De Fight for your Right a 14.05.2015 às 16:59
noticia saida no calciomercato.com.
eis a tradução:
Somos todos Sportinguistas. Temos de ser. Não só pela simpatia que o Sporting Clube de Portugal levanta, como devido ao facto de ser um dos maiores geradores de para talentos no futebol europeu. Devemos estar ao lado dos Leões porque desde Agosto do ano passado são a vanguarda da batalha contra os fundos de investimento. O Sporting é o primeiro e até agora único clube que teve a força para acabar com a invasão da turbina financeira no futebol.
É uma batalha promovida pelo jovem presidente Bruno de Carvalho, eleito no verão de 2013. Uma personagem de sangue na guelra, populista, e que frequentemente pisa os limites no campo da comunicação pública. Tanto é assim que alguns dos seus disparos em redes sociais causaram grandes divergências com a equipa e com o treinador Marco Silva, cuja demissão chegou a parecer certa num determinado momento da época. Mas existe um ponto em que Bruno de Carvalho está a conduzir uma guerra santa com o apoio unânime da comunidade sportinguista: a guerra contra os fundos e investidores privados.
Ao assumir o cargo, o presidente foi forçado a enfrentar uma situação económica e financeira pesada, herdada do antecessor Luis Godinho Lopes. Essa situação resultou numa recente multa imposta pela UEFA pelo não cumprimento das regras de Fair Play Financeiro: reduzir para 22 o número de jogadores inscritos nas competições da UEFA, e uma multa de 2 milhões de euros, suspensa condicionalmente por um ano.
Uma punição bastante branda, que pode ser lida como uma decisão política da UEFA em premiar o percurso desta direção que, desde que entrou em funções, tem trabalhado para recuperar o clube, mas que sobretudo teve a força de colidir frontalmente com um dos atores mais poderosos e arrogantes da economia paralela do futebol mundial: a Doyen Sports Investments. As suas relações com o clube verde e branco são outra péssima herança da gestão de Godinho Lopes.
A história começou em agosto passado, e explodiu durante o processo de transferência de Marcos Rojo, defesa da seleção argentina, que depois de ter terminado o mundial como vice-campeão puxou a corda para ser transferido. Pode ler aqui uma reconstrução detalhada das razões que levaram à explosão do conflito entre o Sporting e a Doyen. Recapitulando brevemente, o que aconteceu foi que o clube verde e branco concluiu que a atitude do jogador foi motivada por pressões do fundo, proprietário de 75% dos seus direitos económicos. Em seguida, Bruno de Carvalho escolheu ir para o confronto. E depois de vender Rojo ao Manchester United por 20 milhões decidiu não entregar 75% desse montante ao fundo. Verificou-se apenas a devolução dos 3 milhões do investimento inicial. Isto resultou num processo no TAS em Lausanne, que em junho irá decidir da legitimidade das exigências de Doyen, que reivindica ter direito aos seus 75% – não sobre os 20 milhões, mas sim sobre 25. O fundo deve somar o valor do empréstimo de Nani do Manchester United ao Sporting, incluída como parte do negócio. E no contexto das manobras preparatórias de julgamento no TAS, é conhecida a notícia de que a Doyen terá do seu lado Benfica e Porto. Estes clubes, fortemente ligados ao fundo de Malta, vão testemunhar sobre a honorabilidade de Doyen. Como se sabe, as pessoas de honra conseguem sempre entender-se.
De Fight for your Right a 14.05.2015 às 17:02
continuação:
Enquanto espera para saber como vai terminar o caso no TAS, o Sporting vai abrir uma nova frente de batalha com o mundo dos TPO. Desta vez, o jogador sobre o qual se prepara para explodir um novo conflito é o peruano André Carrillo, cujos direitos económicos estão nas mãos de um dos empresários mais poderosos do futebol mundial: o israelita Pini Zahavi. Carrillo tem uma cláusula de 30 milhões de euros, mas Bruno de Carvalho já deixou claro que o vende por 15 milhões. Para Zahavi seria um gigantesco negócio, porque tem em em sua posse 50% a partir de um investimento de 800 mil Euros. Então, se o negócio fosse concluído por um montante de 15 milhões, ele colocaria ao bolso 7,5. Ou seja, o valor do investimento seria aumentado quase dez vezes. E com que mérito? Por ter feito alguma coisa? Mais uma vez, trata-se de uma valorização económica e financeira que foi produzida pelo futebol. Designadamente, foi o Sporting que transformou um jogador de futebol de 1,6 milhões num valor de merca
De Fight for your Right a 14.05.2015 às 17:06
num valor de mercado de pelo menos 15 milhões de euros. E fê-lo confiando no jogador, educando-o, apostando nele ao invés de outros, e finalmente tornando-o conhecido no mundo graças à sua participação em competições nacionais e europeias. E depois de tudo isso, vemos chegar um Pini Zahavi para amealhar metade do saque, apenas por ter investido há uns anos atrás. Levando para fora do futebol um valor produzido exclusivamente pelo futebol. Parece ser uma coisa saudável? Para mim e para o Calciomercato.com, não. E, felizmente, também não é para este novo Sporting, que mandou dizer a Pini Zahavi que nada lhe será devido em caso de transferência de Carrillo para além da devolução dos 800 mil Euros do investimento inicial
Zahavi já anunciou que vai levar o Sporting a tribunal. E nós estaremos prontos para torcer pelos verdes e brancos, e para testemunhar sempre que pudermos que a única honra que existe neste processo é aquela que procura esvaziar a água do tanque onde nadam os tubarões do turbocapitalismo do futebol. Força Leões!
O que é que isto tem a ver com a continuidade ou não de Marco Silva ? Ou será que para propaganda qualquer coisa serve ?
Por outras palavras, como se explica esta extensa narrativa neste post ?
De Fight for your Right a 14.05.2015 às 17:26
propaganda ?
não sabia que o calciomercato trabalha para o sporting.
é uma noticia internacional e bem simpatica com o nosso clube, agora não se pode dar relevo quando a imprensa internacional e de grande destaque estão do nosso lado, acho que deve ser um motivo de orgulho falar bem do nosso clube penso eu de que
Em que língua é que deseja que eu me explique ?.. Este post tem a ver com a continuidade ou não de Marco Silva. Devia ter publicado este "livro" no debate livre.
De Fight for your Right a 14.05.2015 às 17:50
ok muito bem, mas ficar ofendido e agressivo por causa disso, podia dizer numa linguagem mais simpatica, afinal sou seu leitor.
Nem fiquei ofendido nem fui agressivo, é uma questão de interpretação.
De NunoAmsterdao a 14.05.2015 às 17:28
Obrigado por esta informacao que so mostra que BDC esta a Mexer e a imcomodar muita gente e favor de quem ? Ao nosso Sporting mas infelizmente para alguns aqui não querem admitir isso.
SL
Nuno
De NunoAmsterdao a 14.05.2015 às 17:30
incomodar*
O que o Nuno quer dizer, na realidade, é que nem todos partilham da mesma opinião, ou da sua, e isso é... "infeliz".
De NunoAmsterdao a 14.05.2015 às 18:10
De certeza que é mais a favor do que contra e é mais que claro mas o Rui ja sabe disso .
Em relacao a MS como disse ja diversas vezes gostaria que ficasse por uma questao de estabilidade mas pelo que se ve .....ja comeco a ter duvidas mas pode tambem ser mais uma vez especulacao da CS.
Rui nao sera que o BDC tem uma ideia que precisa de um treinador com mais experiencia em lancar e potencializar jogadores que venham da equipa B ou mesmo dos juniores?É que esta visto que MS não esta para ai virado ou é impressão minha?
Nuno
Se o despedimento se confirmar, esse vai ser o argumento/desculpa dele para satisfazer as hostes e depois teremos adeptos como o Nuno a bater palmas. E digo isto sem sarcasmo algum.
De NunoAmsterdao a 14.05.2015 às 19:07
Rui ,
Ja disse que gostava que MS ficasse pelos menos mais 1epoca embora pense que precisa de fazer mais porque o futebol que apresentamos não é nada famoso e por vezes MS não le bem o jogo e outras coisas mais mas não quer dizer que vou bater palmas se de facto MS sair ate porque não estou a ver quem possa substituir e comecar do zero outra vez .
De RafaelSCP a 14.05.2015 às 20:12
Desculpa?! Mas não será verdade caro Rui?
Leonardo Jardim apostou em William e Mané! Marco Silva apostou em quem?
Precisamos de uma treinador que se identifique com o ADN do Sporting, e uma parte substancial desse ADN é apostar em jogadores vindos dos escalões inferiores.
Para ilustrar o contrário tivemos:
- Mais de 1/3 de época a jogar com A.Martins a 10 em vez de J.Mário
- Falta de coragem em mexer no centro da defesa, (só aconteceu devido a lesões ou suspensões), Tobias teria dado um jeitão na 1ª parte da época e P.Oliveira também nos primeiros jogos.
- Brinda-nos sempre ou quase sempre com a mesma convocatória
Tudo parece muito simples e fácil visto da bancada. Agora, é uma questão de aguardar acontecimentos.