Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tenaz revisitada

Rui Gomes, em 24.08.22

21105016_F4Vcq.pngO SL Benfica vendeu o seu melhor jogador, mesmo antes de se apurar para a Champions e contratou em sua vez, um substituto de tal modo bom, que ainda não jogou.

O FC Porto no auge da discussão do título da época passada, transferiu o Luís Díaz, por absoluta necessidade financeira. No defeso, partiram Fábio Vieira, praticamente despachado, Vitinha e Francisco Conceição.

Estes episódios foram abordados pela generalidade dos comentadores e dos media, com muito menos especulação e dramatismo, do que a operação Matheus Nunes. Porque será?

Mesmo no foro interno do Sporting, a saída de João Mário, na véspera, curiosamente, de um jogo contra o FC Porto, ou mesmo de Bruno Fernandes, levantaram muito menos celeuma.

Só encontro duas explicações.

A primeira é que o Sporting de 2022 é muito mais relevante do que aquele que existia no passado.

A segunda é que qualquer acontecimento no Sporting é transformado pela concorrência em crise convulsiva, justamente porque o clube passou da irrelevância ao estatuto de ‘major player’. Esta evolução incomoda muito boa gente, nomeadamente aqueles que defendem que o país desportivo é pequeno demais para três e querem reparti-lo só entre eles.

Deu jeito Matheus sair nesta altura? Claro que não, mas a pressa do Wolves em ter o jogador, terá limitado a margem de negociação, como o prova o facto de ter entrado directamente na equipa, em partida crucial.

Gostei do discurso do Rúben Amorim? Pela primeira vez discordei, embora compreenda que a evolução das coisas, nem sempre é amiga da coerência.

Se acho que Frederico Varandas já se devia ter pronunciado?... Porventura sim, mas ele saberá gerir os seus tempos de comunicação.

A gestão de uma equipa de futebol e de um clube em défice crónico de tesouraria, não tem de ser uma orquestra sinfónica, em que tudo tem de estar afinado e não se toleram cacofonias.

Que a poderosa máquina de propaganda dos rivais alvoroce, não me admira. Que os alcochetistas e os saudosos do “Varandas out”, protestem, também não surpreende.

O que verdadeiramente espanta é que haja sportinguistas que não percebam todo este envolvimento e embarquem em descrenças derrotistas, que o passado recente não justifica.

Não quer isto dizer que se passem indefinidamente cheques em branco, nem o Sporting tem essa cultura de entronização. Agora desunir, quando tudo está ainda em jogo é, como a experiência dolorosamente ensina, regredir.

Artigo de Carlos Barbosa da Cruz, em Record

publicado às 12:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


42 comentários

Sem imagem de perfil

De João F. a 24.08.2022 às 12:56

Como tem sido hábito acertou em cheio, contrariando a "faladura" de alguns que só aparecem por aqui, quando encontram a sua "matéria" preferida para atacar.
Sem imagem de perfil

De RCL a 24.08.2022 às 14:02

Excelente texto do Dr. Carlos Barbosa da Cruz.
Poderíamos dizer que toda a gente sabe mas nunca é demais reforçar a realidade, e vindo da elegante escrita do caro consócio, ainda mais.
SL
Sem imagem de perfil

De Leão da Pontinha a 24.08.2022 às 14:07

"Sporting (...) passou da irrelevância ao estatuto de 'major player' "
Major?
Eu, os leitores do Record e as pessoas que vêem o dr. Carlos Barbosa da Cruz não percebemos estrangeiro.
Para nós o Sporting não é um major, nem sequer um general é um Marechal.
Sem imagem de perfil

De Leão da Pontinha a 24.08.2022 às 14:08

vêem na CMTV, faltou esse pormenor
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 24.08.2022 às 14:47

Nem tanto à terra, nem tanto ao mar, o ditado aplica-se à crónica de CBC. Irrita-me alguma falta de análise, ou análise tendenciosa. O Benfica vendeu Darwin no momento certo, mas tinha um plantel recheado de PL, contratou Musa, que até já jogou, mas que teve problemas de inscrição, mas andavam por lá o Yaremchuk( não sei se escreve assim), o Gonçalo Ramos, o Henrique Araújo, o Pinho, estes pelo menos andavam por lá. Sobre o Antas, saíram Vitinha e Vieira, mas havia Uribe, Gruijc, Bruno Costa, Otávio, entrou André Franco( em tempo) e Véron( para acautelar outra saída). No Sporting aconteceu o seguinte, Palhinha saiu, nada foi feito, Bragança perdeu a época, nada foi feito, Matheus Nunes saiu, até agora nada foi feito. Não posso deixar de dizer que esta época foi mal planeada, muito mal. E não me venham com conversas de ser assim ou assado, sou Sportinguista de sempre e votei em FV nas duas eleições, mas quando há que criticar, crítico, não sou pessoa de aceitar má gestão. P.S. A venda de MN era inevitável, mas a SAD trabalhou mal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2022 às 16:38

Não me parece que seja uma questão de planeamento, nem os casos dos rivais servem de exemplo seja para o que for. Eles "cozem" por outras linhas, a maioria das quais pouco claras.

A SAD tem vindo a tentar ser financeiramente responsável e por ter um orçamento muito restrito foi obrigada a tomar certas decisões.

Nem tudo teve um timing ideal, mas sem estar lá dentro é impossível levar a cabo uma análise compreensível.

Com tudo isto, tivemos azar com o calendário - se de facto foi mero azar - caso contrário não havia o drama que se tem verificado.
Sem imagem de perfil

De José Lima Curral a 24.08.2022 às 16:55

Faltou lembrar a contratação do Morita e a promoção do Mateus Fernandes, além do que o tema era a dramatização sempre verificada nos canais da TV sempre que está em causado Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2022 às 17:31

Esse é o ponto principal do escrito de Carlos Barbosa da Cruz.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 24.08.2022 às 17:23

Comentando a crónica de Carlos Barbosa da Cruz, era óbvio que se ele faz comparações com os outros, também o comentário tem de o fazer. Como já referi várias vezes, conheço bem as contas da SAD e sei que é imperativo ter receitas com a venda de activos para fazer face ao passivo, nomeadamente o corrente. Não critico a venda do MN, não aceitar aquela proposta era pura incompetência. Mas, e mesmo não estando lá dentro, tenho para mim que faltou planeamento, faltou ação e aparentemente está-se a reagir tardiamente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2022 às 17:30

Na minha opinião, parece que se está a reagir tardeamente apenas e tão só porque a venda de Matheus Nunes estava a tentar ser evitada e acabou por aontecer há escassos dias.

Mesmo com jogadores já referenciados, não houve abordagens e muito menos negociações. Entretanto, já lá vão 3 jornadas da Liga com o Sporting a começar a época de modo algo indesejável.

Não pretendo desculpar nada, mas conhecendo o que a casa gasta, fiquei logo muito céptico quanto à genuidade do sorteio dos jogos da Liga.

Em Portugal é quase impossível acreditar que as coisas acontecem por mero acaso.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 24.08.2022 às 19:12

Em relação ao sorteio da Liga este tem tantas condicionantes que o nosso calendário em relação aos jogos com Braga, FC Porto e Benfica têm sido praticamente na mesma altura mais ou menos jornada
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2022 às 17:34

P.S.: Ele faz comparações mas não num contexto técnico mas sim sobre o alarido na praça comunicacional.
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 24.08.2022 às 19:10

Como é que

"O SL Benfica vendeu o seu melhor jogador, mesmo antes de se apurar para a Champions e contratou em sua vez, um substituto de tal modo bom, que ainda não jogou."

não é uma opinião de contexto técnico?

O Gonçalo Ramos já era titular na época passada e o Henrique Araújo uma grande promessa. Quem disse que o Musa vinha para substituir o Darwin, e não simplesmente ser mais uma opção?
Sem imagem de perfil

De João F. a 24.08.2022 às 21:13


E o que é que o cu tem a ver com as calças, ou antes, o que é que tem a ver o que propõe, com o que é proposto no post?
Sem imagem de perfil

De RCL a 24.08.2022 às 21:31

Na imprensa lampiónica(90%)
Benfica, qualificação brilhante!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2022 às 21:52

Pacheco,

Aprenda a ler e, melhor, a compreender.

O que eu referi foi que o autor não fez COMPARAÇÕES no contexto técnico. Nada disse sobre opiniões, contexto técnico ou outro.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 24.08.2022 às 14:49

Concordo em absoluto.
Apenas acrescento que não acho que Varandas deva vir cá para fora falar sobre o que quer que seja. Nós temos um diretor de comunicação, por sinal muito bom, que é para isso que é pago. O resto da comunicação terá que ser dada pela equipa dentro de campo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2022 às 16:33

Cem por cento de acordo Mike!!!
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 24.08.2022 às 22:40

Sobre isso, perfeitamente de acordo.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 24.08.2022 às 15:25

Sim a época foi mal planeada, é a sina do Sporting já há muitos anos ,já não basta o sistema, mas as direções nada fazem minimizar o prejuízo dão tiros nos próprios pés, para a banda da luz há sempre dinheiro a rodos, porque tem uma massa crítica que exige, a banca está sempre de perna aberta ,nas antas o cenário é idêntico partimos sempre em desvantagem em tudo, direções fracas ,medo tomar decisões
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2022 às 16:32

O que é que você percebe para dizer que a época foi mal planeada?

Não se cansa de dizer disparates???
Sem imagem de perfil

De Rui Maside a 25.08.2022 às 08:15

Tanto que é mal planeada que se anda às compras de um substituto para um indiscutível que saiu. E nada de essugos ou Mateus, eles não eram opções...
Se há algo de "novo" no Amorim, é a capacidade de planear e ver uns meses à frente, ao contrário da táctica do desenrascanço e de viver para o dia seguinte. Não parece que o tipo de profissional que goste de improvisar.
Sem imagem de perfil

De Diogo Machado a 24.08.2022 às 15:52

Excelente texto, totalmente de acordo.
Sem imagem de perfil

De LG a 24.08.2022 às 16:06

CBC defende bem a sua dama, reconhece-se isso.

Mas custa admitir que a transferência de Matheus, no momento em que foi feita, foi errada?
Desde a entrada de R. Amorim que as épocas têm sido, em regra, bem preparadas: contrata-se antecipadamente alguém para se ambientar e para que, meses depois, possa estar preparado para substituir quem se prevê que saia: aconteceu com João Mário/Matheus, com Acuña/Nuno Mendes/Vinagre, com Palhinha/Ugarte, com Sarabia/Edwards.
No momento em que foi, e pela primeira vez desde 3 anos, saiu um jogador sem que tivesse uma alternativa no plantel. Daí a azia de R. Amorim na conferência de imprensa pós venda, e que passou para os adeptos, já que nos estavam a "vender" a notícia de q MN iria ficar.

Quanto ao facto de a contestação ser maior no Sporting, não é de admirar. E um dos motivos para isso é o facto de ainda se ter de alegar os "alcochetistas e os saudosos do “Varandas out”, para entrincheirar quem se atreva a criticar.

Acresce que as críticas ao negócio MN parece terem ficado mais ao nivel dos anónmos do que dos jornalistas e comentadores, mas isso tamém foi o que aocnteceu com as vendas do Porto, não faltou quem, no meio anonimato das redes, criticasse os chulos da SAD do Porto.
Mas quando falamos de jornalistas e comentadores, a história já é outra, que as pessoas têm salários para ganhar e também não gostam de apanhar uns sustos caso lhes apareçam uns macacos ou macacas à frente.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2022 às 16:30

LG e os seus livros propagandistas.

Deve estar convencido que vende toda essa palha, dado que insiste sempre na mesma oratória crítica seja do que for.

A suposta "azia" de Rúben Amorim "passou para os adeptos", nomeadamente adeptos como o LG que passam a vida à procura de meios e vias para o bota-abaixismo.

É escusado responder, já estou farto de ver a sua retórica!!!
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 24.08.2022 às 19:04

Ainda gostava de perceber porque é que o Rui fica tão mal disposto quando alguém tem uma opinião diferente da sua?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2022 às 20:42

Está-me a confundir com alguém que se preocupa com o que caro tem para dizer.

É-me indiferente se concordam ou não com a minha opinião. O que eu não tolero é má fé e estupidez.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 24.08.2022 às 19:09

LG,

Já é um lugar comum dizer que a crítica é livre e necessária. Mas muito do que se lê nas redes sociais disfarçado de crítica é puramente insulto e mentira.

Circula há poucos dias no Facebook uma página chamada "Sporting Arrasador". com a qual me cruzei várias vezes. É assumidamente e de forma boçal defensora do brunismo e com o lema, "Varandas Rua".

Para além de ser contestável, admito que tem direito a existir. O que não tem direito é de basear a sua campanha suja em mentiras. Ainda hoje informava que Varandas desbaratou o "dinheiro deixado pelo destituído" tendo já gasto a verba dos direitos televisivos, que termina em 2024.


O que me deixa mais descansado é que para além de alguns fiéis, a maioria dos visitantes da página contesta o que ali se escreve cobardemente atrás de um título pelo qual ninguém dá a cara. Costuma dizer-se que vozes de burro não chegam ao céu. Esperemos.
Sem imagem de perfil

De LG a 24.08.2022 às 19:44

Caro NV:
- primeiro, concordo que muito do que escreve nas redes é mais insulto do que opinião

- segundo, não conheço tal página (nem quero conhecer), mas mostraram-me um recorte de jornal em que se refere a antecipação das receitas televisivas até 2025, presumo que a partir dessa "notícia" fizeram uma extrapolação
Curiosamente, é um "exclusivo CM", por acaso do mesmo grupo onde podemos ver o Sr. CBC todas as semanas ("podemos" é um exagero, que a CMTV é como se não existissse em minha casa)

- CBC critica a "generalidade dos comentadores e dos media", que deram muito menos "especulação e dramatismo" à transferência de MN do que às transferências de jogadores importantes dos rivais. Porque sabe que isso é que molda a opinão pública, não é o que meia dúzia de malucos escreve nas redes sociais.
Mas haverá muitos "comentadores e dos media" isentos, ou isto funciona enquanto trincheira?: os verdes falam bem dos seus e mal dos vermelhos e azuis, assim como os vermelhos falam mal dos azuis e dos verdes e os azuis dos verdes e vermelhos?

- Nas "redes sociais", o que não faltou foi vozes críticas aos negócios dos rivais, principalmente do Porto. Mas as vozes críticas não anónimas foram prontamente silenciadas por quem manda (um exemplo apenas, a critica do macaco ao Sérgio Conceição pela venda do filho foi rapidamente apagada).


- acha que passados 4 anos ainda faz sentido falar em "alcochetistas e os saudosos do “Varandas out”"? Os "resistentes" têm alguma expressão? Se mesmo nessa tal página "a maioria dos visitantes (da página) contesta o que ali se escreve"?
Sem imagem de perfil

De Grumpie a 24.08.2022 às 16:16

Eloquente, assertivo e realista! Queremos voltar andar a ser gozo nacional? Sentir as entranhas a revoltar-se quando cacarejam ou bufam ao nosso lado contra o nosso Sporting? Eu não, sábado lá estarei em Alvalade apoiar até que a garganta me doa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2022 às 16:31

Muito bem!
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 24.08.2022 às 22:46

Não queremos, mas para o não sermos, temos também que ser exigentes com quem gere o Sporting. Não alinho em Brunices, ou equivalentes, mas também e como sócio muito antigo tenho o direito a exprimir as minhas opiniões, mesmo que as mesmas não sejam muito favoráveis.
Sem imagem de perfil

De Rui Maside a 24.08.2022 às 18:56

Explicação é simples. O Sporting tem 4 pontos em 9, os rivais têm 9/9.
Quando se ganha, todas as opções são boas. Tivesse o fcp perdido o campeonato (nem vale a pena detalhar), não faltaria quem apelidasse a venda do Diaz de catastrófica. Quando o Slb perder pontos a sério, o Darwin não foi bem substituído, a mística do pizzi faz falta, etc...
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 24.08.2022 às 19:19

O SLB ainda só tem 6/6.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo