Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Creio que não há margem para dúvida que pelo jogo de suspensão a Tobias Figueiredo, será Ewerton que o vai substituir frente ao Marítimo. Cenário perfeitamente aceitável, nas circunstâncias. Contudo, e não sei bem porquê, tenho um (mau) pressentimento que salvo uma exibição desastrosa do central brasileiro, estará decidido que ele continuará no lugar nos próximos jogos.
Recorde-se que Ewerton chegou ao Sporting por empréstimo, com opção de compra a ser exercida no final da temporada. É o meu receio que para facilitar essa decisão, a SAD quererá vê-lo jogar alguns jogos e se assim for, só poderá ser em detrimento do jovem Tobias. Desconheço o raciocínio de Marco Silva, neste sentido, e até que ponto ele terá uma palavra a dizer.
É de admitir, pelas suas declarações de ontem, que o seu empresário - César Boaventura - terá pensado o mesmo, ao ser instado a comentar a hipótese:
«É uma situação que acontece com todos (expulsão). É uma situação normal num jogo de futebol. O Tobias tem qualidade e tem demonstrado que é um excelente defesa-central. As opções são sempre do treinador, naturalmente.»
Depois de ter sido atirado para a "fogueira" pela transferência de Maurício e considerando as boas exibições que tem feito, ser "encostado" agora, especialmente depois da expulsão, seria injusto e, pior do que isso, um rude golpe na moral e confiança do jovem jogador. Esperamos que o bom senso prevaleça.
P.S. As manchetes noticiosas neste contexto são mera coincidência, dado que tinha o post preparado muito antes da sua publicação.
Adenda: Beto, antigo central e capitão do Sporting, teve isto para dizer sobre o actual eixo defensivo do Sporting:
«É difícil entrar ali. O Paulo Oliveira e o Tobias Figueiredo estão a ganhar rotinas, estão mais entrosados e confiantes. São dois jovens que garantem o futuro ao clube. Esse lance (expulsão) aconteceu devido à idade e à imaturidade. Daqui a 4 ou 5 anos é difícil fazer o mesmo erro. Os erros acontecem e vão continuar a acontecer, mas o Tobias vai ganhar maturidade e reduzir o número de erros. São dois jovens, cometem erros, mas têm grande margem de progressão. Se Ewerton jogar na Madeira terá uma boa oportunidade para ganhar o seu espaço. Acima de tudo, tem de aproveitar para dizer que pode ser mais uma opção. Quem ficará beneficiado é o Sporting.»
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.