Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ugarte não é surpresa. É qualidade!

Leão do Norte, em 05.12.21

De modo algum se devem queimar etapas na formação de um jogador. Igualmente se pode desvalorizar a necessária fase de adaptação a novas realidades competitivas. No entanto, o talento e o potencial de um jogador podem permitir, desde relativamente cedo, perceber se esse trajecto pode ser abreviado. Ugarte é um dos jogadores com o talento e o potencial que permitem a possibilidade de encurtar esse trajecto.

A minha avaliação em relação ao Ugarte está algo condicionada pela admiração que por ele tenho. Desde os tempos em que o vi jogar nos torneios de selecções jovens sul-americanas, ainda antes de competir em Portugal, que as suas qualidades me agradaram, tendo as suas prestações em Portugal motivado que seguisse a sua carreira de uma forma especial. Nesta realidade fui um acérrimo defensor da sua contratação por parte do Sporting, mesmo nas condições em que foi efectuada.

image.jpg

Neste contexto não me surpreendeu a sua extraordinária prestação no jogo com o Benfica, excedendo as minhas expectativas apenas pela sua excelência. Independentemente de uma escassa utilização prévia e da consequente falta de ritmo de jogo, Ugarte conseguiu colocar toda a sua maturidade e qualidade em campo de forma a realizar uma excelente exibição, fazendo "esquecer" um dos mais influentes jogadores da equipa do Sporting.

A sua notável acção em campo bloqueou as iniciativas dos desequilibradores ofensivos da equipa do Benfica, os quais, com a ausência de João Palhinha, certamente esperariam uma noite muito mais "folgada". Associada à brilhante prestação desportiva, demonstrou uma maturidade e uma inteligência notáveis, fugindo ao "fantasma" das faltas repetidas e ao alto risco de expulsão, sempre presente pela acção de um árbitro excessivamente "atento", e nada tolerante, com a maioria das acções dos jogadores do Sporting.

As diversas previsões catastrofistas, por parte de certa comunicação social, face à ausência de Palhinha, tornaram-se num exercício de "malabarismo" face à prestação de Ugarte.

Convém salientar o importância do treinador Rúben Amorim. O seu discurso de que todos contam não se limita a meras e agradáveis palavras. A oportunidade dada a Ugarte revelou a sua grande coerência e demonstrou a elevada confiança que deposita em todos os seus jogadores, independentemente do tempo de jogo e oportunidades anteriores.

Todos os sportinguistas desejam que Palhinha recupere o mais rapidamente possível e que possa permanecer no Sporting por um longo período, mas a prestação do Ugarte provou a todos eles que o futuro da posição está assegurado e que as decisões para a constituição do plantel são tomadas de forma cuidada e estruturada, assentes na qualidade e, salvo raras excepções, com uma perspectiva de médio e longo prazo.

Qualquer avaliação apressada do valor das contratações é injusta e falível, não só porque o momento de afirmação de cada uma delas é invariavelmente diferente, como a experiência passada tem provado o acerto das decisões.

publicado às 12:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 05.12.2021 às 13:02

Já na época passada Ugarte demonstrou toda a sua qualidade no Famalicão, não é surpresa, o que pode surpreender é que tendo menos rotinas de jogo se tenha apresentado a um nível de tal forma elevado que ninguém pensou na ausência do Palhinha, foi também no seu meio campo virtuoso que o Sporting construiu a sua vitória incontestável e muito o deve ao jogão do Ugarte.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 13:26

Caro Paulo Salcedas,
A excelente (meia) época que o Ugarte realizou no Famalicão não foi um acaso e já era reveladora da sua qualidade. Para mais estamos a falar de uma equipa que também privilegiava a posse de bola e praticava um futebol apoioado com muita intervenção dos médios.
O que realmente surpreendeu no jogo com o Benfica foi o nível elevadíssimo que demostrou, ao longo dos 90 minutos, apesar das condicionantes que poderia ter.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.12.2021 às 13:20

Também demos uma ajudinha, com as duvidas alertamos o Ugarte para ter mais cuidado com o tempo de entrada e entrou bem avisado no derby .

Já na época passada fez uma enorme exibição na Luz pelo Famalicão e também em Alvalade se todos se recordam, foram principalmente essas duas exibições que convenceram o Rúben a ir lá contratá-lo.

Não é fácil cortar as linhas de fuga ao Rafa e as linhas de passe ao Julian Weigl e o Ugarte fê-lo com muita qualidade.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 13:39

Boa tarde amigo Julius,
Só fizemos a nossa função.

O que mais me impressionou foi a forma como ele desempenhou a sua função de uma forma "discreta". Anulou as investidas do Benfica de forma preventiva, ocupando espaços e cortando linhas de passe, e não de forma reactiva, com faltas.
Em grande parte do jogo nunca foi o centro das atenções mediáticas, mas estava sempre lá para impedir que os adversários se tornassem protagonistas. Para além de qualidade isto também revela maturidade e inteligência.
Sem imagem de perfil

De Zé Manel a 05.12.2021 às 14:32

Não sou conhecedor da carreira do Ugarte como o Leão do Norte mas na época passada este jogador já deixou excelentes indicações no Famalicão e fiquei agradado com a sua contratação. Tem sido difícil jogar mais no Sporting porque Palhinha é indiscutível mas com esta exibição disse bem alto que podem contar com ele. Agora é continuar a ganhar rotinas e em crescendo. Não havia um substituto claro para o lugar de Palhinha, esperemos que o Ugarte comece cada vez mais a ser esse jogador, embora eu ache que o Ugarte está algures entre o Palhinha e o Matheus em termos de características. Ou seja, não é tão forte como o Palhinha defensivamente mas é melhor a construir. Não é tão forte como o Matheus ofensivamente mas é melhor a defender. SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 15:28

Caro Zé Manel,
É inegável que Palhinha continuará a ser o dono do lugar, mas a resposta dada pelo Ugarte deixou todos bem mais tranquilos quanto a uma necessidade de substituição.
Também penso que o Ugarte tem características entre o Palhinha e o Matheus, é uma espécie de "7". Não tem de reacção à perda de bola, nem a capacidade de desarme do Palhinha, mas tem mais capacidade para o transporte de bola e sair em progressão. Até por esta diferença, que se complementa, penso que, em determinados jogos ou períodos de jogo, os dois podem coincidir em campo.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 16:38



Com potencial para subir!
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 06.12.2021 às 11:14

7 não ainda pomos ao rapaz a pressão de ser um novo Ronaldo 🤣🤣
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 06.12.2021 às 13:36

Fúlvio, a sigla MU7 até ficava bem!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.12.2021 às 15:32

Caro amigo Leão do Norte

No comentário anterior, o nosso leitor Ze Manel sintetizou muito bem as características de Ugarte: "não é tão forte como o Palhinha defensivamente mas é melhor a construir. Não é tão forte como o Matheus ofensivamente mas é melhor a defender."

Concordo, Ugarte faz com muita competência o lugar de nº 6, mas pelo que tenho observado e lido ele parece ser um "box to box", um nº 8 muito completo, a que se acrescenta uma maturidade bastante assinalável. Por vezes, faz lembrar Adrien Silva.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 15:53

Caro amigo Leão Zargo,

Ugarte não pode ser um clone de alguém.
Tem tanta qualidade e potencial que tem de se afirmar pelas suas características.
O que é fascinante é que, sendo tão jovem, ainda está em processo de formação e maturação. Tem potencialidades para ser trabalhado em vários sentidos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 16:56

Pelas qualidades que tem, especialmente o transporte de bola, a lembrança do Adrien Silva vem realmente a propósito.
Imagem de perfil

De Greenlight a 05.12.2021 às 15:54

Confesso que não conhecia o Ugarte, não segui o jogos do Famalicão e muito menos os das selecções jovens sul-americanas. Estava um pouco apreensivo com a possibilidade dele ser expulso dado o cartão amarelo que levou, desnecessariamente, contra o Tondela, mas a sua prestação contra o SLB foi extraordinária. Não há dúvida que é bom jogador.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 16:36

Greenlight,
A maior apreensão de todos estava realmente na forma como ele reagiria à pressão de um dérbi e controlava a impetuosidade.
É um facto que em jogos anteriores ele tinha levado cartões amarelos desnecessários, mas temos de compreender que ele entrou no último terço dos jogos, numa espécie de "comboio em andamento", com o jogo mais partido e instável tacticamente o que dificulta a acção de quem entra sem ritmo.
Ao entrar de início pode ir definindo e adaptando a sua acção conforme o ritmo do jogo.
Sem imagem de perfil

De RCL a 05.12.2021 às 16:26

Fui dos que tive algumas dúvidas na titularidade de Ugarte, devido ao "padre" que arbitrou o jogo; este fulano trama sempre o Sporting como vimos em Braga na última época: 2 cartões amarerlos de rajada a Gonçalo Inácio e no Sábado : um festival de cartões, 2 dos quais aos 2 minutos de jogo; por outro lado é conhecida a forma intensa de jogar dos sul americanos. Ugarte foi preparado por Amorim para este jogo, pensando no apiteco. Qualidade tem para dar e vender.Foi dos melhores em campo, ele e Matheus Nunes puseram o meio campo do Benfica no bolso. JJ julgava que era trigo limpo dado as ausencias de Palhinha e Coates

SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 16:48

RCL,
Quando vi os cartões logo no primeiro minuto temi o mesmo e pensei que nem ao intervalo chegaríamos com onze.
O Ugarte não deixa de ter a forma intensa de jogar dos sul-americanos. O que surpreendeu foi a inteligência e a maturidade que ele demonstrou na forma como a usou, sem dar hipóteses ao "apitador" de o apanhar.
Muito mérito também tem de ser dado ao Rúben Amorim pela forma como certamente o preparou.
Sem imagem de perfil

De RCL a 05.12.2021 às 18:17


Jogo a jogo!
Eu acredito no bicampeonato que nos foge há 67 anos.
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 19:12

Eu também acredito, apesar de não pensar muito nessa situação.
Prefiro, como bem refere, ir jogo a jogo.
Sem imagem de perfil

De Manuel Cunha a 05.12.2021 às 17:46

Eu acho q já posso fechar a boca que continua aberta de admiração...
Quando vi os dois amarelos tão cedo, pensei q não acabávamos com 11.
Concordando convosco, queria vincar ainda mais a minha admiração por Ruben Amorim. Ele é a inteligência a funcionar. Técnica, tática, emocional, comunicacional... Eu sei lá mais o quê.
Mesmo qd correr mal (e já correu com o Ajax) haverá uma sensação que se fez o melhor. Ele é multi competente! É raro.
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 18:00

Manuel Cunha,
A inteligência, a diversos níveis, é algo que se destaca no Rúben Amorim e que o leva a estar mais próximo do sucesso.
Em todas as situações, mesmo nas desfavoráveis, ele consegue avaliar e extrair algo para melhorar e o conduzir ao sucesso.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 18:06

Num mundo como o futebol, e perdoem-me quem não se enquadra nesta realidade, em que há tanta bazófia, tanto "mestre de língua", tantos que se julgam "experts", a inteligência faz muita diferença!
Sem imagem de perfil

De Nação Valente a 05.12.2021 às 18:56

Caro amigo Leão do Norte,

O que caracteriza a equipa do Sporting C P, é o espírito do grupo. As individualidades encaixam-se nesse modelo, como peças numa máquina. E todas são interdependentes umas das outras.

Ugarte foi mais uma dessas peças, e apesar de ser suplente, foi preparado para a substituição. É claro que o material de que são feitas tem a sua importância. Por isso é que são escolhidas a dedo pelo técnico, e por ele calibradas. E sem o ser, temos, de facto, um verdadeiro engenheiro, na arte de dinamizar uma equipa de futebol.

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 19:39

Caro amigo Nação Valente,

Sem qualquer dúvida a força deste Sporting CP está no colectivo e no espírito de grupo.
Há poucos dias um dos melhores estrangeiros que passou pelo Sporting (Balakov), que pertenceu a um dos melhores planteis, na minha opinião, que já tivemos, disse numa entrevista que a sua equipa tinha melhores individualidades mas perdia pelo colectivo, ao contrário da equipa actual, com menos individualidades, mas com melhor colectivo e espírito de grupo. Talvez aqui esteja a diferença na conquista de títulos.

No entanto é necessário as peças terem qualidade e o Ugarte demonstrou essa qualidade.

O segredo está na dose certa e no equilíbrio que se estabelece entre estas duas variáveis.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 05.12.2021 às 18:57

Qualquer avaliação apressada do valor das contratações pode ser injusta e falível. Concordo em absoluto. Por isso, é que muitos se enganaram na avaliação que se fez a Matteus Reis quando este chegou ao nosso Sporting, mas agora chegaram à conclusão de que se tinham enganado e ainda bem, digo eu. Há sempre um período de adaptação, que deve ser dado a qualquer jogador que chega de novo. Ugarte teve esse tempo, e Amorim decidiu que tinha chegado a hora de o lançar e logo em casa do clube do regime, e em boa hora o fez. Esteve muito bem, e espero que daqui para a frente, não tenhamos que ficar tão preocupados, quando Palhinha estiver impedido de jogar. Viva o Sporting..!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 20:20

José Silva,
A estrutura técnica e directiva do Sporting tem-nos habituado a decisões que se têm revelado competentes e coerentes. Como tal devemos ter confiança no seu trabalho.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 05.12.2021 às 20:42

Subscrevo tudo o que foi escrito, Leão do Norte
Gostei muito de ver Ugarte Jogar

Beijinhos
Boa Noite
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.12.2021 às 22:12

Muito obrigado amiga Luísa.
Beijinhos e boa noite

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo