Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

É por de mais óbvio que ainda existe alguma confusão entre adeptos relativamente ao todo do sistema de vídeo-árbitro. Surgiram aqui algumas considerações conflituosas que me levaram a indagar a informação necessária. Aproveito para esclarecer, desde já, que contrário à ideia de alguns leitores, o sistema recorre às mesmas câmaras que são usadas na transmissão televisiva dos jogos, embora seja possível - depreende-se em casos excepcionais - usar câmaras adicionais. Isto significa que os telespectadores têm acesso às mesmas imagens que estão disponíveis a quem está perante os respectivos monitores.

 

- Quem vai desempenhar as funções de vídeo-árbitro? 


Podem exercer as funções de vídeo-árbitros os juízes de primeira categoria que estejam no activo e aqueles que tenham terminado a carreira há pouco tempo. Neste segundo caso, só podem ser escolhidos árbitros que tenham apitado na categoria dos jogos que vão analisar. A FPF segue, neste caso, as normas do IFAB (International Board), o órgão independente que estipula as leis do futebol.


- Onde está o vídeo-árbitro em cada jogo?


O projecto da Federação Portuguesa de Futebol prevê a instalação de um centro de vídeo-arbitragem na cidade do Futebol, junto ao Estádio Nacional, em Oeiras. A ideia é que as imagens sejam transmitidas dos estádios para este centro, onde ficarão colocados os vídeo-árbitros. Estes vão estar em contacto áudio permanente com os colegas que apitam no relvado. Os testes realizados até agora permitem esperar que haja um intervalo máximo de 1,7 segundos entre o lance e a chegada das imagens respectivas ao centro. Numa primeira fase, é possível que sejam usadas carrinhas móveis, com a presença física do vídeo-árbitro no estádio onde o jogo decorre. Sobretudo no caso de estádios onde o sistema de transmissão por fibra não esteja ainda em pleno funcionamento.

- Que lances vão ser analisados?


O vídeo-árbitro vai dar indicações ao juiz da partida na validação de golos, amostragem de cartões de vermelhos, expulsões de jogadores e na identificação de infracções disciplinares que possam não ter sido detectadas durante o jogo. A qualquer momento, o árbitro pode solicitar o apoio do vídeo-árbitro ou, ele próprio, consultar as imagens dos lances através de monitores colocados no lado oposto ao do banco dos suplentes.

No caso dos golos, o vídeo-árbitro vai analisar a jogada desde o seu início, esclarecendo se houve ou não alguma falta, fora de jogo ou outra irregularidade desde o início do lance. Nos casos disciplinares, a intervenção do vídeo-árbitro visa, sobretudo, esclarecer dúvidas sobre a correcta identificação dos infractores e dos factos que dão origem ao castigo.

 

img_757x498$2017_05_05_01_17_06_624429.jpg

 

- A indicação do vídeo-árbitro sobrepõe-se à do árbitro?


Não. A decisão final sobre o lance em causa cabe sempre ao árbitro da partida. Aliás, o árbitro de jogo tem sempre de tomar uma decisão durante o jogo e só depois pode pedir a opinião do vídeo-árbitro. Não pode parar o jogo para decidir, tem de decidir primeiro e verificar depois. 

 

- Que câmaras vão ser usadas?


O sistema recorre às mesmas câmaras que são usadas na transmissão televisiva dos jogos. Caso seja necessário, poderão ser usadas câmaras adicionais.

 

- Qual o primeiro jogo a recorrer ao vídeo árbitro?


Já houve várias experiências de utilização de vídeo-árbitro em jogos do campeonato e da Taça de Portugal, mas sempre em modo off-line, ou seja, sem que houvesse intervenção deste na partida. A final da Taça de Portugal entre o Benfica e o Guimarães, realizada a 28 de Maio, foi a primeira vez que se usou o sistema com a possibilidade de ter influência no jogo. Esta operação foi feita com uma carrinha de exteriores colocada junto ao Estádio do Jamor.

 

- As imagens podem ser vistas à posteriori para efeito de castigos disciplinares?


A questão ainda está a ser analisada. Em princípio, tal não deveria acontecer, mas uma vez que as imagens do vídeo-árbitro  são as mesmas da transmissão televisiva, é natural que possam ser usadas depois dos jogos, para avaliar situações que impliquem sanções disciplinares.

 

- Como se vai proceder quando houver vários jogos em simultâneo?


A FPF pretende centralizar o sistema na cidade do futebol, mas está previsto o uso de carrinha de exteriores em estádios que não garantem uma ligação rápida a Oeiras. As mesmas carrinhas deverão ser usadas quando houver vários jogos em simultâneo – sobretudo no caso da última jornada do campeonato, em que adversários directos jogam à mesma hora.

 

- Quanto custa o sistema?


A Federação avançou com o número de 1 milhão de euros para pagar todo o sistema, mas é provável que este valor seja largamente ultrapassado. Até porque, numa primeira fase, o recurso a carrinhas – com as despesas de deslocação de árbitros e técnicos -  deverá ser necessário.

 

- Quanto recebe cada vídeo-árbitro?


O valor ainda não foi divulgado pela Federação, mas deverá rondar os 400 euros por jogo.

 

- As equipas podem solicitar a intervenção do vídeo-árbitro?


Para já, essa possibilidade não está prevista, mas fonte da Federação revela que esse cenário foi ponderado e poderá acontecer no futuro. Por agora, apenas o árbitro da partida pode pedir para ver as imagens. Os ecrãs em que o juiz do jogo pode ver as imagens serão propositadamente colocados no lado oposto ao dos bancos das equipas, para evitar que se instale a confusão enquanto o juiz toma uma decisão.

 

publicado às 03:47

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.08.2017 às 08:34

Existe um aspecto incompreensível, em nome da transparência e igualdade.... que é o facto de as imagens no estádio da Luz serem da benficatv.
Não existe mais nenhum exemplo na Europa em que seja o próprio clube a transmitir os seus próprios jogos, quanto mais a serem eles próprios a dar as imagens para o video árbitro.
Admito que até podem não adulterar as imagens, mas em nome da transparência (palavra que LFV não conhece, tal como a palavra claques) nunca deveria ter sido autorizado.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 11.08.2017 às 09:12

A SportingTV não transmite vários jogos de vários desportos incluindo os da equipa de futebol Sporting B?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.08.2017 às 09:58

Os benfiquistas gostam de comparar coisas sem sentido.... eu disse uma coisa muito clara.... não existe mais nenhum exemplo na Europa em que seja o próprio clube a transmitir os seus próprios jogos, e como é óbvio estou a falar de jogos da I Divisão.

O que se diria na Liga espanhola se o Real Madrid transmitisse os seus jogos em casa?!

A retórica do nacional benfiquismo virá argumentar que a equipa B do Sporting é transmitido na Sporting Tv, como se houvesse video árbitro na II Liga.... e como se as restantes equipas como o benfica B e o porto B também não o transmitissem nos seus próprios canais.

Estamos a falar de um sistema video árbitro que deveria ser totalmente imparcial..... não misturem assuntos....
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 11.08.2017 às 09:23

Por muito que lhe custe o Benfica tem todos os direitos comerciais, que valem milhões de euros, relativos aos seus jogos em casa e assim vai continuar, porque não vai abdicar deles.
E não é o único clube na Europa nesta situação, é o único no mundo, por muita azia que isso provoque.
Sem imagem de perfil

De ML a 11.08.2017 às 09:33

O que eu acho incrivel é tentar passar a mensagem de que a Btv poderá editar as filamgens para o video arbitro!! A Btv é apenas a "plataforma" que transmite os jogos, curiosamente (isto já foi dito inumeras vezes) a empresa que é responsável pela realização dos jogos da Btv é a mesma da Sportv!! Quando apenas se segue a cartilha distribuída e nem se procura informar um pouco antes de escrever...
Sem imagem de perfil

De Daniel a 11.08.2017 às 10:41

Não sei se o Schmeichel tem noção que neste momento os jogos do Benfica são transmitidos pela BTV, mas a operadora é a NOS....
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.08.2017 às 11:02

O que é isso de "plataforma"?!?

Porque se não existe diferenças entre BTV e SportTV, então a BTV é uma fachada da SportTV.... é isso que estão a alegar? que LFV durante este tempo todo enganou os sócios do benfica?!

O outro argumento de que a BTV é parte integrante da NOS em nada invalida que sejam benfiquistas a fazerem para benfiquistas a gestão das imagens.... quer apenas dizer que a gestão financeira é feita pela NOS.

Isto é factual e sem necessidade de contra argumentação.... não existe em mais nenhum campeonato europeu um clube que transmita os seus próprios jogos, porque isso é encarado como uma forma não transparente de os transmitir....
Se o benfica por ter mais de metade dos adeptos no pais, se acha no direito de dominar a sua própria transmissão, isto é apenas revelador do que eles acham da imparcialidade da transmissão....
Na cabeça dos benfiquistas, todos os clubes têm de viver para o benfica, porque eles são donos e senhores do Pais... e aí de quem fale mal do benfica....
Sem imagem de perfil

De PSG a 11.08.2017 às 12:05

Tenha paciência que logo logo a ciência vai descobrir a cura para o seu problema.

Em relação à sua questão e como ainda vivemos numa economia de mercado e de livre concorrência onde as empresas podem vender os seus produtos e quem querem e nas condições que o mercado lhes permite, o Schmeichel se não concorda com essa situação tem é de recalmar com a FPF para que estes nos jogos que o Benfica realiza em casa instalem câmaras próprias para efeitos do VAR, talvez seja essa a solução para o VAR conseguir ver os penáltis que são cometidos e que pelos vistos as câmaras da BTV não vêem.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.08.2017 às 12:33

Uma das premissas da economia de mercado é todas as empresas que competem entre elas serem reguladas da mesma forma.... se o benfica transmite as imagens dos seus próprios jogos, não é garantida a imparcialidade da transmissão.... logo não está garantida a livre concorrência!

Eu não estou a criticar as decisões do VAR, estou a criticar a imparcialidade da transmissão.... por exemplo porque razão não se pôs a linha de fora de jogo? porque razão se repetiu mais vezes o suposto penalty do Jardel do que os golos anulados? porque razão temos de ouvir adeptos assumidos do benfica a analisarem lances de arbitragem?

Eu costumo ouvir dizer por parte dos benfiquistas que todos os clubes em Portugal vivem à custa do benfica.... é esta mentalidade egoísta que prevalece no clube da Luz... por isso percebo a vossa incapacidade em perceber que não é aceitável a BTV transmitir os jogos do benfica... na vossa mentalidade, vale tudo para ganhar!
Sem imagem de perfil

De PSG a 11.08.2017 às 14:49

Mais uma vez meu caro a sua vizão é obscurecida por um anti-benfiquismo primário.

Está como é obvio errado, cada empresa está no seu direito de oferecer ao mercado o que acha que deve oferecer, o mercado ou compra ou não compra. Dizer que as imagens da BTV são manipuladas é uma interpretação sua mas mais uma vez vê quem quer, o que é que isso tem a ver com o VAR? nada.

Não sei se o VAR também recebe as imagens da emissão TV mas como é obvio o VAR recebe as imagens das câmaras que estão definidas para a sua utilização, se são poucas cabe à FPF avaliar e corrigir, agora não pode dizer que a análise do VAR está condicionada pelo facto da transmissão ser feita pela BTV, isso é falso.

No jogo em particular e que parece já estar a causar-vos tanta comixão, no lance do golo anulado ao Braga não tenho dúvida de que o árbitro decidiu como é prática comum, ou seja, considerou fora de jogo porque interpretou dessa forma a jogada ou então teve dúvidas e decidiu como é habitual decidir, em caso de dúvida é fora de jogo e neste caso está errado porque as regras dizem exatamente o contrário.
Já relativamente ao lance com o Jardel na área aos 45m, foi penalti, o árbitro não viu porque estava tapado e o VAR foi inutil.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.08.2017 às 15:20

O meu anti-benfiquismo primário permite-me dizer que o VAR esteve bem no jogo benfica-Braga.... anulou bem os golos do Braga.... veja lá!!!

Outra coisa é você vir com a conversa da treta a comparar economia de mercado, com o facto de a BTV transmitir os jogos do seu clube.... o que o mercado permite?!?! portanto se o mercado permitir corromper árbitros.... está tudo bem, desde que o mercado o permita... que raio de mentalidade!!

Será pedir muito que as transmissões dos jogos do benfica sejam feitas de um modo imparcial?!? só estou a pedir que seja feito, o que é feito em todo o mundo....
Sem imagem de perfil

De PSG a 11.08.2017 às 15:42

Mas o mercado não permite que um clube detenha um canal de TV? permite.
Mas existe algum impedimento a que um clube transmita no seu canal os seus jogos em casa? não existe
Mas um clube pode corromper àrbitros? não pode e se o fizer tem de ser devidamente castigado.

O que é que uma coisa tem a ver com outra? nada.

Quanto à questão da parcialidade, as imagens são o que são os comentadores é que podem não ser impaciais, não me parece que neste caso entre o que é a situação atual e as alternativas possiveis não há grandes diferenças.
Sem imagem de perfil

De PSG a 11.08.2017 às 15:47

Não tendo questionado a sua interpretação do VAR em relação ao jogo, fiz sim uma observação mais generalista.

Mas deixo-lhe a minha opinião.
Para que não existam dúvidas, as decisões do VAR e mesmo do árbitro deviam ser anunciadas aos espectadores, no particular das análises do VAR deviam ser transmitidas as imagens que serviram de suporte a essa decisão.
Sem imagem de perfil

De NMRC a 11.08.2017 às 19:21

Creio que esta entrevista do Sr. David Elleray à Renascença poderá ajudar a esclarecer o porquê de não existir qualuqer conflito de interesses em ser a Btv a transmitir o jogos do SLB.

http://rr.sapo.pt/noticia/90938/david_elleray_video_arbitro_tem_controlo_total_e_independente_das_imagens?utm_source=sapo
Sem imagem de perfil

De Pedro O. a 11.08.2017 às 12:13

sem entrar naquele folclore dos braços, dos empurrões, das intensidades, onde acho que o VAD não deve (por regra) intervir, parece-me no entanto que o golo anulado ao Ricardo Horta, é uma situação preocupante e que para bem da credibilidade deveria ser esclarecido pelo CA.

O VAD, no meu entender é uma ferramenta que escrutina e valida aquilo que é metricamente "validavel", concretamente a questão dos off-sides.

Das imagens disponibilizadas, é claro que Ricardo Horta não está à frente do penultimo defesa do slb (Seferovic), seria importante para bem da transparência que fosse detalhado o seguinte:

- Que imagens foram analisadas pelo VAD nesse mesmo lance?
- Que diferenças eventualmente existirão quanto ao acesso a TODAS as imagens de TODAS as camaras, das produções SPORTV e BTV? (pode o protocolo ser rigorosamente igual, mas convém confirmar essa informação)
- A geração de linha virtual de off-side é da responsabilidade do produtor da transmissão? Que razões levam a que a linha virtual seja visivel nalgumas transmissões e noutras não?

Sem dramatizar, sem entrar naquela coreografia onde não me revejo de meu clube de ser vitima de árbitros, quando se fez uma época transacta tão incompetente, mas seria muito importante perceber o que aconteceu na análise daquele lance. Aquele lance, não tem nada a ver com hipoteticos braços, hipoteticos empurrões e coisas que servem para alimentar programas de TV, e justificar insucessos, aquele lance não pode passar em claro, e se passou justifique-se para bem da transparencia porque foi decidido assim.
Sem imagem de perfil

De AntonioP a 11.08.2017 às 12:40

Não gosto de comentar em blogs de outros clubes, mas abro uma exceção para corrigir uma frase: "Isto significa que os telespectadores têm acesso às mesmas imagens que estão disponíveis a quem está perante os respectivos monitores".

Esta frase não é verdadeira, porque os telespetadores, normalmente, apenas têm acesso a uma câmara. Nas repetições terão acesso àquelas que o realizador achar por bem (aí poderia haver ação da BTV/SportTV, dando de barato que o realizador nãopertence a uma entidade independente, como já li).
O VAR, terá acesso à câmara que está a transmitir em direto, às que são usadas nas repetições e a TODAS as outras que forem ignoradas pelo realizador. Ou seja a BTV/SportTV não terá influência nenhuma nas imagens que o VAR recebe.

Quanto à indepêndencia da SportTV, ela tem mais que se diga. Lembro-me de dois penalty não assinalados contra o Sporting, um na Liga contra o Setubal e outro, há duas épocas contra o PF, e do lance da expulsão do Danilo, onde as SportTV escondeu imagens, tendo aparecido posteriormente na NET.

Um abraço
AntónioP
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.08.2017 às 14:05

Meu caro António P,

Tudo bem, mas como é que sabe que imagens são disponibilizadas ao VAR comparado com as que são apresentadas ao público ?

Lembra-se de dois supostos penálties contra o Sporting que não foram devidamente esclarecidos, mas será que não tem memória de casos idênticos passados com o Benfica ? Ou isto é uma rua num só sentido ?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 11.08.2017 às 15:38

Rui,

O António tem razão na questão das cameras. Ouvi uma entrevista na RR onde alguém (não me recordo do nome) explicou que o VAR tem acesso a todas as cameras que estiverem instaladas e a funcionar para a transmissão, bem como cameras adicionais que possam ser instaladas para o efeito (embora esta última não vá ocorrer muitas vezes, talvez nos estádios dos grandes).

Em conclusão, o VAR tem a acesso a todas as cameras, embora o realizador (para os espetadores) não mostre as imagens de todas as cameras.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.08.2017 às 16:20

Mike,

O que eu noto é que os apoiantes incondicionais do VAR arranjam argumentos para tudo e mais alguma coisa.

Até admitindo que o VAR tem acesso a todas as câmaras num estádio, a realidade é que não há tempo para tanto. Digo isto, não por conhecimento directo mas recorrendo a alguma lógica. Se existem, por exemplo, 12 câmaras num jogo, com 7/8 pelo menos, com acesso visual a um qualquer lance, quanto tempo leva a preparar o replay e depois rever cada um ?
Sem imagem de perfil

De AntonioP a 11.08.2017 às 15:38

Assumindo que existem dezenas de câmaras num desafio de futebol e que nem todas terão interesse para o VAR, acredito que será o VAR a escolher a câmara que a que pretende ter acesso. Não acredito que seja a BTV/SportTV a escolher as câmaras, e muito menos que possam alterar durante o jogo. Por isso acredito que o VAR seja completamente independente de quem transmite o jogo.

De salientar também que o VAR só pode atuar se a situação for de erro claro, nunca de erros que possam ser ambíguos.

Quanto às imagens escondidas da SportTV, não me lembro de nenhum clara (ou duvidosa) que não tenha sido mostrada. Até me lembro de descutirem se era penalty contra o Benfica em lances na área adversária!! No caso da SportTV é bem conhecido o anti-benfiquismo desta estação, por isso a SportTV é tanto uma rua de um só sentido como a BTV.
Lembra-se do ultimo Sporting-Benfica em que se perdeu mais tempo a discutir se houve penalty contra o Benfica na área do Sporting (falta assinalada) do que a discutir os 3 (três) penaltys que realmente existiram contra o Sporting?
O no ultimo jogo, onde se fala muito mais do golo anulado do que dos penaltys não assinalados a favor do Benfica.
Mas este é um blog sportinguista, por isso não acho que deva discutir aqui este tipo de assuntos.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.08.2017 às 16:27

Creio que há aqui muita fantasia especulativa de parte de adeptos. Como já referi num outro comentário, quanto tempo é necessários para rever todas as câmaras disponíveis num jogo que porventura oferecem claactirificação de um qualquer lance ?

Havendo, por exemplo, uma dúzia de câmaras, os operadores terão primeiro de efectuar o replay em cada uma para então verificar as que apresentam uma imagem do lance em questão. Depois, rever cada imagem e fazer a recomendação ao árbitro. Tudo isto leva tempo.

O problema principal com o golo anulado ao SC Braga é que não há uma única imagem 100 por centro clara do lance. Em nenhuma se consegue ver sem margem para dúvidas a posição do jogador do Benfica mais recuado, que poderá ter posto em jogo o Horta, salvo erro é o seu nome.
Sem imagem de perfil

De AntonioP a 11.08.2017 às 21:03

Em parte concordo com o Rui Gomes, são demasiadas câmaras par a2 pessoas.
Mas é preciso não esquecer que se o lance ocorre junto de uma baliza, se calhar só 4 ou 5 câmaras é que terão imagens que interessa. Para 2 pessoas não será assim tão difícil. Por outro lado não é necessário ter a percepção imediata e correta do lance, basta ter a noção que há algo irregular e depois rebobinar.

De qualquer modo o que se discutia não era isso, mas sim a independência do VAR em relação a quem transmite (BTV/SportTV).

Quanto a defender o VAR, acho que pode ser útil, mas não se pode esperar milagres. O mal (ou não) do futebol são os julgamentos subjetivos (intensidades, intensões...) que os árbitros têm que fazer. Isso é que se devia tentar mudar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.08.2017 às 21:23

Este post não tem nada a ver com a "independência do VAR", mas sim como o sistema funciona.

Lamentavelmente, os leitores ignoraram o essencial e preocuparam-se quase exclusivamente com a usual "lavagem de roupa suja".
Sem imagem de perfil

De Chico Rã a 11.08.2017 às 17:16

O VAR é uma simples questão, para todos aqueles que viram o SLB vencer 12 dos últimos 16 títulos disputados em Portugal...
É benéfico e justiceiro se impedir o Benfica de continuar a vencer, e uma lufada de Ar Fresco se permitir alguma conquista a clubes com quase 2 décadas de insucessos ou clubes que usufruíram de vários campeonatos oferecidos pelos "500inhos" e que estão há vários anos a seco...

Simples, prático e coerente

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo