Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

assembleia1.jpg

 

O Sporting publicou esta sexta-feira no site oficial um comunicado que visa esclarecer o processo de votação que irá decorrer na Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se este sábado, no Pavilhão João Rocha, pelas 14h00.

 
Comunicado na íntegra:

"Por forma a dissipar dúvidas que muitos Sócios do Sporting CP têm levantado nos últimos dias, em relação às votações na Assembleia Geral Extraordinária de amanhã, 17 de Fevereiro, esclarece-se:

- Os pontos 1 e 2 necessitam de 75 por cento de votos favoráveis dos presentes por forma a serem aprovados;

- Os votos nulos e brancos, bem como a abstenção, terão o mesmo efeito de um voto contra;
 
Recordamos que a AG decorrerá no Pavilhão João Rocha (14 horas) e que o processo de credenciação dos Sócios será feito a partir das 12 horas".
 
O que fica por esclarecer, é eloquentemente citado por Rogério Alves no seu artigo que publicámos hoje no blogue. Passamos a reiterar as questões que carecem de clarificação e que a Mesa da Assembleia Geral aparenta não dar muita importância:
 
"A convocatória é seca, não desvendando alguns aspectos relevantíssimos. Por exemplo: como se processará a votação? Por voto secreto ou por braço no ar? As alterações aos estatutos serão votadas ponto por ponto, como manda a boa técnica, ou sê-lo-ão em bloco? Poderão ser formuladas propostas concretas sobre pontos específicos, o que remete para a tal votação casuística. O mesmo se dirá quanto ao regulamento disciplinar. À exigência de dois terços dos votos a que aludem os estatutos, junta-se, ou não, a exigência do voto favorável de três quartos do número dos associados presentes, imposta pelo Código Civil no seu artigo 175, n.º 3? Trata-se de uma questão fulcral, tendo em conta que os associados têm número diferenciado de votos. Para que haja votação, terá de haver propostas. Qual é a proposta colocada à votação no âmbito do ponto 3? Não se sabe se as votações serão feitas no final, ou se irão sendo feitas com o encerramento de cada ponto (da ordem de trabalhos e dos dos documentos em apreço). Imaginemos que os pontos 1 e 2 são aprovados: para que servirá o ponto 3? Mas, sendo posto à votação o ponto 3, com uma proposta que entretanto surja, imaginemos que se vota num sentido favorável aos órgãos sociais em percentagem de 60 por cento. Ainda assim renunciarão? Mas a razão da renúncia não consiste, basicamente, na falta de aprovação dos dois primeiros pontos? Desaparecendo os motivos geradores da renúncia, poderá esta, ainda assim, verificar-se? Qual é o enquadramento do ponto 3 da OT, quando é certo que a AG só pode revogar os mandatos dos órgãos socais ocorrendo justa causa (artigo 40, n.º 2, dos Estatutos)? Caso haja renúncia em bloco dos órgãos sociais que a anunciaram, poderá, por amarga ironia, manter-se apenas o Conselho Leonino em funções?".
 

publicado às 15:31

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


34 comentários

Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 16.02.2018 às 16:18

Cada vez me parece mais que há qualquer coisa escondida na manga e que se está a preparar um golpe de teatro!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2018 às 17:35

Bem... teatro já o é há muito tempo.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 16.02.2018 às 23:14

Bem visto!
Sem imagem de perfil

De joao a 16.02.2018 às 16:39

O Rogério está na lista dos sportingados? Se não está deve ter ficado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2018 às 17:36

Tal como nós, ficaria "honrado" com essa distinção:)
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.02.2018 às 17:08

A minha posição em relação a esta AG é ambígua.... se por um lado não percebo nem concordo com a forma de comunicação desta direcção e muito menos compreendo a razão desta crise por culpa de estatutos.... a realidade é que votei em BdC para o cumprimento do mandato e neste momento não estão reunidas as condições para haver eleições.
Perante isto prefiro não ir à AG.... porque não quero reforçar a posição de BdC votando a favor mas também não quero a saida da direcção neste momento.
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 16.02.2018 às 17:36

Boa tarde Schmeichel,

Com o circo deste último mês, BdC conseguiu deixar desconfortáveis muitas pessoas que votaram nele. O que ele está a fazer é uma enorme chantagem, um encostar à parede. Compreendo a sua posição, mas Presidentes há muitos, e clube há só um (pelo menos até amanhã).
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.02.2018 às 17:51

Certo.... mas existem muitos cenários pós derrota de BdC.... e nenhum é positivo. Quem é neste momento a alternativa a BdC?!
Eu sei que é uma chantagem.... mas eu prefiro não ir porque a minha maior preocupação é o Sporting e quero paz e concentração na equipa... idealmente a ideia do Roquette de adiar para o final da época parecia-me boa.
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 16.02.2018 às 18:00

Estas semanas não eram para pensar nas alternativas a BdC. Foi ele que decidiu colocar isso na agenda. Compreendo a sua postura. Não é uma decisão fácil para si.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.02.2018 às 17:54

-"Os votos nulos e brancos, bem como a abstenção, terão o mesmo efeito de um voto contra;" -

-"Perante isto prefiro não ir à AG...."-
Sportingado!!

P. S.. Brincadeirinha!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.02.2018 às 18:09

É uma brincadeirinha ao Schmeichel mas, pensando bem!!

Da maneira que está apresentada a frase...
É dizer; todos que não apareçam(abstenham) são considereados, sportingados??..
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 16.02.2018 às 18:14

Carlos, Não se esqueça que BdC promete o céu! Quem não vota nele, não tem bilhete lá para cima.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.02.2018 às 18:18

Bom, bom e bonito..
Deduzo.. É só sportingados, neste Blog LOOOOOOOOOOLL!!

P. S. Não se zanguem
Sem imagem de perfil

De HY a 16.02.2018 às 22:37

Carlos, isso quer dizer que se é preciso 75% dos votos as abstenções (em votos, não ausências) não são votos a favor logo contam contra...
Há outras tradições , como a britânica, em que só contam os votos a favor ou contra e ignoram as abstenções, mas não parece ser a nossa.
Os que não vão lá, não votam, logo não contam...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 17.02.2018 às 00:29

Abstencoes, nulos ou voto em branco contam sempre indiretamente para o vencedor, nunca, mas nunca, para o derrotado.

Abstencao é ausencia de voto..
Nao é, se está fisicamente presente ou nao.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 16.02.2018 às 18:30

Pessoalmente, gostaria de ver BdC cumprir o mandato para o qual foi eleito pela maioria dos sócios deste grande clube. No entanto, não acredito que ele tenha que ter qualquer reconhecimento, forçando-o aos sportinguistas!
Reitero, gostaria de o ver terminar o mandato para o qual concorreu! Por outro lado, nenhum sportinguista lhe deve a devoção, mas sim ao SCP!
Insisto que gostaria de ver BdC concluir o seu mandato e depois ir a eleições formais, normais, regulamentares, então, aí, desenhava um programa que incluíssem estas mudanças estatutárias. Como já disse antes, ainda não deu nada aos adeptos que lhe dêem qualquer tipo de força para as exigências que ordena. No entanto, gostaria de ver os pontos 1 e 2 serem recusados em votação, ou não atingirem a percentagem necessária e exigida pelo corpo directivo, para então, com calma e cautela, se desenhar o próximo passo do SCP, sem toda esta pressão que tem sido implementada que sem um elemento de direcção, todo um clube cheio de atletas deixa de conseguir competir.

"Dictatorship naturally arises out of democracy, and the most aggravated form of tyranny and slavery out of the most extreme liberty."
- Platão
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2018 às 19:28

Argumentos genericamente válidos!
Sem imagem de perfil

De Jo a 16.02.2018 às 19:40

O que está a ser feito é uma forma de não serem discutidos nem votados os estatutos, o que passou a estar em causa é a continuidade da direcção na parte final de uma época com 3 provas em discussão, sabendo de antemão que não existe nenhum verdadeiro opositor ou alguém sequer interessado em candidatar-se à presidência nesta altura
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 16.02.2018 às 20:04

ATENÇAO.......Nao apoio nem aprovo de todo os adeptos que no aproveitamento deste lapso causado pela actual Direção façam toda esta campanha do bota abaixo para o depois logo se verá , esses têm sido exactamente os caminhos sinuosos tantas vezes escolhidos e percorridos que só têm feito mal ao clube e á sua competividade.

Tantos aqui que acusam Bruno de Carvalho de ser egoista e pensar só nele proprio sem medir as consequências das sua más decisões para o clube são os mesmo a cometer precisamente o mesmo erro na constante insistência do bota abaixo sem apresentarem soluções práticas ou estratégias validas que resolvam o vazio imediato se a Direção cair.

Bota abaixo e depois logo se verá !!!!! É isto que os meus amigos que gostam de verdade do Sporting pretendem?

Antes de acusarem com as respectivas razões BdC perante a sua culpabilidade pela actual situação nao se furtem depois ás responsabilidades da constante critica feroz e do empurrar com a barriga para a frente quando nao têm quaisquer bases que garantam soluções para o após da eventual queda da Direção.

As criticas como se tem visto nao estão centralizadas sómemte na opinião sobre os estatututos polémicos , esse recente problema tem servido sim de mais gasolina para quem pretende incinerar o presidente de qualquer forma.

Não será por acaso que á medida que a data da assembleia se aproxima mais se tem intensificado as criticas numa tentativa de pegar por onde der mais geito e é aqui que me dá lastima quando vejo os adeptos rivais a aproveitarem-se para se meterem ao barulho.

E onde eles se metem eu salto imediatamente para fora .

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2018 às 20:19

Está a falar a sério, quando foi Bruno de Carvalho que causou tudo isto ?

O Julius está começar a preocupar-me com a sua oratória!!!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 16.02.2018 às 20:25

Caro Indiana Julio,

"Antes de acusarem com as respectivas razões BdC perante a sua culpabilidade pela actual situação nao se furtem depois ás responsabilidades da constante critica feroz e do empurrar com a barriga para a frente quando nao têm quaisquer bases que garantam soluções para o após da eventual queda da Direção."

Tiro muito certeiro!!!

São do Sporting Clube de Portugal, mas nada disso interessa agora, porque de momento é mais fácil pertencer ao Crítica Clube de Portugal.
De momento que se lixe o Sporting, o que interessa é dar um biqueiro no homem.
Alternativa não há, projecto não há, nome do presidente não há, treinador não.
O que faziam de diferente? Como o fazem? É que só o bota abaixo da personalidade de BdC é muito curto.

Nada disso interessa, depois logo se vê, nem que se arranje à pressa um Juande Ramos qualquer para treinador, na tentativa de calar a malta.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 16.02.2018 às 20:52

Claro,
Se eu fosse contra tinha direito a aplauso, mesmo se fosse do clube do luz.
É certo que BdC criou a situação desnecessária, mas é uma oportunidade para a correr ele.
Nem é preciso votar que conta como contra.

Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 16.02.2018 às 20:42

Caro José Sousa,

Tiro certeiro? Mas quem é que criou esta situação? Era em 15 dias que se criava uma candidatura de alguém que constituísse uma alternativa? Quem esteve mal foi BdC! Quem chantageou e se vitimizou foi BdC! Queria que quem não apoia BdC se calasse e baixasse a bolinha? Com as alterações em causa?
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.02.2018 às 22:37

Ai Jasus, Julius
-"ATENÇAO....Nao apoio nem aprovo de todo os adeptos que no aproveitamento deste lapso -- causado -- pela actual Direção"-

NOTA: Carta branca ao nosso empregado!!??
Ok..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2018 às 23:27

A parte mais irrisória é a referência a "LAPSO"...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 17.02.2018 às 00:14

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 17.02.2018 às 01:53

Lapso porque a data da assembleia foi um lapso estrategico deveria ser realizada no defeso da epoca por todas as razoes ja explicadas e debatidas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.02.2018 às 02:12

Pode-se enganar a si próprio Julius, mas tudo isto não passa de uma grande artimanha elaborada por um homem sem escrúpulos para servir os seus interesses.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 17.02.2018 às 11:25

A situação melindrosa dos estatutos foi ele quem a criou e foi ele quem insistiu novamente nas mesmas, mesmo depois do Presidente da AG ter retirado ambos os pontos da ordem do dia, cessando assim, qualquer oportunidade de se continuar a debater isso. No entanto, não se sentindo satisfeito com a paz temporária de 2 dias que se sentiu, volta à carga convocando nova AG, com os 2 pontos retirados da anterior e os quais ele não necessitava, de forma alguma, ressuscitar depois de tanta controvérsia. Mas fê-lo. Mais, não se contentando com a situação periclitante dos estatutos para a harmonia do clube, faz um ultimato em que põe a continuidade de toda a direcção à mercê da aprovação de algo que tanta contestação teve. Ambas as situações foram criadas por ele, Bruno de Carvalho. Não digam que só criticam para depois empurrar para o lado. Tendo ele deixado o assunto repousar até ao final da época, não precisava de chorar que poderia vir a ficar sem emprego. Uma sociedade saudável é aquela que critica as decisões iníquas do seu corpo directivo. Se assim não fosse, não haveria responsabilidades a serem apuradas e apenas os filhos, os sobrinhos, os tios e amigos daqueles no poder conseguiriam sobreviver nesta vida. O que aqui vejo é a saudável democracia a trabalhar, onde se debatem os assuntos e os temas da atualidade do clube. Se nem todos partilham da mesma opinião, é para isso mesmo que se vota em maioria, para não haver uma nação por cada casa. No entanto, repare que apenas debatemos esta situação, a das mudanças estatutárias forçadas e a da continuidade desta direcção, apenas porque Bruno de Carvalho assim o decidiu. Tendo ele deixado o assunto de lado, estaríamos era a festejar a vitória na Liga Europa e a preparar-mo-nos para o próximo embate para o campeonato. Não sendo assim, é preciso ir decidir como vai o clube sair desta brincadeira em menos de 10 horas.
Boa sorte a todos os que se dirijam hoje à Assembleia Geral e, mais importante do que votar no final, suscitem e expressem a vossa opinião! É para isso que pagam uma quota todos os anos. Promovam o diálogo aberto, o debate de soluções, sem coibições. Abraço
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 17.02.2018 às 09:19

Acho que há um erro qualquer no que foi dito. Abstenção não é a mesma coisa que voto em branco, logo a mesa da AG enganou-se ao dizer que a abstenção conta como se fosse um voto contra, pois a abstenção são as pessoas como eu, que não irão votar sequer, logo eu não contarei para nada.

Os votos nulos, tipicamente também não contam porque são invalidados e retirados do bolo final, mas se a mesa da AG (estupidamente) os quer contar, muito bem.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 17.02.2018 às 11:28

Existem regras bem definidas em lei quanto à forma como se vota numa AG, no entanto, são dispositivas, podendo a AG definir a forma como se vota de forma própria e com o mínimo de coerência.
Sem imagem de perfil

De João Sportinguista a 17.02.2018 às 10:43

O Dr. Rogério Alves é o homem que brilha no Campus da Justiça, sempre que o seu nome é falado para a presidência, nunca tem tempo!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo