Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
A UEFA anunciou, na sexta-feira, alterações tanto na Liga dos Campeões como na Liga Europa, a partir da próxima época.
A primeira alteração vê o vencedor da Liga Europa ter acesso directo à Liga dos Campeões no ano seguinte, mas com condições:
a) Se o campeão europeu se classificar no campeonato doméstico de forma a ter acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões, o vencedor da Liga Europa também terá acesso directo a essa fase da Liga dos Campeões:
b) Se o campeão europeu não se classificar de forma a ter acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões, o vencedor da Liga Europa terá de disputar os "play-offs".
A segunda alteração indica que o máximo de equipas que um país poderá colocar na Liga dos Campeões aumenta de quatro para cinco. Esta medida visa garantir o apuramento ao 4.º classificado dos campeonatos dos três primeiros países do ranking de clubes, caso o vencedor da Liga dos Campeões, se for desses mesmos três países, não se apurar para a Liga dos Campeões através da sua classificação no respectivo campeonato.
A terceira alteração, em referência à Liga Europa, indica um aumento, de 7 para 16, no número de equipas a terem cesso directo à fase de grupos desta prova. Isto é em referência aos 12 vencedores das taças dos 12 países com melhor ranking, mais o quarto classificado do quarto país do ranking de clubes e os quintos classificados dos três primeiros países desse mesmo ranking.
A quarta alteração, ainda na Liga Europa, indica que a partir da próxima época o finalista vencido da taça deixa de ter acesso às provas europeias. Se o vencedor da taça já estiver apurado para a Liga dos Campeões através da sua classificação no campeonato, o lugar será concedido ao seguinte melhor classificado do campeonato que não está apurado para a Europa.
Em termos práticos, usando a classificação de 2013/14 como referência, isto significa:
1.º O Rio Ave, como finalista vencido da Taça de Portugal e 11.º classificado no campeonato, não participaria nas provas europeias;
2.º Como o Benfica venceu a Taça de Portugal, mas já estava apurado para a Liga dos Campeões através da sua classificação no campeonato, o lugar europeu seria concedido ao seguinte melhor classificado do campeonato que não se qualificou para a Europa: o 6.º classificado Marítimo;
3.º O Estoril Praia qualificou-se directamente para a fase de grupos da Liga Europa esta época devido ao Benfica ter vencido a Taça de Portugal, e já estar apurado para a Liga dos Campeões. Sob o novo formato, como 4.º classificado no campeonato, seria automaticamente apurado para essa fase, desde que Portugal mantenha o 4.º lugar no ranking de clubes.
Nota: Serei o primeiro a admitir que isto é tudo um tanto ou quanto confuso. Penso que não me enganei na interpretação e respectiva tradução da informação disponibilizada no portal da UEFA, mas admito essa possibilidade, por remota que seja.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.