Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um mês no Camarote Leonino !

Leão Zargo, em 05.05.15

 

VectorPortal-Lion-Head-Icon.jpg

Completou-se um mês desde que publiquei o primeiro post no Camarote Leonino. Aceitei o convite por estima e admiração pelo Rui Gomes e porque o Camarote constitui uma referência incontornável na blogosfera leonina. E, também, porque sinto um grande prazer em debater questões relativas ao Sporting Clube de Portugal.

 

 

Desde que me lembro sou assim, tomando sempre partido pelo que considero ser o melhor para o clube de José Alvalade e Francisco Stromp,visando a sua “glória” e a sua afirmação no contexto associativo e desportivo.

 

Ao assumir a função de redactor tornou-se evidente que me transferi de uma “zona de conforto”, feita de comentários a posts, para uma “zona de exposição” em que cada parágrafo chega a ser dissecado. É natural e é bom que assim seja. Cada post vive, também, do seu contraditório, sem isso perderia qualidade e finalidade. Como escreveu o Fernando Pessoa, para um conhecido slogan publicitário, “primeiro estranha-se, depois entranha-se” !

 

Por conta de alguns textos houve quem me intitulasse de lampião e de lambuça. Creio que isso aconteceu pela primeira vez na minha vida. Se eu tiver de me localizar em algum sítio no clube será num grupo de sportinguistas um tanto heterogéneo que em meados da primeira década deste século alertava para o perigo do abastardamento do Sporting num tempo de grande euforia empresarial. Minoritários, é verdade, mas uma referência na reflexão crítica ao caminho que então se trilhava.

 

Reconheci em tempos mais antigos grande mérito a Brás Medeiros, presidente em dois momentos difíceis do nosso clube e que não invocou a “pior classificação de sempre” para justificar eventual falha de liderança. Para mim, foi um dos melhores presidentes do Sporting. Depois, considerei algum mérito a Amado de Freitas, apesar da sua presidência infrutífera, e num tempo mais próximo a Dias da Cunha, não obstante decisões contraproducentes. De João Rocha não falo que é quase intocável. Se votasse em 2013 optaria por Couceiro, sem entusiasmo, mas com confiança.

 

Conheço a importância das redes sociais neste tempo que avidamente se nos escapa por entre os dedos como espaços singulares de permuta de ideias, conceitos e projectos, desempenhando o papel que Manuel da Fonseca referiu para o Largo, como o “centro do mundo”. Agora, muitas luas depois, o Largo pertence a um passado que apesar de tudo se prolonga no presente, coexistindo com o desenvolvimento das telecomunicações e da informatização que transformaram o mundo numa aldeia global. Os blogues e o facebook são os actuais protagonistas, entre outros, da construção dessa aldeia global.  

 

Enquanto adeptos sportinguistas temos o privilégio de apreciar aquilo que o desporto e o nosso clube proporcionam a cada um de nós desde que se conhece. Olhar com olhos de paixão o voo felino do guarda-redes sobre a linha da baliza, o atleta da maratona que altivo cumpre a última centena de metros, o hoquista que num gesto imprevisto dispara a bola feita bala. Ou, quando tudo já parecia perdido, o golo redentor que recompensa mil angústias!

 

Esta é a outra parte da nossa vida, do nosso Sporting e de nós próprios, que pretendemos que permaneça por muito tempo para além de nós. Por tudo isso, por uma multiplicidade de ideias e de sentimentos, de memórias e de convicções, sinto imenso orgulho e grande responsabilidade por integrar a equipa redactorial do Camarote Leonino.

 

publicado às 12:31

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


43 comentários

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 05.05.2015 às 13:09

Espero que este mês se reproduza por muitos outros

Sem qualquer desprimor para o Rui Gomes, creio que o Camarote acertou em cheio e lembrando uma expressão muito utilizada este ano - foi uma autencida contratação cirugica :)

Existe um pouco pela blogosfera leonina um clima de pouca (ou nenhuma) tolerancia por opiniões diferentes das nossas - chamaram-te lampião ou lambuças, mas a quem não ataca diariamente BC já chamaram vendidos, lacaios, membros de seita e outras que bem sabes

Mas mesmo assim - o Camarote consegue ser e apesar de alguns excessos pontuais, um especie de oásis onde se debatem opiniões diversas mas com grande elevação proprias de nós Sportinguistas e tem de ser assim porque aquilo que nos une é bastante mais do que o que nos divide

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.05.2015 às 13:24

Boa Yourdá10 de acordo
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 14:57

Obrigado, julius!
Um abraço
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 13:25

iorda9

Agradeço-te as palavras e sublinho a vontade que exprimes de haver tolerância entre sportinguistas. E todos conhecemos bem essa conversa de lambuça ou croquete para um lado e de lacaio ou garoto para outro. Mas, como imaginas, vamos viver com isso por muito tempo... está escrito nas estrelas! ;)

É muita justa a tua referência ao Camarote como um espaço onde se podem debater ideias e conceitos divergentes... E, de facto, é muito mais aquilo que nos une do que o que separa.

Um abraço leonino
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2015 às 13:30

Caro Leão Zargo ,

Atrasei-me a chegar aqui por ter estado a colocar o post na página de Facebook do Camarote Leonino e, entretanto, o nosso Amigo Iorda9 antecipou-se com um
excelente comentário.

Ao fim e ao cabo, se me permite a imodéstia, congratulo-me pelo momento de grande inspiração que me levou a convidar o Leão Zargo para integrar a nossa equipa. Indiscutivelmente, uma "contratação" excepcional, com a capacidade para fazer a diferença e enriquecer este nosso espaço na blogosfera.

Reconheço que nem sempre é fácil, mas como diz o Iorda9 , e bem, preza-me verificar que não obstante as muito naturais diferenças de opinião - de outra maneira não podia ser - aqui podemos debater as múltiplas questões inerentes à vida do Sporting com elevação e o Leão Zargo muito tem contribuído nesse sentido. Por isso e ainda pelos seus vastos conhecimentos e clara identificação sportinguista.

Reitero as boas vindas e só posso desejar que continue por muito tempo.

Um grande abraço
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 15:07

Amigo Rui Gomes
Agradeço o generoso acolhimento no Camarote. E agradeço ainda mais o facto de me ter proporcionado absoluta liberdade para me exprimir no blogue.
Durante este tempo de "maior proximidade" apercebi-me com maior precisão que o Camarote Leonino é um espaço da blogosfera leonina que preza a livre opinião e valoriza o debate e o confronto de opiniões e projectos sobre o nosso clube. Aqui sabe-se que atrás deste tempo outros tempos virão, mas que o Sporting, naquilo que é a sua essência fulcral, a sua identidade permanente, permanecerá muito para além de nós.
Um abraço leonino
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.05.2015 às 13:23

amigos do camarote , raramente vou a Portugal , ja á alguns anos, e na próxima semana vou estar em Portugal 5 dias , se alguem tiver tempo para um café será um prazer partilhá-lo com 10 minutos de conversa sobre o nosso clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2015 às 13:34

Eu não vou estar caro Julius, caso contrário teria enorme prazer em me encontrar consigo. Mediante a sua localidade, creio que haverão aqui leitores receptivos ao encontro.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.05.2015 às 14:09

Vou estar de norte a sul com maior incidencia na rota Lisboa Porto , o prazer será meu. Obrigado
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 15:10

julius
No meu caso poderá ser difícil, pois vivo no interior do país, no chamado "Portugal profundo". Desejo-lhe uma excelente viagem e estadia.
Abraço
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.05.2015 às 14:13

tudo ok com o seu post menos essa certeza que joão rocha votaria de certeza no couceiro.
não se consegue evitar mas pronto também faz parte do adn do camarote.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 05.05.2015 às 14:17

Caro Sportinguista,
Ou eu interpretei mal ou foi você!
Quem votaria em Couceiro era o Leão Zargo....

SL
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.05.2015 às 14:52

se eu intrepetei mal as minhas desculpas.
gostei do post em geral mas ainda bem que ganhou o bdc isso na minha perspectiva.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.05.2015 às 14:57

ps: mas acho que intrepetei bem.
leia essa parte com calma outra vez, mas como disse se sou eu a intrepetar mal as minhas desculpas, mas só o autor é que me pode desmentir se emtendi mal que diga da sua justiça.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 05.05.2015 às 15:00

Pois é capaz...só ele nos pode tirar a duvida!
Mas como ia ele "adivinhar" que João Rocha votaria em Couceiro?
Como em tudo na vida, podemos interpretar de maneiras diferentes....LOL
Esta língua portuguesa é muito traiçoeira....
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 15:16

PSousa
Exactamente, referia-me ao meu voto. Peço desculpa pela confusão involuntária.
Abraço
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 15:14

Fight
Foi um lapso meu na construção do texto, pois referia-me à minha hipotética orientação de voto em 2013. Peço desculpa.
Um abraço
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.05.2015 às 15:35

não faz mal leão zargo está explicado, não vou contestar a sua orientação obviamente vivemos num sistema democratico que é o melhor das ditaduras e ainda podemos votar em diferentes listas que nos são apresentadas ( neste caso sporting ) e ainda bem que assim seja, é bom haver alternativas.

se o couceiro tivesse ganho estaria eu talvez a criticar essa opção que os socios fizeram mas pode ter a certeza de uma coisa estaria sempre ao lado do sporting, ir ao estadio, apoiar a equipa etc porque acima das pessoas está o meu Sporting clube de Portugal e sempre o fiz no passado e nem sempre os presidentes eleitos me agradaram.

Força Sporting




Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 15:39

Fight
Subscrevo as suas palavras. E quando há alternativa é sempre possível corrigir uma determinada orientação. É a validade maior do voto democrático.

Força Sporting!
Um abraço
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.05.2015 às 15:55

também subscrevo as suas palavras mas para isso é preciso ganhar as eleições democraticamente e se assim for temos de as aceitar até haver novas eleições e a oposição tem todo o direito de apresentar o seu programa
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 17:20

Fight
As eleições foram ganhas democraticamente por BdC e o principal opositor felicitou o vencedor e retirou-se. Depois da tomada de posse do novo presidente, por razões várias ordem, a oposição organizou-se progressivamente. É o habitual e quem está no poder tem que ter estaleca, cabeça fria e nervos de aço para dirigir o clube. No nosso clube é assim e não vale a pena tentar inventar outro. Quem não tem condições emocionais e de liderança é melhor não se candidatar.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.05.2015 às 18:06

obviamente que sim por isso escolhi bdc
Sem imagem de perfil

De Júlio a 05.05.2015 às 14:40

Caro Zargo , é verdade que um Largo se tem desviado para as redes sociais, onde os mais jovens jogam em casa, contudo, quero relembrar que o Largo onde a maior parte dos sportinguistas se manifesta ainda é o estádio Alvalade XXI e onde a multidão anónima de sócios e adeptos ainda tem uma palavra a dizer.
Vide a assobiadela monumental do final do ano que passou e que obrigou a arrepiar o caminho destinado a MS. Este Largo dá-me esperança no futuro.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 15:20

Júlio
Por muito tempo que passe o Largo será sempre o Largo, o ponto de confluência de todos. E no Sporting e no nosso Alvalade será sempre assim. Aí não há volta a dar, tens toda a razão.
Um abraço
Sem imagem de perfil

De Virgílio a 05.05.2015 às 14:43

Disse logo que era craque! ;)

Deu mostras disso na liga inferior do comentário... Agora que foi promovida a um dos grandes da primeira Liga da blogosfera leonina, o Leão Zargo tem superado as expectativas. Bastou um mês. Gde olheiro óh Rui!... Parabéns. Com esta pontaria já merecia um convite para se juntar à equipa de detecção de talentos da Academia. Ou ao departamento de scouting da SAD! Fica a ideia para BdC aproveitar... LOL!

Continuação de bom trabalho. SL!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.05.2015 às 15:19

Caro Virgílio,

Eu preferia juntar-me à equipa de detecção de talentos directivos :)

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 15:23

Virgílio
Obrigado, amigo, logo tu que há muito tempo que leio e admiro o que escreves. Eu comecei só agora!
... e fico a torcer pelo convite ao Rui Gomes! :)
Um abraço de leão
Imagem de perfil

De City Lion a 05.05.2015 às 14:50

Um mês que passou a correr! Não basta os excelentes posts mas ainda consegue ir comentando todos os outros. Obrigado por me ajudar a manter a sanidade leonina em tempos complicados quando formas de estar e atitudes "lampiónicas" são elogiadas até por sportinguistas.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 05.05.2015 às 15:03

City, City, City,

Este POST estava tão lindo! E veio com as atitudes "lampionicas".... elogiadas!
Como alguém disse, o Leão Zargo foi promovido, ... acho que o City ainda desce de divisão!

Saudações Leoninas....
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 15:34

PSousa
Huuummmmmm... olhe que o City Lion, como diria o Bruno, é um "jovem de elevado potencial"! E com uma cláusula de rescisão de 90 milhões!!!
Um abraço... e não se iluda, amigo! :)
Sem imagem de perfil

De PSousa a 05.05.2015 às 15:36

Eu não me iludo e acredito que sim que tem potencial....
Agora o Bruno apostar nele e colocar clausula de 90M€ !!!! Duvido!
A não ser que o Bruno não seja BdC!!! LOL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 16:10

PSousa
O Bruno é o Bruno e o Bruno é BdC! ;)
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 05.05.2015 às 15:49

O Naby Sarr tambem tem uma clausula e uma margem de progressão enorme :)
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 16:13

iorda9
Mas o City Lion não se compara com o Naby Sarr! É muito melhor!
Sem imagem de perfil

De PSousa a 05.05.2015 às 16:20

Mas joga a central?
Ou o Naby Sarr tem um BLOG!
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.05.2015 às 16:53

acho que o city é mais apanha bolas, mas sonha com um futuro risonho, não lhe tire a esperança psousa, o miúdo está lá e acredita, força rapaz
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 15:31

City Lion
Agradeço, City, as suas palavras oportunas. Uns proporcionam alguma "sanidade", outros a permanente capacidade de "indignação". Sermos capazes de denunciarmos de forma pertinente que o rei vai nú ... eis a quadratura do círculo! ;)
Um abraço leonino
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.05.2015 às 17:07

sabe leão zargo eu não o considero lampião por ser oposição a direção actual, está no seu direito e aqueles que lhe chamam lampião não o deviam fazer mas ao mesmo tempo aqueles que acreditam nesta direção não deviam ser chamados também de brunistas por outros é de mau gosto, temos somente perspectivas diferentes, ninguém aqui é lampião ou brunista, haja respeito.

o city não tem tido esse respeito, todos os posts que esvreve tem de ter lá a palavra brunista e muitas vezes também lampião e tem sido assim que se tem dirigido a sportinguistas, é de mau gosto.
é ofensivo.
depois claro é normal haver esse extremo de posições.
se o objectivo é falar somente para pessoas que partilham as ideias dele e querem os tais brunistas fora do bloque tudo bem, estarei fora então.
o rui gomes é que deve saber o que quer do bloque dele.


Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 17:25

Fight
O Camarote constitui um espaço incontornável de debate e questionamento. Por vezes, os ânimos aquecem porque tomámos partido por este ou aquele. Tomar partido não é um defeito, é uma qualidade, mas que tem como consequência o exprimir os sentimentos e ideias de forma mais veemente.
Já aconteceu comigo e com tantos por aqui. Se tivermos convicções fortes não hesitamos na defesa daquilo que consideramos correcto.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.05.2015 às 18:05

desculpe lá leão zargo uma coisa é a defesa de cada um outra coisa é o ataque constante existe uma enorme diferença.

ao mesmo tempo se for para ataque e calar não conte comigo ai serei dos mais ferozes que podéra conhecer.

mas não é este o caminho que queira seguir, não é de certeza absoluta mas se não tiver alternativa assim o séra.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 19:01

Fight

Eu compreendo-o, acredite. Posso discordar de si, mas percebo a vontade e os sentimentos que exprime.
No entanto, a diferença entre defesa e ataque por vezes é estabelecida por uma linha quase invisível. Mas, sei que no questionamento aqui no Camarote o Fight age com honestidade. E isso é importante.
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdao a 05.05.2015 às 19:25

Meus parabéns caro Zargo pela qualidade dos seus posts aqui no CL que já se tornou minha leitura e vício diário :)....nem sempre concordo com algumas coisas que escreve mas faz parte a partilha de opiniões . :)

Continuação de boas publicações que já nos habituou .

Um abraço da Holanda e tudo de bom e saudações leoninas para todos .

Nuno




Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.05.2015 às 19:59

Nuno Amesterdão

Agradeço as palavras ponderadas e solidárias. Sim, o que seria da vida sem a dialéctica que decorre da discordância? Um profundo aborrecimento...

É um prazer contar com a sua intervenção crítica e apurada. Valoriza cada texto que se publica. E o nosso Sporting só tem a ganhar com a reflexão e o questionamento a propósito da sua realidade e dos caminhos que deve enveredar. Unanimismos e acenar de cabeças nunca resolveram os problemas.

Um abraço leonino

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo