perder o sono" também diz muito !
Sem imagem de perfil

De Petinga a 23.06.2014 às 12:51

Caríssimo,

Apontei muito mais do que isso, mas o Rui pega nas frases que prefere. Cedric foi o melhor lateral-direito portugues em 2013-14 e teria sido uma excelente alternativa a Joao Pereira - que esteve razoável mas tem muitas dificuldades na transicao defensiva sobretudo quando tem um extremo (Nani) que nao defende. Nao acha estranho Portugal ter sofrido 6 golos em 2 jogos?

Quanto à questao do sono: o jogo foi à meia-noite na Europa Central. Eu tenho que acordar às 5h para o trabalho. Para que vou eu abdicar de dormir um mínimo de horas para ver uma seleccao com jogadores escolhidos por jorge mendes, um treinador completamente a leste e um plano de jogo inexistente? Até no resumo alargado se viu a qualidade exuberante de perólas como André Almeida e Raul Meireles. Num ponto Bento acertou - Beto esteve mais seguro que Patrício (mas o jogo nao foi a avalanche que tinha sido o duelo com os alemaes).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.06.2014 às 14:25

Existem diversos factores que precipitaram a insuficiente performance de Portugal, mas a não chamada de Cédric não é um deles. Eu até sou fã do jovem, mas ainda não está ao nível de João Pereira. Os golos sofridos devem-se não apenas à defesa mas ao sistema de jogo e a um meio campo muito menos sólido do que vimos no passado. O defesa que mais falta fez e que deveria ter estado no grupo é Antunes e André Almeida nunca deveria ter sido chamado.

Quando refere à selecção de Jorge Mendes - demagogia muito em voga, como muito mais, aliás - diga-me quais dos oito seus clientes entre os 23 não deveriam ter sido convocados. Analise a lista a começar com Rui Patrício e a acabar com William Carvalho, já para não evocar o Adrien que não foi convocado.

Quanto ao resto, a única conclusão possível é que só é adepto quando está tudo a correr bem e ao seu agrado, já que a minha definição de um verdadeiro adepto de futebol e apoiante de Portugal é bem diferente. Todos nós nestas alturas somos confrontados com os diferentes fusos horários e responsabilidades pessoais.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 23.06.2014 às 19:25

Caro Rui,

Em relacao ao Jorge Mendes peco desculpa pelo erro - é de facto algo muito em voga. No fundo, foi a explicacao mais simplista para algo que simplesmente nao tem explicacao - i.e., a convocatória estapafúrdia de Paulo Bento.

"Quanto ao resto, a única conclusão possível é que só é adepto quando está tudo a correr bem e ao seu agrado, já que a minha definição de um verdadeiro adepto de futebol e apoiante de Portugal é bem diferente. Todos nós nestas alturas somos confrontados com os diferentes fusos horários e responsabilidades pessoais."

Ah, Rui... um dia havemos de nos conhecer em pessoa. Até lá, espero que consiga deixar de ser tao dogmático e professoral quando se dirige a mim. Nao lhe fica nada bem...

Primeiro, já representei Portugal ao mais alto nível em eventos desportivos, artísticos e até científicos. E considero que é o dever de cada um dar o absoluto máximo nessa funcao, coisa que nao tenho visto de todo nesta seleccao (a comecar pelo treinador).

Segundo, nesta (curta) vida percebi rapidamente que nao vale a pena perder tempo e energia com coisas nas quais nao temos influencia directa. Já bem me basta o Sporting, pelo qual torco incondicionalmente mesmo quando é óbvio que vai correr mal (nem imagina a tortura que foi 2012-13, sabendo que a equipa vai jogar mal e ser massacrada contra um qualquer Pacos de Ferreira, e mesmo assim nao conseguindo evitar anular todos os compromissos para estar à frente do PC a ver o raio do jogo, vociferando impropérios a cada lance!)

Terceiro, "verdadeiro apoiante de Portugal"??? Já fiz eu mais pelo nome de Portugal na Europa em 35 anos de vida do que muito boa gente... e fico-me por aqui.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Mário a 23.06.2014 às 18:13

Como eu o compreendo caro Petinga.
Antes tivesse ido para a cama como você foi ...
Sem imagem de perfil

De Joao a 23.06.2014 às 09:53

Houve tanta coisa mal feita na preparacao do Mundial e na convocatoria, que nem se sabe por onde comecar. E nem vale a pena sequer pensar nalgum milagre contra o Ghana. A jogar assim, com a passadeira que aquele meio campo e defesa sao, arriscamo-nos seriamente a sair desse jogo com uma goleada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.06.2014 às 10:11

É verdade que não há razão alguma para optimismo, até porque além da eventual performance de Portugal frente a Gana, creio que os EUA e a Alemanha irão "resolver" a situação para evitar surpresas. Recorde-se que Gana tem uma real hipótese de se qualificar.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 23.06.2014 às 11:49

O problema de Portugal é essencialmente um problema de condição fisica

O meio campo com Veloso, Meireles e Moutinho, nunca foi sublime, mas foi noutros tempos bastante eficaz e superavam-se nestas alturas

Agora não há intensidade - porque Moutinho está em baixo de forma, mas Meireles e Veloso estão sem ritmo, não correm, arrastam-se em campo

É também preocupante já ter havido 9 ou 10 lesões musculares - não sei se o tempo de preparação foi pouco, se a preparação não foi a melhor ou se PB foi irresponsavel em convocar (e dar titularidade) aos seus jogadores mesmo sabendo que não estavam na melhor condição fisica

Depois houve outros erros, como não levar outro DE, como não dar minutos de preparação a Rui Patricio, entre outros

Não sei se vai haver arranjo entre os dois alemães, mas nem sequer temos direito (a não ser que estejamos preocupados com o Gana) em pensar ou insinuar isso

Espero sinceramente que PB seja despedido, (Vitor Pereira seria uma boa escolha) e que se aproveite para renovar a selecção
Sem imagem de perfil

De Petinga a 23.06.2014 às 12:54

Exactamente. Porque nao foram convocados e valorizados os jogadores que estao em melhor forma e teem melhores condicoes físicas, ninguém perceberá.

O problema é que às tantas ainda vamos ganhar ao Gana pela margem mínima, os EUA e Alemanha vao empatar ou assim e PB vai sair por cima com uma vitória moral porque "a culpa foi dos malditos alemaes que conspiraram contra nós". Até o vejo dizer algo como "voces todos viram o que se passou, nao nos deixaram seguir em frente".
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 23.06.2014 às 13:16

Só não acontece isso por 2 motivos

1º porque não vejo Portugal ganhar ao Gana, nem empatar

2º porque seria preciso pelo menos 3 golos de diferença e achar que os Alemães só seriam honestos se ganhassem por pelo menos 2 de diferença para podemos passar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.06.2014 às 14:41

Caro Iorda9,

Em resposta ao seu primeiro comentário:

A insuficiência colectiva de um grupo desportivo fica a dever-se invariavelmente a um conjunto de factores, uns de maior importância do que outros. Não considero Rui Patrício não ter jogado em três amigáveis um deles.

As lesões musculares têm afectado muitas equipas, não só Portugal. Quantos mais jogadores "europeus" numa equipa maior a carga de jogos e maior a probabilidade de problemas físicos sob o clima em que este campeonato é disputado. É verdade que dois ou três jogadores foram chamados, sabendo-se da sua menos boa condição física. Agora, o argumento que os que não estão são sempre melhores não pega. Na realidade, o leque de talento português a este nivel é limitado e podemos apontar a Antunes, Adrien e talvez Bebé ou Edinho lá na frente, mas não há muito mais. Mesmo que Quaresma tivesse ido, o tempo de jogo dele seria sempre limitado, como tem sido o caso com Vieirinha , dado que temos Ronaldo, Nani e Varela.

Quanto ao possível "arranjo" entre os "alemães", devia ler as manchetes norte-americanas esta manhã. Este é um dos assuntos mais falados, em termos muito subtis claro. Até porque a Alemanha já esteve envolvida num escândalo do género em 1982, quando combinou o empate com a Áustria. Outro caso muito falado hoje.

Acho o apuramento muito improvável mais pelo nosso jogo com Gana do que o outro, desde que a Alemanha jogue para ganhar. Os EUA levaram um banho de bola de Gana, não obstante a injusta vitória e ontem foi mais o que Portugal não fez do que os EUA fizeram.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 23.06.2014 às 19:28

É possível de facto. Mas tenho para mim que PB nao se vai demitir. Longe disso. Posso estar errado...
Sem imagem de perfil

De Mário a 23.06.2014 às 18:27

O que eu esperava é que ele se demitisse após este resultado.
Será que é preciso levar 3 do Gana, para ter vergonha ?
Ou nem mesmo assim ?
Já não há homens como antigamente...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.06.2014 às 18:42

A sua ideia de "homem" é muito peculiar. Demitia-se em pleno Mundial ???
Sem imagem de perfil

De Mario a 25.06.2014 às 00:15

Exactamente, ficaria demissionário já para o 3o jogo, reconhecendo o fracasso da sua estratégia.
Sem imagem de perfil

De Mosquito Zarolho a 23.06.2014 às 14:40

Apoiei e apoio a selecção.
No entanto desde a convocatória dos 30 que me senti enganado por PB e desconfiei que isto ia correr mal.

E de facto tem corrido tudo mal,
não entendo a chamada de 10 jogadores lesionados,
não entendo as escolhas dos 23, dos 11,
não entendo o defender o 1-0 contra os e.u.a,
não entendo o facto de PB não entender que as vezes teimosia é sinonimo de burrice,
enfim é muita incompetência junta
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.06.2014 às 14:53

A título de curiosidade, quem são os 10 jogadores lesionados ?
Sem imagem de perfil

De Mosquito Zarolho a 23.06.2014 às 22:53

Beto, Patricio, André Almeida, Coentrão, Bruno Alves, Pepe, Meireles, Ronaldo, Hugo Almeida, Postiga
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.06.2014 às 23:03

Salvo dúvidas sobre a condição de Cristino Ronaldo e talvez Postiga, nenhum dos outros estava lesionado quando foram convocados. Isto, face ao que disse no outro comentário.
Sem imagem de perfil

De RRAleixo a 23.06.2014 às 14:41

Péssima convocatória, péssima preparação fisica, péssima planificação do calendário de preparação para o mundial e depois lei de Murphy, tudo o que pode correr mal vai correr mesmo. Aliás é mentira isto da lei porque nos colocámos em vantagem e empatámos contra os EUA por pura sorte.

Vergonhoso, só tenho pena por alguns jogadores.

PS: Nunca pensei em ouvir um comentador falar tanto tempo e tão bem de um jogador como ontem em relação ao a.almeida... Falaram dele tanto como do ronaldo apesar de 99% dos ataques dos EUA furarem aquele lado esquerdo todo...fantástica hipocrisia e cegueira
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.06.2014 às 14:51

Meu caro,

Agora falamos muito em função do resultado claro. Para ser justo, não estamos em posição para poder avaliar a preparação física e não vou acreditar que a equipa técnica seja incompetente nessa área.

Eu considero os factores mais preeminentes a convocatória, as opções de jogo de Paulo Bento e a estratégia. Penso que tudo se assenta nisto.

Quanto ao planeamento, a ida aos EUA é discutível, mas se não existissem agora problemas ninguém evocaria isso. Impossível, à distância, avaliar essa disposição.

O último factor foi o impacte do primeiro jogo, mesmo enquanto estava a ser disputado e posteriormente. Não estivemos ao nosso melhor nível e tudo aconteceu para nos prejudicar. A cotovelada deliberada que Meireles levou ontem na cara, teria dado expulsão caso tivesse sido dada por Pepe ou outro jogador luso. Não desculpa, mas explica um dos factores.
Sem imagem de perfil

De Mário a 23.06.2014 às 18:40

Pior que a exibição foi ter de atuar aquele palhaço do Tadeia. Que ser mais negativamente faccioso, um verdadeiro anti-português. Só vê méritos nos outros e deméritos nos nossos. Uma vergonha que urge denunciar. Quem ganha a vida à custa de todos nós devia ter mais decoro. Se se cruzar comigo um dia vai ouvir das boas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.06.2014 às 18:44

Deve escrever para o empregador dele e fazer sentir a sua indignação com o trabalho dele. Merece isso !
Sem imagem de perfil

De Miguel Martinho a 23.06.2014 às 17:41

Podemos começar à procura de novo seleccionador.
Sem imagem de perfil

De comentador desportivo a 23.06.2014 às 21:13

" Este Mundial de Portugal exige uma análise alargada e abrangente, mas não é para agora"

Em dois jogos, DOIS JOGOS, perdemos um e empata-mos outro, prejudicados pela arbitragem, bastava ontem ele ter feito o que o outro fez, por menos, e o jogo seria outro.
Não façamos filmes onde não há.
Já aqui informei que a maioria das equipas europeias têm grande dificuldade, dispuseram de pouco tempo de preparação.
O senhor sabe quando é que chegaram os jogadores do Real?
O organismo precuisa de tempo para se adaptar a estas condições.
Jogamos uma hora com dez jogadores, ainda mais desgaste trouxe.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.06.2014 às 21:54

Compreendo o seu ponto de vista e não deixa de ter alguma razão. O que eu pretendia inferir com a frase que citou é que há outras questões laterais que exigem análise.

Mas, como já aqui escrevi, logo a partir do primeiro dia, a convocatória inclui alguns nomes injustificáveis, por razões várias, e devia ter incluido outros que poderiam ter contribuído muito mais. Esta será a discussão principal, hoje e durante muito tempo.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 24.06.2014 às 08:00

Na véspera do início do Mundial, Portugal ainda andava a fazer jogos particulares pelos EUA... E depois querem milagres...

Muita sorte tivemos nós em só sofrermos dois golos com uma equipa em que Bruno Alves não faz ideia do que é jogar à zona, valeu Ricardo Costa uma vez, André Almeida sempre sozinho até Paulo Bento mudar o esquema para o 4-4-2, porque nem CR7 nem Nani vinham abaixo defender, o mesmo se passava com Éder.

Os EUA, o Jurgen Klinsmann não foi nada burro, atacavam pelo nosso lado esquerdo, aproveitando o facto de estar sempre aberto por falta de compensação do CR7, mesmo assim nem Moutinho ajudavam nesse lado, e Meireles pouco ou nada fez também, este mais incapaz a nível táctico que aquele.

Mesmo assim, por pouco que não íamos para o intervalo a ganhar por 2-0, sem saber ler nem escrever. Como o Paulo Bento é teimoso e só tem jogadores inválidos ou ignorantes no que ao jogo diz respeito, tirando uma ou outra excepção, o desfecho da partida contra o Gana não se afigura nada agradável.

E quem viu o jogo pela RTP 1, sorte a minha que vi o jogo noutro canal, teve de levar com o Tadeia a desvalorizar o William, da mesma maneira que na Sport TV desvalorizam o Rojo e suspiram por Enzo... Ainda assim, o William, coitadinho, só num passe para o lado é que falhou, que até foi um lance aproveitado pelos EUA para criar algum perigo.


O Paulo Bento se tiver um assomo de audácia, ainda é capaz de mesmo com Bruno Alves emparelhado com Ricardo Costa, e esperando que André Almeida esteja recuperado, meter o Pepe a seis, o William Carvalho mais à frente a 8, deixar o Moutinho encostado na direita e meter o Varela na esquerda, deixando Nani e CR7 soltos na frente, apenas e só para jogarmos em contra-ataque. Ficamos só com Éder e Rafa e Meireles no banco, mas sempre poupa o Neto para o caso do Bruno Alves dar o berro...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo