De Carlos N.T. a 19.08.2024 às 08:05
Gostar de certo tipo de jogador e ver neste um craque, é coisa de cada um..
Eu também leio criticas injustficadas ao Diomande e não vejo ninguém em defesa dele. Ainda ontem li aqui alguma avaliação na minha opinião menos conseguida, uma vez mais culpando-o do golo sofrido e na verdade ele pouca ou nenhuma culpa tem. Ese golo foi outra vez como no jogo anterior, quase uma cópia, um erro colectivo. O portador da bola com todo o tempo de para fazer o passe, Inácio saíndo da posição sem motivo, Geny deixando o jogador fugir e a clareira estava a aberta. O Kova também poucas culpas teve. O remate forte e colocado de primeira, deixou poucas hipoteses de defesa.
Voltando ao Trincão..
O Trincão não é mau jogador, mas de aí a genial, há muito trecho. Não me lembro de um jogão dele contra os grandes portugueses ou em jogos contra adversários de topo. Ao Trincão falta essa guelra de indomável, resiliência, ....
Uma coisa é jogar contra os Nacionais desta vida e outra é jogar contra os adversários de topo.
O Trincão é necessário ao Sporting?. Sim, é.
É genial.? Não, não é.
De Luis Carvalho a 19.08.2024 às 09:58
Outra vez a concordar com o meu Caro! Sobretudo ao Trincão falta consistência!
Luís Carvalho,
Como escrevi na resposta ao Carlos, são opiniões. Opiniões e expectativas diferentes, que geram valorizações diferentes.
Para mim a "inconsistência" do Trincão é suplantada por outros atributos que a equipa também necessita e que o tornam importante. Porque se a esses atributos juntasse a consistência, certamente não estaria no Sporting.
De enterra a 19.08.2024 às 13:15
Se perdesse a mania de se agarrar à bola, então sim, poderia nalguns jogos que lhe correm de feição, ser considerado genial.
enterra,
É inegável que o timing certo para libertar a bola é um dos aspectos onde o Trincão tem de melhorar, mas o talento dele pode fornecer tantas coisas que ele justifica uma atenção concreta construtiva.
Não é com comentários constantes de "é uma nulidade", "desaparece do jogo", "brinca na areia", "contratação falhada", que o vamos ajudar e potenciar.
Podemos e devemos criticar, mas com um verdadeiro sentido, porque não é só ele que sai prejudicado. O Sporting também uma vez que não rentabiliza um grande talento.
De Luís Carvalho a 19.08.2024 às 15:30
Em primeiríssimo lugar, desejar que esteja tudo bem com o meu Caro e a sua recuperação e já agora a minha, sejam “geniais”.
Quanto ao Trincão, fico sempre com a sensação que pode render mais, sobretudo em jogos mais complexos, mas exigentes. Mas também tem razão, se o fosse mais consistente, certamente estaria ainda no Barcelona. Há já alguns anos atrás, tive que escrever a “ Política de Qualidade” da empresa que liderava e escrevi, “ ser melhor e a melhor…e ser reconhecida pelos stakeholder’s…” ”, referia-me à empresa obviamente, em relação ao Trincão, não espero que seja o melhor, mas que seja melhor e isso passa por ser mais consistente e encarar os jogos ditos grandes com outro élan, uma reforçada atitude.
Muito agradeço a atenção e preocupação que o caro amigo tem demonstrado com a minha recuperação. Felizmente está tudo a correr bem e também espero que a sua esteja a correr pelo melhor.
Estamos de acordo em relação ao Trincão. Também espero que seja melhor, porque lhe reconheço potencial para tal, mas agrada-me o que ele, neste momento, pode dar à equipa.
Eu, tal como o caro Luís Carvalho já teve, também tenho funções que implicam responsabilidade e orientação sobre equipas. E nas equipas todos temos aqueles indivíduos que não sendo os melhores e podendo ser melhores, são os únicos que, na equipa, executam determinadas funções. Sem deixar de exigir que se tornem melhores, sabemos que nos podem dar, em situações específicas, o que os outros não dão. É neste contexto que interpreto a produção do Trincão no Sporting.
P.S. Utilizei a comparação em função da experiência que o Luís Carvalho tem em termos de liderança e gestão de equipas e dos seus recursos. Tenho esta opinião pelo que demonstra nos seus comentários.
De Luis Carvalho a 19.08.2024 às 19:33
Sem dúvida que nas organizações nem todos podem ser “ craques” e os menos brilhantes também encaixam se devidamente orientados e motivados. Numa equipa de futebol, não será muito diferente, nem todos podem ser “ craques”, também têm que existir os “ trabalhadores”. Trincão tem competências inatas fortes, mas precisa de dar um salto, aparecer com mais frequência e sobretudo não se esconder nos grandes jogos. Cumprimentos e saúde, eu cá vou melhorando, quarta e sexta de volta à CUF para exames.

Que os exames revelem bons resultados.
De Luis Carvalho a 19.08.2024 às 22:07
Muito obrigado.
De Carlos N.T. a 19.08.2024 às 14:51
Luis Carvalho,
O discordar é saudável e concordar às vezes também.😁
Um forte abraço sportinguista.!
(Lá para o Domingo, ou Segunda-feira vou fazer uma visitinha ao seu Restaurante favorito.😎)
De Luis Carvalho a 19.08.2024 às 21:34
Qual é? Tenho tantos.
De Carlos N.T. a 19.08.2024 às 22:43
O Vitor, no Montijo..!
Fala tantas vezes bem do Restaurante que até eu fiquei impressionado.😁
Como vou passar por aí nesses dias, aproveito a ocasião.
De José Sousa a 19.08.2024 às 12:24
Quase sempre certeiro amigo Carlos! Angolano não falha 😎😊
De Carlos N.T. a 19.08.2024 às 14:44
José Sousa, ..

Meu amigo lobitanga, um abraço!.
Carlos são opiniões.
Numa equipa de futebol, para mim, os 10 jogadores de campo não devem ter todos as mesmas exigências, nem os mesmos critérios de avaliação.
Num central eu valorizo a eficiência e a segurança, não a criatividade ou a ousadia. Pode ter estas duas últimas, mas sempre em função da excelência das duas primeiras. O Diomande, muito pela sua juventude e inexperiência, ainda tem lapsos ao nível da eficiência e compromete a segurança com iniciativas, ao estilo Beckenbauer, despropositadas. Ao contrário de um avançado, basta apenas um ou dois erros num defesa central para comprometer a equipa.
Não defino o Trincão como um jogador genial, mas no seu talento tem a genialidade para produzir algo de genial. Não com a frequência que eu desejaria, mas mesmo assim valorizo muito esses momentos.
Nao espero do Trincão que, tal como o Gyökeres, esteja sempre em jogo, com alta intensidade, nem que, tal como o Pote, esteja permanente com o comando ofensivo da equipa. Fico satisfeito se aparecer "meia dúzia" de vezes por jogo e em alguma delas efectuar a genialidade que pode decidir o jogo, seja contra que adversário for, porque os campeonatos não se ganham só nos 4 jogos com os grandes.
É nesta complementaridade que vejo sucesso no trio atacante do Sporting. Se fossem todos muito intensos, omnipresentes e com posse de bola, certamente entrariam em "conflito" de rendimento. Até porque só há 1 bola!
P.S. E tem resiliência. Aguentar as críticas que teve, e ainda tem, e as permanentes dúvidas por parte dos adeptos e dar a "volta por cima", não é nada fácil.
De Carlos N.T. a 19.08.2024 às 15:30
Leão do Norte,
1 -"Diomande..compromete a segurança com iniciativas, ao estilo Beckenbauer, despropositadas."-
Não me parecem despropositadas, no entanto,... isso são ordens do Treinador, claramente e eu concordo.
Faz isso, o Quaresma, o Inácio, o St.Juste e atè já o fez Debast. Que às vezes algum deles tenha uma má interpretação do momento justo, é normal, até por o que bem diz no seu comentário.. a juventude deles e também ao tempo de treino, confiança e rotina.
2 -"Se fossem todos muito intensos, omnipresentes e com posse de bola, certamente entrariam em "conflito" de rendimento"-
Não concordo!. O jogo tem 90 minutos, minutos para todos.
Os bons jogadores arranjam-se, acomodam-se e acoplam-se.
A resiliência a que me refiro é na luta corpo a corpo, nos duelos, na recuperação de bola que quase não participa ou participa com alibi.
Também não acho que ele tenha o "Timing" de passe. Baixa muito a cabeça e isso è fatal no espaço reduzido.
Carlos,
O despropositado refere-se à má interpretação do momento. Todos conhecemos as ordens do treinador, mas tentar sair a jogar, fintando dois ou três jogadores, quando se é o último homem da linha defensiva, certamente não está nessas ordens. E o Rúben Amorim já o demonstrou em campo, com forte reprimenda.
Nem todos os bons jogadores se acomodam ou acoplam numa equipa.
Recordo que o Guardiola quando chegou a treinador principal do Barça disse que a equipa tinha muitos bons jogadores, mas para eram demasiados para o sucesso colectivo e tinha de fazer escolhas. Resultado, definiu o Messi como foco central e "despachou" as restantes estrelas, nomeadamente o Ronaldinho Gaúcho e o Deco, preferindo jogadores como o Gudjhunsen. E na sua primeira época como treinador, uma equipa que nada tinha ganho (apesar de ter várias estrelas), ganhou o Campeonato, a LC e a Taça do Rei.
Nem sempre ter todos os craques é sinónimo de sucesso. Que o diga o PSG de Messi, MBappé e Neymar.
Em relação ao timing do passe estamos de acordo.
De Carlos N.T. a 19.08.2024 às 17:49
O Guardiola, essa história ..!😄
Olhe que não, olhe que não é bem assim. A história dessa equipa é por demais conhecida. Egos, impossibilidade do treinador lidar com alguns jogadores, farras, fanfarras e puras donzelas.
Também por isso mesmo, o próprio Guardiola foi-se embora. Efeito Messi por a negativa. Também é do conhecimento público esse problema.
Leão do Norte,
Concorda comigo que o Trincão joga melhor do lado esquerdo?.
Concorda comigo que o Geny é mais driblinho, esquesito, imprevisível que o Trincão e fura melhor as defesas do lado direito?.
Concorda comigo que o Trincão participa pouco no processo defensivo de primeira linha(avançados)?.
De Carlos N.T. a 19.08.2024 às 18:01
Já agora!.

-"Que o diga o PSG de Messi, MBappé e Neymar."-
Se o Messi marcasse golo naquele fatídico penalty contra o Real Madrid e ganhavam a eliminatória, talvez a história fosse outra.
Muito para lá da problemática dos Egos, do pequeno ditador e as equipas onde joga o Messi. Ou trafulham ou não ganham nada.😅
Se eu não soubesse a "opinião" que o Carlos tem do Messi até alimentava a "conversa" sobre o Guardiola.
Na minha opinião, neste Sporting, o Trincão joga melhor do lado direito porque o Rúben Amorim quer avançados/extremos que venham de fora para dentro, para combinações interiores e abrir espaço à subida dos laterais.
O Geny funciona melhor do lado direito como lateral, porque pode ir quase à linha de fundo. Como extremo não sei se renderia tanto.
Acho que o Trincão participa mais no processo defensivo do que aquilo que lhe é creditado.
De Carlos N.T. a 19.08.2024 às 22:40
Os ses não contam, mas que o golo de penalty falhado dava direito a ir a uma meia-final, lá isso dava. Arranjava muita coisa e varria a sujeira para debaixo do tapete.😁
Não importa o que eu ache do Messi... o que está escrito, dito e divulgado não altera nada a verdade conhecida públicamente. Por alguma razão o Guardiola não quiz no MCity!. Apesar que este se ofereceu.😊
De Manuel a 19.08.2024 às 10:54
Desde que ele acordou a meio da época passada, tornou-se muito melhor jogador. O timing de libertar a bola e o acerto na baliza melhoraram muito. É continuar q está a resultar. Já o Edwards, não sei não.
Saudações Leoninas
Manuel,
É verdade que a meio da época passada o Trincão teve uma viragem, para bem melhor, do seu rendimento. E essa viragem esteve apenas relacionada com o jogador?
É interessante reflectirmos sobre as diversas variáveis, além do próprio, que contribuem para o rendimento de um jogador.
Edwards, tal como o Trincão, tem o talento para produzir genialidades. O que já vimos eles produzirem não foi por acaso. O problema é que são jogadores que exigem compreensão e enquadramento no seu rendimento, pois rapidamente podem cair no "buraco" do insucesso.
De Manuel a 19.08.2024 às 15:04
Essa é bem verdade. Mas a resiliência face á adversidade é uma característica importante e tem muito de pessoal. Na comparação com o Edwards, parece-me q o Trincão tem mais. A compreensão do treinador parece-me tb muito importante. Já a compreensão dos adeptos é imprevisível e muitas vezes injusta. Infelizmente. Lembro-me bem do que fizeram ao Freire....
A referência a outras variáveis não isentam a responsabilidade do jogador, mas também devem considerar-se.
No caso do Trincão penso que a acção do treinador foi muito importante.
Pedir compreensão "justa" aos adeptos é utópico, mas o seu julgamento não é infalível e muitas vezes contribui para o futuro do jogador.
Recordou o Freire. Entre muitos outros eu recordo-me do Nuno Valente e de um jogador equatoriano que esteve emprestado ao Sporting, o Felipe Caicedo.
O primeiro foi catalogado pelos adeptos como fraquíssimo, sem qualidade para jogar num clube como o Sporting. Posteriormente "só" foi um indiscutível do Porto de Mourinho e titular da Selecção Nacional.
O segundo foi ridicularizado pelos adeptos, que até o gozavam quando entrava em campo. Posteriormente não só foi um internacional de longa data pelo Equador, como teve uma excelente carreira no campeonato espanhol e italiano.
É preciso ter noção das limitações das nossas "avaliações".
De Manuel a 19.08.2024 às 19:38
Nos tempos de Marinho Perdes, fui ver um jogo já não me lembro com quem (Famalicão?). Era nos primeiros jogos do campeonato e recordo que o Marinho Peres tinha declarado publicamente que o Figo era aposta. O que podia ter dado asneira na cabeça do Figo, felizmente não deu.
Figo com aquele penteado à surfista e com meias em baixo era extremo direito. Ao meu lado estava um adepto mais velho do que eu que não se calava de refilar do Figo. Que era jovem, que só queria fuçar, que... que ...
Figo pega na bola, vai à linha e dá golo.
Calou-se. Durante uns minutos. Depois voltou ao mesmo.
Que raio de gente. Mas é impossível de controlar esta variável. Tem de ser contrariada pelo jogador e pelo treinador.
Obrigado por me responder.
Manuel, não tem de agradecer a resposta. Eu, e os restantes redactores do blogue, fazemo-lo com todo o gosto.
Eu é que agradeço o seu comentário.
Infelizmente essa realidade é muito frequente. O problema é que alguns jogadores e treinadores não têm força suficiente para a contrariar.
Amigo Leão do Norte
Abomino críticas, quando são injustas. Trincão tornou-se patinho feio de alguns adeptos de língua afiada, procurando encontrar onde a possam usar.
Trincão não será um craque, mas é um jogador com muitas virtualidades e não merece as críticas, que por aqui se leem. Se fosse, um fora de série, não estava no SportingCP, como bem disse, mas é muito importante, na estratégia da equipa.
Vamo-nos confrontar com este tipo de abordagens, mesmo quando a equipa ganha. Meras opiniões, que temos que desvalorizar.
De Carlos N.T. a 19.08.2024 às 15:45
Nação Valente,
Responde a si, sómente e porque li essa opinião noutros comentários.
-"Se fosse, um fora de série, não estava no SportingCP.-"
Desculpem-me todos os que assim pensam mas, acho essa forma de pensar muito desagradável, humilhante para o nosso grande Sporting, independeente da necessidade ou suposta necessidade dos clubes portugueses terem que vender.
Temos, devemos mudar este paradigma.
Somos Sporting!.💪
Carlos,
A referência ao facto do Trincão não estar no Sporting se tivesse outro tipo de rendimento é específica para este jogador e esta relacionada com o facto de ter uma passagem anterior pelo Barcelona.
Não é desagradável, nem humilhante, para o Sporting. Se ele tivesse todos os atributos o Barcelona não teria permitido a sua saída.
Situação diferente são os jogadores "virgens" em relação a experiências anteriores em clubes de topo. Esses podem ir lá parar, mas o Sporting deve tentar protelar ao máximo essa realidade.
De Carlos N.T. a 19.08.2024 às 16:23
Sejamos sinceros!.

Quando ele foi para o Barcelona todo o mundo ficou meio boquiaberto. A sorpresa foi tal que ninguém em realidade acreditava.
Lembra-me o André Almeida, o Simão Sabrosa...Negócios da china!.
Mesmo de forma surpreendente, ele teve essa oportunidade.
Caro amigo
Acompanho o seu raciocínio, mas com todo o respeito que merece, não posso concordar.
O SCP é um grande clube, a nível europeu, com tantos títulos, como os maiores, em todas as modalidades. No entanto, no que diz respeito ao futebol profissional, não está ao mesmo nível financeiro e competitivo, dos chamados "tubarões". Reconhecer isso não significa qualquer humilhação, é a realidade.
O Sporting não tem condições financeiras, para adquirir e manter "craques". A não ser que provenham da formação ou de aquisições quando não são ainda conhecidos. O Trincão é um bom jogador, com alguma margem de progressão. Na minha perspectiva não é craque, nem sei se será. O que é facto é que esteve num grande europeu, embora algo decadente, e não se impôs. Portanto, a realidade de um clube de país pobre, não permite que possa competir na selva capitalista que é o futebol. E isso não belisca a sua grandeza.
Amigo Nação Valente,
Os "bodes expiatórios" são profiláticos para os adeptos. Através deles libertam a energia das suas frustrações. É um facto incontornável e sem solução.
O problema é que esse comportamento é, várias vezes, inapropriado e injusto, e não só prejudica o jogador como o clube.
Temos de desvalorizar, mas o dano é evidente.