Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




“Um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”, foi a frase escolhida por José Alvalade, fundador e presidente do Sporting CP,  para o caracterizar. A ambição assumida por José Alvalade podia parecer de difícil concretização, num país periférico, mas não é totalmente descabida. Passado mais de um século de altos e baixos, o Sporting  não sendo um dos  maiores, é conhecido como um clube de âmbito europeu.

fundadores.jpg

O resultado deste último jogo da Champions, uma vitória sobre um dos grandes colossos europeus, demonstra que, apesar de menores meios financeiros, o Sporting também os pode vencer. É verdade que foi um jogo em que tudo correu bem e onde não faltou a estrelinha, mas o resultado deve-se também à competência de uma equipa, que tem vindo a evoluir positivamente desde alguns anos.

A evolução positiva da equipa, não se pode desligar do trabalho dos técnicos, dirigidos por Rúben Amorim, sem esquecer que com menos visibilidade, a direcção comandada por Frederico Varandas, deu um apoio incondicional à estrutura do futebol. Contra ventos e marés, apostou num treinador em início de carreira, e que revolucionou o futebol do clube. Em quatro anos, conquistaram-se 6 títulos, incluindo dois campeonatos nacionais.

O treinador Amorim está de saída, mas temos de reconhecer que transformou o futebol profissional.  Há quem defenda que lhe devemos estar gratos, outros que nem por isso. Considero que foi uma óbvia relação profissional mútua, na qual lhe foram dadas boas condições, que soube aproveitar. Nesta linha, se melhorou o futebol do clube, também evoluiu e cresceu como técnico, pelo apoio que sempre teve dos gestores e dos adeptos. Nesse sentido, talvez não se deva colocar a questão dos agradecimentos.

Screenshot (2446).png

A saída repentina do técnico, que tanta discussão gerou, não me espanta. Pode espantar quem não conhece a natureza humana. Esta, para simplificar, move-se  pelo egoísmo e pelo poder, salvaguardando naturais excepções. O cidadão Rúben Amorim não fugiu de modo algum à regra... Palavra, valores são mera letra morta. Não deve ser incensado, nem ostracizado. Saiu, como alguns dizem, pela porta pequena, mas vai deixar uma equipa muito competente, bem motivada, com ambição de ganhar. Não é nenhum drama. Não há insubstituíveis. Alguém ocupará o seu lugar. O Sporting CP continuará como grande clube nacional e europeu.

Cabe à nova equipa técnica, seja qual for, dar seguimento ao projecto em curso. A equipa mostrou neste jogo com o Manchester City e nos anteriores, que já está num nível superior no panorama europeu e nesta época até pode fazer história, como era o desejo dos seus fundadores. Mas para que isso se torne numa regra permanente, é imperativo manter os melhores jogadores. A manutenção do plantel parece dar a entender qual é o caminho. Mantendo uma boa prática financeira é possível manter plantéis competitivos dentro e fora de portas. Acredito no presidente Varandas e na sua estrutura, para que isso aconteça. Uma gestão competente, permite fazer mais com menos. E passo a passo, quem sabe, se não estamos mesmo a caminhar para sermos dos maiores da Europa.

publicado às 05:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


47 comentários

Sem imagem de perfil

De carlos a 07.11.2024 às 06:59

Bd.
Parabens pelo texto
saudacoes leoninas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.11.2024 às 18:16

Obrigado. Saudações leoninas.
Sem imagem de perfil

De Fala verdades a 07.11.2024 às 08:16

Manter a mesma estrutura,não deixar sair certos jogadores, depois é mais difícil arranjar iguais ou encaixar no sistema de jogo principais jogadores dido yokers , Trincao ,pote ,o dinamarquês de meio campo, saírem sim talvez um por ano ir pondo a retoma o que está aí no mercado acessível difícil, ir buscar ao baú de ouro nas camadas jovens tipo lenda, palhinha, quaresma ,inacios etc, com um treinador que aposta nos jovens, um treinador tipo Amorim, João Pereira? Confio que sim, neste momento o que mais me preocupa é a saída de todos principalmente o yokeres , portanto e dar continuidade do mesmo sistema de jogo treinadores com a mesma ideia de jogo, uma nota, os rivais como não conseguem jogar bem fizeram um jogo miserável em Munique, torcem e sempre pelo mal do Sporting, saída de jogadores yokers, etc um conselho para esses trabalhem, joguem a bola espero que não deixem o Sporting em paz.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.11.2024 às 18:24

Fala Verdades
Para além da saida de treinadores é fundamental manter todos os jogadores. Formam uma equipa bem "oleada" e muito motivada. Estou convencido que ninguém sairá antes do final da época, mas há factores que o Sporting não controla.
Sem imagem de perfil

De FF a 07.11.2024 às 08:23

Bom-dia,
A minha opinião de pouco ou nada serve.
No entanto e em relação ao treinador, que sucumbiu ao apelo do cifrão, não o elogio e apenas permito-me criticá-lo por ter abandonado demasiado cedo o clube.
O interesse em mudar não seria apenas dele pois o clube que o contratou também estava interessado nos seus serviços e bem que poderia esperar pelo final da época.
Mas, como bem diz, os valores que deveriam ser moralmente superiores foram atirados para o caixote do lixo, apenas uma amostra do estado do mundo cão em que vivemos.
FF
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.11.2024 às 18:34

FF

Quer as nossas opiniões tenham ou não relevância, não devemos coibir-nos de as dar.
O treinador ainda em exercício, podia ter tido outro comportamento, por uma questão de responsabilidade e de cumprimento da palavra dada, até porque foi o Sporting que lhe permitiu ter a visibilidade que tem. .Não lhe faltariam oportunidades, como a que agora tem. Mas é assim o mundo cão em que vivemos.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 07.11.2024 às 09:26

Vou-me abster de qualificar a saida de Amorim como sendo pela porta pequena e mais alguns comentários sobre a natureza humana. Penso que são meramente produto da desilusão da saida num momento em que se parecia estar a antever uma época especial.

Em relação ao resto, aproxima-se o momento da verdade: qual é o verdadeiro Varandas? o que contrata Amorim e Gyokeres ou o dos Silas, Keisers e Fernandos? Não estou assim tão seguro da resposta como o NV parece estar.
Sem imagem de perfil

De Fala verdades a 07.11.2024 às 14:37

Isto numa hipótese, que não é impossível, vamos que o Sporting chega a uma final de uma liga dos campeões, com o Amorim e ganha a , estou a sonhar alto não há impossíveis,o Amorim ficava no pedestal, com mais dois jogadores de qualidade no mercado de inverno nao saindo ninguém descobrir outro yokers o sporting estava muito forte, e esta ainda, nao é fácil qualquer clube ganhar ao Sporting do Amorim, e foi logo ganhar por números expressivos, logo a um City ,um bocado de sorte tiver de calhar equipas mais acessiveis assim o Amorim trocou o certo pelo incerto o united. Ja foi um colosso atualmente não o é, em Inglaterra á muita concorrência, troço que tenha sucesso, na dúvida dadas as circunstâncias
Sem imagem de perfil

De enterra a 07.11.2024 às 18:32

Essa de se questionar o verdadeiro ou o falso Varandas já é velha! Desde que ele chegou a presidente, tem havido sempre gente a questionar-se, porque está mais interessada em esmiolar a pessoa, do que em olhar para os resultados da sua gestão! Uma coisa é certa e é essa que mais interessa! O presidente Varandas tem feito uma presidência das melhores, senão mesmo a melhor que conheci. Tem feito erros? Quem é que não os fez à frente do Sporting! Até aquele que para muitos foi o maior (João Rocha) os fez e bastantes, embora tenha a seu favor o facto de ter dado a mão ao Sporting, num período crucial para a sua salvação, logo a seguir ao 25 de Abril! Mas também se deve pôr a favor do Varandas o facto indesmentível de ter recuperado o Clube, depois duma gerência ruinosa do tal "salvador da Pátria", por quem alguns ainda exprimem uma certa nostalgia, no qual confiaram cegamente, ao ponto de nunca se terem questionado sobre o futuro do Sporting, quando tudo indicava que seria a sua "belenização"!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 08.11.2024 às 10:06

Em relação à sua referência velada e insinuação em relação ao "salvador da pátria", garanto-lhe que estou de consciência tranquila e alguns que aqui andam se calhar ainda se lembram. Já outros parecem querer exorcizar constantemente alguma culpa que sentem.

Varandas não é uma vitima de saudosistas. Foi no inicio quando, merecendo criticas, os tais saudosistas iam muito além do que era razoável.

Varandas e Viana são foram propriamente brilhantes a gerir o futebol no inicio. O sucesso com Amorim permitiu-lhe ter a tranquilidade para se tornar um candidato a melhor presidente da historia do Sporting e o bom trabalho vai muito para além do futebol. Na parte da comunicação então, é noite e dia.

Não tenho nenhuma animosidade contra Varandas. A duvida que tenho é a que qualquer pessoa atenta e com memória terá.
Sem imagem de perfil

De enterra a 08.11.2024 às 10:46

Eu só descrevi o que foi e de vez em quando ainda é o comportamento dalguns que se dizem sportinguistas! Para o confirmar, basta dar uma vista de olhos em alguns blogues.
Você é que sabe com as linhas com que se coze!...Como se costuma dizer, só enfia a carapuça quem quer...se você se sente tocado, é um problema seu...

Sem imagem de perfil

De Jorge a 08.11.2024 às 13:42

Não fiquei, rapaz. Isso está muito longe das tuas capacidades.Cometi foi o erro de não ignorar um "verdadeiro sportinguista", impoluto e cheio de certezas.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.11.2024 às 18:51

Jorge

Obrigado pelo comentário. Procuro separar as águas. Claro que a saída do cidadão Amorim numa altura crucial da época, causa desilusão, a que não sou imune, mas pauto a minha apreciação por atitudes mesmo que sejam pontuais. E nesse sentido penso que o treinador em exercício esteve muito mal.

As atitudes ficam com quem as toma , O Sporting continua e vai continuar o caminho que está a percorrer. Como não sei fazer futurologia, não posso garantir, como vai ser a fase seguinte, mas tendo em conta a situação que existe, estou optimista.

Na minha perspectiva, o verdadeiro Varandas é o que tomou medidas acertadas e desacertadas. Ninguém ainda conseguiu a perfeição. Espero e desejo que as próximas sejam as melhores.

SL
Sem imagem de perfil

De Jorge a 08.11.2024 às 10:15

Desejamos ambos, meu caro. Nada de pessoal contra FV, longe disso. Mas preciso de 4 vitórias seguidas convincentes para afastar este fantasma

Na verdade, era notório que nem o próprio Amorim estava confortável.

Eu percebo a escolha dele. Há comboios que só passam uma vez. Gostaria mais de o ver sair para um clube que não fosse a confusão que o actual MU é.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 07.11.2024 às 09:35

Estou grato a Ruben Amorim. Ponto. E tenho a certeza de que quando, espero que mais tarde do que cedo, vier uma época desastrosa bem diremos "Isto no tempo do Ruben é que era bom!"

Por isso não o critico por sair agora, pois recusar esta oportunidade seria de loucos. Hipoteticamente só um Manuel Fernandes a recusaria e mesmo assim chamá-lo-ia de "louco", passe a expressão. Mas Ruben não tem os sentimentos de um Manuel Fernandes, Ruben é "apenas" um profissional com os seus sonhos e ambições de carreira.

E o "argumento" de alguns sportinguistas de que "Aaaah mas ele já ganha dinheiro suficiente" não me convence sob nenhum prisma.

Nunca voltarei a aplaudir Ruben porque tenho amor próprio. Mas da minha parte será sempre bem-vindo a Alvalade.
Sem imagem de perfil

De LondonLion a 07.11.2024 às 15:43

O mais engracado e que quase Ingles nenhum concorda consigo acerca de quao boa e a opurtunidade. O Manchester esta em lugar de descida e tem um plantel desiquilibrado, inferior ao do Sporting e com uma pressao dos adeptos e direcao enorme. O Amorim teria muitas mais opurtunidades como estas e possivelmente bem melhores ate. O United e um projecto interessante mas uma aposta de alto risco. A unica benesse que tem e que tera bastante orcamento para corrigir as deficiencias e nao precisa de vender jogadores. Ja ouvi mais do que um adepto do Machester dizer porque nao nos livramos dos jogadores todos em Janeiro e compramos o plantel inteiro do Sporting.

Acerca da moral eu tambem sou louco visto que numa situacao exactamente igual a do Amorim na minha area profissional recusei abandonar o barco (e nem e ja a primeira vez). Creio que a maior parte dos profissionais que conheco faria o mesmo que eu. Mas talvez "my word is my bond" nao se aplique no mundo do futebol. Mas para mim se me comprometo com um projecto e a Direcao me da o que pedi fico ate ao fim. Agradeco aos jogadores a vitoria.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.11.2024 às 19:50

LondoLion

Obrigado pelo comentário. Concordo com a descrição que faz da situação do Manchester, incluindo o desejo de substituírem toda a equipa pela do Sporting. Revela a confiança que têm no plantel.

Sobre a posição de assumir compromissos profissionais ou outros, acredito que muita gente o faça como o caro LondoLion, mas também há excepções. De facto, o mundo do futebol é um mudo aparte, onde o que num dia é verdade, no outro é mentira.
SL
Sem imagem de perfil

De Diogo Machado a 07.11.2024 às 17:00

Subscrevo totalmente a sua opinião.

O Ruben Amorim teve e tem uma elegância e respeito pelo Sporting e fez um trabalho notável. A oportunidade que teve no Man Utd acontece uma vez na vida e tinha que a aceitar...é uma oportunidade única.

Ainda há dias que falei com o meu pai que tem 71 anos e viu muito mais Sporting que eu, que me disse que este é o melhor Sporting que alguma vez viu.

E temos de ser gratos a um treinador que deu tanto e que transformou por completo o clube. Fiquei emocionado e ao mesmo tempo orgulhoso, por no final do jogo do City ver as bancadas cheias a aplaudirem o Ruben e a mostrar-lhe gratidão. Foi um momento emocionante e sinal de grande maturidade e respeito dos sócios para um treinador que deu tanto.
Sem imagem de perfil

De enterra a 07.11.2024 às 18:38

" Fiquei emocionado e ao mesmo tempo orgulhoso, por no final do jogo do City ver as bancadas cheias a aplaudirem o Ruben e a mostrar-lhe gratidão."

O seu Pai tem razão! Os aplausos vindos da bancada, é mais uma lição de que a maioria esmagadora dos sportinguistas sabem reconhecer quem contribuiu para o engrandecimento do nosso Clube.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.11.2024 às 19:59

Diogo Machado

Concordo, como diz o seu pai, que este é o melhor Sporting que viu, e que eu também vi jogar, e isso é trabalho do treinador Amorim, mas sem esquecer que a Direcção lhe deu, de acordo com as possibilidades, as condições para que isso acontecesse.

Agora se esta era uma oportunidade única, é discutível.

Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 07.11.2024 às 20:16

Diogo Machado, também penso que este é o melhor Sporting que já vi. Vibrei com o de Balakov e o de Jardel mas isto é outro nível.

O nível em que o velho sonho de ganhar a Champions deixa de parecer impossível para passar a ser "apenas" improvável...

Voltando à tecla, ninguém sabe se uma oportunidade deste calibre voltaria a aparecer. Ruben Amorim também não sabe, por isso exerceu o seu direito de não a desperdiçar. E assim termina uma linda história de amor.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.11.2024 às 19:15

Caro Juskowiak

Respeito a sua opinião, como outras, com as quais não concordo. Neste caso, nos longos debates que já se fizeram, deu para perceber que os adeptos estão divididos, sobre a sua decisão na altura em que foi tomada. Normal.

Fazendo um pouco de história, verificamos que Amorim teve a mesma atitude quando veio para o Sporting, argumento muito utilizado nestes debates. Não são coisas comparáveis, pois na altura era treinador principal há muito pouco tempo, num clube que dificilmente ganhará campeonatos, embora enquanto atitude também seja criticável.

Está num clube que está a ganhar títulos, com a sua ajuda e onde poderia ainda ganhar mais. A saída abrupta com a justificação de que não teria uma oportunidade idêntica não colhe. Um treinador competente, com 39 anos, terá muitas mais oportunidades iguais ou melhores. O futuro o dirá,

Penso que dada a sua qualidade profissional não voltará ao Sporting, mas poderia ter saído de uma forma limpa e não o fez. E não tem nada a ver com sportinguismo, tem a ver com princípios e valores.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 07.11.2024 às 20:11

Terá mesmo, Nação Valente? O MU é um colosso. Um dos clubes da linha frente:

- Real Madrid;
- Barcelona;
- Bayern Munique;
- Liverpool;
- Manchester United;
- Manchester City.


........ e Arsenal, quando um dia voltar a estar numa fase fulgurante.

Todos os treinadores do mundo, sublinho TODOS, querem treinar um destes clubes. Temos assim tantas certezas de que RA voltaria a ter uma oportunidade destas? Já nem para falar dos cinco (!!) milhões que vai ganhar mais por ano, como é que alguém pode dizer que "ele deveria ter esperado"? Há coisas que são realmente dificeis de entender.

E sim, o que no está a acontecer é exatamente, sublinho EXATAMENTE, o que aconteceu ao Braga quando o fomos buscar. É futebol e é a vida. E nos dois casos oportunidades que efetivavente poderiam não voltar.

Sem imagem de perfil

De MATOS a 07.11.2024 às 10:27

Reconhecimento sim, agradecimento nem tanto!!!
Custa-me agradecer quando abandona uma equipa que lidera o seu campeonato e está neste momento em 2º lugar na LC com legitimas aspirações a ficar nos 8 primeiros lugares.
É comum dizer-se que o comboio não passa duas vezes; pior, é entrar no comboio errado!!!
Deveria ter cumprido esta temporada por respeito ao clube, direcção, sócios, adeptos e aos jogadores. Assim, arrisca que o seu nome, quer queira ou não, fique ligado a um triste final de época....
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.11.2024 às 19:19

MATOS

Subscrevo na íntegra o que escreveu com uma excepção: tendo em conta a capacidade da equipa, não me passa pela cabeça, um "triste final de época".
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 07.11.2024 às 11:01

RA sempre foi teimoso nas suas opções e sempre teve a sua agenda: crescer como treinador, ganhar títulos e sair. E assim o fez, logo que teve uma proposta do tamanho da sua ambição.

Os próprios adeptos do MU mostram-se incrédulos como RA deixa nesta altura o Sporting CP - campeão nacional, 1º lugar sem derrotas na Liga deste ano, 2º lugar na Champions - pelo seu MU em cacos, 13º classificado com apenas 3 vitórias na Premier! Li vários posts dizendo isto mesmo, questionando o timing e porque não ficou até final da época! Pois... mas RA indicou que assim quer (ainda mais) o MU, é o seu desafio.

E se desta vez, corre mal?
Sem imagem de perfil

De Carlos a 07.11.2024 às 13:45

nao minta, onde e que os MU adeptos estao incredulos? Estao contentes contentes
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.11.2024 às 19:28

Paulo SCP

Os adeptos do MU como diz, têm razão para estarem incrédulos. Sair de um clube que está no bom caminho para ganhar mais títulos, que reforçariam o seu valor no mercado, parece-me uma má decisão. Na minha perspectiva, mostrou precipitação e ganãncia e nem falo especificamente de dinheiro. A continuar a manter a mesma competência, teria o mundo do futebol a seus pés.
Sem imagem de perfil

De AHR a 07.11.2024 às 11:26

Em matéria de agradecimentos, que tem sido o assunto do momento (em caso de vitória com o Braga, lá voltarão eles a invadir os blogs), julgo que os maiores devem ir direitinhos para o Gyökeres. Se não fosse este jogador o Sporting não teria alcançado os êxitos recentes. Essa é que é essa. Só para dar um exemplo do último jogo, algum jogador do Sporting, fora o Gyokeres, teria aguentado a carga de ombro do jogador do Manchester no segundo golo do Sporting? Nunca um jogador teve tanta influência numa equipa como o Gyökeres. Portanto, a pergunta que se impõe não é como será o Sporting sem Rúben Amorim, mas sim como será o Sporting sem o Gyökeres. Essa é que é a grande incógnita.
Sem imagem de perfil

De enterra a 07.11.2024 às 18:41

O Gyokeres? Sim! E a quem o escolheu e ao outro que aceitou o contratar?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.11.2024 às 19:35

AHR

Não concordando com a saída abrupta de Amorim, não posso deixar de reconhecer o trabalho que fez durante quatro anos no Sporting, incluindo a constituição do plantel.

Gyokeres que veio com o seu aval, não é o mesmo jogador que era em Inglaterra. Trabalho seu. Concordo que este jogador é fundamental np Sporting,,mas não é o único, até porque o futebol é um jogo de equipa.
Sem imagem de perfil

De AHR a 07.11.2024 às 11:39

Primeiro e não segundo golo.
Sem imagem de perfil

De Allfacinha a 07.11.2024 às 12:42

O que me preocupa não é a falta de ‘liga’ que o João Pereira tem. O que me preocupa é a sustentação da qualidade da nossa equipa. Temos como nunca tivemos 6 jogadores que despertam apetite e não vamos poder conservar todos. Grande tarefa vai ter o scouting.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.11.2024 às 20:07

Alfacinha

Os grandes "craques" que despertam apetite, acabarão por sair, mas isso não acontecerá até final da época, talvez, com excepção, de Gyokeres.É a minha convicção. Por outro lado, como aconteceu este ano, a Direcção tudo fará para manter a maioria.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo