Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
É sempre interessante ouvir opiniões externas sobre a nossa equipa e os nossos jogadores, em princípio, de quem sabe do que fala por experiência própria. Neste caso concreto, de Manolo Sanchís, antigo capitão e uma das grandes referências do Real Madrid da célebre equipa da Quinta del Buitre.
Gelson Martins é hoje em dia o nome mais falado dos jogadores leoninos, muito pela exibição diante do Real Madrid, no Santiago Bernabéu, em Setembro, em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. Eis o que o antigo futebolista teve para dizer sobre este jovem mas enorme talento formado no Sporting Clube de Portugal:
«Ele encantou quando jogou em Madrid. Era um desconhecido, mas quem faz o que ele fez naquele jogo não pode ser só por acaso. Tem um talento incrível. Velocidade, técnica, capacidade para ler os movimentos dos avançados, é um grande talento. Aliás, mais um jovem português de qualidade. Não é qualquer um que vai para cima do Marcelo como ele foi e que joga sem medo num palco como o Santiago Bernabéu.
Os jovens com mais talento são facilmente associados a equipas como o Real Madrid. Este tipo de clubes está sempre à procura dos melhores, por isso não é estranho que eles estejam interessados. Mas é preciso deixar o Gelson crescer, sem grandes pressas, não é necessário colocar já pressão num jovem. Tem 21 anos, ainda muito para aprender.
Gelson está num grande clube, onde ainda pode evoluir muito, mas se chegar ao Real ou a outra equipa do mesmo nível de certeza provará o seu valor. Do pouco que vi acredito que chegará a um grande nível. Contudo, volto a dizer, tenham calma, a pressa não ajuda nada no futebol. Hoje em dia pensa-se demasiado em dinheiro e pouco nos jovens valores. Se tiver de jogar no Real Madrid certamente que acabará lá.
Ao nível de Figo? Uau, se o treinador entende isso é porque conhece muito bem o jogador. Aquilo que vi do Gelson é o típico dos extremos sem medo. Vai para cima dos defesas, faz muitos dribles curtos, terá mais velocidade do que Figo, parece-me. Mas o treinador dele conhece-o bem melhor. Não se faz uma comparação assim do nada, nem sequer para motivar jogadores. Se o diz é porque acredita nisso».
Gelson Martins tem sido associado em dias recentes a alguns dos galácticos do futebol, entre eles Manchester United, Barcelona, Manchester City e, evidentemente, também o Real Madrid. Uma recém-reportagem garante que Pep Guardiola, treinador do City, enviou um olheiro a Alvalade na passada terça-feira expressamente para observar o jogador.
Tem razão Manolo Sanchís, ao afirmar que é preciso ter calma e dar tempo ao jovem para crescer, por muito talentoso que seja. Precipitações, como bem sabemos de algumas que ocorreram no Sporting, têm a tendência de por em risco carreiras de grandes talentos.
Gelson tem contrato com o Sporting até 2021 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Consta que estão negociações em curso para a renovação do seu vínculo, algo que, havendo acordo, obrigará a um aumento salarial muito substancial, assim como, porventura, da respectiva cláusula.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.