Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_920x518$2019_01_30_19_32_58_1499612.jpg

 

O editorial do Jornal Sporting, assinado pelo presidente Frederico Varandas, em que o alvo principal é o dirigismo do Benfica por Luís Filipe Vieira:

 

"Nós e o Futebol

O Sporting Clube de Portugal respeita e quer respeitar todos os outros clubes do Futebol Português e, naturalmente, o Sport Lisboa e Benfica integra esse lote. 

Infelizmente, neste momento, o Sport Lisboa e Benfica, em resultado de um tipo de dirigismo que há muito devia ter sido erradicado do Futebol Português, carece de uma transformação, mas não de personificar em Paulo Gonçalves todos os males e toda a vergonha. Esse problema tem de ser encarado seriamente, ainda para mais tendo em conta o presidencialismo inequívoco que caracteriza a gestão deste nosso rival.

Aliás, ainda nesta última semana, o seu presidente veio publicamente transmitir o que pretende de imediato para o "seu" futebol: condicionar, limitar, impedir e penalizar a liberdade de actuação de árbitros e de órgãos independentes como o Conselho de Arbitragem deve ser.
 
Este foi só mais um episódio lamentável a juntar a outros. E independentemente do que poderá nunca ser cabalmente esclarecido ou provado, independentemente do que não se apaga, existem processos judiciais em curso com um elemento comum que ninguém, seja em que clube for, pretende no Futebol Português: suspeita de violação da VERDADE DESPORTIVA.

Não entramos e não queremos entrar em questões internas de outros clubes, mas ninguém em Portugal ignora ou pode ignorar factos graves que ocorreram.
 
E também ninguém desmentiu ou pôde desmentir tantas vergonhas que vieram a público, tantos comportamentos deveras estranhos, tantas condutas promíscuas, tantos exemplos grotescos, que só revelam um modus operandi que jamais pode ser aceite num País civilizado.
 
Acreditamos que em todos os clubes, e obviamente que incluímos o Sport Lisboa e Benfica nesta crença, existem pessoas que querem um Futebol Profissional transparente, justo, decente e entendemos ser um dever de TODOS proteger o Desporto-Rei em Portugal.

Há um desgaste, uma decadência moral, mas uma decadência e um desnorte também a vários níveis que vaticina o fim de um ciclo no dirigismo. Como em todas as instituições centenárias, há sempre referências, existirá consciência e, mais cedo ou mais tarde, acreditamos que haja um esforço e capacidade de regeneração.
 
Mas essa é uma tarefa que não é nossa, esse é um dever ético e quiçá, até histórico, de outros e não nosso. Mas a nós, em linha com os princípios e valores que defendemos, com a exigência de que não abdicamos, não é possível ignorar a realidade do que ainda hoje subsiste.

O Sporting Clube de Portugal receberá institucionalmente o Sport Lisboa e Benfica em Alvalade, cumprindo as regras, atribuindo no próximo Domingo os habituais lugares em zona específica da Tribuna, mas rejeita promover qualquer iniciativa particular que conte com a presença do actual presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Acreditamos que é possível um Futebol Português melhor. É possível termos uma das melhores ligas da Europa se os principais clubes portugueses estiverem genuinamente imbuídos de um espírito são e, pelo exemplo, dando passos firmes nesse sentido.
 
O Futebol Português deu, ao longo da sua história, através dos seus clubes, das suas selecções, dos seus atletas, dos seus treinadores, inúmeras demonstrações de qualidade, variadíssimas provas de superação.
 
Lutemos por aquilo que o Futebol tem de melhor. Saibamos preservar o que há de bom e, com coragem, seja onde for, seja em que clube for, que se erradique a cultura serôdia do "velho dirigismo", que o caudilhismo e as vassalagens acabem de vez e que, cada vez mais, todos possamos disputar uma competição muito mais justa, mais sã, num quadro de concorrência leal.
 
Que, em liberdade e com segurança para todos os agentes desportivos, com serenidade e sem medo, numa competição fair, que os jogadores joguem, que os treinadores treinem, que os árbitros arbitrem, que os dirigentes dirijam, que os jornalistas noticiem e que os adeptos possam ter o privilégio de ter um futebol positivo, pleno, cada vez melhor, com as melhores práticas e com os valores que o desporto deve ter.
 
Se a UEFA nos diz a todos: "We care about Football", que se entenda, de uma vez por todas neste País, que Portugal está na Europa, que Portugal é o Campeão Europeu em título, que Portugal tem o melhor jogador do Mundo, que temos responsabilidades, que temos de dar o exemplo, que estamos incluídos neste "We" e que também "NÓS" nos preocupamos com o Futebol".
 

publicado às 07:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 31.01.2019 às 09:39

Está lá tudo. Muito bem escrito, presidente!
Sem imagem de perfil

De antonio a 31.01.2019 às 10:52

Achas que foi o presi que escreveu?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2019 às 11:00

Ele não é analfabeto como o seu presidente!!!
Sem imagem de perfil

De antonio a 31.01.2019 às 11:27

Claro que não, até porque é Doctor, contingente do exército média de 12 valores, mas isso não interessa nada, (andamos nós a queimar as pestanas para fazer uma média que fosse superior aos "modestos" 18).
Sem imagem de perfil

De antonio a 31.01.2019 às 18:02

As médias nada dizem sobre a sua qualidade como médico.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 31.01.2019 às 18:06

Se não foi ele foi alguém ligado e que merece aplausos!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 31.01.2019 às 13:08

Um texto claro e assertivo que põe o dedo na ferida. O principal problema do futebol português é o mau dirigismo, ocupado por gente sem valores, sem cultura, que tem como principal qualidade o chico-espertismo. Mas não podemos esquecer que este tipo de dirigismo tem o respaldo dos adeptos, que apenas se focam nos resultados, sejam eles conseguidos de que forma forem. E enquanto não mudar esta mentalidade o mau dirigismo vai subsistir.
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 31.01.2019 às 14:53

Esta subserviência ao Porto e ao Pinto da Costa mete-me nervos. Tudo bem que o nosso maior rival historicamente seja o Benfica e o dirigismo do LFV deixe muito a desejar mas, será que nos estamos a esquecer do maior exemplo de péssimo dirigismo em Portugal, o dono do Bobi e do Tareco, chefe do Guarda Abel e dos SuperDragões, o dono do futebol durante 30 anos?? Se tem que atacar que ataque os dois, porque assim parece o Bobi que está à espera de uma migalha do Pintinho.
Sem imagem de perfil

De antonio a 31.01.2019 às 17:29

Por mim fazem muito bem em criticar constantemente o Benfica. Faz parte. Agora as trocas de mimos com o Porto é que me custa a compreender.

E tem sido assim presidente atrás de presidente, com excepção de Dias da Cunha, curiosamente (ou não) o último presidente campeão.

Deixem-se de infantilidades anti Benfica e assumam-se de vez como clube independente.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 31.01.2019 às 15:10

"O Sporting Clube de Portugal respeita e quer respeitar todos os outros clubes do Futebol Português e, naturalmente, o Sport Lisboa e Benfica integra esse lote."

Os últimos anos foram um perfeito exemplo deste excerto do texto do presidente Varandas. O seu antecessor respeitou tudo e todos durante vários anos, com o beneplácito dos sócios do clube que, ainda nem há um ano, lhe deram 90% dos votos de apoio.

Esta divagação de Varandas é oportuna.
Em véspera de dois jogos entre Benfica e Sporting, nada melhor para incendiar o ambiente.
Como o "karma is a bitch", logo nessa noite a equipa de futebol empata em Setúbal, e fica a 10 pontos do primeiro lugar...
Se o karma continuar a ser uma bitch, podem acontecer dois maus resultados nos próximos dois jogos e aí sim, a culpa vai ser do Benfica.
Uma derrota domingo será um terramoto ou um simples abalo? 10 pontos que podem ser 13. Ou 12 em caso de empate... Ainda só passou um mês do Natal.

Oportuna também foi a declaração sobre o VAR.
Com ela, nem a isso se pôde referir em relação ao jogo de ontem, e não será fácil dar o dito por não dito, caso haja casos nos jogos com o Benfica.

Mas é claro que um presidente do Sporting que se preze, tem que ter este tipo de conversa. É agradável aos ouvidos dos sócios e das claques. Fica mais fácil para gerir as situações.
Em relação ao FC Porto é que népia... Os donos do sistema lá continuam tranquilamente a fazer das suas, sem que os seus compadres de Alvalade se incomodem.

Ainda faltam três meses e meio até ao final da época.
Muita água vai passar por baixo das pontes...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2019 às 15:34

Apesar da sua extensa narrativa, dou-lhe a mesma resposta que já dei a um outro leitor encarnado mais abaixo.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 31.01.2019 às 16:45

Por vezes dá-me para escrever muito...
Sem imagem de perfil

De Sel a 31.01.2019 às 15:28

"que se erradique a cultura serôdia do "velho dirigismo", que o caudilhismo e as vassalagens acabem de vez". Isto é a cereja no topo do bolo da coerência (ou falta dela) de alguém que tem prestado uma vassalagem saloia ao mais "velho" dos dirigentes. São jantares, são presenças lado a lado na tribuna de Alvalade... enfim uma lua de mel que não se compreende e que é no mínimo muito estranha, sobretudo tendo em conta que o tal dirigente já foi apanhado em várias situações gravíssimas de corrupção desportiva.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2019 às 15:32

Interpretação de factos e eventos inteiramente encarnado, neste caso sua.

O facto de o foco da crítica hoje em dia ser o Benfica, por razões óbvias, não implica de modo algum vassalagem ao clube do Norte ou má memória de um passado não muito distante.

Esse seu argumento é muito típico de encarnados, para desviar atenções e minimizar danos.
Sem imagem de perfil

De Sel a 31.01.2019 às 15:53

Olhe que não, olhe que não!
Foi noticiado pelos jornais que ainda há menos de uma semana o mais recente dos dirigentes almoçou com o mais velho dos dirigentes. É óbvio que existe aqui alguma coisa que os prende um ao outro (certo personagem talvez falasse em "marosca"). Mas naturalmente que quem se encantou com o Bruno de Carvalho nem repara em certos pormenores: há uns meses atrás quem eram os 2 que no banco de suplentes do Sporting mais saltavam como molas contra qualquer decisão arbitral, fazendo a tal pressão agora condenada? Vou dar uma dica: o Jesus não era um desses 2. Ser anti-benfiquista primário não faz de um personagem um bom presidente do Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2019 às 15:57

Nem compreendo onde pretende chegar com tudo isto. Só posso reiterar o que adiantei no meu outro comentário. É inevitável o Benfica estar em foco neste momento, disposição que não anula tudo o que o FC Porto tem feito.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 31.01.2019 às 15:58

Um vice-presidente da Associação de Futebol de Évora utilizou a sua conta de Facebook para dirigir insultos ao árbitro Hélder Malheiro, que apitou na quarta-feira o V. Setúbal-Sporting (1-1). Carlos Cabo, que tem funções de substituto do presidente da AF Évora e também é presidente do Núcleo do Sporting em Évora, chama o juiz de "filho da p***" e acusa-o de ter "má intenção" ao não assinalar falta no lance em que Ristovski termina com um hematoma na testa.
E deste dirigismo que o Varandas fala?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2019 às 16:33

O caro tem um grande condão; quanto mais argumenta sempre no mesmo sentido, menos razão tem. Mas deve ser causa para grande satisfação.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 31.01.2019 às 16:34

Um Bom Dirigente SCP tem de falar assim!!! A Bíblia do Bruno ficou em Alvalade, e a que seguir a directrizes para ter sucesso perante os seus adeptos!!!
Sem imagem de perfil

De antonio a 31.01.2019 às 17:22

Isto é muito simples. O Varandas quer quebrar com o estilo do antigo presidente ou quer ser igual?
Com o maior corrupto dos últimos 40 anos ele vai jantar, com LFV já não pode ser.

Não compreendo como presidente atrás de presidente continuam todos a prestar vassalagem ao Porto.

Mas será que há emails comprometedores na posse do Porto?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2019 às 17:24

Deve mudar de disco, esse já cansa!!!
Sem imagem de perfil

De antonio a 31.01.2019 às 17:32

E eu a pensar que com um novo presidente também ia mudar o disco
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 31.01.2019 às 17:26

Excelente texto e louvar a coragem do presidente do Sporting a assumir a luta contra a podridão do futebol vieirista que só envergolha os portugueses por todo esse mundo fora , basta ver a tabela onde se encontra Portugal no ranking da corrupção desportiva.

Fim aos corruptos.
Sem imagem de perfil

De contundente a 31.01.2019 às 18:27

Muito bem, caro Indiana Julio.
Subiu no estatuto e é agora o mandatário da voz Nacional.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 31.01.2019 às 18:45

Alguma coisa contra?
Sem imagem de perfil

De contundente a 31.01.2019 às 20:21

Contra não! Só me admirei que as facções vermelhas e azuis de Portugal, alguns milhões, lhe tivessem passado procuração.
Sem imagem de perfil

De contundente a 31.01.2019 às 20:47

No fundo o que o presidente Varandas disse sobre o dirigismo desportivo r
em geral e o Benfica em particular, secundado e aprovado pelos comentadores sportinguistas, nada mais foi que um descarregar de frustrações pelo desenlace do jogo no Bonfim, porque a verdade é que o Sporting pouco fez para ganhar o jogo.
Que o Benfica seja o culpado disso, tudo bem e seja ao gosto do freguês
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.01.2019 às 21:39

O texto foi preparado muito antes do jogo. Até eu já tinha o post preparado para sair durante o dia de ontem. Houve atraso, porque o SAPO blogs esteve em manutenção durante algumas horas.

Tudo o que é para ser publicado no jornal Sporting vai para a redacção na terça-feira.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo