Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tolerância zero

Naçao Valente, em 27.09.18

 

download.jpg

 

No mundo do futebol depressa se passa de bestial a besta. Manuel José dixit, com toda a propriedade. No caso do treinador José Peseiro a regra nem se aplica, pela simples razão que nunca teve período de graça. Desconfiança e descrença marcam a sua contratação. Nem o facto de o Sporting estar num estado quase catatónico, sem dinheiro, sem equipa, e com recusas de outros técnicos, deu para admirar a sua coragem, assinando um contrato muito precário.

 

Para Peseiro a tolerância é zero, pelo menos por parte de alguns sportinguistas. Ontem, num texto aqui transcrito de outro blog, foi apresentada uma análise correcta, na minha perspectiva, da saga contra o treinador, desvalorizando a sua competência e criticando (acriticamente) as suas opções tácticas. A palavra chave para alguns mais radicais, é RUA... já. Tenho assistido a muita crítica absurda, mas como esta não me lembro de ter visto.

 

Desde que assumiu as suas funções, José Peseiro teve que correr contra o tempo, com um plantel amputado de jogadores fundamentais. A pouco e pouco, discretamente, com trabalho e humildade, foi construindo uma equipa, que foi recebendo alguns "reforços" a conta-gotas. Sete jogos depois foi somando pontinhos, uma vezes com mérito, outras com alguma sorte. Havia quem augurasse uma hecatombe na Luz. Não aconteceu. Em Braga o mínimo exigível era a vitória, como se o treinador dispussesse de um plantel excepcional.

 

Dezasseis anos sem ganhar um título e não assisti a uma tamanha rejeição em relação a qualquer técnico. Nos últimos três anos, investiu-se como poucas vezes, em jogadores de gabarito. Pagou-se um ordenado milionário a um treinador, e os resultados foram uma mão cheia de nada e outra de quase coisa nenhuma. No entanto, os adeptos assanhados contra Peseiro, tiveram então uma paciência de santo.

 

Com a "matéria-prima" de que dispõe, Peseiro construiu a equipa possível, uma equipa lutadora e empenhada. Não joga com nota artística, nem pode, pois faltam-lhe artistas. Mas joga na eficácia e só graças a isso se vai mantendo perto dos primeiros lugares. Em Braga perdeu, mas tivesse havido mais eficácia na finalização e poderia ter ganho.

 

Considero, porém, que a equipa pode melhorar com mais entrosamento, e quando puder dispor de jogadores que têm estado indisponíveis. Considero que pode melhorar com o apoio de todos os sportinguistas. O que menos precisa é do "bota-abaixismo" que aqui e ali vai aflorando, por profetas da desgraça, há muito à espera de uma derrota.

 

O que não se exigiu, com melhores condições, ao longo dos anos, a vários treinadores, exige-se agora à nova equipa técnica. Se não quiserem ajudar, não compliquem. Deixem trabalhar o Peseiro. As contas fazem-se no fim. E quem sabe se não terão uma surpresa.

 

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


56 comentários

Sem imagem de perfil

De cova da piedade a 27.09.2018 às 05:14

Sem ovos nao se fazem omoletas recebeu jogadores em fim de carreira ex dani, matieu, e jogadores onde ja ninguem os quer nao tem velocidade obrigam os outros em esforco redobrado tem ainda experiencia,mas nao chega sem avancados o sporting e isto e ainda a os profetas da desgraca ex brunetes, nunca mais ganhamos um campeonato oxala muito me engane
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.09.2018 às 13:02

Ora aí está. Sem ovos não se fazem omeletas. Mais palavras para quê'
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.09.2018 às 13:03

comentário meu
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho. a 27.09.2018 às 14:40

Discordo.

Ainda falta Bas Dost, Bruno Fernandes não está no seu melhor, Jovane tem um potencial monstruoso. Penso que o único "ovo" que vos falta, falando do 11 inicial, é um bom 6 de raiz.

Claro que o vosso treinador não augura sucesso... infelizmente para vocês Peseiro será sempre um looser, bom treinador para equipas pequenas mas apenas isso.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 27.09.2018 às 08:32

Eu não quero que Peseiro vá para a rua. Quero que termine o seu ano de contrato e depois vá à sua vida. Isso não me impede de reconhecer que em termos táticos ele é fraco.

Substituir Nani por Jovane eu percebo, pois o Nani estava muito cansado e já não estava a render. Substituir Montero por Castaignos para mim não faz sentido pois o Holandes não acrescenta nada à equipa para além de segurar umas bolas pelo ar, mas até posso deixar passar. Agora, meter o Diaby a 5m do fim é de absoluto idiota. Já tinha feito a mesma gracinha quando meteu Diaby a 2m do fim no último jogo. Isto é para quê? Para motivar o jogador?

Volto a dizer, nós temos o treinador mais fraco dos 6 primeiros da tabela. Porque é que pensas que ele só fez meia época no FCP? Eles podem ser corruptos, mas não sao parvos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.09.2018 às 13:17

Mike Portugal,
Também quero que Peseiro fique até ao final da época. Depois de acordo com os objectivos conseguidos a Direcção decidirá. Mas já vi, neste blog, defender com todas as letras, a sua saída imediata. Creio que essa opinião representa uma minoria, e não a entendo.

Peseiro não será o mestre da táctica, desse veneno já bebemos, mas quem tem no banco, com exceção de Jovane? Diaby? Porque não joga? Se mostrasse ser excepcional não jogaria? O treinador é kamikaze?

Se é ou não o mais fraco é subjectivo. Só fez meia época no FCP porque começou a meio. Elementar. Sérgio Conceição fez a época toda e ganhou o campeonato, por detalhes. Podia não ter ganho.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 27.09.2018 às 09:39

Deixo só o titulo do que é a minha ideia que poderei depois explicar em detalhe mais tarde.

Em Braga Peseiro perdeu o jogo é um facto mas pode ter ganho uma equipa.

Viram-se sinais claros dessa grande possibilidade (excluindo obviamente a atitude de Nani)

Até logo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.09.2018 às 13:18

IJ,
Espero pelos tais detalhes.
Sem imagem de perfil

De João Tavares a 27.09.2018 às 10:01

Os críticos do Peseiro têm toda a razão...é que nos últimos 3 anos tivemos um treinador dos mais baratos da europa, apoiado por um reduzidíssimo investimento no plantel, e mesmo assim conseguiu levar o nosso Sporting a ganhar quase todas as competições do futebol sénior...

...e mais não digo !!
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 27.09.2018 às 10:47

👍
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 27.09.2018 às 15:11

Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 27.09.2018 às 17:28

Mas alguma vez durantes esses três anos perdeu o treinador o jogo ganhando uma equipa? Ah pois!!! O Julinho de Matos já explica e já te cala...
Sem imagem de perfil

De Anibal Pinto a 27.09.2018 às 10:41

O Peseiro está a fazer o que pode e está a fazer bem.
Quanto a melhorar, não acredito, porque milagres só em Fátima ...!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.09.2018 às 14:31

Tal e qual, caro Aníbal Pinto.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 27.09.2018 às 11:19

Sinceramente não creio que Peseiro seja o treinador que o Sporting precisa, mas claro que tem de ter o tempo necessário para mostrar serviço.

No final da época, ou um pouco antes que se faça a avaliação e se prolongue ou não o contrato.

Sobre o plantel, o Sporting tem claramente um dos 3 melhores plantéis da liga e qualquer lugar abaixo disso será um rotundo fracasso, mas não podemos exigir o título.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.09.2018 às 11:46

Concordo totalmente. Peseiro precisa de tempo (e de outro ponta de lança). Terceiro lugar é o mínimo mas tudo o que seja menos do que o segundo lugar tem que implicar a não renovação do contrato com Peseiro. Que venha outro mas que não seja o Charlatão JJ.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.09.2018 às 13:20

Um comentário que subscrevo.
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho a 27.09.2018 às 13:48

Caro, permita-me discordar: um adepto de um grande tem sempre de exigir o título. Tomá-lo como provável é outra coisa.

Na temporada 1999/2000 o plantel de Inácio era infinitamente superior ao do Porto de Fernando Santos, e no entanto ganhou. E histórias destas, de plantéis soferíveis que acabam por ser campeões está o futebol cheio.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 27.09.2018 às 12:13

Acho que se confunde vários aspectos…. o Peseiro é o treinador possível, e até posso concordar que pode estar a fazer um trabalho aceitável…. mas não me parece que o Peseiro esteja a ser muito criticado, acho precisamente o oposto…. a maioria dos associados tem lhe estado a perdoar as muitas debilidades que a equipa apresenta. Eu lembro-me do que foi escrito na eliminação no playoff da Champions sobre o JJ e ele ainda não tinha 1 mês de treino….

O Sporting é um clube exigente e essa exigência não pode acabar só porque passámos por um momento difícil e conturbado. Aliás, os que defendem o Peseiro foram muitos dos que mandaram abaixo o antigo treinador…. da minha parte…. apoio o Peseiro porque apoio todos os treinadores do Sporting, e na minha opinião, seria difícil arranjar um treinador muito melhor.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.09.2018 às 13:43

O Sporting tem obrigação de lutar pelos primeiros lugares. Não se pode é exigir a nenhum treinador que ganhe todos os jogos. E enquanto treinar o Sporting Peseiro, assim como a equipa têm de ser apoiados. A não ser assim nunca se ganha nada.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.09.2018 às 12:19

Peseiro não é o treinador dos 71% mas apenas o treinador possível depois do descalabro em que o aldrabão Bruno deixou o Sporting. Mas antes o Peseiro do que o muito mais caro Mijatovic que, como treinador, nunca ganhou nada! Um dos últimos actos de péssima gestão do lunático Bruno
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.09.2018 às 13:39

Totalmente de acordo
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho a 27.09.2018 às 13:42

A questão fundamental é esta: Peseiro é um fraco treinador. É um looser incipiente e sem carisma.

Não é treinador para o Sporting, e até acho que o vosso plantel tem mais "ovos" do que alguns de vocês supõem.

Quanto à "coragem" que ele teve para aceitar o desafio de treinar o Sporting isso só pode ser para rir! Realmente, nem consigo imaginar a coragem que um treinador no desemprego teve de ter para treinar um grande de Portugal em troca de 1.2 milhões de euros por ano. Ele há com cada herói!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.09.2018 às 14:30

Caro Coutinho,

Em matéria de opinião cada cabeça cada sentença. Peseiro é o nosso treinador e enquanto o for, fraco ou forte, terá todo meu apoio.

Peseiro já treinou em Portugal, Sporting, Braga, Guimarães, Porto (meia época). Só não treinou o Benfica, porque se o tivesse feito teria sido campeão, tal como JJ e Vitória.
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho. a 27.09.2018 às 14:49

Caro

O apoio não se discute. Artur Jorge, Toni, Paulo Autuori, Manuel José e Quique Flores, entre outros, mostraram claramente não serem treinadores para o Benfica, pese os plantéis horríveis que todos, excepto Quique, tiveram.

Mas enquanto lá estiveram foram o "meu" treinador.

Logo, não duvido que apoie Peseiro. Mas o seu perfil e o seu passado dizem claramente que não é o treinador de que o Sporting precisa.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2018 às 16:08

Borges Coutinho,

Porra!.. De futebóis estamos conversados. Não sabe porra nenhuma!
É um comentário sem pés nem cabeça.
Sinto muito, ter de lhe dar a minha sincera opinião.
Não se zangue!..
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho a 27.09.2018 às 16:40

Tudo bem, não me quero arvorar a catedátrico da bola. :)

Claro que não me zango. Isso só acontece quando os encarnados perdem :)

Mas conceda-me, o 11 tipo do Sporting será este:

Salin; Ristovsky, Mathieu, Coates, Acuna; Batagllia, Gudelj, Bruno Fernandes; Raphinha, Nani, Bas Dost.

Montero, Diaby, André Pinto, e Jovane no banco. Acha mesmo que não há ovos para uma boa época?

Não há é treinador!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2018 às 17:02

Borges Coutinho,
Há treinador, sim!
Só perdeu um jogo.. Braga
E empatou outro...Benfica. Ambos fora de casa. Tão mau assim, não deve ser!.
Cá os esperamos na segunda volta😁

Se leu meus anteriores comentários sabe o que opino ao respeito.
A este Sporting só faltam mesmo, segundas linhas. 3 ou 4 reforços de inverno.

Abrazzzo
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 27.09.2018 às 17:24

Carlos N.T.,

Admiro a sua luta em defesa de Peseiro, e contra a desvalorização da sua competência e do seu trabalho, que por aqui impera, algumas vezes, penso, com má fé.
Bem haja
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2018 às 18:05


Obrigado!.
A luta é principalmente por o Sporting.
Embora, eu veja nele um treinador com muitos bons conhecimentos do jogo. E reconhecendo também pontos fracos no seu carácter futebolistico,(não tácticas e aspectos técnicos) tento por este meio chamar à atenção o quanto devemos nós sportinguistas proteger-lo para assim chegar-mos com sucesso a meta ideal.
Se o deixar_mos ao deus dará, tão pressionado se sentirá que cometerá muitos mais erros do que é habitual em qualquer humano, treinador de futebol.

Repito a frase..
Não é o Peseiro, é o Sporting.

Sim, concordo, muitos é por má fé!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2018 às 15:34

Esta não é uma luta por o Zé Peseiro, é sim, uma luta por o Sporting.

Quem entenda isto, entende Sporting!.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2018 às 15:35

Nação Valente,... 💯 %
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2018 às 16:05

E só sobre o Zé Peseiro!
Quanto comentário estranho e até de adeptos Benfas. 😁

O Peseiro não é mau treinador, sim sabe de futebol e muito, muito..
O unico defeito, chamemos-lhe assim, é o seu carácter futebolistico e daí a tal falta de carisma, o qual é muito importante para criar empatia e felicidade nos adeptos e até nos jogadores.
Mas que ele sabe, sabe!. É visível em todas as suas equipas.


P. S.. Todos os adeptos e jornalistas se acham bons treinadores.. Und sabe-tudo. Se fizessem uma licença de treinador UEFA-Pró nenhum aprovava...Certinho!!. 😊
E só tendo esse nivel se pode treinar uma equipa
Não acreditam!??.. Tentem.
Não esqueçam que para isso tem de fazer antes a Licença UEFA- C(nivel 1), UEFA-B(nivel 2), UEFA-A(nivel 3)
O nivel 1 e 2 não são tão difíceis, aproveitem e atirem-se de cabeça.
Dito isto, vou dar um exemplo com música .. 😁
Todos gostamos de música e até sabemos dizer se é "boa" (realmente dizemos se nos gosta ou não) mas, quase ninguém sabe dizer se essa mesma música está bem trabalhada, arranjada etc..
Por exemplo : há muita música pimba que está excelente mas, a maioria não gosta. Seja por o que seja!..
Falta de empatia não significa que seja essa musica má
Eu não "gosto" de fado, não é o meu tipo de musica.. Devo eu dizer que é horrível??. Não me parece. Seria eu injusto.
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho a 27.09.2018 às 16:46

Por essa ordem de ideias qualquer pessoa com esse curso estará habilitada para ser treinador de um grande clube.

Infelizmente não é assim, caro. O Princípio de Peter acontece sempre. A todas as pessoas.

E o Princípio de Peter de Peseiro é claro: tudo o que seja acima de um Braga ou Guimarães estará destinado ao fracasso. É um looser, destinadamente looser, inexoravelmente looser.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2018 às 17:14

Exatamente isso.. Veja là, acertou
Qualquer pessoa está habilitada.. Agora, conseguir aprovar nos exames (prática, teoria, oral e escrita) isso sim, não é para todos.

Uff!!. De tanto querer um "looser".. 😁

https://youtu.be/xwtdhWltSIg

Especialmente dedicada ao Borges Coutinho.. LOOOOOOLL!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 27.09.2018 às 17:25

Quem é o Peter??. LOOOOOOOOOLL!!
Joga aonde?.
Bruxedos!? Vou já ali falar com o.. aquele muito bom da Guiné-Bissau.😁

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo