Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um cenário potencialmente desastroso

Rui Gomes, em 24.10.23

img_920x518$2022_11_17_13_48_29_2063153.jpg

Se partirmos do princípio que o ceptro do futebol mundial é a Europa, há  muitos anos que existe um grave problema que afecta o Continente e que a FIFA ainda não conseguiu ou quis resolver.

Qual é o problema, perguntará o leitor...

As competições de selecções que são agendadas precisamente quando os campeonatos europeus vão a meio caminho e, como sabemos, a maioria dos futebolistas de topo jogam na Europa.

A Copa América era uma dessas competições, mas entretanto resolveram alterar o seu agendamento para evitar o conflito. Assim, a próxima prova, a realizar nos EUA, vai ser disputada entre 20 de Junho e 14 de Julho de 2024.

Já o mesmo não se pode dizer da Taça de África das Nações, prova que será disputada de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro 2024, e a Taça Asiática, agendada para 12 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2024.

O Sporting já tem conhecimento que durante um mês vai perder dois dos seus atletas para a prova africana: Ousmane Diomande vai representar a Costa do Marfim e Geny Catamo será chamado ao serviço de Moçambique.

Acho que todos concordaremos que a perda de Diomande vai ser de enorme impacto.

Para não ficar por aqui, temos ainda um outro caso ainda mais problemático: o Japão está apurado para a fase final da Taça Asiática e Hidemasa Morita será, indubitavelmente, um dos convocados.

Este potencial cenário, especialmente no período em que ocorrerá, pode muito bem ser desastroso para o Sporting, considerando a importância do médio, mesmo tendo em conta que um só homem não é uma equipa.

Haverá solução?... Muito duvidoso. O Sporting CP pedir ao jogador para não ir, é uma hipótese que não sei se o Clube sentirá que pode/deve fazer, e mesmo que o faça, quais são as chances de o jogador aceitar?

Mínimas, se algumas... diria eu!

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


39 comentários

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 24.10.2023 às 07:24

A presença dos jogadores, salvo por razões clínicas, é garantida.
Preocupa-me muito a ausência do Morita. Gyökeres pode ser o jogador mais decisivo do Sporting, mas para mim, tacticamente, Morita é o jogador mais importante. Sem a qualidade, o rigor e a inteligência do japonês, o meio-campo do Sporting não é o mesmo. A adaptação do Pote ou escolha do Bragança não farão esquecer o nipónico. E até o Hjulmand vai "sofrer".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 07:48

"A presença dos jogadores, salvo por razões clínicas, é garantida"...

Claro, mas o jogador pode sempre recusar. Duvido que aconteça, mas é a única hipótese.

A FIFA já devia ter corrigido esta situação. Imagino que há clubes que vão perder vários jogadores para as duas competições. Além dos três do Sporting...
Sem imagem de perfil

De RCL a 24.10.2023 às 08:07

Três jogadores muito importantes.
Se Sante Juste não tiver lesões, Diomande será bem substituído; Geny há 3 semanas não contava. O problema maior será Morita, neste momento sem reserva à altura. Creio que a Administração vai ao mercado em Janeiro.
Não há volta a dar, todos os jogadores querem representar as seleções, até pela valorização que acarreta. Os clubes tem que se precaver , de futuro.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 24.10.2023 às 08:48

Participar numa competição de topo é uma oportunidade que um jogador não pode recusar. E, se o Japão fizer uma boa campanha, há a hipótese de Morita se valorizar, assim como Diomande.
Era interessante ver o clube reforçar-se em janeiro para essa posição. Mas também tenho esperança em D. Bragança, que possa aproveitar essa oportunidade.
Em todo o caso, o meu palpite (ainda que, como treinador de bancada, não concorde muito), é RA pôr P. Gonçalves a fazer dupla com Hjulmand, ficando o ataque com Paulinho, Gyokeres e Edwards/Trincão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 13:27

Aos 28 anos, a ideia é valorizar Morita?

Pensava eu que era tirar proveito do seu futebol enquanto ele tiver capacidade para tal.
Sem imagem de perfil

De P. Vasconcelos a 24.10.2023 às 13:55

Uma coisa não anula a outra, como é óbvio.
Não faz sentido o jogador não ir a uma competição como essa, seja por vontade do jogador ou do clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 16:56

Quando não se tem que pagar o salário a um jogador para estar ausente, claro que faz sentido?!?
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 24.10.2023 às 11:08

A ausência de Diomande reforça a importância da chegada de mais um central já no mercado de Janeiro. Será Dier?

Relativamente a Morita, continuo sem ver potencial no Bragança, pelo que no meio-campo vejo 2 possíveis duplas de acordo com o que o jogo pedir:
-Hulmand+Essugo
-Hulmand+Pote

Sendo que, Ruben Amorim deverá apostar na dupla Hulmand+Bragança.

Catamo é atualmente apenas um suplente útil, penso não será um problema.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 16:53

Não sei o porquê desta insistência num central e especificamente em Eric Dier.

Ele estava impaciente para sair do Sporting e decerto que agora não pretende dar prioridade ao seu regresso. Ele preferirá ficar num dos clubes mais secundários da Premier e eu não tenho problema algum com isso.

Precisamos de mais um médio de qualidade e não de um defesa central.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 24.10.2023 às 17:38

Já antes expliquei o meu racional: precisamos de um novo patrão para o sector defensivo, quer Coates saia no final desta época ou no final da próxima. Entrando esse jogador no plantel agora em Jan'24, iniciava já o processo de integração, colmatando ainda se necessário a falta de Diomande.

Poderá ser Dier ou outro bom jogador que identifiquem, desde que a curto prazo (6 meses) possa assumir o rótulo de "patrão da defesa".

Não esquecer que, no final desta época, para além da potencial saída de um central em fim de contrato (Coates, Neto) teremos ainda Diomande e Inácio no radar dos grandes clubes europeus.

A contratação de um DC não invalida que se vá traga igualmente +1 médio, mas considerando o dinheiro já investido em Hulmand parece-me que não acontecerá (pois o plantel tem soluções).
Sem imagem de perfil

De Leão do Xangai a 24.10.2023 às 22:02

Boa noite.
Eric Dier seria um 2 em 1,pois joga a central mas também joga a médio defensivo e é mais um jogador com ligação à nossa formação, já conhece os cantos à casa e por isso não precisará de muito tempo para se adaptar ao "pachorrento" futebol português!
Seria óptimo reforço!
Saudações leoninas.
💪🇳🇬💚
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 22:06

Não o vejo deixar Inglaterra, muito além da questão salarial.
Sem imagem de perfil

De Leão do Xangai a 24.10.2023 às 22:36

Pois,o salário pode ser realmente um entrave ao regresso de Eric Dier ao Sporting, mas que eu ia gostar lá isso ia...👌🤔🇳🇬
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 24.10.2023 às 12:33

Quando se prepara uma época os calendários internacionais são conhecidos e como tal uma estrutura profissional como a do Sporting não é com certeza surpreendida por alguns dos seus jogadores estarem indisponíveis para representar o Clube durante certo período. Parece igualmente certo que os 3 jogadores mencionados estarão ao serviço das suas seleções. Ousmane poderá ser substituído por St. Juste assim este não volte a entrar na sua espiral de lesões e ainda sobram Quaresma e Neto para a posição. Catamo não é um titular absoluto , se contra o Olivais e Moscavide foi o elemento decisivo para dar a volta ao jogo, já em outros jogos as suas exibições não foram famosas. O problema principal residirá na ausência de Morita, pois se com ele o plantel mostra falta de opções válidas no meio-campo, sem ele não digo que será um desastre, mas andará lá perto. Desde o início da época que eu e alguns outros temos alertado que falta um meio-campista a este plantel. Bragança não tem andamento para jogar num meio a 2 e Essugo parece ainda muito verde para pegar de estaca na equipa. O que fazer? O ideal, ter um jogador já negociado e que entrasse de caras na equipa em Janeiro. Haverá capacidade financeira para tal? Haverá algum jogador muito interessante na nossa Liga que pudesse ser negociado por valores baixos? Outra possibilidade, fazer regressar em Janeiro o Mateus Fernandes que tem jogado com frequência no Estoril?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 13:00

Um clube pode antecipar a possibilidade e não mais do que isso, uma vez que o apuramento dos países para as fases finais das competições só é determinado muitos meses mais tarde.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 24.10.2023 às 14:41

O Japão estar presente era quase uma certeza, a Costa do Marfim também, é o país organizador da CAN. A única surpresa será Moçambique, mas também creio que a ausência de Catamo será a de menor impacto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 16:27

A única questão é o Japão e só é uma certeza qauando fica apurado.

Quanto à Costa do Marfim, é uma não consideração. Foi-se contratar este jovem ao Mafra que nunca tinha sido convocado para nada e, subitamente, depois de chegar ao Sporting e mostrar algum do seu valor já é chamado.

De qualquer modo, isto é o Sporting, onde o grande factor é Morita. Há clubes na Europa que são muito mais afectados.

As queixas sobre o agendamento destas competições já perduram há anos e a FIFA não resolve o problema.

P.S.: Já agora... onde está o seu 'onze' afinal?
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 24.10.2023 às 16:45

Só faço na véspera! 😜
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 16:48

Pois... esta rubrica será sempre publicada 2/3 dias antes dos jogos.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 24.10.2023 às 16:51

Ok, vou tentar fazer agora!
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 24.10.2023 às 16:48

Com seleções ou sem seleções, desde a pré-época que aqui escrevo que a este plantel falta um 6/8, as competições só vêm reforçar essa ideia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 17:06

Devemos tentar compreender que o Sporting gastou cerca de 70 milhões - que podem chegar aos 85 - no mercado de Verão.

Parece-me óbvio que depois da contratação de Hjulmand, a SAD e a equipa técnica decidiram que apostariam nos jogadores da casa.

Esperava-se mais de Bragança, mas até talvez seja injusto considerando que esteve um ano sem jogar. Essugo ainda só tem 18 anos. Mateus Fernandes era uma aposta lógica, mas não convenceu e foi decidido emprestá-lo ao Estoril para jogar com mais regularidade.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 24.10.2023 às 17:19

Caro Rui Gomes, tudo o que escreve está correcto, a ida ao mercado por jogadores mais caros, tem esse problema, não se pode comprar tanto. Por isso escrevi que não sei se há disponibilidade financeira para adquirir mais um jogador que entre de caras na equipa. Quanto a Bragança e Essugo, podem ser opções, mas opções pouco consistentes.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 24.10.2023 às 12:44

Complicado 2024 ...
Plantel (vinte e tal jogadores)
Jogadores úteis neste plantel para ganhar campeonatos, taças, tacinhas e trofèus(8+2+2)
1- Adán (sem concorrente)
3- Diomande-Coates- Inácio
4- Esgaio-Hjulmand-Morita-N.Santos(sem concorrentes)
3- Pote-Gyökeres-Edwards
- Suplentes(concorrentes úteis)
St.Juste, Geny C.
- Suplentes por falta de melhor-
M.Reis, Trincão, Paulinho.
- Suplentíssimos- Israel, Essugo,
Bragança, Fresneda e demais ...

P.S. O R.Amorim apesar de jovem e cometer alguns erros/pecados de juventude, faz deste plantel, tripas coração. Dêm-lhe carinho!.😁
Nenhuma equipa/clube ganha campeonatos com 12/13 jogadores úteis. Em 2024 com menos 3, veremos as penúrias!.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 13:23

Não é dia sem as fantasias do Carlos!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 24.10.2023 às 14:40

Uff!..
P.S. Desculpem as "fantasias".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 16:28

Não tem nada a pedir desculpas, o que eu disse foi só uma mera piada. Tem direito à sua opinião indiferente de quem concorda ou discorda.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 24.10.2023 às 16:37

Até há algumas semanas também pensava que o nosso banco era melhor.

Mesmo assim acho que estás a sobrevalorizar a utilidade de St. Juste, que passa 360 dias por ano lesionado. Mesmo assim, Paulinho este ano parece melhor do que nunca (no Sporting) e com Matheus Reis estou sempre descansado, pelo menos no capítulo defensivo.

Já Trincão e Bragança....... claramente jogadores cuja fama é melhor do que o proveito.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 24.10.2023 às 19:33

Juskowiak,

Concordo contigo de certa forma. Sobre o St.Juste e o M.Reis...
Já sobre o Paulinho é o que é!..Pessoalmente não lhe vejo qualidade suficiente para jogar num clube grande.
Imagem de perfil

De PSousa a 24.10.2023 às 14:16

Não vejo novidade no tema.
Quando os fomos buscar já sabíamos disso. Como as competições são em 2024, o SCP só tem de se ir reforçar no mercado de inverno.
Somos Sporting, GRANDES com qualquer 11. Vamos a eles...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 16:41

Já sabíamos o quê... exactamente?

Que o jovem que veio do Mafra iria ser convocado?

O mesmo com Geny Catamo...

Morita, em princípio, era o que oferecia maiores probabilidades, mas o Japão tinha de se apurar e o jogador tinha de manter a boa forma para ser chamado. Aliás, tem tido uma carreira internacional muito incerta, com apenas 26 jogos desde que se tornou sénior.

Em 2019 retirou-se da selecção devido a lesão e de seguida só voltou a ser chamado em 2021.
Imagem de perfil

De PSousa a 25.10.2023 às 07:41

Claro que já sabíamos que Diomande era bom, claro que havia potencial para o irem chamar para a seleção. Idem com Geny Catano.
Quanto a Morita só um cego é que não vê que deve estar na seleção, se é apurada ou não são outros quinhentos. Mas já se sabia!
Nestas seleções vão os melhores não é como cá no burgo.
Sem imagem de perfil

De Pedro Casimiro a 24.10.2023 às 14:17

So será desastroso se quem planeou a época assim o quiser: desde Agosto que ja se sabia destas competiçoes. No que toca ao central, anda-se a tratar o St Juste com pinças.
Ja no qie toca ao medio, temos que ir obrigatoriamente ao mercado, dado que Morita nao tem substituto a altura no plantel e isso ficou bem visivel neste ultimo jogo. Na verdade, ja deveriamos ter ca o medio na ultima janela de mercado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 16:34

É tão fácil dar à língua quando não se tem responsabilidade alguma.

Já se sabia o quê desde Agosto?... Que o jovem desconhecido contratado ao Maria iria ser chamado pela primeira vez?

Ou que o mesmo aconteceria com Geny Catamo?

Morita era a probabilidade mais forte por ser o Japão.

O Sporting despendeu bastante no mercado de Verão mas, para si, sempre pronto a criticar, não suficiente. Mais uma dúzia de milhões ou mais para outro médio e se se tivesse feito isso, garanto que o caro surgiria com outra crítica sobre a não contratação de qualquer outro jogador para qualquer outra posição.

É o que a sua casa gasta!!!
Sem imagem de perfil

De Pedro Casimiro a 25.10.2023 às 04:07

Despendeu-se muito neste mercado...e mesmo assim foi insuficiente, tal nao foi o descalabro do mercado da época passada. Claro que neste mercado tivémos que correr atras do prejuizo.

Agora muito sinceramente:ja se sabia desde antes do fim de mercado que o Morita e o Diomande iam estar ausentes em Janeiro. Sabendo isto de antemão, e mais concretamente no que toca ao meio campo: porque razao decidimos despachar o Mateus Fernandes para o Estoril e ficar com o Essugo?
Daquilo que já vi parece-que que o Mateus já se encontra num patamar acima do Dário, tanto em qualidade como em maturidade.
E se não era para apostar no Mateus, tínhamos que ir ao mercado. O Morita e o Hjulmand neste momento não têm substitutos à altura, toda a gente consegue ver isto. Basta um lesionar-se e vamos passar um mau bocado.

Estou em crer, no entanto, que vamos ao mercado por um médio em Janeiro, a julgar por uma das capas do Record na semana passada.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 24.10.2023 às 16:41

Qualquer jogador asiático ou africano quer muito estar nestas competições, quer pela glória desportiva destes acontecimentos, quer pela visibilidade que lhes pode trazer grandes contratos no futuro.

Não seria justo para eles que o Sporting lhes pedisse que abdicassem. Rezar para que não se lesionem e que sejam eliminados o mais depressa possível.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.10.2023 às 16:47

Lesões é outra história. A exemplo recente, Neymar lesionou-se a semana passada ao serviço do Brasil e vai estar fora mais de 6 meses. Entretanto, o clube está a pagar-lhe uma autêntica fortuna.

Mas o meu ponto até não é os jogadores, claro que querem ir às selecções. É este problema existir há anos, com muitas queixas, e a FIFA nada fazer.

A Copa América assumiu a iniciativa de mudar a prova para o Verão e segundo o Julius informou ontem, Marrocos também mudou a Taça de África de 2025 para o Verão.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 24.10.2023 às 18:13

O melhor mesmo é não se lesionarem, mas em cenário de lesão normalmente quem paga os tratamentos e ordenados do jogador é o seguro, não o clube.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 24.10.2023 às 18:33

A direção e a equipa técnica tem que estar ou estavam precavida para estes cenários, não sei como está os outros rivais nesta questão das seleções africanas, falo na questão de desfalcamento a coisa equilibrava , mas até nisso temos azar, estamos sempre em desvantagem.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo