De Schmeichel a 11.12.2018 às 11:16
Não concordo em destituir ninguém de sócio do Sporting…. incluindo BdC e Godinho Lopes…..
Qual é a razão factual para destituírem BdC de sócio?!? na minha opinião, a única coisa que poderia destituir de sócio seria a comprovação de que era o autor e responsável pelos ataques na Academia…. como ainda não aconteceu…. eu considero estas acções de destituição ao nível do executado no passado por BdC na limpeza étnica do Sporting, isto é, existe esta ideia faraónica de unir o Sporting separando os seus adeptos…. um pouco bizarra esta ideia!
Nesta fase do Sporting, não tem sentido criar mais uma guerra numa AG…. a direcção do Sporting deveria ser imparcial e considerar apenas a destituição de BdC após a conclusão do caso Alcochete…. na minha forma de ver, o Varandas não tem contestação interna, logo não tem sentido reacender outra vez BdC.
Os dois lados da barricada tem um ódio tão grande uns pelos outros que ninguém consegue verificar que o Sporting não ganha nada nestas guerras pela destituição de sócio, no fundo vão ao sabor dos interesses das direcções…. na minha forma de ver quem quer ser sócio é apenas mais dinheiro de quotas que entra para o clube.
De Sim Abelha a 11.12.2018 às 11:23
Para além da questão de Alcochete, que é um tema até mais do foro criminal, muito grave também foi a tentativa de BdC e da Direcção de tentar um golpe, desvirtuando os estatutos, para se perpetuarem no poder. Institucionalmente esta razão é no limite muito mais causa de destituição de sócio que a questão de Alcochete.
De Schmeichel a 11.12.2018 às 11:39
Posso estar equivocado…. mas os estatutos que você está a criticar, estão a ser precisamente usados para destituir BdC, é um contrassenso o seu argumento…. e mesmo se fosse verdade o seu argumento, é um direito as direcções implementarem mudança de estatutos, e isso não pode ser usado como argumento para destituir alguém de sócio.
Schmeichel,
O Sim Abelha está-se a referir à criação das comissões transitórias inventadas para a MAG e o CFD. Esse foi o abuso dos estatutos que BdC fez.
De Jorge a 11.12.2018 às 12:21
hahaha
Leia lá de novo o que escreveu.
A ânsia de defender o indefensável é tanta que até perde a noção do que diz.
É de facto um direito das direcções porem à consideração dos sócios alterações de estatutos (mesmo que com chantagens pelo meio como na AG de Fevereiro), já não é um direito das mesmas adulterarem e interpretarem à conveniência o que lá está com o objectivo unico de se perpetuar no poder.
Certamente me vai dizer que o resultado de todas as providências cautelares interpostas pelo destituido não interessam para nada e que os juizes são todos lampiões, etc, etc.
PS: essa sua referencia ao GL para validar as barbaridades que escreveu a seguir foi enternecedora.
De Schmeichel a 11.12.2018 às 14:10
Jorge,
Eu só estou a questionar qual a razão para a expulsão de sócio….. o que você escreveu em nada comprova a necessidade actual de expulsão BdC de sócio do Sporting…. o que é que ganhamos com isso? existe o receio de ele voltar? ou simplesmente está em causa o mesmo tipo de mentalidade de purga das oposições tão em voga nas várias direcções que já passaram pelo Sporting?
BdC usou e abusou do poder…. mas foi destituído democraticamente por isso…. querer continuar nesta guerra contra o BdC, não é querer a pacificação do Sporting, e por conseguinte não querem a união do Sporting.
Você é um exemplo disso, pretende afirmar a sua ideia de um Sporting diferente espezinhando quem apoiou BdC, mas depois perante o facto de não terem a união do Sporting, de terem menos assistências em Alvalade, perante isto, não tiram as conclusões devidas….. fica o reparo!
Só para esclarecer vou-me repetir. BdC já está suspenso por um ano. Ponto. Quem começou esta nova guerra foi ele quando apresentou recurso para lhe levantarem a suspensão. E volto a dizer, não está em causa nenhuma expulsão, embora, na minha perspectiva a mereça.
De Clorophilo a 11.12.2018 às 19:47
Schmeichel:
Desculpe, mas, das duas uma, ou o Schmeichel gosta de teimar contra arestas de sílex, ou então é analfabeto.
De qualquer maneira, nesta AG não está em causa a expulsão de BdC. Apenas a manutenção das suspensões aplicadas.
Em relação à Judas e ao Trindade, sim, está em causa a expulsão porque a sanção que já lhes tinha sido aplicada foi a expulsão e eles contestaram-na.
Agora a AG vai decidir. E se em princípio eu sou contra expulsões, mas concordei com a de PPC devido aos seus atos criminosos, tenho que concordar com estas devido à natureza criminosa do que fizeram, embora diga-se, possa ser convencido do contrário se eles falarem na AG e tiverem um discurso de perdão e mea culpa no que fizeram e esse discurso me convencer.
O lunático vai ter de enfrentar problemas muito mais graves do que "apenas" expulsão de sócio do Sporting. Tudo a seu tempo!!!
Schmeichel,
Parece-me haver aqui um pequeno equívoco. O Presidente anterior com a Direcção que o acompanhou estão suspensos de sócios. Não compete portanto a esta AG ou qualquer outra decidir suspensões. Cabe a esta AG votar o levantamento da suspensão de um ano ou mantê-la, em função de recurso dos visados.
Em relação a Godinho Lopes estamos a falar de outra coisa. Godinho Lopes foi expulso, o que não aconteceu, até agora, com nenhum membro da anterior Direcção.
De Schmeichel a 11.12.2018 às 15:11
Nação Valente,
Admito a minha ignorância sobre esta matéria…. se me puder ajudar agradecia….
1) o que vai ser votado é a manutenção da suspensão ao BdC, ou a expulsão de sócio?
2) o que significa suspensão de sócio? paga quotas? perde o direito a quê exatamente?
3) os estatutos estão aqui em causa para expulsar alguém, são os aprovados por BdC?
4) Godinho Lopes foi expulso de sócio em 2015, qual a situação dele actual? é sócio? pergunto isto porque vai elencar um pouco na situação actual de BdC…. já que o argumento a utilizar para expulsar BdC poderá ser usado contra outros, em outros períodos históricos….
De HY a 11.12.2018 às 15:39
Scmeichel,
Vai-se votar a manutenção da suspensão do BdC de sócio (não a explusão) poque ele recorreu da decisão de o suspender.
Os estatutos em vigor são os que ele fez aprovar, claro que sim.
Pessoalmente, embora não goste de expulsoes de sócios, não lhe posso perdoar ter tentado criar órgãos fictícios com os seus capangas Judas e Trindade para se assenhoriar do poder no Sporting. O Sporting é nosso, não deel ou de ninguém. Foi uma atitude gravíssima, um golpe de estado contra a democracia no Sporting.
O GL foi expulso, logo não é socio do Sporting. Poderá, eventualmente, ser readmitido, mas não creio que a questão se ponha de momento.
De Schmeichel a 11.12.2018 às 15:54
HY,
Agradeço a explicação…. mas não deixo então de notar que se está a aplicar estatutos criados por BdC, a quem precisamente estão a acusar de ter feito um golpe de estado….. isto é, aproveitam-se de estatutos pouco democráticos para aplicar a vossa democracia, parece-me algo conflituosa esta posição!
Relativamente ao Godinho Lopes…. pergunto…. o que se ganhou em expulsá-lo?
A expulsão de Godinho Lopes, não teve razão de ser. Não infringiu os Estatutos. Se não estou errado, o motivo teve a ver com argumentos ligados a má gestão. Ora se vamos por aí não há nenhum dirigente que se salve, porque todos podem cometer esse tipo de erros.
De Schmeichel a 11.12.2018 às 16:49
Nação Valente,
Com este seu comentário, deu-me razão…. isto é.... hoje vêm dizer que o Godinho Lopes não merecia a expulsão de sócio, porque cometeu erros de gestão iguais a tantos outros…. é por esta razão que na minha forma de ver a expulsão de sócios não tem razão de ser, tem tudo a haver com a leitura histórica do momento, e as AG são meros teatros mediáticos na utilização desse poder, aconteceu com BdC, e vai agora acontecer com o Varandas.
De HY a 11.12.2018 às 18:38
Caro Schmeichel. As modificações dos estatutos que o BdC introduziu não os transformaram em pouco democráticos. Eu não concordo com alguns pontos, mas no geral pouco mudou.Nomeadamente, as regras sobre o modo com os órgãos são nomeados, cessam funçoes,etc, não mudou no essencial.
cada um faz o seu juízo. Suspenso, expulso ou não, eu é que nunca mais confio em alguém que quis apoderar-se do poder no clube em detrimento dos sócios.
E isso não me faz esquecer as coisas boas que acho que ele fez antes. Mas a partir da reeleição,...tornou-se inexplicável o seu modo de agir. A tentativa de golpe de estado foi a gota de água...
De Schmeichel a 11.12.2018 às 19:05
HY,
Eu não sou expert no assunto... mas creio que foram alterados os critérios para se poder expulsar alguém de sócio... creio que foi dado poder ao Conselho Directivo de decidir nestes casos, criando uma arbitariedade perigosa. Agora e no passado...
Schmeichel,
O leitor Hy já teve a gentileza de lhe respondeu, mas vou clarificar:
BdC foi suspenso de sócio por um ano. Creio que essa suspensão que lhe retira a condição de sócio, temporariamente, termina antes de Julho, pois já estava suspenso aquando da AG desse mês.
De acordo com os Estatutos, estes ou os anteriores, o único órgão que pode aplicar a expulsão é o Conselho Fiscal. O sócio em causa pode no entanto recorrer da decisão, sendo então a vez da AG se pronunciar, mas não é disso que se trata neste momento.
De Pedro51 a 11.12.2018 às 18:05
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1142112/bruno-de-carvalho-volta-a-acao-e-tera-15-minutos-para-falar-em-ag
De Pedro51 a 11.12.2018 às 18:09
Se o contraditório já foi feito ao recorrer, vai poder explicar -se novamente? Surreal.
Fiz uma consulta rápida aos Estatutos e não encontrei qualquer artigo que diga que um sócio suspenso possa usar da palavra em AG convocada para decidir sobre a suspensão. Se é dada a palavra ao requerente suspenso, penso que é uma decisão da Mesa da Assembleia, não prevista nos Estatutos. A não ser que me tenha escapado alguma coisa.
De Pedro51 a 11.12.2018 às 20:07
Certíssimo. "Os estatutos do Sporting não definem se as pessoas suspensas podem ou não participar na AG. Mas a AG decidiu que sim. Claro que é uma decisão com caráter excecional, porque se estão suspensas não deveriam participar", afirmou esta terça-feira Rogério Alves, presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube leonino.
Isto é o que se chama, peço desculpa,“baixar o cu demais“
Já o mesmo aconteceu na AG destitutiva onde apareceu arrogantemente e onde não podia votar e votou. Esta forma de mudar as regras com o intuito de mostrar benevolência e grande democraticidade, ao arrepio das leis, não a entendo. Não torna os visados, nem mais benevolentes, nem mais democráticos.